Buscar

Acidose x Alcalose

Prévia do material em texto

Acidose x Alcalose –controle nervoso da respiração
Conceito
 São distúrbios resultantes de variações da pressão parcial de CO2(Pco2) no sangue arterial sistêmico.
 Na acidose, há um aumento da Pco2 do sangue arterial sistêmico, que fica acima de 45mmHg e diminuição, abaixo de 7,35, do pH, caso não haja compensação. Causado normalmente por hipoventilação decorrente de enfisema, edema pulmonar, trauma ao centro respiratório, obstruções das vias respiratórias ou disfunção dos músculos que auxiliam na respiração.
 Na alcalose, a Pco2 do sangue arterial cai ficando abaixo de 35mmHg e aumento, acima de7,45, do pH. Causado normalmente por hiperventilação resultante da deficiência de oxigênio, doença pulmonar, acidente cérebro vascular ou ansiedade excessiva.
Mecanismo compensatório
 Na acidose, acontece a compensação renal, ocorre um aumento na eliminação de H+ e um aumento na reabsorção de HCO3. Se a compensação for completa, o pH ficara dentro da normalidade, mas a Pco2 ficara elevada.
 Na alcalose a compensação renal também acontece, porém uma diminuição na eliminação de H+ e diminuição na reabsorção de HCO3. Se a compensação for completa, o pH ficara dentro da normalidade, mas a Pco2 ficara baixa.
Efeitos
 A acidose tem como principal efeito a depressão do sistema nervoso central pela depressão da transmissão sináptica. O indivíduo fica desorientado, entra em coma e pode morrer.
 Já na alcalose o principal efeito e a excitabilidade excessiva tanto no sistema nervoso central como nos nervos periféricos resultando em nervosismo, espasmos musculares, convulsões e morte.

Continue navegando

Outros materiais