Buscar

Caso concreto 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

����������Relatório - Metodologia Específica
��26/03/2014 09:30
�����������
����������Página: � PAGE �1�/� NUMPAGES �1�
�����������������������
	
	
Disciplina: CCJ0108 - SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
TÍTULO DA METODOLOGIA ESPECÍFICA
SEMANA 9
CLASSIFICAÇÃO DO MÉTODO
CASO CONCRETO
DESCRIÇÃO
Caso Concreto - Sobre as chamadas "ondas renovatórias" de Mauro Cappelletti e Bryant Garth.  Como afirma Bobbio (2004, p.24), “o problema fundamental em relação aos direitos do homem, hoje, não é tanto o de justificá-los, mas o de protegê-los. Trata-se de um problema não filosófico, mas político”. Nessa perspectiva de proteção e efetivação dos direitos, Mauro Cappelletti organizou um profundo estudo sobre as diversas tentativas feitas em vários países de se atribuir à população o acesso à justiça. (CAPPELLETTI; GARTH, 2002) Concomitantemente, Cappelletti observou o movimento de aprimoramento do acesso à justiça, que denominou de “ondas renovatórias”. São três as ondas renovatórias. A primeira retrata a assistência judiciária gratuita, especialmente voltada aos pobres. A segunda enfatiza a representação dos interesses difusos. A terceira prioriza uma reforma interna do processo, na busca da efetividade da tutela jurisdicional. Considerando que o próprio conceito de acesso à Justiça já é um desafio aos juristas e aplicadores do Direito, haja vista a dificuldade de sua delimitação, extensão e efeitos, pode-se elencar como característica essencial a existência de uma estrutura jurídica estatal voltada à solução dos problemas apresentados pelos indivíduos. (CAPPELLETTI; GARTH, 2002, p.8)( Blog trabalho & Concurso, publicado em 01.12.2010, por Carolina Lobato Goes de Araújo). No Livro Manual de Sociologia Jurídica: Introdução a uma leitura externa do Direito, escrito por Ana Lúcia  Sabadell, a autora dentro da linha de pensamento de Cappelletti aborda algumas medidas realizadas no Brasil que promovem o acesso à justiça efetivo. Face ao exposto, discorra sobre 3 (três) destas medidas apresentadas pela autora.
Questão Objetiva – Sobre as barreiras de acesso à justiça, analise as assertivas abaixo:
I – As barreiras sociais estão ligadas aos altos custos dos processos que intimidam as partes que não podem pagar as custas  judiciais ou o benéfico no final não compensam o pagamento das custas.
II – As barreiras jurídicas relacionam-se as regras de organização do processo e de funcionamento dos tribunais, como a excessiva duração do processo,  distância geográfica do tribunal, entre outros.
III – A falta de informação sobre seus direitos e a inferioridade cultural da população são consideradas barreiras pessoais de acesso à justiça.
Só é CORRETO o que se afirma em:
a) I e II;
b) I e III;
c) II e III;
d) somente II;
e) todas estão corretas.
DESENVOLVIMENTO
Resposta: Ana Lúcia aborda como medidas que promove o acesso a justice a defensoria publica, os escritórios modelos que são mantidos por universidades, a implantação dos juizados especiais civis e criminais, os juizados itinerantes, arbitragem, as comissões de conciliação previa (justiça trabalhista), a informatização da justiça, as agencias reguladoras (Anatel, Anael, PROCON) isso visa o acesso a justiça.
Questão Objetiva
Letra D

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes