Buscar

BDQ 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
	Avaliando Aprend.: CCJ0030_SM_207388833 V.1 
	Aluno(a): MARIA NETA
	Matrícula: 207388833
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	03/06/2018 11:34:07 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201308337874)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em matéria de competência tributária residual, assinale a alternativa correta:
		
	
	c) Os municípios só podem criar impostos que não tenham fato gerador ou base de cálculo idênticos aos dos impostos previstos na Constituição.
	 
	b) A União não pode criar impostos cumulativos, bem como deve exercer a competência residual exclusivamente através de lei complementar.
	
	e) A União pode criar impostos cumulativos.
	
	a) A União pode criar taxas que tenham base de cálculo idêntica à dos impostos.
	
	d) Os Estados não podem criar empréstimos compulsórios que tenham base de cálculo idêntica à dos impostos previstos na Constituição.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201308087084)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A receita arrecadada mediante a exploração econômica do patrimônio da entidade como juros, aluguéis, dividendos, constitui-se uma receita
		
	 
	corrente
	
	de contribuições
	
	de capital
	
	tributária
	
	de serviços
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201307608530)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A competência tributária não se confunde com a capacidade tributária ativa. Aquela se traduz na aptidão para instituir tributos, enquanto esta é o exercício da competência, ou seja, a aptidão para cobrar tributos. Nesse sentido, é correto afirmar que:
		
	
	em virtude do princípio federativo, que, entre outras consequências, delimita entre os entes políticos o poder de tributar, ao Distrito Federal compete apenas instituir espécies tributárias próprias dos Estados-membros da federação.
	
	compete ao Município instituir e cobrar o ITR (imposto territorial rural), e ficará com toda a receita arrecadada.
	
	compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos, taxas, contribuições de melhoria, assim como as contribuições para o custeio do serviço de iluminação pública.
	 
	em Território Federal, os impostos estaduais são de competência da União. Caso o Território não seja dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais também são de competência da União.
	
	a União pode instituir, via lei ordinária, impostos além dos previstos na Constituição, mediante dois requisitos: que eles sejam não cumulativos e que não tenham fato gerador próprio dos impostos já previstos constitucionalmente.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201308294132)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação a competência tributária é correto afirmar:
		
	
	Quanto a sua titularidade, a competência tributária pode ser: exclusiva, cumulativa e comum
	
	A competência para a instituição da taxa de contribuição de melhoria é exclusiva da União e dos Estados membros da Federação.
	
	Quanto a sua titularidade, a competência tributária pode ser: exclusiva (a exemplo dos Estados que podem instituir empréstimos compulsórios), cumulativa (a exemplo do Distrito Federal, que legisla como Estado e Município) e comum (a exemplo das taxas de serviço, que devem ser reguladas pelo ente político responsável pela respectiva prestação)
	 
	Quanto a sua titularidade, a competência tributária pode ser: exclusiva (a exemplo dos Estados que podem instituir empréstimos compulsórios), cumulativa (a exemplo do Distrito Federal, que legisla como Estado e Município) e comum (a exemplo das taxas de serviço, que devem ser reguladas pelo ente político responsável pela respectiva prestação) ou residual (atribuída a união, que pode instituir novos impostos além daqueles previstos na Constituição Federal).
	 
	A instituição de tributos é tarefa tipicamente legislativa, portanto, política.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201307620580)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as taxas, podemos afirmar, como alternativa correta, que:
		
	
	As atividades gerais do Estado não devem ser financiadas com os impostos, e sim com as taxas.
	
	A atuação estatal referível, que pode ensejar a cobrança de taxa, não pode consistir no exercício regulado poder de polícia.
	
	A atuação estatal referível, que pode ensejar a cobrança de taxa, pode consistir na prestação ao contribuinte, ou na colocação à disposição deste, de serviço público específico, divisível ou não.
	
	O poder de policia, que enseja a cobrança da taxa, considera-se regular quando desempenhado pelo órgão competente e nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, com abuso ou desvio de poder.
	 
	O fato gerador da taxa não é um fato do contribuinte, mas um fato do Estado; este exerce determinada atividade, e por isso cobra a taxa das pessoas que dela se aproveitam.

Continue navegando