Buscar

FICHAMENTO MODELO ESTUDO DE CASO HARVARD WALMART NO MUNDO GLOBALIZAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
Igor Amaral Coelho
Trabalho da disciplina Globalização e Comércio Exterior
 Tutor: Prof. Maria da Luz Iria Melo
Salvador 
2018
Estudo de Caso de Harvard: Walmart no mundo
Referência: Alcácer, Juan Abhishek Agrawal e Harshit Vaish, O Walmart no mundo, Harvard Business School, Caso 9-714-431, 06 de dezembro de 2013.
	A grande rede varejista Walmart expande internacionalmente e economistas veem como a melhor forma de lucro e crescimento para a empresa. Sua trajetória começou em 1991(México), 1994(Canadá), 1995(Brasil e Argentina), 1996(China), 1997(Alemanha), 1998(Coréia do Sul), 1999(Reino Unido) e 2001(África). Com muitas tentativas em sua maior parte o Walmart obteve sucesso e grandes margens de lucro estando sempre entre as empresas com maior fatia do mercado varejista. Se comparado com a Walmart U.S vemos uma taxa de crescimento animadora e foi com base nesses dados que os executivos da empresa começaram sua expansão internacional, através de investimentos em varejistas que já atuavam dentro dos países empreendidos ou através de novas lojas.
	 Em parte a grande empresa varejista teve sucesso, mas a cultura, costumes e peculiaridades de cada região trouxeram dificuldades de ambientação e sucesso. Mas os executivos aos poucos foram se adaptando a cada tipo de público.
	Nos mercados em que entrou, encontrou grande concorrência e disputas por preços e qualidade de atendimento. Os executivos do Walmart tiveram que ser rápidos em relação a adaptação e em alguns casos delegaram poderes aos gerentes regionais para responder às necessidades que o mercado exigia e criavam grupos de gerentes que faziam um trabalho de verificação de mercado local para evitar erros grosseiros e investimentos desnecessários. Passaram por problemas envolvendo acusações de pagamento de propinas para compra de terrenos, com leis de utilização de mão de obra e em países como Alemanha e Coréia do sul a rede varejista não conseguiu aceitação da população e teve que encerrar suas operações.
	A rede Walmart Stores tem feito grandes esforços para expansão da marca internacionalmente. Com mais duas décadas de experiência internacional a empresa vem conquistando seu espaço em outros países e alcançando grandes índices de lucro e de crescimento.
	O Walmart entende perfeitamente a importância da logística, sendo a maior varejista do mundo, há anos no mercado e milhares de lojas lidas online, nela cada vez que um produto da marca passe pelo caixa fica-se sabendo e automaticamente programa a reposição do estoque.
	Para se tornar a maior rede mundial varejista a Walmart usou a logística como parte central de sua estratégia competitiva, passando a contar com uma ferramenta precisa para medir os reflexos de um bom planejamento na distribuição de suas mercadorias.
	O transporte, manutenção de estoques, armazenagem e manuseio de materiais foi seu principal foco de interesse. Desde o inicio o grupo Walmart procurou realizar grandes investimentos em sistemas informatizados, como veículos de transportes, em centros de distribuição e aperfeiçoamento do controla da cadeia de suprimentos, conseguindo assim, reduzir os custos e minimizando os ciclos, tornando os preços mais atrativos para os clientes e contribuindo definitivamente para a melhoria dos resultados do negócio. 
	Continuamente a Walmart foca mais na eficiência da cadeia de suprimentos e menos em publicidade, o reflexo são os custos menores e consegue praticar preços menores que os seus concorrentes. O foco nas questões logísticas é a arma que permite o Walmart manter seus preços mais baixos e seus clientes mais satisfeitos, dificilmente os clientes deparariam com gondolas vazias ou demora na verificação dos preços com isso fazendo quase sempre o cliente retomar as suas lojas.
	Para que o Walmart atingisse o grau de excelência que dispões atualmente, foi preciso ter uma ferramenta de logística que alinhasse todo o complexo do sistema, através da tecnologia de informação, com a finalidade de controlar vendas e estoques, permitindo uma continua troca de informações entre as lojas e fornecedores e para orientar os demais componentes do sistema.
	Depois de atingir os limites de sua expansão bem sucedida nos Estados Unidos no inicio dos anos 90, o Walmart buscou novas oportunidades de crescimento em mercados no exterior. Este caso descreve as tentativas de Walmart replicar seu bem sucedido modelo de negócios dos EUA, para outros países e continentes.
�

Continue navegando