A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
72 pág.
QUESTOES PSICOLOGIA

Pré-visualização | Página 13 de 17

As afirmativas I e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	5.
As características da área de saúde, onde o trabalho é multidisciplinar, exigem como paradigma um trabalho em equipe. O trabalho em equipe permite, sobretudo, a construção de estratégias para lidar com desafios que surgem no contexto da área de saúde. Considerando a especificidade do trabalho em equipe analise as afirmações abaixo: I-O trabalho em equipe se caracteriza pela complementaridade das habilidades de seus membros II- O trabalho em equipe se caracteriza pelos interesses individuais de cada em suas metas individuais III- O trabalho em equipe se caracteriza pelo objetivo bem delimitado e comum IV- O trabalho em equipe se caracteriza pelas relações afetivas e identificatórias entre seus membros. V- O trabalho em equipe se caracteriza pelas responsabilidades compartilhadas na execução das tarefas e metas É correto apenas afirmar que:
	
	
	 
	I,III,V
	
	
	II, III, IV,V,
	
	
	I, II,V, III
	
	
	I,II,III,IV,V
	
	
	I,II,IV, V
	
	Gabarito Coment.
	
	
	6.
Gervasio tem uma vivência muito conflituada quando seu chefe se mostra autoritário e não aceita suas ponderações e não se sente capaz de responder às ofensas das quais se queixa. Em situações de conflito com a autoridade sua resposta é sempre passiva e de aceitação obediente embora se sinta agredido. Atualmente está incapacitado para comparecer ao trabalho, pois apresenta sintomas físicos como dores de cabeça constantes e vertigens incapacitantes. A psicologia evidencia que estes sintomas podem ser considerados um mecanismo de defesa. Este mecanismo de defesa é definido como:
	
	
	
	Projeção
	
	
	Negação
	
	 
	Somatização
	
	
	Identificação
	
	
	Resiliência
	
	Gabarito Coment.
	
	
	7.
No atendimento clínico temos diferentes processos que influenciam a relação do profissional com seu paciente, bem como entre os membros da equipe e pode demonstrar, através dos nossos mecanismos de defesa como lidamos com algumas problemas neste contexto. Sendo assim, o processo no qual vemos atitudes nossas nos outros é denominado de:
	
	
	
	Deslocamento
	
	 
	Projeção
	
	
	Somatização
	
	
	Contratransferência
	
	
	Transferência
	
	Gabarito Coment.
	
		Complete a sentença com o conceito correto. A ação ________________ pressupõe a possibilidade de um profissional se reconstruir em sua prática a partir do outro, ambos transformados para a intervenção na realidade em que estão inseridos.
	
	
	
	
	Pluridisciplinar
	
	 
	Interdisciplinar
	
	
	Multidisciplinar
	
	
	Polidisciplinar
	
	 
	Intrapessoal
	
	Gabarito Coment.
	
	
	2.
A área da saúde é fragmentada em vários saberes que nem sempre interagem entre si. Descartes em O Discurso do Método (1596-1650) propõe um método para se chegar à verdade que deu na forma fragmentária com que as disciplinas se apresentam na atualidade. Entretanto, uma visão holística do mundo pode ser retomada com a interdisciplinaridade. Como este conceito é definido?
	
	
	 
	A criação de novas possibilidades de interação entre os indivíduos e o conhecimento
	
	 
	A hierarquização dos saberes com a superioridade de um saber sobre o outro
	
	
	A justaposição de disciplinas mais ou menos próximas nos seus campos de conhecimento
	
	
	O método de raciocínio discursivo para se chegar à verdade do conhecimento.
	
	
	A forma direta e objetiva como o instrumento mais adequado é valido para chegar ao conhecimento.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	3.
Levando em consideração a temática da interdisciplinaridade, marque a alternativa CORRETA:
	
	
	 
	Conceito ainda não presente no Sistema Único de Saúde.
	
	
	Temática inaugurada e idealizada por Matilde Néder.
	
	
	Forma de atuação apenas presente na rede privada de saúde.
	
	 
	Negociação entre diferentes saberes/especialidades numa mesma equipe.
	
	
	Negociação entre enfermeiros numa mesma equipe.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	4.
O trabalho na área da saúde é sempre multidisciplinar. A multidisciplinaridade é uma visão que permite que as disciplinas que compõem o campo da saúde vivenciem o conhecimento como sendo parte de um todo. As equipes multidisciplinares buscam: I- Uma inter-relação entre as especialidades. II- Visam a manutenção da especificidade de cada saber . III- Uma prática integrada e holística e humanizada. IV- Visa o enriquecimento do debate na saúde. V- Configura o saber em novos conhecimentos. É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	I,II,III,,V
	
	
	I, II,V,
	
	 
	I,II.
	
	 
	II,III.IV,V,
	
	
	I,II,III,IV,V
	
	Gabarito Coment.
	
	
	5.
Os profissionais após adotarem determinado procedimento fazem uma avaliação sobre o mesmo. Essa avaliação analisa a experiência adquirida com o procedimento adotado podendo ser satisfatório ou não, causando certo desconforto. Esse desconforto normalmente é gerado quando temos ações que não são compatíveis com nossas crenças. Esse relato se refere ao que a psicologia denomina de:
	
	
	
	Decisão pós-procedimento
	
	 
	Insatisfação
	
	 
	Dissonância cognitiva
	
	
	Alienação
	
	
	Cognição
	
	Gabarito Coment.
	
	
	6.
Maria chegou ao hospital com uma queixa clínica e o médico que a atendeu percebeu que além do atendimento clínico Maria também precisava ser acompanhada por um fisioterapeuta e por um psicólogo e encaminhou para que Maria recebesse o atendimento dessas outras especialidades. A partir dos conceitos de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade discutidas nas aulas, marque a alternativa que melhor relaciona o caso a um desses conceitos.
	
	
	
	Podemos dizer que no caso de Maria ela teve um atendimento interdisciplinar que é quando alguns especialistas discutem entre si a situação de um paciente sobre aspectos que são comuns a mais de uma especialidade.
	
	 
	Podemos dizer que no caso de Maria ela teve um atendimento transdisciplinar que é quando as ações são definidas e planejadas em conjunto pelos diferentes profissionais.
	
	
	Podemos dizer que no caso de Maria ela teve um atendimento multidisciplinar que é quando alguns especialistas discutem entre si a situação de um paciente sobre aspectos que são comuns a mais de uma especialidade.
	
	
	Podemos dizer que no caso de Maria ela teve um atendimento interdisciplinar que é quando existem vários profissionais atendendo o mesmo paciente de maneira independente.
	
	 
	Podemos dizer que no caso de Maria ela teve um atendimento multidisciplinar que é quando existem vários profissionais atendendo o mesmo paciente de maneira independente.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	7.
Vivemos em um mundo de múltiplos saberes e especializações. A área da saúde é fragmentada em vários saberes que nem sempre interagem entre si. Entretanto, uma visão holística do mundo pode ser retomada com a multidisciplinaridade que é uma forma de poder ver o mundo como um todo. Trabalhar numa equipe multidisciplinar é poder compreender a realidade de forma mais ampliada porque a multidisciplinaridade consiste numa justaposição de disciplinas objetivando a compreensão de um objeto a partir da confluência de pontos de vista diferentes. Seu objetivo final seria a elaboração de uma síntese relativa do objeto comum. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
	
	
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira