Buscar

GESTÃO ESCOLAR TEORIA E PRÁTICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504368763)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale com um X a resposta correta. Segundo Heloísa Lück a liderança deve constar das seguintes características:
		
	 
	Todas as respostas estão corretas
	
	Tem autocontrole e determinação, sem deixar de ser flexível
	
	Aceita os novos desafios com disponibilidade
	
	Empenha-se em manter o entusiasmo da equipe
	
	É uma pessoa empreendedora
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504368519)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia esta notícia com atenção para responder:
Com escolas alagadas ou como abrigo, RJ pode adiar início das aulas na região serrana. 14/01/2011 - 11h04 / Atualizada 14/01/2011 - 15h44
O governo do Estado do Rio de Janeiro informou no início da tarde desta sexta-feira (14) que ao menos cinco escolas estaduais na região serrana do Estado foram alagadas pelas chuvas, que começaram no início desta semana. Há ainda unidades que estão servindo de alojamento a desabrigados da tragédia em São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo Petrópolis. O centro integrado de educação pública (Ciep 472 - Candido Portinari), em Itaipava, funciona como central de recebimento e distribuição de donativos e o Instituto de Educação de Nova Friburgo está recebendo corpos de vítimas. Nesta sexta, equipes da Secretaria de Estado da Educação do RJ foram à região serrana para avaliar prejuízos nas 54 unidades escolares e avaliar providências para que o calendário de 2011 não seja prejudicado. Já foi criado, por exemplo, um grupo de trabalho que irá analisar a necessidade de adiamento do início das atividades escolares e estudar soluções para que os alunos não sejam prejudicados. Estão sem condições de funcionamento os colégios estaduais Cardoso Fontes (Petrópolis), Higino da Silveira (Teresópolis), Lions Club (Teresópolis), Dr. Feliciano Costa (Nova Friburgo) e Dr. Vicente de Moraes (Nova Friburgo). Pelo menos outras três unidades estão sem acesso no momento, como a Professora Zélia dos Santos Cortes, Doutor Tuffy El Jaick e a escola estadual de educação especial Neusa Goulart Brizola, todas em Nova Friburgo. A secretaria informou, via assessoria, também que tenta contato com diversas unidades, que como o restante da cidade está sem luz e sem telefone. Ao todo, das 54 unidades que a Secretaria de Educação do RJ possui na região serrana, 27 delas estão em Nova Friburgo, 11 estão em Teresópolis, 15 em Petrópolis e uma em São José do Vale do Rio Preto. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/01/14/com-escolas-alagadas-ou-como-abrigo-educacao-no-rj-estuda-prorrogar-inicio-das-aulas-na-regiao-serrana.jhtm
Marque a questão correta em relação à organização do calendário escolar, tendo como base o caso específico da reportagem:
		
	
	As aulas terão que iniciar conforme o previsto inicialmente
	
	O calendário escolar não deve atender às peculiaridades locais
	 
	O calendário escolar poderá ser alterado conforme as necessidades, portanto, que cumpram os dias e carga horária prevista em Lei
	
	O calendário escolar não tem flexibilidade
	
	O calendário escolar poderá ser alterado, e com menos de 200 dias letivos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504368752)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(FUNRIO) A gestão educacional é de fundamental importância para a atuação do pedagogo. Entretanto, há diferenças no que concerne às concepções e práticas que configuram sua natureza - tradicional ou democrática. Qual das situações abaixo exemplifica uma gestão democrática?
		
	
	Na Escola Darcy Ribeiro, os professores desenvolvem projetos temáticos anualmente, de acordo com as orientações da coordenação pedagógica sem que a comunidade tenha conhecimento prévio de suas intenções ou objetivos.
	
	Numa aldeia Tupinambá foi realizada uma assembléia com a diretora da escola, com o agente do órgão federal responsável e com os professores para debater as finalidades educativas da escola para com as crianças.
	 
	Na Escola Paulo Freire, a direção realizou uma reunião com os professores para que fossem discutidos problemas relacionados ao uso das dependências externas da escola em feriados e finais de semana.
	
	Na Escola Anísio Teixeira houve um debate entre os professores e a coordenação pedagógica sobre as condições de trabalho no ambiente escolar, que levaram as propostas de melhoria ao diretor da escola.
	 
	O projeto pedagógico de uma organização não-governamental que trabalha junto a uma comunidade indígena na região de Paraty (RJ) considerou as necessidades dos sujeitos envolvidos tanto na elaboração quanto na concretização do mesmo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504368518)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A lista de material escolar faz parte, das despesas de ínicio de ano da maioria das nossas famílias, porém nas escolas públicas nos últimos anos há verba específica para a obtenção dos materiais escolares básicos. As maiores listas de materiais escolares fazem parte da história do aluno durante toda a educação básica, sendo que para o ensino fundamental serão mais anos de listas escolares. Marque a opção que contém, o número de anos de escolaridade do ensino fundamental atualmente:
		
	
	Oito
	 
	Nove
	
	Dez
	
	Quatro
	
	Sete
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504368802)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Escola Nova Fronteira apresentava altos índices de reprovação e de violência. Na avaliação dos professores, as práticas pedagógicas eram individualizadas e não havia articulação interna ou com a comunidade. A professora Clara foi eleita diretora e entendeu que os aspectos administrativos deveriam dar sustentação aos pedagógicos. Liderou um movimento de organização da escola em direção a uma instituição autônoma e democrática. Para isso, Clara considerou alguns dos princípios a seguir.
I - A implementação do projeto político-pedagógico constrói a identidade da instituição por meio de permanente reflexão e discussão.
II - A participação dos pais e da comunidade nas assembléias escolares é uma forma de aproximar a escola da sociedade.
III - A centralização das ações desburocratiza os processos de gestão e de organização.
IV- A gestão colegiada organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a ampla participação.
São princípios da gestão democrática, que devem ser considerados por essa professora APENAS:
		
	
	II e III
	 
	I, II, III e IV
	 
	I, II e IV
	
	I e II
	
	II e IV

Outros materiais