Buscar

Capítulo 24 - Ordem Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 24 - Ordem Social
977. (CESPE/SEJUS-ES/2009) A seguridade social tem por finalidade assegurar exclusivamente os direitos relativos à saúde, mediante um conjunto integrado de ações de iniciativa tanto do poder público como da sociedade.
Errado. Segundo o art. 194 da Constituição, a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
978. (CESPE/SEJUS-ES/2009) De acordo com a CF, os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, vedando-se a destinação desses recursos a escolas filantrópicas.
Errado. Segundo o art. 213 da Constituição, os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, e poderão ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei. Essa destinação poderá ocorrer desde que estas escolas:
I - comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação;
II – as segurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.
979. (CESPE/SEJUS-ES/2009) A CF impõe aos estados e ao Distrito Federal o dever de vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.
Errado. Não se trata de uma obrigação, já que segundo o art. 218 § 5º diz que é facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.
980. (CESPE/SEJUS-ES/2009) A CF consagra a propriedade de empresa jornalística, de radiodifusão sonora e de sons e imagens, de maneira privativa, aos brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou às pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras que tenham sede no país.
Correto. O Art. 222 da Constituição dispõe que a propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de:
􀂃 Brasileiros natos; ou
􀂃 Naturalizados há mais de 10 anos; ou
􀂃 Pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e quetenham sede no País.
981. (CESPE/Polícia Civil - ES/2009) Qualquer medida privativa de liberdade imposta a adolescentes deve ter como pressuposto a brevidade e excepcionalidade da medida.
Correto. A questão se baseia na disposição do art. 227 § 3º, V da Constituição que diz que o direito a proteção especial da criança e do adolescente abrangerá o aspecto de obediência aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicação de ‘qualquer medida privativa da liberdade;
982. (CESPE/Polícia Civil - ES/2009) Estado, sociedade e família são os pilares da política da proteção especial à criança e ao adolescente instituída pela CF, nela estando abrangidos os programas de prevenção e de atendimento às crianças e aos adolescentes dependentes de substâncias entorpecentes e
drogas afins.
Correto. Este enunciado trata da disposição encontrada no art. 227 § 3º, VII da Constituição, que direciona o Estado à criação de programas de prevenção e atendimento especializado à criança e ao adolescente dependente de entorpecentes e drogas afins.
983. (CESPE/Polícia Civil - ES/2009) O direito de saber a verdade sobre sua paternidade é decorrência jurídica do direito à filiação, que visa assegurar à criança e ao adolescente a dignidade e o direito à convivência familiar.
Correto. Segundo o STF, a Constituição Federal adota a família como base da sociedade a ela conferindo proteção do Estado.
Assegurar à criança o direito à dignidade, ao respeito e à convivência familiar pressupõe reconhecer seu legítimo direito de saber a verdade sobre sua paternidade, decorrência lógica do direito à filiação (CF, artigos 226, §§ 3o, 4o, 5o e 7o; 227, § 6o).
984. (CESPE/SEDF/2009) O ensino religioso deve ser ministrado nos horários normais de aula, sendo de matrícula obrigatória aos estudantes do ensino fundamental.
Errado. Segundo a Constituição em seu art. 210 §1º, o ensino religioso é de matrícula facultativa e constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
985. (CESPE/SEDF/2009) O ensino fundamental regular deve ser ministrado em língua portuguesa, independentemente do público-alvo, de modo a garantir a soberania brasileira.
Errado. A questão até traz uma regra correta, mas generaliza.
Segundo a Constituição em seu art. 210 §2º, o ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, porém, é assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
986. (CESPE/SEDF/2009) O plano nacional de educação deve conduzir à qualidade do ensino e à universalização do atendimento escolar, sem, contudo, abranger a formação para o trabalho.
Errado. A Constituição em seu art. 214, dispõe sobre o plano nacional de educação e traça seus objetivos. Entre estes objetivos, encontramos a formação para o trabalho (CF, art. 214, IV).
987. (CESPE/SEDF/2009) Os sistemas de ensino federal, estadual e municipal devem atuar em regime de colaboração, cabendo aos estados e ao DF o atendimento prioritário ao ensino fundamental e médio.
Correto. Enquanto os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil, os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio (CF, art. 211 §§2ºe3º).
988. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Ao dispor sobre a ordem social, a CF estabelece que as receitas dos estados, do DF e dos municípios, destinadas à seguridade social, constem do respectivo orçamento, não integrando o orçamento da União.
Correto. É a perfeita disposição do art. 195 §1º da Constituição, orientando para que as receitas orçamentárias arrecadadas pelos entes para serem destinadas à seguridade social permaneçam no orçamento do respectivo ente, e não integre assim o orçamento da União.
989. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) O pescador artesanal que exerça suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, não contribuirá para a seguridade social.
Errado. Eles são considerados "segurados especiais", ou seja, devem contribuir para a seguridade, mas, nos termos do art. 195 §8º, essa contribuição será feita mediante a aplicação de uma alíquota sobre o resultado da comercialização da produção e com isso eles farão jus aos benefícios nos termos da lei.
990. (CESPE/Auditor-TCU/2009) É inconstitucional preceito legal municipal que inclua nova disciplina escolar nos currículos de ensinos fundamental e médio da rede pública do município.
Errado. Não há qualquer restrição para isto, desde que esteja atuando dentro dos limites da educação municipal.
991. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) A CF estabelece que o Estado deve garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes de cultura e, nesse sentido, estabelece a obrigatoriedade para os estados e o DF de vincularem até 0,5% de sua receita tributária líquida a fundo
estadual de fomento à cultura.
Errado. Não é uma obrigatoriedade e sim uma faculdade, de acordo com o art. 216 §6º da Constituição.
992. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) A CF admite a propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens exclusivamente aos brasileiros natos.
Errado.Segundo o art. 222 da Constituição, não precisa obrigatoriamente ser brasileiro nato. Podem ser:
• brasileiros natos; ou • naturalizados há mais de 10 anos; ou • pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País.
993. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) O direito subjetivo dos idosos à gratuidade do transporte coletivo urbano é assegurado pela CF, em norma de eficácia plena.
Correto. Trata-se do art. 230 §2º da Constituição, o qual dispõe que aos maiores de 65 anos é garantidaa gratuidade dos transportes coletivos urbanos. A norma é de eficácia plena, pois tem a sua aplicabilidade imediata e não admite uma contenção de ordem infraconstitucional.
994. (CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) Suponha que Pedro, menor com 10 anos de idade, não tenha acesso a medicamento gratuito fornecido pelo SUS. Nessa situação hipotética, tem legitimidade para impetrar ação civil pública o MP, com vistas a condenar o ente federativo competente a disponibilizar esse medicamento.
Correto. Segundo o STF, como garantia do direito à saúde, é obrigação do Estado o fornecimento de medicamentos a pacientes carentes, havendo inclusive possibilidade de bloqueio de valores a fim de assegurar o fornecimento gratuito de medicamentos em favor de pessoas hipossuficientes.
995. (CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) É facultado aos estados e ao DF vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.
Correto. Segundo a Constituição em seu art. 216 § 6 º, é uma faculdade dos Estados e do Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de:
I – despesas com pessoal e encargos sociais;
II – serviço da dívida;
III – qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados.
996. (CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) Lei brasileira que institua forma de coagir famílias pobres a não terem mais que dois filhos não está em desconformidade material com a CF.
Errado. Esta lei seria inconstitucional. A Constituição assegura em seu art. 226 §7º que o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas.
997. (CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) Todos os brasileiros têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem dominial da União e essencial à sadia qualidade de vida. Nesse sentido, impõe-se ao poder público e à coletividade o dever de defender o meio ambiente e preservá-lo
para as presentes e futuras gerações.
Errado.O meio ambiente não é bem da União e sim, um bem de uso comum do Povo (CF, art. 225).
998. (CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) Compete à União, aos estados, ao DF e aos municípios, por meio de lei, regular as diversões e espetáculos públicos, informando acerca de sua natureza, das faixas etárias a que eles não sejam recomendados e dos locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada.
Errado. Trata-se de competência da União através de lei federal (CF, art. 220, §3º, I e art. 21, XVI).
999. (CESPE/Procurador-AGU/2010) A cobrança de matrícula como requisito para que o estudante possa cursar universidade federal viola disposto da CF, pois, embora configure ato burocrático, a matrícula constitui formalidade essencial para que o aluno tenha acesso à educação superior.
Correto. Um candidato a concurso público deve ter muita atenção às questões de súmulas, ainda mais as vinculantes.
Segundo a Súmula Vinculante nº 12, a cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituição Federal.
1000. (CESPE/Procurador-AGU/2010) A educação infantil, por qualificar-se como direito fundamental de toda criança, não se expõe, em seu processo de concretização, a avaliações meramente discricionárias da administração pública, nem se subordina a razões de puro pragmatismo governamental.
Correto. Segundo o STF, a educação infantil representa prerrogativa constitucional indisponível, assegurada às crianças, para efeito de seu desenvolvimento integral, e como primeira etapa do processo de educação básica. Assim, ocorre a imposição de uma obrigação constitucional de criar condições
objetivas que possibilitem, de maneira concreta o efetivo acesso e atendimento em creches e unidades de pré-escola, sob pena de configurar-se inaceitável omissão governamental. Desta forma, a educação qualifica-se como direito fundamental de toda criança, não se expõe, em seu processo de concretização, a avaliações meramente discricionárias da Administração Pública, nem se subordina a razões de puro pragmatismo governamental.
1001. (CESPE/MTE/2008) Sobre a receita de concursos de prognósticos incide contribuição social destinada a financiar a seguridade social.
Correto. Concurso de prognósticos é qualquer sorteio de números ou símbolos, como as loterias. Sobre a receita destes concursos, incidirá contribuição a fim de financiar a seguridade social, nos termos do art. 195, III.

Continue navegando