Buscar

patologia basica3

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Uma mulher de 68 anos de idade perdeu a consciência repentinamente. Ao despertar depois de 1 hora, não conseguiu falar nem movimentar o braço e a perna do lado direito. Após 2 meses, uma varredura de Tomografia Computadorizada do crânio mostrou a existência de uma extensa área cística no lobo parietal esquerdo. Qual dos seguintes processos patológicos é o mais provável de ter ocorrido no cérebro?
		
	
	Cariólise
	 
	Necrose Liquefativa
	 
	Necrose de Coagulação
	
	Necrose Gordurosa
	
	Apoptose
	
	 
	Ref.: 201601462095
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	3) O alcoolismo está associado à causa de esteatose hepática alcoólica, degeneração celular que pode evoluir e levar à cirrose e até ao câncer hepatocelular. A respeito da esteatose hepática, é CORRETO afirmar que:
		
	
	trata-se de uma liberação anormal das enzimas ácidas contidas nos lisossomos dos hepatócitos, determinando a degradação de proteínas citosólicas fundamentais para a as funções celulares das células do fígado.
	 
	trata-se de um acúmulo anormal de melanina no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos marrom-escuros ou pretos.
	
	trata-se de uma deposição anormal de proteínas no citoplasma dos hepatócitos, formando vacúolos protéicos bem corados pela eosina.
	
	trata-se de um acúmulo anormal de água no citoplasma dos hepatócitos, que se tornam células edemaciadas, com membrana plasmática enfraquecida que pode romper-se.
	 
	trata-se de uma deposição anormal de triglicerídeos no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos claros que, em casos extremos, pode transformar o fígado num órgão amarelo, mole e gorduroso.
	
Explicação:
A esteatose hepática trata-se de uma deposição anormal de triglicerídeos no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos claros que, em casos extremos, pode transformar o fígado num órgão amarelo, mole e gorduroso.
	
	 
	Ref.: 201601657710
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Um paciente com Diabetes Mellitus sem o devido tratamento adequado, fez uma avaliação médica e após a realização de uma biópsia hepática, foram evidenciadas dois tipos de degenerações celulares, as quais provavelmente podem ser classificadas como:
		
	
	Degeneração hidrópica e degeneração gangrenosa
	
	Degeneração mucoide e degeneração hialina
	
	Degeneração hialina e degeneração liquefativa
	 
	Degeneração gordurosa e degeneração glicogênica
	
	Degeneração mucoide e degeneração gordurosa
	
	 
	Ref.: 201602240917
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Nos seres humanos, bilhões de células nascem e morrem todos os dias, mesmo em um organismo complexo como os eucariotos. As células reproduzem-se através de 2 processos: mitose e meiose, e morrem também por 2 processos: Apoptose e Necrose. Assinale a alternativa que contenha as características da Apoptose:
		
	 
	As proteínas celulares se degradam nos processos de necrose, ocorrendo reações alérgicas.
	
	A apoptose, apesar de silenciosa, há liberação de citocinas e febre.
	
	Na apoptose, há extravasamento do conteúdo intracelular levando ao recrutamento de células inflamatórias.
	
	Não há gasto energético nos processos de morte celular.
	 
	Na apoptose, a célula se fragamenta internamente, sendo fagocitadas pelos macrófagos.
	
Explicação: Na apoptose, há a retração celular, que gera perda de aderência com a matriz extracelular e células vizinhas. Com exceção das mitocôndrias, que podem apresentar ruptura da membrana externa, as outras organelas mantêm sua morfologia. Há desintegração nuclear. Estas partes envoltas pela membrana celular recebem o nome de corpos apoptóticos, sendo esses fagocitados pelos macrófagos e removidos rapidamente para não resultar em um processo inflamatório.
	
	 
	Ref.: 201601654280
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	SÃO CAUSAS DA ESTEATOSE HEPÁTICA
		
	
	DIABETES E HIPERTENSÃO ARTERIAL
	
	ÁLCOOL E HIPERTENSÃO ARTERIAL
	
	HIPERTENSÃO ARTERIAL E TABAGISMO
	
	ÁLCOOL E TABAGISMO
	 
	DIABETES E DISLIPIDEMIA
	
	 
	Ref.: 201601460170
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação à morte e necrose tecidual, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	A necrose de coagulação é comum em infartos e se deve basicamente a deficiência de aporte sanguíneo e consequentemente de nutrientes e oxigênio. Nesse caso, predomina a coagulação de proteínas sobre a lise celular.
	 
	A apoptose, ou o suicídio celular, representa uma grave lesão ao organismo, já que representa a morte celular.
	
	A necrose de liquefação é comum em tecidos com poucas proteínas, onde a lise enzimática prevalece em relação à coagulação proteica. É comum no cérebro.
	
	A medição de enzimas intracelulares encontradas no plasma pode ajudar no diagnóstico de infartos, hepatites e envenenamentos.
	
	A necrose caseosa ocorre em casos de tuberculose.
	
Explicação:
A apoptose representa uma grave lesão ao organismo, mas não representa uma morte e necrose tecidual e sim uma morte celular.
 
	
	 
	Ref.: 201602209295
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um homem de 20 anos de idade que possui vários par- ceiros sexuais e não utiliza medidas de proteção procura um médico com queixa de úlcera não dolorosa no pênis, a qual está presente há 1 semana. Ao exame físico, a lesão de 0,6 cm apresenta uma base eritematosa firme e bordas nitidamente demarcadas. A lesão é raspada, e o exame de campo escuro é positivo para espiroquetas compatíveis com Treponema palli- dum. Qual das seguintes opções é a mais provável de ser vista na amostra da biópsia?
		
	
	Necrose hemorrágica
	 
	Necrose de liquefação
	
	Necrose fibrinóide
	 
	Necrose gomosa
	
	Necrose de coagulação
	
	 
	Ref.: 201601651371
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A morte celular em tecidos normais, como uma forma de regulação da população celular que é intrínseca à célula e não depende de alterações do seu meio. Esta autodestruição ativa de células ou, de grupos de células é uma forma de morte denominada de:
		
	 
	Apoptose
	
	Atrofia
	 
	Necrose celular
	
	Degeneração
	
	Neoplasia

Continue navegando