Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL RH 2018

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo SÃO PAULO/SP
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Alexandra de Sousa – RA: 5512335302
Geisa Silva Reis – RA: 6228959213
Jaqueline do Carmo Oliveira – RA: 1400899881 
Roseane Ferreira Rodrigues – RA: 5494306118
DESAFIO PROFISSIONAL III:
DISCIPLINAS APLICADAS
Gestão de Pessoas
Técnicas de Administração de Pessoal
Técnicas de Recrutamento e Seleção
Saúde e Segurança do Trabalho
Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.
 SÃO PAULO
 2018
Alexandra de Sousa – RA: 5512335302
Geisa Silva Reis – RA: 6228959213
Jaqueline do Carmo Oliveira – RA: 1400899881 
Roseane Ferreira Rodrigues – RA: 5494306118
DESAFIO PROFISSIONAL III:
DISCIPLINAS APLICADAS
Gestão de Pessoas
Técnicas de Administração de Pessoal
Técnicas de Recrutamento e Seleção
Saúde e Segurança do Trabalho
Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.
Trabalho apresentado ao curso de Tecnologia em Recursos Humanos disciplinas norteadas: Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança do Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, apresentado a Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional III.
 
 SÃO PAULO
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................04
ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS..................................05
 3 PROCEDIMENTOS.................................................................................05
4 ENTENDENDO SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO....................14
REFERÊNCIAS...........................................................................................17
1- INTRODUÇÃO
 
 Esse trabalho tem como objetivo auxiliar uma grande empresa chamada Catlog Ltda, que é uma empresa de transporte a identificar os problemas na alta rotatividade de colaboradores e o aumento de processos trabalhistas.
 O senhor Everson Santoro que é o sócio proprietário, está enfrentando muitas dificuldades na área de Recursos Humanos, nos últimos tempos seus funcionários mais antigos deixaram de trabalhar na sua empresa e ele teve que sair às pressas em buscas de outros profissionais, no entanto passaram mais de 20 profissionais que não deram certo.
 Observando os motivos das saídas percebemos que foram os mais variados como por exemplo: pouco comprometimento, baixa qualidade dos serviços prestados, desmotivação, conflitos, e a baixa remuneração.
 A empresa precisa passar por transformações no mercado, afinal o Senhor Santoro tem mais de 13 anos de experiencia no mercado, mais não está conseguindo acompanhar essas mudanças e isso está fazendo o mesmo perder bons profissionais, e o fez querer melhorar e vamos auxilia -lo.
 Por isso faremos uma análise minuciosa para descobrimos as necessidades imediatas dentro da organização e trazer soluções no processo de recrutamento e seleção.
 
 
 2-Análise e Identificação de Problemas.
 Analisando a empresa num todo percebemos que existem alguns déficits em pontos importantes dentro da empresa.
 Além de profissionais desmotivados, sem perspectiva de crescimento, encontramos também muitos inseguros em relação a segurança e saúde dentro da empresa.
 Abaixo listamos pontos importantes que precisa ser melhorado.
Não existe recrutamento e seleção, nem gestão de pessoas
Os novos colaboradores não passam por um processo de integração para inserção na empresa, gerando um alto índice de turnover. 
Não existe um responsável de Departamento Pessoal, ou um departamento jurídico
Falta equipamento de segurança individual, e órgãos como CIPA e SESMT, gerando insegurança nos colaboradores.
Não existe treinamento, plano de carreira, e benefícios bem definidos para os colaboradores.
Além de existir acúmulo de funções e falta uma remuneração especifica para cada cargo.
Investimento em novas tecnologias.
3-PROCEDIMENTOS
Reestruturação dos Departamentos
Diante do novo cenário do mercado de trabalho, as organizações perceberam a necessidade de inovar e investir nas pessoas, vantagem competitiva para as empresas de sucesso.
Para reestruturação da empresa do Sr. Everson, vamos implantar os departamentos necessários iniciando pelo Recursos Humanos e Jurídico, bem como Administração de Pessoal e Segurança do Trabalho. Para isso, vamos falar um pouco de cada setor e como irá contribuir com novos resultados na empresa.
3.1 Identificando as funções necessárias dentro da empresa.
. Gestor de Recursos Humanos
 É responsável por empregar as políticas práticas e fundamentais para administrar o trabalho das pessoas, a estrutura funcional é planejada e especializada para dar suporte à cada órgão e a cooperação, onde o planejamento estratégico da empresa conversa com o planejamento estratégico do RH, antecipando soluções para melhores resultados, engajando os colaboradores com a missão, visão e valores da empresa. 
 Na empresa do Sr. Everton, os colaboradores não são motivados, não possuem plano de carreira e benefícios definidos, assim como treinamento e acompanhamento de desempenho para feedback de orientação e desenvolvimento, não se sentindo assim envolvidos nos processos, por isso procuram outras oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Então é preciso desenvolver um plano estratégico para reverter a situação.
Entre suas principais funções está a valorização do capital Humano a gestão de pessoas bem planejada voltada para as estratégias de resultados da empresa tem sido hoje um diferencial competitivo que agrega valores. 
Planejamento de programas de treinamento e capacitação dos colaboradores;
Avaliar e implementar os melhores programas de benefícios;
Desenvolver e gerenciar as políticas de recursos humanos da empresa;
Desenvolver atividades entre colaboradores;
Traçar estratégias para tornar (ou manter) o clima organizacional da empresa agradável e saudável;
Administrar os processos de seleção.
Analista de Recrutamento e Seleção
 É o profissional responsável por atuar com a área de recrutamento e seleção, com convocação de candidatos, entrevistas individuais e coletivas.
Ele irá estudar os perfis, planejar, organizar e analisar meios de recrutamento, atuar com triagem, técnicas de seleção de candidatos, fazer triagem de currículos e aplicação de testes psicológicos e operacionais, atuar com recrutamento e seleção de candidatos em todos os níveis, aplicar testes e fazer dinâmicas, efetuar o alinhamento de perfil com o gestor, fazer a triagem de currículos e convocação de candidatos, realizar entrevistas e dinâmicas de grupo, realizar o controle de vagas abertas, em andamento e fechadas em documento compartilhado, elaborar e documentar pareceres de profissionais avaliados, efetuar o acompanhamento do processo seletivo junto ao requisitante da vaga, validar além de realizar justificativa quando for necessário. Além de desenvolver e propor melhorias para a área, atuar como palestrante no programa de integração de novos profissionais na empresa, bem como realizar sua gestão operacional. Realizar entrevistas de desligamento.
Assistente de departamento Pessoal
 É o profissional responsável por realizar o processo de admissão e demissão de funcionários, ele prestará auxilio na administração de pessoal com admissão, folha de pagamento, rescisão, folha de ponto,benefícios, desde controle, cálculos e apontamentos.
Técnico de Segurança do trabalho
É o profissional que elabora e orienta atividades de segurança do trabalho e preservação física dos funcionários em empresas, construções e instalações industriais.
Inspeciona equipamentos e condições de trabalho, investiga e analisa causas de acidentes para eliminar riscos.
Supervisor Administrativo
 É o profissional que consulta a direção geral e a gerência de outras unidades da empresa sobre assuntos relativos à administração. Um Supervisor Administrativo controla a operacionalização dos processos administrativos de uma empresa, participando da elaboração da política administrativa da empresa, colaborando com informações, sugestões e experiências, a fim de contribuir para a definição de objetivos gerais e específicos e para a articulação da área administrativa com as demais.
Recepcionistas
 São os profissionais responsáveis pela gestão do atendimento ao público, exercendo as mais diversas habilidades em comunicação. Recepcionistas representam a face da empresa. São com elas que o cliente conversa pela primeira vez e são elas que atendem os colegas que precisam de informações e de planejamento.
Porteiro
É o responsável por zelar o patrimônio através da identificação de pessoas, controle de entradas e saídas de pessoas, produtos e afins, orientação dos transeuntes do local para seus destinos e fazer pequenos reparos.
Motorista
É o profissional que transporta materiais e produtos para diversos itinerários. Elabora relatórios de viagem e rota. Efetua a prestação de contas das despesas efetuadas com o veículo. Zela pela conservação e segurança dos veículos, providenciando limpeza, ajustes e pequenos reparos.
Ajudante Geral
 É o profissional que auxilia na realização de serviços gerais como recebimento, separação e distribuição de correspondência e materiais, atividades de limpeza, copa e conservação de instalações.
 Os salários e benefícios de todos esses profissionais deve seguir a CCT 2018(convenção coletiva de trabalho). Dessa maneira os associados terão seus direitos garantidos.
 
Segue convenção coletiva de 2018
CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 
NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SP008038/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 09/08/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR040440/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46219.010943/2017-42 DATA DO PROTOCOLO: 17/07/2017 
Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/. 
SIND DOS EMPREG EM EMPR DE PREST DE SERV A TERCE COLOCACAO E ADM DE MAO DE OBRA TRAB TEMPORAR LEITURA DE MEDIDORES E ENTREGA DE AVISOS DO ESTADO DE SP, CNPJ n. 96.287.487/0001-04, neste ato representado (a) por seu Presidente, Sr. (a). GENIVAL BESERRA LEITE; 
ESIND DAS EMP DE PREST DE SER T C A M O T T NO E DE SP, CNPJ n. 66.662.974/0001-49, neste ato representado (a) por seu Presidente, Sr.ª(a). VANDER MORALES; celebram a presente CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes: 
CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE 
As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 01º de maio de 2017 a 30 de abril de 2018 e a data-base da categoria em 01º de maio. 
 CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA 
 A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração e de Mão de obra, nas empresas prestadoras de serviços a Terceiros de logística, nas instalações da prestadora ou nas instalações do tomador de serviço, compreendendo-se como segmento de “suply chain management”, gerenciamento da cadeia de suprimentos, planejamento, implementação, administração e controle de fluxo e circulação, conferência, estocagem, armazenamento e distribuição de matérias primas, matérias semi acabadas, produtos e materiais semi acabados. Esse IC abrange tão somente as categorias e territórios em intersecção com o que consta no Registro Sindical das entidades convenentes, expedidos pelo MTE, com abrangência territorial em SP, com abrangência territorial em SP. 
Salários, Reajustes e Pagamento 
Piso Salarial 
CLÁUSULA TERCEIRA - SALÁRIOS PROFISSIONAIS 
A partir de 1º de maio de 2017, serão garantidos os seguintes salários profissionais, os quais foram acrescidos dos respectivos índices conforme abaixo: 
Auxiliar de Operações R$ 1.076,20 
Conferente R$ 1.262,47 
Operador de Empilhadeira R$ 1.451,70 
Parágrafo Primeiro: Também estão contempladas nesta Convenção Coletiva de Trabalho todas as funções existentes nas empresas do segmento das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração e de Mão de obra, nas empresas prestadoras de serviços a Terceiros de logística, nas instalações da prestadora ou nas instalações do tomador de serviço, compreendendo-se como segmento de “suply chain management”, gerenciamento da cadeia de suprimentos, planejamento, implementação, administração e controle de fluxo e circulação, conferência, estocagem, armazenamento e distribuição de matérias primas, matérias semi acabadas, produtos e materiais semi acabados, bem como informações a eles relativas, no Estado de São Paulo e que não estejam elencadas no caput desta cláusula. 
Parágrafo Segundo - Os salários profissionais, mencionados acima são para funções com jornada de 220 horas mensais e o salário a ser pago aos empregados sob regime de tempo parcial será proporcional à sua jornada, em relação aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral nos termos do art. 58-A e seus parágrafos da CLT. 
Parágrafo Terceiro - Respeitado o disposto no art. 58-A da CLT, a adoção do regime de tempo parcial para os empregados somente será realizada mediante acordo coletivo de trabalho com o Sindicato dos Empregados. 
Parágrafo Quarto - Considerando que a Convenção Coletiva de Trabalho tem vigência de 01/05/17 a 30/04/18, e que no mês de janeiro de cada ano entra em vigor o novo salário mínimo estadual, nos termos da Lei Estadual nº 12.402/2017, as empresas deverão praticar o valor do salário mínimo estadual, caso o piso previsto na Convenção vigente esteja inferior a ele, até que entre em vigor a nova Convenção Coletiva de Trabalho. 
CLÁUSULA QUARTA - SALÁRIO NORMATIVO 
O salário normativo praticado será no mínimo de R$ 1.076,20 (hum mil e setenta e seis reais e vinte centavos) por mês, independente da jornada mensal praticada, ressalvado o disposto no art. 58-A da CLT. 
Parágrafo Único - Ao menor aprendiz será garantido o salário mínimo hora, nos termos do §2º do artigo 428 da CLT. 
Reajustes/Correções Salariais 
CLÁUSULA QUINTA - CORREÇÃO SALARIAL as empresas corrigirão os salários percebidos por seus empregados a partir de 1º de maio de 2017, levando-se em conta para aplicação os salários base vigentes em 1º de maio de 2016, o reajuste salarial de 4,0% (quatro por cento). 
Pagamento de Salário – Formas e Prazos 
CLÁUSULA SEXTA - PAGAMENTO MENSAL DE SALÁRIOS 
O pagamento mensal de salários será efetuado até o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente ao trabalhado, exceção feita se este dia coincidir com o sábado, devendo, neste caso, ser pago no 1º (primeiro) dia útil imediatamente anterior. 
CLÁUSULA SÉTIMA - ADIANTAMENTO DE SALÁRIO / VALE 
As empresas poderão antecipar aos empregados adiantamento quinzenal de salário de até 40% (quarenta por cento) do salário base. 
CLÁUSULA OITAVA - COMPROVANTE DE PAGAMENTO 
Serão fornecidos, obrigatoriamente, demonstrativos de pagamento (holerite) com a discriminação das horas trabalhadas e de todos os títulos que compõem a remuneração, importâncias pagas e descontos efetuados, contendo identificação da empresa e o valor do depósito do FGTS. 
Essa convençãoesta no site do sindicato e todos os funcionários podem acompanhar para saber seus direitos garantidos por lei.
4-ENTENDENDO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Segundo a Norma Regulamentadora 6 – NR 6 considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
História do surgimento dos EPI’s
O uso do EPI nasceu legalmente falando da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) por meio do Decreto Lei N° 5.452 de 1° de maio de 1943, em seu artigo 160 foi determinado que em todas as atividades exigidas o empregador forneceria EPI.
Quando é necessário fornecer o EPI
 A empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias. Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças ocupacionais;
– Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
– Para atender situações de emergência.
Com o nascimento do novo texto da Norma Regulamentadora nº10 a vestimenta passa a ser também considerada um dispositivo de proteção complementar para os empregados, incluindo a proibição de adornos mesmo estes não sendo metálicos.  
Quanto ao EPI cabe ao empregador:
Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
Exigir o seu uso;
– Fornece ao empregado somente EPI’s aprovados pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
– Orientar e capacitar o empregado quanto ao uso adequado acondicionamento e conservação;
– Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
– Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
– Comunicar ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) qualquer irregularidade observada.
– Registrar seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. NR 6.6.1 letras a até h.
Como ocorre a compra dos EPI’s na empresa
A Aquisição de EPI varia muito de empresa para empresa. Isso ocorre por que cada empresa tem sua política particular de compras.
Existem empresas em que é necessário fazer cotações de preço do EPI desejado e enviar o resultado para a direção da empresa ou setor de compras. E então os mesmos providenciam a compra.  Em outras, basta fazer o pedido do EPI específico que o próprio setor de compras faz a cotação e compra.
Cabe ao empregado quanto ao EPI:
– Utilizar apenas para a finalidade a que se destina;
– Responsabilizar-se pelo acondicionamento e conservação;
– Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso;
– Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
Conforme a NR 6. 671 letras a b, c, d
Cabe às empresas:
I. Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
II. Instruir o empregado, através de ordens de serviço, quanto às precauções a serem tomadas no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais: Conforme o Art. 157 da CLT
Cabe aos empregados:
I. Observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador.
II. Colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos deste capítulo.
Parágrafo único – Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada:
4° Relatório Estruturado de Ações e Soluções Empresa 
	Projeto
	Ações 
	Objetivo 
	Restruturação dos Departamentos 
	Reestruturar os departamentos com cada área contribuindo para o bom resultados da empresa, e a implantação do departamento de RH com um Gestor que será responsável pelo recrutamento do pessoal e pela gestão de pessoas. 
	Restruturação dos departamentos vai organizar as funções e deixar de sobrecarregar algum departamento, fazendo que o resultado seja mais assertivo. A implantação do RH terá foco no cliente interno, ou seja, nos colaboradores, o RH, trabalhar para melhorar as relações entre os departamentos e colaboradores, participando com uma gestão estratégica voltada para o resultado e estabelecer uma boa comunicação entre todos e um clima organizacional sadio, disseminando a Missão, visão e valores para todos os funcionários. 
	Processo de Recrutamento e Seleção 
	Cria um roteiro para o Recrutamento e seleção de forma que as contratações sejam mais assertivas com Descrição de Cargo, definir requisitos técnicos, pessoais e emocionais para cada veda, no processo de recrutamento optar pelas fontes com mais retorno e que atinja o objetivo de capacitação (Sites, Anuncio, parcerias, etc.), assim como o processos, interno, externo ou hibrido, identificar melhor perfil através de entrevistas com RH, gestor, questionários, dinâmicas e testes práticos e psicológicos. Após os processos definição do candidatos e retorno da empresa para todos os participantes. 
	Ao ter uma rotina padrão para o R&S, se garante um procedimento de maior qualidade, mais efetivo e assertivo. As contratações são mais assertivas, somando ao time aqueles profissionais que realmente se adequam a missão, visão e valores da empresa e ao cargo. 
	Integração 
	Integrar um novo funcionário dentro da empresa é inteirá-lo sobre a cultura, valores, ao ambiente e suas funções. Os aspectos mais relevantes a serem abordados devem ser: Histórico da empresa: História da fundação, missão, valores, cultura; 
• Estrutura Organizacional: Organograma
• Expectativas: Salários, benefícios, normas da empresa, 
• Avaliações – Quando e como ocorrem e de que maneira serão realizadas, feedback; Apresentação da equipe e a função do novo colaborador;
	Através da história e consequentemente da cultura da empresa, que deve ser valorizada e reconhecida pelos seus componentes, e intuito de fortalecê-la direcionando para o alcance dos objetivos estabelecidos. O objetivo da integração é reduzir o tempo de adaptação e treinamento, proporcionar maior segurança na execução das atividades, estabelecer uma relação de confiança, auxiliando no relacionamento com os demais funcionários. 
	Segurança do Trabalho 
	Implementar métodos que garantam a segurança no ambiente laboral: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): Tem o objetivo de garantir a integridade física dos funcionários, através da antecipação e reconhecimento dos riscos; Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): Garante a saúde do conjunto de profissionais da empresa;
	Vamos organiza as atividades, prevenir acidentes e cuidar da saúde dos colaboradores, mostrando a preocupação da empresa com sua saúde e bem-estar do mesmo além de se sentirem seguros, também vão identificar as mudanças pois a empresa vai estar se regularizando dentro de todas as normas, isso vai aumenta a produtividade dos funcionários, auxiliar na motivação e, assim além de mudar a imagem da empresa, vamos diminuir também o Turno ver 
	Retenção e fidelização dos Colaboradores 
	Cria cronograma e projetos ligados a Gestão de pessoas em busca da eficácia e eficiência: Ministrar Treinamentos, incentivo a capacitação profissional e pessoal; gerar oportunidade de crescimento na organização, plano de carreira, remuneração compatível com o mercado e atividades desempenhadas, plano de benefícios. 
	Maior satisfação dos colaboradores, buscando a retenção e fidelização com o objetivo de ter profissionais totalmente engajados com a missão. Visão e valores da empresa em busca da satisfação dos clientes e resultados em excelência, gerando lucro e retorno financeiros a toda a organização. 
	Tecnologia e Comunicação 
	Instalar a intranet como ferramenta de comunicação e informações internas 
	A intranet vai permitir uma melhor comunicação de um departamento com todos os outros, entre os funcionários, de forma a facilitar bastante o fluxo de informações. Tornando a comunicação interna mais dinâmica e eficaz. 
REFERÊNCIAS
Site
http://www.administradores.com.brhttp://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas
http://www.logisticananuvem.com.br
http://www.poliserviceservicos.com.br
https://segurancadotrabalhonwn.com/o-que-e-epi/
http://www.sindeepres.org.br/juridico/logistica2017.html
http://trabalho.gov.br/data/files/

Continue navegando