Buscar

PATOLOGIA BÁSIC3

Prévia do material em texto

PATOLOGIA BÁSICA
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: SDE0139_EX_A5_201502085631_V1 
	28/05/2018 16:32:45 (Finalizada)
	Aluno(a): VALBA CRISTINA DE MELO
	2018.1
	Disciplina: SDE0139 - PATOLOGIA BÁSICA 
	201502085631
	 
	Ref.: 201502130499
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre distúrbios circulatórios é incorreto afirmar que:
		
	 
	Se um trombo oclui totalmente a artéria pulmonar a circulação colateral do órgão supre esse problema não ocorrendo maiores consequências.
	
	Crianças desnutridas podem ter edema generalizado, pela baixa concentração de proteínas em seu plasma.
	
	Pessoas hipertensas podem apresentar edema devido ao aumento da pressão hidrostática do sangue.
	
	Mergulhadores podem sofrer embolia gasosa se retornarem muito rápido à superfície porque o nitrogênio que estava dissolvido em seu sangue pela pressão se transforma em bolhas de gás.
	
	O choque hipovolêmico pode ocorrer após hemorragias, queimaduras ou graves diarreias.
	
Explicação:
Se um trombo oclui totalmente a artéria pulmonar a circulação colateral do órgão supre esse problema não é um distúrbio circulatório.
 
	
	 
	Ref.: 201502969252
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação a hiperemia, assinale a alternativa correta:
		
	
	A hiperemia é classificada como um processo em que ocorre desgranulação das células granulocíticas no local do processo inflamatório.
	
	Todo processo de hiperemia é passivo.
	
	A hiperemia ocorre pelo aumento de hemácias próximo aos capilares e por isso observamos cor avermelhada no local da lesão.
	
	Ocorre pelo aumento no número de eosinófilos no local do processo inflamatório.
	 
	A hiperemia ocorre pelo aumento do fluxo sanguíneo em um determinado tecido ou área afetada.
	
	 
	Ref.: 201502139533
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Recém-nato, 5 dias de vida, sexo masculino foi levado ao hospital pela mãe pois apresentava há três dias edema e área arroxeada na face acompanhados de palidez intensa. Ausência de febre, vômitos ou outros sangramentos. História familiar: mãe, 22 anos, saudável, nega vícios; pai 26 anos, saudável, nega vícios; tio materno diabético apresentando equimoses (área de sangramento plano) com facilidade. Exame físico: eupnéico, acianótico, afebril, descorado (+++/4+), hidratado, ativo e reativo. Presença de equimoses e petéquias (focos de sangramento puntiforme) em face anterior da coxa direita; Edema palpebral à esquerda, equimose em pálpebra superior esquerda. Após avaliação dos exames laboratoriais o diagnóstico final foi hemofilia A ou hemofilia clássica e anemia. A hemofilia A é um distúrbio na hemostasia que está relacionado à deficiência do fator VIII (fator da cascata de coagulação / anti-hemofílico). A hemostasia é um processo fisiológico envolvido na manutenção da fluidez sanguínea e também no controle do sangramento. Para que o tampão hemostático se forme é necessário uma perfeita ativação das plaquetas e dos fatores da cascata de coagulação. Sobre o caso são feitas as seguintes afirmações: I Nesse caso, não há a formação e o depósito de fibrina sobre o tampão plaquetário . II A anemia no recém-nato é justificada pela presença de petéquias e equimoses. III A deficiência do fator VIII da cascata de coagulação prejudica a coagulação do sangue. IV Pacientes hemofílicos possuem risco aumentado para hemorragias. Assinale a opção CORRETA:
		
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	As afirmações I, II e IV estão corretas.
	
	As afirmações II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a afirmação IV está correta.
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201502139116
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na avaliação dos pacientes hospitalizados, os profissionais de saúde devem ficar atentos aos sinais clínicos de trombose venosa profunda (TVP) em membros inferiores (MMII). Além do risco de desenvolver úlceras varicosas, qual é a pior consequência clínica da TVP?
		
	
	choque hipovolêmico.
	
	icterícia.
	
	ascite.
	
	tromboembolia arterial.
	 
	tromboembolia pulmonar.
	
	 
	Ref.: 201502717850
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A albumina é uma proteína plasmática produzida pelo fígado. A redução da quantidade de albumina sérica ocorre nas hepatopatias, desnutrição protéica e síndrome nefrótica. Em ambos os casos ocorre aumento de líquido para os tecidos intersticiais. Qual é a causa do edema?
		
	
	Redução da pressão hidrostática
	
	Aumento da permeabilidade vascular
	 
	Redução da pressão oncotica
	
	Aumento da pressão oncótica
	
	Aumento da pressão hidrostática
	
	 
	Ref.: 201502135789
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas a seguir e responda: Quais destes são fatores relacionados com a extensão do edema no processo lesivo? I - Número de células danificadas; II - Extensão das hemorragias primária e secundária; III - Tipo de célula danificada; IV - Alteração da permeabilidade.
		
	
	I, II e IV
	
	I, II e III
	
	I e IV
	
	II, III e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	 
	Ref.: 201502133900
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A respeito de distúrbios da circulação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta. I. Os distúrbios circulatórios estão relacionados com alterações que acometem a irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico. II. Alterações no fluxo e trocas na composição sanguínea são exemplos de patogêneses para trombose. III. A embolia é caracterizada pela obstrução vascular por corpos estranhos que se aderem à parede do vaso sanguíneo. IV. Edema significa acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Estão certos apenas os itens:
		
	
	I e III.
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	I, II e III
	 
	I, II e IV
	
Explicação:
A respeito de distúrbio da circulação, estão relacionados com alterações que acometem a irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico. 
	
	 
	Ref.: 201502879099
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	São consideradas causas passíveis de edema, EXCETO:
		
	
	Obstrução linfática
	
	Aumento da pressão hidrostática
	 
	Hematoma etmoidal
	
	Aumento da permeabilidade vascular
	
	Redução da pressão oncótica

Continue navegando