Buscar

Democracia Direta+. indireta e semi direta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Democracia Direta
É quando a soberania popular é exercida diretamente pelo povo, sem que haja a ocorrência de eleição de representantes. Portanto, ao contrário da democracia indireta, as aprovações das leis e das decisões governamentais passam pelo crivo direto da população, que é chamada a se manifestar sobre o assunto.
A Democracia com decisão Direta foi praticada originariamente na Grécia Antiga. Mas, atualmente, apenas na Suíça (Confederação de Cantões), alguns Cantões exercem a democracia direta para determinados termos políticos, ou seja, a população é chamada a decidir, no lugar da deliberação do Parlamento local, via de regra, a democracia direta só se torna viável em territórios de pequena área e com a população bem reduzida.
No Brasil, em face de grande população e da grandeza de muitos Estados-membros, ela é difícil de ser praticada. No futuro, porém, com a expansão e a divulgação da informática, poderá haver maior número de consultas populares, devendo-se diretamente o povo ou quem sabe até a votação de projetos de leis passar a ser feita por meio do voto direto pela internet.
Muitos defendem que o sistema de democracia direta deveria ser ampliado, no Brasil, com o uso da informática, municípios e Estados seríamos precursores, podendo aprovar certos projetos de leis por votação direta. O tema ainda é pouco reinado nos combates sobre reforma política.
Democracia Indireta
A chamada Democracia Indireta também é conhecida por democracia representativa, uma vez que a população exerce o seu poder soberano por intermédio dos representantes que elege.
Por meio das eleições, o povo é convocado a delegar seu poder soberano de decidir os seus representantes que, de forma indireta, exercem o Poder Popular.
Com o crescimento demográfico atual, ficou praticamente inviável a reunião dos milhões de cidadãos, no mesmo momento, dentro de um mesmo espaço público, para deliberar e aprovar diretamente as leis e as decisões governamentais, ao estilo de uma democracia direta.
Além disso, a complexidade do mundo cheio de questões específicas em diversas áreas de atividade de um País, como a jurídica, de variados meios de transportes, segurança pública, o ensino, as áreas tecnológicas, forças armadas, saúde pública, meio ambiente, democracia, etc., vem requerer um conhecimento profundo e estudo da matéria por meios técnicos e políticos especializados.
Democracia Semidireta
No sistema de democracia semidireta, o Estado tem a oportunidade de praticar a soberania popular pela forma direta e também pela indireta, ou seja, pratica ambas ao mesmo tempo. Para muitos estudiosos, o Brasil se inclui no sistema de democracia semidireta, pois as assembleias Legislativas, o Congresso Nacional, as Câmaras de Vereadores e os membros do Executivo são eleitos representantes do povo e, assim, exercem o poder popular indiretamente.
De outro lado, a população também decide e manifesta seu poder de forma direta (não somente indiretamente), como no caso dos plebiscitos, referendos e projetos de lei de iniciativa popular. É o que se tem denominado de “democracia participativa”, em que a sociedade é chamada a opinar por meio de debates públicos, audiências públicas, etc.
Considerando que os projetos de leis de iniciativa popular têm tomado grande impulso no seio da sociedade, alguns analistas pretendem que o governo e o parlamento façam mais consultas à população através dos plebiscitos e referendos.
Nos últimos 20 anos, o País organizou dois plebiscitos. No primeiro, a população votou para escolher entre manter a República ou restaurar a monarquia e entre presidencialismo e parlamentarismo. O outro plebiscito foi sobre a proibição ou não do uso de arma de fogo pela população civil.
A maioria dos países civilizados e democráticos em todo o mundo adota a democracia semidireta.
Tarcisio Francisco dos Santos é advogado, procurador-geral do município de Aparecida de Goiânia, comendador, pós-graduado em Direito Constitucional e Eleitoral pela PUC-GO e ex-vereador

Outros materiais