Buscar

Direito Penal 3 - Avaliando Aprendizagem

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL III
	Avaliando Aprend.: CCJ0110_SM_201607114411 V.1 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	25/05/2018 22:00:34 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201607714737)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta.
		
	
	O crime de extorsão é consumado quando o agente, mediante violência ou grave ameaça, obtém, efetivamente, vantagem econômica indevida, constrangendo a vítima a fazer alguma coisa ou a tolerar que ela seja feita.
	 
	Quem falsifica determinado documento exclusivamente para o fim de praticar um único estelionato não responderá pelos dois delitos, mas apenas pelo crime contra o patrimônio.
	
	O crime de latrocínio só se consuma quando o agente, após matar a vítima, realiza a subtração dos bens visados no início da ação criminosa.
	
	O agente que se vale de disfarce de fiscal da saúde pública para penetrar na residência da vítima com consentimento desta última e subtrair objetos para si comete o crime de estelionato.
	
	O crime de apropriação indébita de contribuição previdenciária é delito material, exigindo-se, para a consumação, o fim específico de apropriar-se da coisa para si (animus rem sibi habendi).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201607275143)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em 7 de fevereiro de 2010, Ana, utilizando-se do emprego de grave ameaça, constrange seu amigo Lucas, bem-sucedido advogado, a com ela praticar ato libidinoso diverso da conjunção carnal. Em 7 de agosto de 2010, Lucas comparece à delegacia policial para noticiar o crime, tendo sido instaurado inquérito a fim de apurar as circunstâncias do delito. A esse respeito, é correto afirmar que o promotor de justiça:( FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 3 - Primeira Fase (Fev/2011)
		
	
	nada poderá fazer, haja vista que os crimes sexuais, que atingem bens jurídicos personalíssimos da vítima, só são persequíveis mediante queixa-crime.
	
	deverá oferecer denúncia contra Ana pela prática do crime de atentado violento ao pudor, haja vista que, por se tratar de crime hediondo, a ação penal é pública incondicionada.
	 
	deverá pedir o arquivamento do inquérito por ausência de condição de procedibilidade para a instauração de processo criminal, haja vista que a ação penal é pública condicionada à representação, não tendo a vítima se manifestado dentro do prazo legalmente previsto para tanto.
	
	deverá oferecer denúncia contra Ana pela prática do crime de estupro, haja vista que, com a alteração do Código Penal, passou-se a admitir que pessoa do sexo masculino seja vítima de tal delito, sendo a ação penal pública incondicionada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607714704)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com referência às infrações penais contra a dignidade sexual, assinale a opção correta.
		
	
	Segundo entendimento do STJ, após a Lei n.º 12.015/2009, o crime de corrupção de menores passou a ser material, ou seja, é exigida prova do efetivo corrompimento do menor.
	
	No assédio sexual, o fato de a vítima ter menos de dezoito anos de idade qualifica o crime, razão pela qual as penas desse delito estarão majoradas em seus limites abstratamente cominados.
	
	O crime de satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente consuma-se com dolo genérico, não se exigindo o chamado especial fim de agir.
	 
	Caso o delito de violação sexual mediante fraude seja cometido com o fim de obtenção de vantagem econômica, o infrator sujeitar-se-á também à pena de multa.
	
	No estupro, se da conduta resultar lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver menos de dezoito anos de idade, aplicar-se-á causa especial de aumento de pena.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201607209078)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Caim, irmão gêmeo idêntico a Abel, passa-se pelo irmão para realizar atos sexuais com a esposa de Abel. Caim responderá pelo crime de:
		
	
	não há crime.
	 
	violação sexual mediante fraude.
	
	mediação para servir a lascívia de outrem.
	
	Estupro qualificado pela fraude.
	
	Estupro simples.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201607209084)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quem promete um veículo para que uma mulher adulta a ele se entregue numa relação sexual, mas, após a prática sexual não honra com a palavra, negando à mulher o benefício prometido, deve ter a conduta tipificada como:
		
	
	estupro simples.
	
	Violação sexual mediante fraude.
	 
	não há crime, pois não há conduta típica.
	
	mediação para servir a lascívia de outrem.
	
	rufianismo.

Continue navegando