Buscar

Relatorio 41

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA I
EFRAIM ARAÚJO SOMBRA 
MANOEL NAZARENO RIBEIRO FILHO 
EXPERIMENTO NO. 04
EVIDÊNCIA DA OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
Redenção – CE
4 de Abril de 2018
1 INTRODUÇÃO 
Na aula prática no laboratório de química geral sobre evidência da ocorrência de reação química tivemos o privilégio de realizar e observar como acontece reações químicas tais como as de precipitação que se divide em cinco tipos, cristalino, granular, finamente dividido, coloidal tipo gelatinoso, coloidal finamente dividido, além disso fizemos vários experimentos interessantes e bonitos de se observar, pois cada um deles dava um resultado extraordinário como dois líquidos totalmente transparentes ao se misturarem revelavam uma cor forte e intensa outro exemplo é uma substância também líquida que ao entrar em contato com metal ela faz espuma e eleva o seu gral de temperatura fazendo com que o recipiente ao qual está contido os elementos do experimento esquete a uma temperatura tão grande que é quase impossível tocar no recipiente com as mãos.
Nessa aula também aprendemos que é extremamente importante tomar cuidado com o descarte correto de certas substâncias, pois após os experimentos realizados no laboratório tivemos que fazer o descarte de todas as substâncias utilizadas e foi neste momento que o professor nos orientou e explicou o porque de certas substâncias não poderem simplesmente serem despejadas no ralo da pia, pois toda e qualquer substância reage de forma diferente na natureza podendo causar danos ou melhorias. Além disso o professor nós orientou que é importante limpar e higienizar não só o material utilizado, mas também o ambiente, porque caso fiquem resíduos na vidraria ou no balcão do laboratório pode causar acidentes as pessoas que iram utilizar esse mesmo material.
O momento mais produtivo da aula foi quando nós notamos que se no procedimento está dizendo para usarmos uma ml de tal elemento é sim realmente necessário utilizar exatamente está quantidade, pois quando estávamos fazendo os experimentos alguns não davam o resultado desejado e a causa por trás de todo o processo eram as medidas que não estavam devidamente corretas. Isso nos ensinou que tudo aquilo que vamos fazer deve ser feito da maneira correta que é seguindo todos os passos metodicamente para não haver dúvidas se vai ou não dar certo.
2 OBJETIVOS
Utilizar evidências experimentais para concluir sobre a ocorrência de uma reação química;
Classificar as reações químicas;
Representar as reações através de equações químicas.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
Tubo de ensaio 
Conta gota 
3.2 MÉTODOS
No primeiro experimento misturamos, em um tubo de ensaio, as soluções de CuSO4 0,2 Mol/L e Fe2(SO4)3 0,2 Mol/L. Observamos bem os reagentes antes de serem colocados em contato e o que resultaram após o procedimento. Em outro tubo de ensaio, repetimos o procedimento usando as soluções de CuSO4 0,2 mol/L e NH4OH 3,0 Mol/L. Nesses procedimentos ouve mudança de cor.
No segundo experimento apenas se observou a formação de precipitado nas reações de AgNO3 0,1Mol/L + HCl 1 Mol/L, AgNO3 0,1 Mol/L + K2CrO4 0,1 Mol/L, BaCl2 0,1 Mol/L + H2SO4 Mol/L, MgCl2 1 Mol/L + NaOH 1 Mol/L.
Repetimos o processo do primeiro e segundo experimento com essas soluções: Mg(s) + HCl 1 Mol/L; Fe(s) + CuSO4 0,2 Mol/L; H2SO4 1 Mol/L + 2 gotas fenolftaleína + NaOH 1 Mol/L (goteje até ocorrer alteração da cor).
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Neste primeiro quadro, percebemos que ocorreu reações químicas, pois houve mudança de cor, em ambas as reações.
Quadro 1: 
	Procedimento
	Observações
	Conclusão
	CuSO4 + Fe2(SO4)3
	Coloração verde
	Uma combinação de cores das soluções dos reagentes
	CuSO4 + NH4OH
	Coloração Azul claro
	Ocorreu apenas uma diluição da solução inicial
No segundo quadro, mostrado abaixo, foi observado outro tipo de reações químicas, pois mesmo tendo mudança de cor, podíamos perceber que em todos os casos houve formação de precipitado. 
Quadro 2: 
	Procedimento
	Observações
	Tipo de precipitado
	AgNO3 0,1Mol/L + HCl 1 Mol/L
	Coloração branca
	Cristalino
	AgNO3 0,1 Mol/L + K2CrO4 0,1 Mol/L
	Coloração avermelhada, assemelha-se a café moído
	Granular
	BaCl2 0,1 Mol/L + H2SO4 Mol/L
	Coloração branca, como leite
	Finamente dividido
	MgCl2 1 Mol/L + NaOH 1 Mol/L
	Coloração branca, pastosa
	Gelatinoso
PÓS-LABORATÓRIO
No item 3.1 do procedimento experimental, discuta as evidências observadas nos sistemas e conclua sobre ocorrência de reação química. 
No CuSO4 + Fe2(SO4)3, obtivemos uma mudança de coloração para verde, pois houve uma combinação de cores das soluções dos reagentes, nos mostrando que ocorreu uma mistura homogenia. Já no CuSO4 + NH4OH, obtivemos uma coloração azul claro, pois apenas uma diluição da solução inicial, fazendo com que a cor azul ficasse mais clara, pode-se dizer também que foi uma solução homogenia.
Complete as reações do item 3.3 do procedimento experimental e enquadre-as de acordo com a classificação. 
	Procedimento
	Mudanças Ocorridas
	Tipo de Reação
	
	
	
	Mg(s) + HCl 1 Mol/L
	Houve presença de vapor e mudança de temperatura 
	Reação de deslocamento
	Fe(s) + CuSO4 0,2 Mol/L
	O ferro oxidou e o CuSO4 reduziu 
	Óxido-redução 
	H2SO4 1 Mol/L + 2 gotas fenolftaleína + NaOH 1 Mol/L (goteje até ocorrer alteração da cor)
	Sua coloração ficou com a cor rosa 
	Neutralização
CONCLUSÕES
Conseguimos entender o que são as reações químicas e como são representadas, observamos os tipos de reações químicas e as definimos e as caracterizamos, de forma que conseguimos diferenciar os tipos de reações químicas, onde pudemos perceber mudanças de coloração, formação de produtos gasosos, transferência de energia, formação de precipitado, entre outros. Dessa forma também aprendemos a classificar os tipos de reações químicas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
BACCAN, N., GODINHO, O.E.S., ALEIXO, L.M., STEIN, E. Introdução a semimicroanálise qualitativa, Editora da UNICAMP, Campinas – SP, 1987. 
VOGEL, A. I; Química analítica qualitativa, 5a edição, Editora mestre jou – SP, 1982.

Continue navegando

Outros materiais