Buscar

Farmacotécnica II

Prévia do material em texto

FARMACOTÉCNICA II
	Avaliando Aprend.: SDE0095_SM_201509618678 V.1  
	Aluno(a): ANA CAROLINA SANTOS PADILHA
	Matrícula: 201509618678 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	18/04/2018 10:44:12 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201510482915)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Os agentes tensoativos apresentam a propriedade de diminuir a tensão interfacial entre o óleo e a água, encontram seu papel fundamental na estabilização de emulsões e microemulsões. São exemplos de tensoativos de origem natural:
		
	
	Polissorbato 80 e Cetrimida
	
	Trietalonamina e Lecitina 
	
	Fosfatidilcolina e Cera de Abelha
	
	Cera de Abelha e Lanolina
	
	Lanolina e Estearato de Sódio
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201510564263)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Os agentes tensoativos incluem uma enorme gama de compostos, tornando muito difícil a sua classificação química. Entretanto, uma conveniente classificação pode se elaborada segundo a ionogeneidade dos agentes tensoativos, isto é, a diferenciação está no diferente comportamento de dissociação iônica e a maneira em que ocorre a migração da parte representativa do tensoativo durante uma eletrólise. De acordo com este comportamento, teremos então:
I- Tensoativos Aniônicos
II- Tensoativos Catiônicos
III- Tensoativos Não iônicos
IV- Tensoativos Anfóteros
 
(---) Caracterizam-se por apresentar um grupo polar positivo quando em solução aquosa. Apresentam boas propriedades emulsionantes. Os sais de amônio quaternário são os principais representantes dessa classe.
( ---) Caracterizam-se pelo fato de o grupamento hidrofílico da molécula não possuir carga negativa nem positiva, quando em solução aquosa. São, normalmente, utilizados como agentes emulsionantes em formulações de cremes e loções. Apenas alguns tipos desses tensoativos possuem aplicações em formulações de shampoos.
( --- ) Caracterizam-se pela propriedade de formarem um íon tensoativo negativo ou positivo , dependendo do pH do meio onde estão solubilizados. Apresentam-se como bons agentes emulsivos e bons detergentes.
( --- ) São aqueles cujo grupamento polar possui carga negativa quando em solução aquosa. Estes tensoativos são via de regra, superiores aos demais no que se refere ao poder de espuma , e na capacidade detergente apresentam também boas propriedades emulsivas. A seqüência correta será:
		
	
	III, IV, I, II
	
	II, III, IV, I 
	
	IV, I, II, III
	
	I, II, III, IV
	
	II, IV, III, I
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201510748691)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	São agentes empregados para aumento da viscosidade e redução da velocidade de sedimentação de partículas em um veículo no qual elas não são solúveis:
		
	
	Agentes emulsificantes
	
	Agentes suspensores
	
	Agentes plasticantes
	
	Agentes levigantes 
	
	Agentes surfactantes
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201510479776)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	As emulsões são sistemas bifásicos nos quais um líquido está disperso em outro líquido na forma de pequenas gotículas. A emulsificação de duas fases imiscíveis pode ser obtida quando se aplica energia a um sistema para criar uma barreira física e/ou eletrostática em torno das gotículas formadas. Sobre esses sistemas, analise as afirmações abaixo: I. A consistência das emulsões não depende da viscosidade da fase contínua. II. O que determina que tipo de emulsão será formado é a proporção entre fase aquosa e fase oleosa. III. Os agentes emulsionantes formam filme ao redor das gotículas dispersas, por isso é importante determinar a concentração suficiente para que eles possam recobrir todas as gotículas da fase interna. IV. As emulsões simples do tipo água em óleo (A/O) são mais gordurosas e viscosas do que as do tipo óleo em água (O/A). V. Agentes emulsionantes naturais, como goma arábica, cera de abelha, lanolina, não variam suas características lote a lote. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	Apenas IV
	
	I e V
	
	I, II, III, IV e V
	
	III e IV
	
	II, III e IV
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201510499197)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	As formas farmacêuticas foram desenvolvidas para facilitar a administração de medicamentos a pacientes de faixas etárias diferentes ou em condições especiais, e para permitir seu melhor aproveitamento. Com relação às formas farmacêuticas emulsões e suspensões assinale a alternativa correta. 
		
	
	Um efeito não desejado, que interfere com a estabilidade de uma suspensão, é o caking, fenômeno que ocorre quando as partículas estão agregadas de modo bastante próximo, o que dificulta a sua redispersão. 
	
	A emulsão é uma dispersão na qual a fase dispersa é líquida, e o meio de dispersão é sólido.
	
	A emulsão é uma forma farmacêutica pouco versátil; por isso, não existem muitas formulações que a utilizem.
	
	A velocidade de sedimentação das partículas de uma suspensão deve ser rápida e a agitação deve ser vigorosa para que ocorra redispersão das partículas. 
	
	No tipo mais comum de emulsão, a emulsão óleo em água (O/A), a fase dispersante, ou externa, é o óleo; enquanto a fase dispersa, ou interna, é a água.
	
	1a Questão (Ref.:201510329823)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	No preparo de suspensão farmacêutica, além da eficácia, estabilidade química, durabilidade do preparado e da aparência, a alternativa que representa uma boa preparação é: 
		
	
	Boa suspensão sedimenta lentamente e volta a dispersar com agitação suave. 
	
	Boa suspensão nunca sedimenta. 
	
	Boa suspensão se separa em duas fases. 
	
	Boa suspensão sedimenta rapidamente e volta a dispersar com agitação vigorosa.
	
	Boa suspensão sedimenta rapidamente e volta a dispersar com agitação suave. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201509826462)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Baseada nas teorias mais aceitáveis dentro do estudo da emulsificação, podemos dizer que: I. A teoria da da Tensão superficial ou interfacial diz que quando um líquido está em contato com outro líquido no qual seja imiscível ou insolúvel, é necessário a partcipação da substância tensoativo para reduzir a resistência à fragmentação e diminuir as partículas a tamanhos menores; II. A Teoria da Cunha orientada diz que a fase em que o emulsificante é mais solúvel geralmente se transforma na fase contínua da emulsão; III. A teoria da película interfacial ou plástica o agente emulsivo orienta-se na interface o/a, circundando as gotículas da fase interna como uma fina película adsorvida na sua superfície; IV. Segundo a teoria da cunha orientada um emulsificante mais hidrófilo que hidrófobo produz uma emulsão de óleo em água e um emulsificante mais hidrófobo que hidrófilo produz uma emulsão de água e óleo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A( ) V/V/V/F B( ) V/V/V/V C( ) V/V/F/F D( ) F/F/V/F
		
	
	V/V/F/F 
	
	F/F/V/F
	
	V/V/V/F 
	
	V/V/V/V 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201509804781)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A via de administração de medicamentos adequada para volumes moderados, veículos oleosos e algumas substâncias irritantes é: 
		
	
	oral
	
	intramuscular 
	
	intravenosa. 
	
	subcutânea 
	
	intratecal 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201510440091)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Gorduras ou óleos destinados à administração oral, tanto como medicamentos propriamente ditos quanto veículos para fármacos lipossolúveis, serão invariavelmente formulados como:
		
	
	Xaropes dietéticos.
	
	Emulsões água em óleo;
	
	Emulsões óleo em água; 
	
	Errinos;
	
	Soluções orais;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201510836969)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Fisicamente são definidas como sistemas heterogêneos constituídos de duas fases distintos: uma fase externa ou contínua que pode ser líquida ou semi-sólida e uma fase interna ou dispersa formada por partículassólidas insolúveis ou praticamente insolúveis na fase externa. Tal conceito refere-se a:
		
	
	pomada
	
	emulsão 
	
	xarope
	
	elixir
	
	Suspensão
	1a Questão (Ref.:201509803922)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao objetivo da medicação pré-anestésica EXCETO: 
		
	
	Diminuir os reflexos autônomos 
	
	Produzir amnésia 
	
	Reduzir a ansiedade 
	
	Aumentar a frequência cardíaca 
	
	Reduzir secreções salivares 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201509942134)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Em uma overdose de heparina a sua atividade anticoagulante pode ser imediatamente bloqueada pela administração de: 
		
	
	protamina
	
	protrombina
	
	antitrombina III
	
	Vitamina K
	
	azul de metileno 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201509793890)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	...São fármacos ativadores alostéricos seletivos do receptor GABAA. Promovem inibição no sistema nervoso central e são usados para o tratamento da ansiedade e da epilepsia...
O texto acima é adequado para descrever corretamente características dos:
		
	
	Benzodiazepínicos e barbitúricos.
	
	Barbitúricos.
	
	Antidepressivos tricíclicos.
	
	Antidepressivos tricíclicos e barbitúricos.
	
	Benzodiazepínicos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201509803934)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sobre os diuréticos marque a resposta certa: 
		
	
	Diuréticos tiazídicos podem levar ao quadro de hiperuricemia e devem ser utilizados para o tratamento da gota; 
	
	Os diuréticos poupadores de potássio devem ser utilizados junto com a espironolactona para evitar a hipopotassemia gerada por estes fármacos. 
	
	Um dos efeitos mais importantes da espironolactona é a hipopotassemia; 
	
	A furosemida e ac. etacrínico juntamente com os aminoglicosídeos são os medicamentos que tem maior poder de gerar ototoxicidade 
	
	Um efeito colateral da furosemida é a hiperpotassemia; 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201509803921)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	É medicamento que aumenta o período refratário efetivo: 
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores 
	
	Quinidina 
	
	Amiodarona 
	
	Propranolol 
	
	Lidocaína 
	
	1a Questão (Ref.:201509826463)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	São características desejáveis para se ter uma boa suspensão farmacêutica são: I.A suspensão deve escoar com rapidez e uniformidade do recipiente; II.O tamanho das partículas dispersas devem permanecer constante por longas períodos de repouso; III.Uma boa suspensão deve sedimentar rapidamente e voltar a dispersar-se com suave agitação; IV. Quanto menor o tamanho particula fase dispersa, maior será a velocidade de sedimentação; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A( ) V/V/V/F B( ) V/V/V/V C( ) V/V/F/F D( ) F/F/V/F
		
	
	V/V/V/F 
	
	F/F/V/F
	
	V/V/F/F 
	
	V/V/V/V 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201510436816)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Fenômeno associado à diminuição da viscosidade do sistema provocado por forças mecânicas, sendo, porém, reversível quando em repouso. Tal fenômeno é observado em pomadas.
		
	
	Tixotropia.
	
	Gelificação
	
	Emulsificação
	
	Congelamento
	
	Fusão
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201510329815)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	As suspensões podem ser definidas como formas farmacêuticas que contêm partículas finas da substância ativa em dispersão (conhecidas como suspensóide) relativamente uniforme num veículo no qual esse fármaco apresente uma solubilidade mínima. A formação do sedimento compacto e, muitas vezes, não redispersível é denominado de:
		
	
	Coalescência
	
	Cremagem
	
	Quebra
	
	Floculação
	
	Caking
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201509804768)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A administração tópica de drogas na forma de soluções, suspensões e pomadas é o método mais comum de tratamento de doenças: 
		
	
	Gástricas.
	
	Sistêmicas
	
	Dermatológicas. 
	
	Retais.
	
	Vaginais. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201509804674)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Na formulação de colírios deve-se considerar parâmetros que reduzam o desconforto causado na instilação ocular. Entre eles, a 
		
	
	Isotonia 
	
	Hipotonia 
	
	Basicidade 
	
	Esterilidade
	
	Acidez

Continue navegando