Buscar

historia da biomedicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biomédico faz sucesso aliando juventude ao saber
Ana Paula Gonçalves Campos. 1º período de Biomedicina, UNIFENAS.	Fonte: Revista CRBM1, edição 105.
Com apenas sete anos como profissional biomédico Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues acumula títulos, prêmios e prestígio na comunidade científica internacional.
Doutor em doenças tropicais, membro da Sociedade Européia de Microbiologia, avaliador de cursos de Biomedicina pelo Ministério da Educação e autor de vários trabalhos científicos publicados em revistas especializadas o paulista de Avaré, Marcus Vinícius atribui seu sucesso a paixão pela profissão.
“A Biomedicina é uma fonte inesgotável de conhecimento, e quanto mais nós nos alimentamos dessa fonte, mais temos sede de saber”, diz Marcus Vinícius. A capacidade de superar barreiras no mundo acadêmico tem uma relação direta com o tamanho do investimento na educação. Com o biomédico não foi diferente. 
Indicado para o ESCMID (Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas), Marcus Vinícius passou por rigorosas avaliações, além de que seus experimentos bem sucedidos em pesquisas foram determinantes para a projeção internacional.
A tese e os artigos do biomédico brasileiro abordam resultados sobre os principais fatores de riscos para as aquisições infecciosas bacterianas, principalmente em paciente hospitalizados. Há também um estudo específico sobre queimaduras.
A ascensão meteórica de Marcus Vinícius está explícita no currículo. Em 2003 graduou- se na Organização Educacional Barão de Mauá e em 2006 concluiu o Mestrado, ainda em Ribeirão Preto. Fez pós- graduação em Tipagem Molecular Bacteriana e Mecanismos de Adaptação Bacterianos, que foi a base para estudos e pesquisas mais aprofundadas, que lhe rendeu vários prêmios.
Em 2011 concluiu o doutorado na Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP. Atualmente é professor nas faculdades de Biomedicina e Medicina da Universidade do Oeste Paulista- UNOEST, e em cursos de pós-graduação em Análises Clínicas de diversas instituições em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
O biomédico, doutor e mestre, atua como avaliador de cursos de ensino superior para o Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é revisor do periódico Inglês Oral Microbiology and Immunology, membro regular da European Society for Clinical Microbiology and Infectious Diseases e Diretor Social da Associação Brasileira de Biomedicina.
“Meu objetivo na profissão é conseguir dividir com meus alunos o amor a Biomedicina. Em todos os eventos que participo sempre busco demonstrar a felicidade de se fazer o que gosta. É claro que dificuldades existem, mas com muito trabalho e muita abdicação você sempre consegue alcançar seus objetivos.”
Mercado de trabalho
Segundo Pimenta Rodrigues o mercado de trabalho para o biomédico é muito vasto, porém é necessário conhecer a demanda da região escolhida pelo profissional. “Conheço instituições de todos os cantos do país e posso afirmar que ainda há muito campo de trabalho. Há estados onde a área de análises clínicas está saturada, mas existem outros que ainda não. Uma vertente em franco crescimento é a Biotecnologia e as novas tecnologias relacionadas à saúde”, sugere.

Continue navegando