Buscar

FISIOLOGIA

Prévia do material em texto

R: 1- Sistema nervosa somático e autônomo
2-Em parassimpático e simpático
3-sistema nervoso somático é composto por neurônios sensoriais e motores que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias, resultantes da contração de um músculo esquelético.
Sistema nervoso visceral ou autônomo são constituídos basicamente por uma via motora com dois neurônios, sendo um pré-ganglionar (cujo corpo se encontra no sistema nervosocentral) e outro pós-ganglionar (cujo corpo se encontra em gânglios autônomos). O sistema nervoso autónomo funciona independente da vontade e consiste em neurónios que conduzem impulsos desde o sistema nervoso central (cérebro e/ou espinal medula) até às glândulas, músculo liso e músculo cardíaco.
4- Dois neurônios, sendo um pré-ganglionar (cujo corpo se encontra no sistema nervosocentral) e outro pós-ganglionar (cujo corpo se encontra em gânglios autônomos).
5- No SN Simpático, os neurônios pré ganglionares localizam-se na medula torácica e lombar (entre 1º torácica e 2º lombar) denominado, tóraco lombar.
Suas fibras são curtas. Já os neurônios pós ganglionares estão longe das vísceras e próximo da coluna vertebral. Suas fibras são longas.
No SN parassimpático os neurônios pré ganglionares localizam-se no tronco encefálico e medula sacral (S2 a S4), denominado, crânio sacral. Suas fibras são longas. Já os neurônios pós ganglionares estão próximos ou dentro das vísceras e suas fibra são curtas.
6-SNSIMPATICO LUTA E FUGA EX: DILATAÇÃO DA PULPIULA , ETC
SNPARASIMPATICO REPOUSO RELAXAMENTO EX: CONTRAÇÃO DA PULPIULA 
1- O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo na reprodução e no metabolismo de carboidratos. Ele é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulas endócrinas.... 
2 -
	Hipotalamo
	GnRH
TRH
CRH
GHRH
	Hormônio Liberador de Gonadotrofina
Hormônio Liberador de Tireotrofina
Hormônio Liberador de Corticotrofina
Hormônio Liberador de GH
	Hipófise
	HIPÓFISE ANTERIOR
Hormônio do crescimento
Hormônio tireotrófico
Hormônio adrenocorticotrófico
Hormônio Prolactina 
Hormônio de ordem sexual 
HIPÓFISE POSTERIOR
Hormônio Antidiurético
Hormônio Ocitocina
	HIPÓFISE ANTERIOR
Estimula o crescimento generalizado dos tecidos
Estimula o crescimento e secreção da tireóide
Estimula o funcionamento da supra-renal
Estimula a produção do leite materno
FSH/LH
HIPÓFISE POSTERIOR
Controle de Reabsorção de água do tubo contorcido distal
Contração uterina no parto e estímulo sucção
	Tireóide
	T3
T4
Calcitonina – CT
	Regulação do metabolismo celular
Regulação do metabolismo celular
Regulação da concentração de íons cálcio no sangue
	Paratireóides
	Paratormônio
	Função de aumentar a concentração de cálcio no sanue
	Supra-renais
	Adrenalina
	Regula pressão sanguínea
Estimula a quebra de glicogênio
Poe o corpo em estado de alerta
	Pineal
	Melatonina
	Regula vários ritmos cicardianos no organismo
	Ilhotas de langerhans OU
Ilhotas pancreáticas 
	Insulina- REDUZ A GLICOSE
Glucagon-AUMENTA A GLICOSE
	Transporte da glicose para as células, o excesso é convertido em glicogênio.
Faz a quebra do glicogênio quando necessário a utilização das reservas de energia pelas células.
	Gonodas
	Estrogênio
Progesterona
testosterona
	É o principal hormônio sexual feminino. Além de participar da ovulação, concepção e gestação, é responsável pela manutenção da integridade óssea e regulação dos níveis de colesterol.
Prepara o organismo feminino para a concepção e gravidez.
Pela ação anabólica a testosterona vai atuar essencialmente nas zonas de crescimento dos ossos assim como influenciar o desenvolvimento de todos os órgãos do corpo humano.
Através da ação androgênica, ela é considerada como sendo a responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas onde estão incluídas o crescimento e desenvolvimento dos órgãos sexuais, a produção de espermatozóides, o desenvolvimento dos pelos, o aparecimento e crescimento da barba, as alterações da voz entre outros.
3- Existem dois tipos de glândulas: as exócrinas (que secretam substâncias que saem do corpo, como o suor e a saliva) e as endócrinas (que produzem hormônios que garantem o equilíbrio do nosso corpo). São sete glândulas endócrinas: hipófise, tireóide, paratireóides, supra-renais, pâncreas, ovários e testículos.
No corpo humano existem várias glândulas endócrinas, mas as principais são ahipófise, a tireoide, as paratireoides, suprarrenais ou adrenais, o pâncreas e as gônadas (testículos e ovário). Há uma região no encéfalo, denominada hipotálamo, que produz hormônios que controlam a hipófise.
As glândulas do corpo humano são órgãos que fazem parte do sistema endócrino e exócrino, de modo que a principal função delas é a produção de hormônios e o equilíbrio do metabolismo para o bom funcionamento do corpo.
função da insula:

Continue navegando