Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	
	Data: 20/10/2014 11:37:19 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405397793)
	
	(FEI) Sobre o processo revolucionário francês, iniciado em 1789, é CORRETO afirmar que:
		
	
	inspirou o movimento de libertação dos Estados Unidos da América, ocorrido anos depois.
	
	foi um movimento de inspiração socialista.
	 
	foi o movimento revolucionário que levou à universalização dos conceitos de "liberdade, igualdade e fraternidade".
	
	foi um movimento conservador liderado pela aristocracia francesa, temerosa da ascensão das massas, principalmente parisienses.
	
	levou a um aumento do poder real, inspirando o surgimento de teóricos do absolutismo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405397744)
	
	(FUVEST, 1994) "O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária". "Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contrarrevolução". [Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política." Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam
		
	 
	a revolução industrial e a revolução francesa.
	
	o capitalismo e a contrarreforma.
	
	o feudalismo e o liberalismo.
	
	o socialismo e a revolução russa.
	
	a revolução comercial e a reforma protestante.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405735472)
	
	O ano de 2008 assinalou os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre o tema assinale a alternativa correta.
		
	
	Foi incentivada a manifestação pública de nossos problemas, seguindo as práticas liberais e laicas da monarquia portuguesa.
	
	A monarquia que chegava ao Brasil representava, em realidade, boa parte dos ideais da Revolução Francesa e do liberalismo europeu daquele período.
	
	A política de terras foi imediatamente implementada e, em 1810, o Brasil realizava sua primeira reforma agrária.
	
	Visando somente os interesses da população brasileira, D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico.
	 
	As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade européia do período do que à idéia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405178629)
	
	"Todos os dias da semana, acabada a oração, se dirá logo uma missa que a possam ouvir os índios antes de irem às suas lavouras [...] a qual acabada se ensinarão aos índios em voz alta as orações ordinárias: a saber, Padre Nosso, Ave-Maria, Credo, Mandamentos da Lei de Deus, e da Santa Madre Igreja; e os Sacramentos, acto de contrição, e confissão, geralmente os diálogos do catecismo breve, em que se contêm os mistérios da fé. Acabada esta doutrina irão todos os nossos para a Escola [...] aonde aos mais hábeis, se ensinarão a ler e escrever, e havendo muitos se ensinarão também a cantar, e tanger instrumentos para beneficiar os ofícios divinos."
(Padre Antônio Vieira, Regulamento de aldeias e de missões, séc. XVII, apud Beozzo, 1983, p. 196) 
Identifique a opção que retrata de forma pertinente o modelo de Educação Jesuítica que se desenvolveu no Brasil a partir do processo de colonização portuguesa iniciado no século XVI:
		
	
	Considerava como elemento formativo o lugar da mulher indígena no processo de convencimento e contato entre brancos e indígenas.
	
	Contribuiu para o fortalecimento da cultura indígena na Colônia.
	 
	Um modelo de educação que articula escola e catequese.
	 
	Tinha um caráter de alteridade e inclusão.
	
	Era considerado prioritário pelo Estado Português no processo de colonização.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405402305)
	
	O príncipe regente D. João VI , no que se refere à educação, ao chegar ao Brasil preocupou-se em criar algumas escolas de ensino superior visando atender as necessidades de instrução dos filhos da nobreza e da aristocracia brasileira. Estas escolas tiveram duas características marcantes:
		
	 
	abertas somente aos fidalgos /serem mantidas pelas companhias de comércio.
	
	currículo europeu/ exigirem cursos feitos na metrópole.
	
	prioridade para as Ciências Sociais/serem compostas de cursos integrados.
	 
	caráter profissionalizante / serem um serviço público.
	
	espírito prático e imediatista/ estarem localizadas em muitos lugares do Brasil.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405397898)
	
	(UEPG, 2008) Neste texto, Ruy Castro se transporta no tempo e se vê como um jornalista a noticiar a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, ocorrida em 1808. "É hoje! Rio de Janeiro. O príncipe regente Dom João desembarca hoje no Rio com sua família e um enorme séquito de nobres, funcionários, aderentes e criados. Precisou que Napoleão botasse suas tropas nos calcanhares da Corte para que esta fizesse o que há cem anos lhe vinha sendo sugerido: transferir-se para o Brasil. Não se sabe o que, a médio prazo, isso representará para a metrópole. Mas, para a desde já ex-colônia, será supimpa. Porque, a partir de agora, ela será a metrópole. E, para estar à altura de suas novas funções, terá de passar por uma reforma em regra - não apenas cosmética, para receber o corpo diplomático, o comércio internacional e os grã-finos de toda parte. Mas, principalmente, estrutural. Afinal, é um completo arcabouço administrativo que se está mudando. Para cá virão os ministérios, as secretarias, as intendências, as representações e a burocracia em geral. Papeis sem conta serão despachados entre esses serviços, o que exigirá uma superfrota de estafetas [mensageiros]. A produção de lacre para documentos terá de decuplicar. O Brasil importará papel, tinta e mata-borrões em quantidade, mas as penas talvez possam ser fabricadas aqui, colhidas dos traseiros das aves locais. Estima-se que, do Reino, chegarão 15 mil pessoas nos próximos meses. Será um tremendo impacto numa cidade de 60 mil habitantes. Provocará mudanças na moradia, na alimentação, nos transportes, no vestuário, nas finanças, na medicina, no ensino, na língua. Com a criação da Imprensa Régia, virão os jornais. O regente mandará trazer sua biblioteca. Da escrita e da leitura, brotarão as ideias. Até hoje, na história do mundo, nunca a sede de um império colonial se transferiu para sua própria colônia. É um feito inédito - digno de Portugal. E que pode não se repetir nunca mais." (Ruy Castro. "Folha de São Paulo", 08/03/2008) O texto de Ruy Castro apresenta algumas mudanças ocorridas na Colônia após a chegada da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro, as quais foram fundamentais para o processo da Independência. Assinale a alternativa que apresenta uma medida adotada e sua importância para a emancipação política do Brasil.
		
	
	As mudanças na moradia, na alimentação, nos transportes e no vestuário, pois favoreceram a formação de uma classe média crítica e transformadora.
	
	A transferência do corpo diplomático, do comércio internacional e dos grã-finos, pois garantiu a formação de uma elite nacional interessada na autonomia.
	
	A importação de papel, tinta e mata-borrões, sem os quais as aves não seriam utilizadas para o desenvolvimento de uma produção local.
	 
	Um sensível crescimento da leitura e da escrita, com a criação da Imprensa Régia, os jornais, a biblioteca e o ensino, o que abriu espaço à formação e difusão de novas ideias.
	
	A vinda de ministérios, secretarias e intendências, pois sem essa burocracia seria impossível a formação de uma nação.

Mais conteúdos dessa disciplina