Buscar

Atividade Discursiva II Sociedade e contemporaneidade SEMESTRE I 2018

Prévia do material em texto

Democracia representativa
É a forma de governo onde o povo, teoricamente, toma as decisões e o representante (político) é o “porta voz”, ou seja, o povo vota no candidato que representa os seus desejos e ele realiza a vontade de seus eleitores, neste caso ele é o representante político de um grupo de pessoas.
Com base na explicação acima, pode-se entender o conceito de democracia representativa, mas com base em todas as notícias publicadas em jornais, revistas, páginas na internet, no rádio e na televisão, pode-se notar que não é assim que funciona a política brasileira.
Na prática, o povo vota em alguém que eles pensam que vai os representar, mas quando esta pessoa se elege geralmente não cumpre nada do que prometeu quando estava competindo e o povo fica insatisfeito, que é o que está acontecendo neste momento em nosso país.
Segundo dados coletados pelo IBOPE, de maneira geral 83% dos entrevistados diziam-se insatisfeitos com a democracia no Brasil. Estes dados revelam como o governo brasileiro colocou em descaso a opinião pública, gerando assim tamanha insatisfação do povo brasileiro.
	A partir de dados coletados pelo Instituto IPSOS, 94% do povo brasileiro não se vê representado pelos políticos que estão no poder atualmente. Além disso, os entrevistados alegam que a corrupção é o que está “afundando” o país, além de afirmarem que o Brasil possui riquezas suficientes para manter-se como um país de primeiro mundo.
	Podemos observar o impacto que a tecnologia exerce sob as instituições democráticas através de notícias na Televisão, programas de rádio que abordam o assunto e escutam eleitores, “posts” realizados nas redes sociais sobre a corrupção no país e algumas passeatas que são marcadas através do próprio Facebook. Podemos ver o quão grande é o impacto das redes sociais como uma intervenção do povo na política que podemos ver que muitas dessas movimentações já obtiveram resultados, utilizando como exemplo o grande número de pessoas que participaram em todo o Brasil do MPL (Movimento Passe Livre) que foi realizado através de um evento no facebook. 
	Outra forma de demonstrar o impacto que as redes de comunicação exercem sob a política é o quadro “Brasil que eu quero para o futuro” organizado pela rede Globo de televisão para que as pessoas possam demonstrar o seu desejo de “Brasil Melhor”, onde podemos notar que os assuntos mais tratados são um Brasil sem corrupção, um país livre de governantes que não cumprem o que prometem e, principalmente, um governo que realmente represente a palavra do povo.

Continue navegando