Buscar

Prévia do material em texto

ATIVIDADES PARA ESTUDO/ PROVA DIREITO INTERNACIONAL
1- O Estado A está em conflito com o Estado B, alegando o descumprimento de tratado internacional. O Estado B, em sua defesa, alega que não há o descumprimento e que o Estado A interpreta de forma equivocada a norma. O Estado C, ciente do referido conflito e temendo as suas consequências, enviou um representante para ajudar a solucionar o caso. Este representante, propôs um acordo benéfico para ambos e, com isso, resolveram a divergência sem maiores consequências.
Na situação acima, houve o método de solução pacífica de controvérsias denominado:
Escolha uma:
a. Bons Ofícios.
b. Negociação.
c. Arbitragem.
d. Mediação. Correto
Mediação é um meio diplomático de solução pacífica de controvérsias. Ocorre quando um terceiro atua na resolução do conflito, porém, ao contrário do que ocorre nos bons ofícios, na mediação a atuação deste terceiro é ativa, pois o mesmo propõe uma solução para as partes.
e. Acordo.
2- As fontes do Direito Internacional Público (DIP) são de suma importância. A este respeito, o art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça apresenta um rol não taxativo de fontes do Direito Internacional, e elas possuem todas a mesma importância, não havendo hierarquia. Considerando a afirmação a respeito das fontes de DIP, leia as alternativas e assinale a que está correta:
Escolha uma:
a. Os tratados são superiores a toda e qualquer outra fonte do Direito Internacional Público.
b. Somente princípios se sobrepõem às demais fontes e, por isso, só eles podem revogá-las.
c. Tratados internacionais podem revogar costumes; costumes podem revogar tratados.
d. Uma fonte só pode ser revogada por outra de igual natureza.
e. Todas as fontes do Direito Internacional Público estão expressamente previstas no art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça.
3- Considerando hipoteticamente que a República de Benguela, assim como o Brasil, é signatária da Convenção de Viena de 1969 sobre o Direito dos Tratados, os países devem obedecer aos ditames de tal convenção, que declara, em seu art. 53, ser nulo um tratado que, no momento de sua conclusão, conflite com uma norma imperativa de Direito Internacional geral.
Assinale a alternativa que contém a assertiva correta sobre as normas imperativas de Direito Internacional:
Escolha uma:
a. Uma norma decorrente do costume internacional e que por isso pode ser derrogada por qualquer outra.
b. Uma norma aceita e reconhecida pela comunidade internacional dos Estados como um todo, da qual nenhuma derrogação é permitida e que só pode ser modificada por norma ulterior de Direito Internacional geral da mesma natureza.
c. Uma norma decorrente de um tratado e que por isso pode ser derrogada por qualquer outra.
d. Uma norma decorrente de um princípio e que por isso pode ser derrogada por qualquer outra.
e. Uma norma internacional geral, que não está positivada, e que por isso pode ser derrogada por qualquer outra. 
4- Sobre os atos unilaterais, para cada informação descrita nos números de “1” a “3”, existe uma correspondente relação com as letras de “a” a “c”, cada qual com seu par. Leia os números e as letras e faça a devida associação:
1. Quando um Estado manifesta expressamente a sua discordância com determinada prática que viole normas internacionais, objetivando resguardar os seus direitos.
2. Quando um Estado desiste expressamente de um direito que o assiste.
3. Quando um Estado rescinde um Tratado Internacional, deixando de ser signatário do mesmo.
a. Renúncia.
b. Protesto.
c. Denúncia.
Assinale a alternativa que contém a associação correta de números e letras:
Escolha uma:
Por atos unilaterais, entende-se todo aquele que é cometido apenas por um Estado, sem a necessidade de consentimento dos demais. Alguns exemplos destes atos são:
- Protesto: quando um Estado manifesta expressamente a sua discordância com determinada prática que viole normas internacionais, objetivando resguardar os seus direitos.
- Renúncia: quando um Estado desiste expressamente de um direito que o assiste.
- Denúncia: quando um Estado rescinde um Tratado Internacional, deixando de ser signatário do mesmo.
a. 1b, 2a, 3c.
b. 1c, 2b, 3a.
c. 1a, 2c, 3b.
d. 1c, 3a, 2b.
e. 1b, 2c, 3a.
5- O regime jurídico preponderante no sistema internacional de responsabilidade por danos ambientais, previsto nas principais convenções internacionais relativas ao tema, é o da responsabilidade objetiva. Essa é uma exceção à regra da responsabilidade internacional do Estado, a qual é subjetiva.
Assinale a alternativa que contém a outra hipótese, além da mencionada no enunciado, em que a responsabilidade do Estado será objetiva: 
Escolha uma:
a. No caso de violação aos direitos humanos.
b. No caso de dano ao patrimônio público.
c. No caso da prática de atividades nucleares.
d. No caso de dano cometido pelo Presidente da República.
e. No caso de descumprimento de tratado internacional.

Mais conteúdos dessa disciplina