Buscar

Áreas de atuação do biomédico

Prévia do material em texto

1) Em relação à área de atuação "TOXICOLOGIA", responda as questões a seguir:
a. Cite dois métodos laboratoriais utilizados no setor de toxicologia. Quais seriam os princípios (fundamentos) desses métodos?
R: Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC): Trata-se de uma técnica utilizada em química analítica que se baseia na separação de compostos alvo de uma determinada mistura. A existência de duas fases (estacionária e móvel) permite esta separação uma vez que uma maior afinidade de um composto à fase estacionária permite que a sua eluição pela fase móvel seja mais lenta.
Espectrofotometria: é um método que estuda a interação da luz com a matéria e a partir desse princípio permite a realização diversas análises. Cada composto químico absorve, transmite ou reflete luz ao longo de um determinado intervalo de comprimento de onda. A espectrofotometria pode ser utilizada identificar e quantificar substâncias químicas a partir da medição da absorção e transmissão de luz que passa através da amostra.
b. O que é toxicologia ocupacional? 
R: É a área da toxicologia que visa o controle de substâncias químicas existentes no ambiente de trabalho, e assim fornecer informações para um efetivo controle da exposição dos trabalhadores a estes elementos.
2) Descreva a Citologia Clínica e a Anatomia Patológica como áreas de atuação da Biomedicina. Quais são as atividades inerentes à essas áreas de atuação? 
Citologia Clínica: O Biomédico pode realizar a coleta de citologia cérvico-vaginal, preparo das amostras e metodologias de coloração. Citologia em meio líquido, imunocitoquímica, colorações especiais, biologia molecular, citologia cérvico-vaginal, mamária, de derrames cavitários e líquido cefalorraquiano. Citologia do trato respiratório (escarro e lavados), urinárias, citologia anal, de produto de punção aspirativa, raspados e escovados. Pode atuar na gestão em laboratório de citologia e anatomia patológica, gerenciamento de programas de prevenção e saúde pública, além de ter a responsabilidade pela análise das amostras citológicas, bem como firmar o respectivo laudo.
Anatomia Patológica: Alguns biomédicos patologistas são dedicados ao desenvolvimento científico, outros atuam preferencialmente na sala de necrópsia, no estudo da história natural das doenças, outros ainda atuam preferencialmente em patologia cirúrgica diagnóstica e citopatologia, além de serem responsáveis pela análise e elaboração de laudos em exames utilizando-se a técnica de imuno-histoquímica. Na Anatomia Patológica o Biomédico é responsável em realizar exames microscópicos de células, órgãos e tecidos do corpo humano, ou ainda macroscópicas de peças cirúrgicas.

Continue navegando