Buscar

CRIME E CASTIGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeira parte
Raskolnikov é um jovem estudante que vivia em um cômodo alugado por uma agiota, sendo que, devido ao seu estado de pobreza não podia pagar o aluguel, sendo que este estava atrasado há vários meses, então ele ficava fugindo da credora para evitar cobranças. Durante o período de estudos Raskolnikov escreveu um artigo que defende e desenvolve um conceito de ser superior, que devido ao seu intelecto e grandes contribuições que possam fazer para o mundo estão isentos de certas leis de moralidade, além do bem e do mal.
Devido a sua situação miséria, pois era de família pobre e dependia da mãe, sendo que ela tinha poucas condições, o que causava tormento a Raskolnikov, então ele desistiu dos estudos por não conseguir custeá-los.
Para obter dinheiro, Raskolnikov penhora alguns bens com a agiota Aliena Ivanovna, que por uma miséria empenha seus objetos, esnobando e explorando-o sem dó nem piedade, motivo que o leva a um sentimento de imensa repugnância, que começava a oprimir e a mortificar o seu espírito, tomava agora tais proporções que não sabia onde refugiar-se para fugir à sua tristeza.
Então, o jovem vai a uma taverna e conhece o bêbado Marméladov, com quem se simpatiza. Marméladov conta sua historia de vida, fala sobre sua família, aonde arruma dinheiro para manter seu vicio, sendo que a situação financeira dessa família é a pior possível, pois devem aluguéis da pocilga onde moram, e mal têm o que comer e vestir.
Raskolnikov vem a conhecê-los pessoalmente e, analisando a situação financeira da família, deu-lhes seus últimos copeques Tomando conhecimento que Sonia, filha de Marmeladov, por influencia de sua madrasta se prostitui para sustentar a família, então ele se aprofunda em seus pensamentos e agora temendo o futuro de sua família, uma vez que também passam por dificuldades.
Ele recebe uma carta de sua mãe contando que o marido de Marfa Pietrovna, Svidrigáilov, assediava sua irmã Avdótia Românovna constantemente, sendo que Marfa Pietrovna veio a surpreendê-lo no momento em que investia contra ela no jardim e, interpretando tudo ao contrário, acreditando que Avdótia Românovna era a culpada, pensando que fora ela quem dera ocasião àquilo. Com isso Marfa Pietrovna mandou sua irmã para a cidade, de volta a casa de sua mãe.
Durante um mês inteiro correram comentários pela cidade sobre o incidente, sendo que ao sair de casa com Avdótia Românovna as pessoas olhavam com desprezo, e chegaram até fazerem comentários de maneira que elas pudessem ouvi-los e também todas as suas amizades os abandonaram.
Porem, o senhor Svidrigáilov reconsiderou e arrependeu-se, e, certamente por piedade por Românovna, informou toda a verdade a sua mulher. Assim, toda a vergonha do caso veio a recair sobre Svidrigáilov, visto ser o principal culpado.
Na carta sua mãe fala também que sua irmã irá se casar com Piotr Pietróvitch Lújin, porém Raskolnikov não agrada da ideia, visto que a intenção desses é não ter obrigações com a esposa e que ela o veja como um marido benfeitor, que esta lhe ajudando a sair da pobreza. Isso desperta em Raskolnikov um ódio do pretendente de sua irmã.
O jovem compara o casamento de sua irmã, que visava o bem estar da família, com a situação vivida pela menina Sonia, que se prostituia para sustentar a família, não diferenciando as duas ações.
Em meio a tudo isso, uma obsessão tomava por completo os pensamentos de Raskolnikov: assassinar e roubar a velha agiota, resolvendo de vez seu problema. Isso não saia de sua cabeça, de modo cada vez mais insistente.
Como não pensava em outra coisa, Raskolnikov planejou como iria fazer para matar Aliena Ivanovna. O rapaz pegou um machado, foi ate a casa da agiota Aliena Ivanovna com o pretexto de penhorar um objeto, mas no intuito de concluir seus planos.
No momento que a agiota analisava o embrulho, que segundo Raskolnikov era uma cigarreira de prata, mas na verdade era um pedaço de madeira, ele retirou a machada debaixo do casaco e desferiu golpes na cabeça da velha, que caiu no chão, sendo verificada por ele a morte da usuraria.
Raskolnikov então pegou as chaves no bolso da velha, e assim abrir à cômoda para pegar os objetos valiosos que ela ali guardava, mas inesperadamente o jovem ouve passos no quarto onde estava o cadáver de Aliena Ivanovna, então o rapaz saiu do quarto correndo e foi ver o que era aqueles barulhos. Lisavieta, irmã de Aliena Ivanovna, estava no quarto olhando para o cadáver de sua irmã quando Raskolnikov chegou e de imediato a golpeou com uma machadada na cabeça, cometendo seu segundo homicídio. Após o crime o rapaz levou os bens de valor de Aliena Ivanovna, porém não usufruiu de tais.
Segunda parte
Logo em seguida ao crime, inicia-se o castigo e uma verdadeira punição psicológica. Raskolnikov não estava preparado psicologicamente para a grande façanha inicial de sua vida, uma tortura moral inesperada e mal compreendida toma o espírito do jovem estudante. É acometido de uma febre inexplicável, alucinações, neuroses que perduram por meses, bruscas crises de irritação contra os parentes e amigos, além de sentimentos confusos como súbitas efusões de generosidade e humanismo para com miseráveis como a família do alcoólatra Marmeladov que morrera atropelado por uma carruagem.
Passados alguns dias, chega para Raskolnikov uma citação do comissariado para que ele comparecesse nas repartições da policia distrital. Ao chegar ao local conheceu Piotr Pietróvitch, juiz de instrução do processo, que lhe fez algumas perguntas sobre o caso, mas logo o liberou.
Com medo que a policia pudesse realizar uma busca em sua casa, de imediato Raskolnikov foi ate sua residência pegou bens que roubou da agiota, pois precisava fazer desaparecer todas as provas do crime. Então, o jovem escolheu um local distante de sua casa e escondeu os bens debaixo de uma pedra de forma que ninguém pudesse encontrar.
Durante o percurso de volta a sua casa Raskolnikov passa perto do local onde reside seu amigo Razumíkhin e resolve fazer-lhe uma visita a fim de procurar ajuda para seus problemas financeiros, mas Raskolnikov fica insatisfeito com o que é oferecido por seu amigo e sai chateado com ele.
Raskolnikov retorna a sua casa e novamente é acometido por febre, alucinações e neuroses. Então, seu amigo Razumíkhin lhe encontra em mau estado de saúde e passa assistir-lhe com a ajuda do caixeiro Zósimov.
Demonstrando um estado de melhora, o jovem estudante retorna ao local onde cometeu o crime, devido a sua consciência moral que o incomoda constantemente, deixando preciosas pistas para os investigadores. Também, um dos pintores que trabalhava no local desconfia das atitudes de Raskolnikov, e assim acusa o jovem de ter cometido o crime.
No decorrer da historia, em um dos encontros com Piotr Pietróvitch, juiz de instrução, este indaga Raskolnikov quanto a um artigo que ele escreve dizendo que os homens são divididos em ordinários e extraordinários, que os ordinários devem viver na obediência e não tem o direito de desrespeitar a lei e os extraordinários tem o direito de praticar crimes e desrespeitar as leis.
O juiz de instrução ainda fala o que acontecera se houver uma confusão e algum ordinário achar que é extraordinário, gerando um debate com Raskolnikov, mas que é interrompido por Razumíkhin.
Terceira parte
Ao chegar a sua residência, ele encontra sua mãe Pulkhiéria Alieksándrovna e sua irmã Avdótia Românovna que acabaram de chegar de viagem. Elas vieram devido ao casamento de Dunia com Piotr Pietróvitch Lújin, o que não agrada Raskolnikov, que discorda da atitude de sua irmã, visto que o casamento seria por motivo econômico. Mesmo com a desaprovação de Raskolnikov, Dunia não desiste do casamento com Lújin.
Quarta parte
Passado alguns dias da chegada de sua mãe e irmã, Raskolnikov recebe a visita de Arkadiji Svidrigáilov, ex-marido de Marfa Pietrovna, que pede para lhe ajudar conquistar sua irmã Avdótia Românovna, visto que ela iria se casar com Piotr Pietróvitch Lújin. Determinado, Svidrigáilov oferece uma quantia em dinheiro para queRomânovna não se case, e também informa que sua ex-mulher deixou outra quantia para a moça.
Quinta parte
Em um encontro com Lújin, Românovna se desentende com ele devido se achar mais importante que Raskolnikov, tendo ele deixado claro que não gosta da presença do jovem estudante, uma vez que o havia ofendido. Motivo ao qual fez ela desistisse de se casar com Lújin.
Raskolnikov procura Piotr Pietróvitch e durante conversa com ele o jovem o deixa transparecer a preocupação com o crime ocorrido, então o juiz de instrução demonstra ao estudante que sabe que foi ele quem cometeu o ato, e que esta o esperando se entregar. Contudo, um homem chamado Nikolai entra na sala do juiz dizendo ser o culpado pelo crime e que deseja depor sobre o fato.
Raskolnikov vai à casa de Sonia e, durante conversa com a moça, confessa que matou a agiota e sua irmã Lisavieta. Então, Sonia tenta convencer o jovem a se entregar a policia, e dizer a todos que cometeu o crime, mas ele não é convencido.
Sexta Parte
Ao sair da casa de Sonia, Raskolnikov é surpreendido por Arkadiji Svidrigáilov, que está morando ao lado da casa da moça, sendo que ele informa a estudante que ouviu sua conversa com Sonia, tomando ciência que foi ele o autor do crime contra a agiota e sua irmã.
Então, o jovem retorna para sua casa e lá estava o juiz de instrução, Piotr Pietróvitch, que novamente começa a insinuar a culpabilidade de Raskolnikov, uma vez que os fatos levam os olhares da investigação em sua direção. Segundo Pietróvitch, Nikolai não é o autor do crime e sim o jovem estudante, e espera que ele se entregue a polícia.
Svidrigáilov envia uma carta a Avdótia Românovna lhe informando sobre o crime cometido por Raskolnikov, no intuito de fazê-la se entregar a ele. Contudo, ela não se deixou levar pela chantagem de Svidrigáilov, com isso ele percebeu que não conseguiria conquista-la, então ele a deixou ir e não mais a incomodou. Após isso, Svidrigáilov suicidou-se.
Devido a influencias de sua irmã Avdótia Românovna, Sonia e a pressão feita por Piotr Pietróvitch, além do peso na consciência, Raskolnikov decide se entregar a policia, e assim foi enviado para a Sibéria para cumprir sua pena, sendo acompanhado por Sonia, que declarou gostar do rapaz e que o seguiria para onde ele fosse.

Continue navegando