Buscar

Direito_Agrario_(1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Agrário
Direito Agrário
Objeto: 
Regulamentar relações jurídicas do homem com a terra, os direitos e obrigações concernentes à propriedade, posse e uso da terra, as relações jurídicas entre as pessoas que a ela estão vinculadas e as formas, direta e indireta, de sua exploração, com base no cumprimento da função social da terra e no respeito à legislação trabalhista e ambiental.
Conceito: 
Conjunto de normas, destinado a regulamentar as relações jurídicas que disciplinam a agricultura, entendida como o trabalho da terra para a produção dos vegetais e reprodução dos animais considerados indispensáveis ou úteis à vida humana, exploração das atividades agroextrativistas e a transformação, industrialização e comercialização destes produtos.
Fontes
Leis
Costumes (ex. alqueire, módulo rural)
Jurisprudência
“Se o arrendatário não for notificado na forma da lei, o contrato de arrendamento não se prorroga, mas renova-se nos termos em que foi firmado inicialmente. O Estatuto da Terra e seu regulamento modificaram, no domínio de sua incidência, a sistemática do Código Civil, limitando a autonomia da vontade das partes com normas cogentes, de ordem pública. Há subordinação obrigatória dos contratos agrários, qualquer que seja sua forma, à regência estatutária. É vedado ajustar como preço de arrendamento quantidade dixa de frutos ou produtos, ou seu equivalente em dinheiro.” (AC 195.139.340)
Princípios gerais do Direito
Analogia
Equidade 
Princípios
Função social da propriedade
Proteção especial à pequena empresa agrária
Acesso e distribuição da terra ao cultivador direto e pessoal
Predominância do interesse público sobre o particular
Dimensão mínima do imóvel rural
Preservação da biodiversidade
O termo função social adquire formatação quando aplicado ao instituto desejado pelo legislador. Assim, verificar-se-á que a função social da propriedade é passível de aferição a partir da previsão Constitucional, conforme inteligência do artigo 170 do referido diploma, sendo esta o elemento fundamental para a construção da dogmática de seus ideais.
No caso da propriedade, o detentor do direito, no caso, o proprietário, no exercício do seu direito, deve atender a outros interesses, extraproprietários, que não sejam, especificamente, os seus interesses individuais relativos à coisa.
Nesta linha de princípios, o proprietário passa da condição de detentor de um direito sobre a coisa à condição de participante de relações sociais, as quais interferem no individualismo de seus interesses, através de uma aplicação efetiva da solidariedade mencionada no âmbito Constitucional, de forma que o objeto de sua propriedade possa propiciar o alcance dos objetivos da sociedade.
Estatuto da Terra
Art. 2° É assegurada a todos a oportunidade de acesso à propriedade da terra, condicionada pela sua função social, na forma prevista nesta Lei.
§ 1° A propriedade da terra desempenha integralmente a sua função social quando, simultaneamente:
a) favorece o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores que nela labutam, assim como de suas famílias;
b) mantém níveis satisfatórios de produtividade;
c) assegura a conservação dos recursos naturais;
d) observa as disposições legais que regulam as justas relações de trabalho entre os que a possuem e a cultivem.
Algumas observações:
Os espaços rurais deixaram de ser vistos como meramente agrícolas para serem integrados a um modelo de desenvolvimento regional, com pequenas e médias cidades especializadas;
Multifuncionalidade da agricultura → a agricultura fornece não apenas os produtos agrícolas, mas desenvolve outra funções, como a ambiental, territorial e social. Fala-se em desenvolvimento rural sustentável
4 expressões da MFA na realidade rural brasileira :
Reprodução socioeconômica das famílias rurais;
Promoção da segurança alimentar das próprias famílias e da sociedade;
Manutenção do tecido social e cultural;
Preservação dos recursos naturais e da paisagem rural

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando