Buscar

EXERCÍCIOS DE ERGONOMIA E SEG. AV1 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício: CCE0052_EX_A3_201301951919 
	 Voltar
	Aluno(a): MAICON ROBSON MATIAS
	Matrícula: 201301951919
	
	Data: 10/09/2014 20:44:22 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302134371)
	
	Em Saúde do Trabalhador, diversos indicadores podem ser calculados. Assim, é correto afirmar:
		
	 
	O Índice de Acidentes Graves (IAG) é o número de óbitos somado ao número de trabalhadores com incapacidade permanente, dividido pelo número de empregos, multiplicando o resultado por cem.
	 
	Os indicadores, em algumas empresas, trazem no numerador o número médio de dias perdidos e, no denominador, a quantidade de homem/hora trabalhada.
	
	A letalidade por acidente de trabalho é calculada dividindo-se o número de trabalhadores mortos por acidente de trabalho pelo número de empregos, multiplicando o resultado por cem.
	
	A mortalidade por acidente de trabalho é o número de trabalhadores mortos por acidente de trabalho dividido pelo número de pessoas na faixa produtiva, multiplicando o resultado por cem.
	
	A incidência acumulada é o número total de acidentes de trabalho registrados dividido pela população total, multiplicando o resultado por cem mil.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302134473)
	
	Durante a execução de suas atividades, um instrumentista de sistemas, com o tornozelo imobilizado por um entorse do futebol de fim de semana, ao subir uma escada de marinheiro para uma calibração, sente dor e escorrega, piorando a lesão e afastando-se do trabalho. Cabe ao médico:
		
	
	Caracterizá-lo como Doença Ocupacional.
	
	Caracterizá-lo como incidente.
	
	Não caracterizá-lo como acidente de trabalho, pois o evento base não foi gerado no trabalho.
	
	O mais adequado seria observar a evolução do quadro para caracterizá-lo ou não como acidente.
	 
	Caracterizá-lo como acidente de trabalho, com agravamento de lesão pré-existente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302616048)
	
	As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Qual atividade é FALSA, não é da competência dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT?
		
	
	Promover programas permanentes de proteção prevenção de acidentes.
	
	Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente;
	
	Esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;
	 
	Selecionar os futuros profissionais da área de serviços especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
	
	Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302137057)
	
	Os procedimentos que orientam e instrumentalizam as ações e os serviços de saúde do trabalhador no SUS são estabelecidos pela :
		
	
	Comissão Interministerial de Saúde do Trabalhador.
	
	Norma Operacional Básica do SUS.
	 
	Lei Orgânica de Saúde.
	
	Norma de Vigilância em Saúde do Trabalhador
	 
	Norma Operacional de Saúde do Trabalhador.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302616065)
	
	As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT - NR 4, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, devem:
I - Manter, obrigatoriamente, um médico de serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
II- Manter, obrigatoriamente, serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
III- É facultativo manter os serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302616031)
	
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde. Quanto às atribuições dos membros que compõem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com a NR 5, marque a afirmativa INCORRETA.
		
	
	Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
	 
	Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando ações que aumentem a produtividade.
	
	Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.
	
	Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
	
	Colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.

Continue navegando