Buscar

Atividade Discursiva Gestão em Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hospital Mantiqueira (Privado) está ampliando sua estrutura física, com novas unidades de terapia intensiva, adulto e pediátrica, Enfermeira Sibele é coordenadora das UTI e está colaborando neste processo.
De acordo com o caso acima responda:
a) Qual resolução que Enfa. Sibele terá que se embasar para a construção das UTI?
R. Para a prática do desenvolvimento da estrutura física e da construção da nova unidade de terapia intensiva, adulto e pediátrica, é necessário implementar, utilizar como fundamento a Resolução Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010 (Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa) que dispõe sobre o requisito mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e das outras providências. Para a infraestrutura é necessário a RDC/Anvisa nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. É também indispensável se atentar com os requisitos estabelecidos por lei municipal e estadual, pelo Ministério da saúde e por outros órgãos governamentais.
b) Como deve ser feito a compra de material para esta unidade?
R. Para efeito de compra, previsão, provisão, preparo, armazenamento, utilização e controle, os materiais podem ser classificados e agrupados em categorias de acordo com a conveniência do serviço; quanto à finalidade, à duração, ao porte, ao custo e à matéria-prima. Nas instituições públicas, é necessário seguir rigorosamente, os procedimentos legais que regulamentam as licitações. A licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse, visando proporcionar oportunidades iguais aos fornecedores. As modalidades de licitação geralmente utilizadas para compra de material nas instituições públicas são a concorrência, a tomada de preços e convite. Nas instituições de saúde privada, a compra é direta, isto é, o serviço de compra negocia livremente com o fornecedor, seguindo apenas diretrizes financeiras da instituição. É um sistema desburocratizado e por isso ágil (KURCGANT et al., 1991).
c) Qual a função do enfermeiro na gestão de materiais?
R. Sendo responsáveis pela previsão, provisão, organização e controle dos materiais. O enfermeiro deve se preocupar com a adequação do ambiente físico, em relação à iluminação, ventilação, limpeza, conservação e com a dotação de materiais e equipamentos necessários à execução dos procedimentos e tratamentos de enfermagem e médicos, deve, portanto, estar atento à qualidade do material utilizado e à quantidade satisfatória, com o objetivo de minimizar o risco para o paciente e evitar a descontinuidade da assistência. Deve, também, considerar o uso adequado dos materiais por todos os funcionários, evitando o desperdício. O enfermeiro na gestão de materiais também tem a função na participação do processo de seleção e compra dos materiais.

Continue navegando