Buscar

tubo de pitot

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE EXPERIMENTO LABORATORIAL
Tubo de Pitot
OBJETIVO
Obter o diagrama de velocidades de um fluído em uma seção transversal de um tubo de escoamento e calcular a vazão através da velocidade média obtida nos cálculos e comparar com o valor medido no rotâmetro.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Em muitos estudos de escoamentos de fluídos é fundamental determinar o módulo e a direção da velocidade em alguns pontos da região estudada, pode-se determinar a velocidade média através de alguns instrumentos e um dele é o tubo de Pitot.
O tubo de Pitot é o instrumento mais usado para medir a velocidade de escoamento permanente de fluídos. O dispositivo foi desenvolvido pelo engenheiro francês Henri Pitot com a finalidade de medir a velocidade de escoamento do rio sena em paris na frança. O tubo de Pitot é muito utilizado na a viação para a medição da velocidade de aviões através da medição do escoamento do ar, em laboratórios de hidráulica e aerodinâmica e na hidrologia para medição indireta da vazão de rios e em redes de abastecimento de água.
As principais razões para a sua ampla utilização são a simplicidade na operação do equipamento e na fabricação das sondas e também no baixo custo do sistema.
Para os cálculos velocidade em determinados pontos da seção do conduto deve ser utilizada a equação de Bernoulli:
Admite-se que não ha perdas (fluído ideal).
H1 = H2
Como a carga gravitacional em 1 e 2 é zero e a velocidade no ponto 2 de estagnação é zero.
A equação de Bernoulli aplicada entre os pontos 1 e 2 :
 
 1
Para cálculos de vazão é utilizado:
Q= V. A
Q= vazão
A= área da seção transversal
CONCLUSÕES
O experimento foi de suma importância para o entendimento da técnica de medição da velocidade de um fluido, e do funcionamento do Tubo de Pitot. Tivemos a oportunidade de verificar na pratica medindo a velocidade em vários pontos da seção transversal a teoria de que o fluido tende a aderir as paredes do conduto durante o escoamento, e com isso, a velocidade e maior no centro do conduto nos pontos mais distantes das paredes, conforme foi visto nos gráficos apresentados. 
Ao comparar o valor de vazão do fluido obtido no rotâmetro, com o valor de vazão calculado a partir da medição da variação de pressão nos pontos 1 e 2 feita pelo tubo de Pitot e aplicado na equação de Bernoulli para obtenção da velocidade do fluído. 
Foi concluído a partir dos resultados obtidos que o método apresenta uma boa precisão apesar das incertezas causadas pela brusca alternância do valor de variação pressão mostrado pelo manômetro Digital.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Disponível em:
http://lef.mec.puc-rio.br/wp-content/uploads/2015/06/anemometria.pdf>.Acesso: 03 de maio de 2018
http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2011/04/tubo-de-pitot-como-funciona.html>.Acesso:03 de maio de 2018
http://www.sorocaba.unesp.br/Home/Extensao/Engenhocas/projeto-tubo-de-pitot.pdf>.Acesso: 03 de maio de 2018

Continue navegando