Buscar

desafio concluido

Prévia do material em texto

UNIDADE SERTÃOZINHO-SP
CURSO DE PEDAGOGIA
TUTORA PRESENCIAL ELIANA MANZAN
DESAFIO PROFISSIONAL
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL; DIREITOS HUMANOS.
ANA LÍDIA MAMMANA GUIRAO - 2845234977
LIVIA TONIOLO SCARANELLO - 2838295015
NELCI DE CASTRO ARAGÃO - 2838295083
PAULA APARECIDA MASSA - 2809694385
Análise dos resultados de desempenho dos alunos na Avaliação Prova Brasil (2013) – 5º ano ensino fundamental.
Sertãozinho, 2 de junho de 2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................................................. 3.
2. PERFIL SOCIOECONÔMICO, CULTURAL E AMBIENTAL DA ESCOLA...........4.
3. NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA DA ESCOLA WALDOMIRO GOMES.........................5. 
4. ANÁLISE DO DESEMPENHO.........................................................................................7.
5. CONCLUSÕES ....................................................................................................................8.
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................9.
INTRODUÇÃO
As avaliações são no sentido geral, muito importantes como instrumento de análise do processo de ensino aprendizagem, oferecendo informações sobre os fatores que influenciam o desempenho desses alunos e realizando um diagnóstico da qualidade do ensino. Com as informações recolhidas, é possível subsidiar melhorias na qualidade do ensino, oferecendo incentivos para políticas públicas que sejam voltadas para a Educação Básica. 
Em uma avaliação em larga escala, são observados diversos fatores que interferem diretamente no processo de aprendizagem de cada aluno, levando-se em conta a estrutura familiar, suas características individuais, recursos econômicos e culturais, políticas públicas e recursos disponíveis no ambiente escolar. 
O Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica ) conta com três avaliações realizadas em larga escala;
Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb:  Abrange alunos do Ensino Fundamental (4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano) das escolas públicas, e privadas, situadas em áreas urbanas e rurais do país. Os resultados são a nível federal, contemplando o país como um todo;  
Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): Aplicada a escolas com no mínimo 20 alunos matriculados nas 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental, os resultados são disponibilizados por escola e por estados e municípios. 
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: Envolve alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, avalia os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. 
 Neste desafio vamos entender mais sobre a Prova Brasil, uma avaliação censitária, desenvolvida pelo INEP/MEC com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Ela permite ainda verificar o percentual de alunos que já desenvolveram as habilidades e competências para cada ano, quantos ainda estão desenvolvendo e quantos estão abaixo do nível desejado para a série, além de ser possível verificar também quem está acima do nível esperado.  
PERFIL SOCIOECONÔMICO
A EMEF Waldomiro Gomes é uma escola de rede pública municipal, que se preocupa em desenvolver nos alunos valores culturais, morais e éticos, integrando os elementos da vida social aos conteúdos trabalhados no meio ambiente escolar.
Administrada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a escola dispõe de 15 salas de aula, 53 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, laboratório de informática, sala de leitura, sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado, rampas de acesso, banheiros adaptados, quadra coberta, biblioteca, e oferece aulas de música, arte, inglês e de leitura do Projeto Sol, entre outras. Atende alunos cuja faixa etária varia entre 06 a 12 anos de idade. 
Localizada no bairro Conjunto Habitacional Antônio Costa Patrão, um bairro residencial e comercial, situado entre o centro e a periferia da cidade, o bairro possui saneamento básico, casas de alvenaria, comércio local etc. De acordo com as respostas ao com questionário aplicado, os alunos possuem um perfil socioeconômico bem diversificado, a maioria possui renda mínima sendo a renda familiar em média de meio a dois salários mínimos, os pais e/ou responsáveis trabalham fora, e a maioria dos alunos dependem da ajuda do município para ter acesso aos materiais escolares e uniformes. 
Fonte: Inep
NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA DA ESCOLA WALDOMIRO GOMES 
No total, 149 alunos participaram da avaliação sendo a taxa de participação da escola de 99,33%.
Como demonstrado nas tabelas abaixo, os alunos obtiveram níveis variados de desempenho, sendo a maior média 24,65% classificando a escola no nível 4 em Língua Portuguesa e atingindo o Nível 5 em Matemática com média de 20,58%. 
De acordo com o desempenho apresentado, os alunos estão classificados assim:
Fonte: Inep
O estudante provavelmente é capaz de: 
Fonte: Inep
O estudante provavelmente é capaz de: 
Fonte: Inep
ANÁLISE DO DESEMPENHO
Levando-se em conta o desempenho de outras escolas do Município, podemos constatar que a escola Waldomiro Gomes atingiu a meta do Ideb e está entre as escolas com melhor desempenho, ficando no nível 4 em Língua Portuguesa atingindo 24.65% e 20.58% em Matemática atingindo o nível 5, enquanto escolas similares do Município atingiram uma média de 20.56% em Língua Portuguesa e 16.97% em matemática. Em relação aos resultados estaduais e nacionais percebemos que a Escola Waldomiro Gomes, se destaca com uma média maior nas duas matérias avaliadas, as demais escolas estaduais e nacionais alcançaram médias 17.51% e 15.75% em Língua Portuguesa e 16.85% e 14.97% em Matemática. Posicionando o aprendizado dos alunos em relação aos níveis qualitativos de proficiência.
CONCLUSÃO
Em relação ao perfil sócio econômico, cultural e ambiental, observamos que existem diferenças socioeconômicas como as condições de moradia e estrutura familiar o que nos permite concluir que no processo de aprendizagem a integração de diversos fatores internos ou externos, podem tanto favorecer como afetar de maneira negativa o processo do aprendizado. Os indicadores mostraram que o desempenho é reduzido conforme aumenta o percentual de alunos que vivem em áreas mais carentes, demonstrando que, realidades desiguais refletem no desempenho dentro das escolas, sendo que conforme aumenta o indicador socioeconômico e cultural desses alunos, também observa-se melhora no desempenho escolar. Com base nas respostas dos alunos ao questionário aplicado, verificamos que a maioria dos estudantes pertencem a famílias com renda mínima que varia de meio a dois salários mínimos, moram com mais 4 ou 5 pessoas. A maioria dos pais (ou responsáveis) trabalha fora e completou o ensino fundamental, mas não completou o ensino médio, procuram participar da vida escolar dos filhos, vão às reuniões na escola, incentivam os filhos a estudar, ler e realizar as tarefas escolares, o que sem dúvida contribui para um melhor desempenho desses alunos. A escola oferece ambientes para estudos, acesso a internet, leitura e pesquisa, facilitando o acesso aos alunos que não dispõem desses meios. Concluímos que essas avaliações em larga escala, são de extrema importância, para que políticas adequadas sejam implantadas, tornando a educação acessível a toda população de forma justa e igualitária, pois dessa forma a escola consegue cumprir seu papel que é desenvolver a capacidade de aprendizagem de seus alunos, conhecendo a forma com que ele aprende e o que o influencia nesse processo, tão complexo.
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS
CASIMIRO, Glauce Soares. Desafio Profissional de História da Educação e da Pedagogia;
Didática da Alfabetização e do Letramento; Aprendizagem e Desenvolvimento Social da
Criança; Introdução à Educação Virtual; Direitos Humanos. [Online]. Valinhos, 2015, p. 01-
09. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 15 Mai. 2016.
PORTAL MEC. Prova Brasil : 
Disponível em: http://portal.mec.gov.br Acesso em: 16 Mai. 2016.
PORTAL INEP. Saeb, ANEB E ANRESC: 
Disponível em: http://portal.inep.gov.br Acesso em: 14 Abr. 2016.
 
PORTAL INEP. O que cai nas provas: 
Disponível em http://portal.inep.gov.br Acesso em: 15 Abr. 2016. 
INEP,NOTA-TÉCNICA: http://download.inep.gov.br Acesso em: 15 Abr. 2016. 
GRÁFICO. Boletim de desempenho: 
http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br Acesso em: 20 Abr. 2016 
PORTAL INEP. SAEB RESULTADOS 2013: 
Disponível em: http://portal.inep.gov.br Acesso em: 14 Abr. 2016.

Continue navegando