Buscar

Questoes de previdenciario - 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões para verificação da aprendizagem
1 – Fale sobre as aposentadorias por tempo de contribuição, especial, por idade e por invalidez, abordando, para cada uma delas, os seguintes pontos: contingência social protegida, carência exigida, beneficiários protegidos, renda mensal inicial e salário de benefício, aplicação ou não do fator previdenciário, início do seu pagamento e peculiaridades como: a) aposentadoria por idade do trabalhador rural; b) prova da exposição a agentes nocivos na aposentadoria especial; c) recuperação da capacidade de trabalho na aposentadoria por invalidez.
2 – Discorra sobre decadência e prescrição relativas a benefícios previdenciários. Há prazo para se requerer um benefício previdenciário? Justifique.
3 - A limitação da possibilidade de se conceder o auxílio-reclusão e o salário-família aos dependentes de segurados de baixa renda, decorrente da Emenda Constitucional 20/98, é constitucional? Justifique. 
4 - O que é o salário-de-benefício? E o que é o fator previdenciário? Por qual motivo foi este último inserido na legislação? Em que casos incide, obrigatória e facultativamente? Qual é o entendimento do STF a respeito de sua constitucionalidade? Qual é a sua opinião? Justifique.
5 – Como se apurar a existência de eventual irregularidade na concessão de um benefício previdenciário na hipótese de se suspeitar de ocorrência de fraude? Há prazo para anular o ato que o concedeu? Justifique.
6 – Fale sobre as prestações por acidente de trabalho e sobre a evolução da proteção acidentária no Brasil. É possível a participação de empresas privadas em tal atividade?
7 – Distinga salário-de-contribuição e salário-de-benefício e diga quando, neste último, se aplica o chamado fator previdenciário. Tal aplicação é sempre obrigatória? Justifique.
8 – Discorra sobre a pensão por morte, indicando qual é o seu período de carência, sua data de início e quais são os beneficiários que concorrem à sua concessão. Justifique.
9 - Existe prazo prescricional ou decadencial para se requerer benefício previdenciário? E para se pleitear diferenças de benefícios não pagas na época própria? Justifique.
10 – Como os segurados contribuinte individual e facultativo contribuem para a Seguridade Social? Na hipótese de o primeiro não prestar serviços a empresa, é possível o recolhimento de contribuição mediante a aplicação de uma alíquota reduzida? Justifique.
11 – Como se calcula a renda mensal da aposentadoria por tempo de contribuição? Exigem-se, efetivamente, 35 anos de contribuição para o segurado do sexo masculino e 30 para a segurada do sexo feminino? Justifique.
12 – Fale sobre o salário-maternidade, indicando se a segurada que adota ou obtém guarda judicial para fins de adoção tem direito a tal benefício e de que forma é pago. Justifique.
13 – Em que circunstâncias o segurado contribuinte individual terá sua contribuição para a Seguridade Social descontada da remuneração auferida em virtude de sua atividade? Justifique.
14 – Fale sobre a acumulação de benefícios previdenciários.

Outros materiais