Buscar

CASO CLÍNICO tireoide presidente Bush

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema para reflexão e discussão em sala de aula sobre a doença de Graves oriunda da disfunção da glândula tireóide:
	O hipertireoidismo – uma condição em que a tireóide produz uma grande quantidade de hormônio da tireóide – é contagioso? Era o que algumas pessoas queriam saber quando, em 1991, o presidente Bush e a primeira-dama foram diagnosticados com a doença de Graves, a forma mais comum de hipertireoidismo. Entretanto, a doença de Graves, não é causada por vírus ou bactérias, e não pode ser transmitida de uma pessoa para outra. Muitos médicos acreditam que talvez alguma coisa na Casa Branca tinha precipitado o duplo diagnostico do problema de tireóide.Esta coisa foi provavelmente o estresse. Com formato de borboleta, a glândula tireóide localiza-se na traquéia abaixo do pomo-de-adão. Como resposta a sinais hormonais liberados a partir do hipotálamo e da adenohipofise, a glândula tireóide concentra iodo, um elemento químico encontrado no alimento (comumente é adicionado ao sal de cozinha) e combina-o com o aminoácido tirosina para fazer dois tipos de hormônios, a tirosina e a triiodotironina. Estes hormônios da tirosina possuem um papel importante em muitas funções corporais, incluindo a regulação do crescimento e desenvolvimento, consumo de oxigênio e a manutenção da temperatura.
Questão 1 –
A qual das três classes de hormônios os hormônios da tireóide pertencem?
Se a dieta de uma pessoa é pobre em iodo, diga o que acontece com a produção da a tiroxina.
A produção de hormônio da tireóide é regulada pelo hormônio estimulante da tireóide, TSH, um hormônio secretado pela adenohipófise. A produção de TSH, por sua vez, é regulada pelo neuro -hormônio TRH ou hormônio liberador da tireóide, produzido no hipotálamo. Normalmente , quando as concentrações de hormônio da tireóide aumentam no sangue, a retroalimentação negativa diminui a secreção de TRH e TSH
Questão 2 – Se os hormônios da tireóide são necessários para regular o consumo de oxigênio e para a manutenção da temperatura corporal, prediga os possíveis sintomas de hipertireoidismo.
A doença de Graves é uma forma de hipertireodismo. Portanto, o objetivo do tratamento é reduzir a atividade hormonal da tireóide. Um tipo de tratamento envolve o uso de drogas que impedem que a glândula tireóide utilize o iodo. Outro tratamento consiste no uso de uma única dose de iodo radioativo que resulta na destruição do tecido da tireóide. Um terceiro tratamento é a remoção cirúrgica de toda ou parte da glândula tireóide. Algumas vezes estes tratamentos destroem completamente a função glandular. Nestes casos, os pacientes devem tomar hormônios artificiais da tireóide para o resto da vida.
Questão 3 – Por que o iodo radioativo, e não algum outro elemento radioativo, como o cobalto, é utilizado para destruir o tecido da tireóide?
A doença de Graves faz com que a glândula tireóide produza muito mais tirosina.As pessoas com doença de Graves, portanto, têm concentrações elevadas de tirosina no sangue.Suas concentrações de TSH são muita baixas.
Questão 4 – Se as concentrações de TSH são baixas, mas as concentrações de tiroxina são altas, seria a doença de Graves um distúrbio secundário (que se origina como resultado de problemas com a adenohipofise ou hipotálamo) ? Explique sua resposta.
Pesquisador têm apreendido que a doença de Graves é um distúrbio que envolve o sistema imunológico. Nesta condição, o corpo produz proteínas que mimetizam o TSH e enganam a tireóide para produzir os hormônios tireoidianos. Mais mulheres que homens são diagnosticados com a doença de Graves, talvez em decorrência da influencia dos hormônios femininos sobre a função da tireóide.O estresse também está implicado no hipertireoidismo. De fato, políticos e médicos citam o estresse da guerra do Golfo como o evento político que impediu a eleição presidencial de Bush, bem como uma possível doença de Graves diagnosticada no presidente e na primeira dama em 1991. 
Questão 5 – Na doença de Graves, por que a retroalimentação negativa não interrompe a produção de hormônio da tireóide antes que ela se torne excessiva.

Continue navegando