Buscar

ENSINO CLÍNICO VII TEÓRICO ALTA COMPLEXIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201302684468)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No trauma cranioencefálico pode ocorrer o aumento da pressão intracraniana. Qual o diurético utilizado com o objetivo de evitar o aumento da Pressão intracraniana?
	
	
	
	Espirolactona
	
	Vasopressina
	
	Furosemida
	 
	Manitol
	
	Hidroclorotiazida
	
	
	2a Questão (Ref.:201302697209)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No atendimento a uma paciente com traumatismo craniencefálico em uma unidade de terapia intensiva, é função do enfermeiro manter as vias aéreas da paciente livres por meio da aspiração orotraqueal, manter a cabeça da paciente em decúbito elevado e alinhada, atentar para crises convulsivas, monitorar a pressão arterial e a respiração e observar o nível de consciência da paciente. Assinale a alternativa INCORRETA, em relação aos outros cuidados de enfermagem ao paciente neurológico com TCE.
	
	
	 
	Manter os niveis de pressão arterial de CO2 acima de 48mmhg.
	
	Verificar a drenagem do LCR (cor, quantidade, outros) do sistema da PIC.
	
	Medir e marcar o eixo neurológico do paciente.
	
	Verificar os SSVV, atentando para elevação da PA e Hipotermia.
	
	Realizar as medidas de Proteção neurológica.
	
	
	3a Questão (Ref.:201302739186)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(INSTITUTO AOCP, 2015 - EBSERH Adaptada) Ao realizar Escala de Coma de Glasgow em uma paciente foi identificado que ela apresentava abertura ocular ao ser chamada, falava palavras inapropriadas e não movimentava os membros, porém apontava o local da dor. Qual é a pontuação, de acordo com a Escala de Coma de Glasgow , para este paciente?
	
	
	
	9.
	
	10.
	
	8.
	
	12.
	 
	11.
	
	
	4a Questão (Ref.:201302719743)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma Acidose Respiratória, podemos afirmar que o paciente apresentará os seguintes parâmetros, na gasometria:
	
	
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	HCO3 diminuído, pH aumentado,pCO2 diminuído e Excesso de Base aumentado.
	
	HCO3 aumentado,pH aumentado,pCO2 aumentado e Excesso de Base aumentado.
	 
	HCO3 diminuído, pH diminuído,pCO2 diminuído e Excesso de Base diminuído.
	
	HCO3 diminuído,pH aumentado,pCO2 diminuído e Excesso de Base aumentado.
	
	
	5a Questão (Ref.:201302442842)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando o paciente apresenta um quadro de Meningite, uma das principais condutas a serem realizadas é a redução da hipertermia. Isso deve-se ao fato de:
	
	
	 
	Evitar o aumento das demandas metabólicas que podem aumentar a Pressão Intra Craniana (PIC).
	
	Aumentar o consumo de corticosteroides.
	
	Aumentar a ingesta hídrica.
	
	Diminuir a ingesta hídrica.
	
	Evitar a diminuição das demandas metabólicas que podem aumentar a Pressão Intra Craniana (PIC).
	
	1a Questão (Ref.:201302738835)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, com diagnóstico de hepatite crônica foi atendida pelo SAMU em sua residência com relato de falta de ar progressiva havia quatro dias, desconforto torácico ventilatório-dependente e sonolência havia doze horas. O exame físico, na admissão, mostrou pressão arterial de 65 mmHg × 45 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e frequência respiratória de 30 irpm. Durante a realização desse exame, a paciente tornou-se arresponsiva, sem respiração espontânea e sem pulso arterial central. Como naquele momento inicial nem o desfibrilador/monitor cardíaco e nem o material de intubação orotraqueal estavam disponíveis (encontravam-se na ambulância), o enfermeiro iniciou os procedimentos de suporte básico de vida.
As recomendações de suporte básico de vida, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração (American Heart Association - AHA, 2015) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e de Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), recomendam nesse caso que os efetivos procedimentos de RCP iniciem-se por:
	
	
	
	ventilações artificiais.
	 
	compressões torácicas.
	
	aplicação de soco precordial.
	
	abertura das vias aéreas.
	
	verificação da resposta pupilar.
	
	
	2a Questão (Ref.:201301951057)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O coração recebe seu suprimento sanguíneo através de duas artérias coronárias: Direita e esquerda que se ramificam e percorrem a superfície externa dos ventrículos e dão origem a ramos menores que penetram em todas as partes do coração. Neste contexto, as causas do IAM são diversas, caracterizando um quadro clínico nem sempre específico. Os locais e os tipos de infarto também têm sua variedade. Considerando o exposto assinale a alternativa correta.
	
	
	
	24 hs após o início dos sintomas é possível identificar no traçado do ECG alterações tais como a ausência de onda P.
	
	Normalmente o infarto não desencadeia arritmias. A presença de leucocitose e temperatura não está associada ao IAM.
	
	A atividade das enzimas CPK e DHL são normais e somente se alteram tardiamente.
	 
	A CPK esta elevada logo nas primeiras horas e com seu pico máximo em 24 hs retornando ao normal em 2-3 dias. Seu valor normal é de 65-75UI/l. Esta enzima pode ter sua atividade influenciada por lesões por injeção IM.
	
	O ECG demonstra ausência de onda P, QRS alargado e ou ausente e supra desnivelamento do segmento ST
	
	
	3a Questão (Ref.:201302453841)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O choque hipovolêmico é causado pela perda de líquidos ou de sangue súbitos. Qual é o primeiro sinal de choque hipovolêmico?
	
	
	 
	Taquicardia
	
	Pele fria
	
	Palidez
	
	Hipertensão
	
	Hipotensão
	
	
	4a Questão (Ref.:201302716332)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando um traçado normal de um eletrocardiograma (ECG), assinale a alternativa que aponta a correlação das ondas do ECG com as etapas do ciclo cardíaco. Considerando um traçado normal de um eletrocardiograma (ECG), assinale a alternativa que aponta a correlação das ondas do ECG com as etapas do ciclo cardíaco. Considerando as ondas do eletrocardiograma (ECG) e suas correlações com cada fase do ciclo cardíaco, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	 
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - repolarização das fibras de Purkinje; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização ventricular; onda U - despolarização muscular atrial.
	
	Onda P - despolarização da musculatura ventricular; complexo QRS - despolarização muscular atrial; onda T - repolarização ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - repolarização ventricular; onda T - despolarização da musculatura ventricular; onda U - repolarização das fibras de Purkinje.
	
	Onda P - despolarização muscular atrial; complexo QRS - despolarização da musculatura ventricular; onda T - repolarização das fibras de Purkinje; onda U - repolarização ventricular.
	
	
	5a Questão (Ref.:201302354798)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual o teste que devemos realizar antes da cateterização de uma artéria?
	
	
	
	Teste dos olhos de boneca;
	
	Teste Calórico;
	
	Teste de Homans;
	
	Teste de Blumberg;
	 
	Teste de Allen;
	
	1a Questão (Ref.:201301840086)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Constitui um cuidado que não pode ser aplicado em clientes com apendicite:
	
	
	
	Administração de antibióticos
	
	Preparo para cirurgia
	
	Controle da dor
	
	Instalação de acesso venoso periférico
	 
	Administração de enemas
	
	
	2a Questão (Ref.:201301843204)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	AS EXTRAS-SÍSTOLES PODEM SER CLASSIFICADAS EM:
	
	
	 
	SUPRAVENTRICULARES
E VENTRICULARES
	
	VENTRICULARES ATRIAIS
	
	SUPRAVENTRICULARES E JUNCIONAIS
	
	JUNCIONAIS
	
	ATRIAS
	
	
	3a Questão (Ref.:201302490533)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Um rapaz de 28 anos, com HIV/AIDS, vítima de acidente automobilístico, encontra-se sob observação na unidade de emergência após avaliação e intervenção médica para fratura de fêmur direito (aparelho gessado), acompanhado de sua esposa. No registro de enfermagem consta: 10:00 - Pressão arterial 150 x 100mmHg, freqüência respiratória 36 i.p.m., freqüência cardíaca 90 b.p.m.; apresenta-se lúcido, orientado no tempo e no espaço; suor profuso; rigidez corporal; pupilas dilatadas e esforço respiratório. Foi administrada a medicação prescrita (analgésico do tipo antiinflamatório não-esteroidal e opióide). Relata dor persistente. Diante do caso, devem ser consideradas as seguintes intervenções: I - solicitar reavaliação médica, pois apresenta midríase e aumento da tensão muscular, um sinal de dor aguda; II - reposicionar o paciente no leito em Posição de Fowler modificada, pois apresenta dispnéia, um sintoma de descompensação cardiorrespiratória; III - investigar a temperatura e coloração da extremidade do membro inferior direito, pois sinaliza compressão nervosa pelo aparelho gessado. A seqüência correta das intervenções a serem adotadas é:
	
	
	
	I, III e II.
	 
	II, III e I.
	
	III, I e II.
	
	II, I e III.
	 
	I, II e III.
	
	
	4a Questão (Ref.:201301904907)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A utilização da ventilação mecânica da maneira e indicação corretas, muitas das vezes é o diferencial entre a vida e a morte do paciente. Sendo assim, ao enfermeiro são atribuídas funções quando no atendimento ao paciente crítico (alta complexidade), entre elas, o manuseio deste equipamento e as suas indicações, para que desta forma possa auxiliar os demais componentes da equipe multiprofissional de saúde em prol do paciente. Considerando a importância da utilização do ventilador mecânico em setores que normalmente encontram-se pacientes que necessitam de cuidados de alta complexidade, entre eles a emergência e o CTI, analise as afirmativas abaixo: I. Podemos citar como alguns objetivos da ventilação mecânica: aumentar o volume pulmonar, reduzir o trabalho do músculo respiratório, prevenir ou reverter atelectasias, entre outros. II. Nos ventiladores ciclados, a inspiração termina após um tempo inspiratório pré-determinado e a quantidade de gás ofertada varia a cada respiração, pois depende da mecânica ventilatória. III. Em casos de pacientes que não conseguem realizar esforço respiratório, poderemos utilizar a ventilação controlada, pois nesse modo ventilatório o volume-minuto é totalmente dependente do ventilador. Após a análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
	
	
	 
	I - II - III
	
	I - II
	
	II
	
	I
	
	I - III
	
	
	5a Questão (Ref.:201301842989)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	MARQUE O PADRÃO OURO PARA CONFIRMAÇAO DO POSICIONAMENTO DO CATETER ENTERAL APÓS SUA INTRODUÇÃO NO TRATO DIGESTÓRIO:
	
	
	
	AUSCULTA GÁSTRICA
	
	ASPIRAÇÃO DO LÍQUIDO GÁSTRICO
	
	AUSCULTA GÁTRICA E AUSCULTA EM FLANCO DIREITO
	
	pH GÁSTRICO
	 
	RX DE ABDOME
	
	1a Questão (Ref.:201302684793)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O trauma torácico é frequente em traumatizados e apresenta risco à vida se não identificado rapidamente durante a avaliação inicial. Sobre o trauma de tórax, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
	
	
	
	O tórax instável (retalho costal móvel) ocorre quando um segmento da parede torácica não tem mais continuidade óssea com a caixa torácica. geralmente é consequente a um trauma que provoca múltiplas fraturas de arcos costais, ou seja, duas ou mais fraturas em dois ou mais lugares.
	
	Pneumotórax Aberto (Ferida Torácica Aspirativa): grandes ferimentos da parede torácica, que permanecem abertos resultam em pneumotórax aberto, também denominado ferida torácica aspirativa.
	
	As principais lesões torácicas que afetam a ventilação: pneumotórax hipertensivo, pneumotórax aberto (ferida torácica aspirativa), tórax instável (retalho costal móvel) com contusão pulmonar e hemotórax maciço.
	
	Durante o exame físico: a palpação de movimentos respiratórios anormais e de crepitação decorrente de fraturas de arcos costais ou de cartilagens ajuda no diagnóstico.
	 
	No trauma torácico, a correção da hipoventilação, a administração de oxigênio umidificado e a reposição volêmica constituem-se nas medidas terapêuticas secundárias.
	
	
	2a Questão (Ref.:201302490527)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O Senhor Mário, 40 anos, solteiro, sem familiares próximos, trabalhador da construção civil, sofreu um acidente de trabalho que o levou a um quadro hemorrágico. Está internado em uma unidade de cuidados intermediários, com diagnóstico de choque hipovolêmico. Na prescrição de medicamento consta infusão contínua de noradrenalina. Diante do caso, devem ser consideradas as seguintes intervenções: I - controlar a infusão da droga, avaliar o acesso venoso e contatar o serviço social; II - monitorizar o padrão respiratório e o débito urinário e notificar o acidente de trabalho; III - monitorizar a freqüência cardíaca e a pressão arterial e desenvolver a escuta terapêutica; IV - avaliar o nível de consciência e o padrão respiratório e solicitar reavaliação periódica.
	
	
	
	III e IV.
	 
	II e III.
	
	I e II.
	 
	I e III.
	
	I e IV.
	
	
	3a Questão (Ref.:201302270819)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao receber na emergência um paciente idoso com quadro de dispnéia intensa e progressiva com agitação, insuficiência ventilatória pela inundação dos alvéolos, com expectoração rósea, pensamos em qual alteração pulmonar?
	
	
	 
	Edema Agudo de Pulmão
	
	Enfisema Pulmonar
	
	Tumor Pulmonar
	
	Fibrose Pulmonar
	
	Tuberculose Pulmonar
	
	
	4a Questão (Ref.:201302688919)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Traumatismo Cranioencefálico representa a principal causa de óbitos e sequelas no Brasil, em especial nos pacientes politraumatizados. Entre as principais causas estão: acidentes com veículos de duas e quatro rodas (50%), desaceleração vertical - queda (21%), Causas externas - assaltos e agressões (12%), Traumas esportivos e recreação (10%). No Brasil, anualmente meio milhão de pessoas requerem hospitalização devido a traumatismos cranianos, destas, 75 a 100 mil pessoas morrem no decorrer de horas enquanto outras 70 a 90 mil desenvolvem perda irreversível de alguma função neurológica. Em função de sua alta ocorrência e malignidade, os distúrbios respiratórios são causas frequente no atendimento de Pronto Socorro. Relacionado a assistência de enfermagem a pacientes com disfunção respiratória, marque a alternativa correta:
	
	
	
	Na ausculta do tórax, os ruídos estertores indicam ausência de infecção e/ou inflamação.
	
	NRA
	
	A inspiração causa retração do externo, dos arcos costais e mandíbula.
	 
	A hiperextensão da cabeça é a forma mais simples de deixar as vias aéreas superiores pérvias, causada pela queda da língua.
	
	Na avaliação dos volumes pulmonares, entende-se que o paciente está ventilado adequadamente quando o volume corrente está programado de acordo com a altura do paciente.
	
	
	5a Questão (Ref.:201302713758)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Trauma de Tórax é frequente em politraumatizados e apresenta risco à vida se não identificado rapidamente durante a avaliação inicial. Sobre o Taruma de Tórax leia atentamente as assertivas que se seguem:
I. Características da ventilação como um todo devem ser avaliadas através da inspeção, percussão, palpação e ausculta.
II. As principais lesões torácicas que afetam a ventilação: pneumotórax hipertensivo, pneumotórax aberto (ferida torácica aspirativa), tórax instável (retalho costal móvel) com contusão pulmonar e hemotórax
maciço.
III. As lesões traumáticas da parte superior do tórax podem criar um defeito palpável na região da articulação esternoclavicular com luxação posterior na cabeça da clavícula , causando obstrução da via aérea superior.
IV. O tratamento do pneumotórax hipertensivo é cllínico e reflete ar sob pressão no espaço pleural.
V. Após a intubação, uma das causas mais comuns de perda do murmúrio vesicular do hemitórax esquerdo é a intubação seletiva do brônquio principal esquerdo.
São assertivas CORRETAS:
	
	
	 
	I, II. III. IV
	
	I, II, III, IV, V
	
	II, III, V
	
	III, IV
	
	III, IV, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando