Buscar

apol Desigualdades de gênero, raça e etnia

Prévia do material em texto

“Desde o início de sua carreira, Agassiz buscava encontrar o plano de criação do mundo a partir das observações sobre a distribuição dos peixes nos mares e rios, inclusive os peixes fósseis. Um grande problema para os não-evolucionistas da época era explicar por que os animais fósseis são diferentes dos atuais. [...] Deus teria recriado várias vezes os animais e plantas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KURY, Lorelai B. A sereia amazônica dos Agassiz: zoologia e racismo na viagem ao Brasil.  Revista Brasileira de História. v. 21, n. 41, 2001. p. 157-172.
Além de discutir sobre teorias que contestavam a evolução das espécies, Louis Agassiz era também um representante da escola etnológica-biológica, que defendia a ideia da formação das “múltiplas raças” a partir de mutações genéticas. Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o pensamento desta escola:
	
	A
	A mistura das raças poderia gerar um homem superior.
	
	B
	O mulato seria o vetor de uma civilização melhorada geneticamente.
	
	C
	Os traços físicos determinam a moral dos indivíduos.
	
	D
	A escola era contrária à ideia de superioridade da “raça” branca.
	
	E
	O Brasil seria o grande exemplo de sociedade que caminha para a perfeição racial
.
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Adriana Barreto de. A metamorfose de um militar em nobre: trajetória, estratégia e ascensão social no Rio de Janeiro joanino. Tempo. v. 12, n. 24, p. 54-73, 2008. p. 71-72.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei.  Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Estratificação social.
	
	B
	Mobilidade social.
	
	C
	Luta de classes.
	
	D
	Ascenção social.
	
	E
	Sistema de castas.
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. p.114.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar que:
	
	A
	as regras sociais são transmitidas naturalmente.
	
	B
	entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
	
	C
	existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
	
	D
	as regras sociais são imutáveis, por isso independem das instituições sociais para existir.
	
	E
	socialização é o nome dado ao descumprimento das normas sociais.
“O sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas) ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SILVA, Graciette Borges. Critérios de estratificação social. Revista de saúde pública. v. 15, n. 1, p. 38-45, 1981. p. 39.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Escravidão
Casta
Estamentos
Classes
(   ) Corresponde ao período do capitalismo.
(   ) Pode ser relacionado com o feudalismo europeu.
(   ) O extrato superior é composto por indivíduos proprietários de outros, sendo estes últimos aqueles que compõem a força de trabalho.
(   ) É relativo à pureza étnica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 - 4
	
	B
	3 – 1 – 4 - 2
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 4 – 3 – 1
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
“Nos Estados Unidos da América, a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State, cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SIVA MARTINS, Sergio. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996. p. 203.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as políticas afirmativas nos Estados Unidos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A política de cotas foram criadas (mas não implementadas) no período da independência norte-americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II. (  ) Nos Estados Unidos, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(  ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV. (  ) As políticas afirmativas nos Estados Unidos foram influenciadas por medidas semelhantes àquelas adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V– F – F – V
	
	E
	F – V – F – F
Questão 1/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A Agenda 21, uma das poucas pautas do futuro, é ousada pela abrangência e pelo horizonte de um século. Nunca se planejou para um período tão longo. O grande prazo requer adaptações metodológicas, nas quais, aos planos convencionais de uma a duas décadas, acoplam-se prognósticos e reflexões sobre os grandes temas e suas interfaces setoriais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZULAUF, W.E. O meio ambiente e o futuro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 39, maio/ago. 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000200009. Acesso em 14 abr. 2016. 
Discutimos em nossas aulas ações preconizadas pensando no meio ambiente. Assim, tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, analise as seguintes proposições sobre a Agenda 21:
I. A Agenda 21 foi um acordo estabelecido no encontro sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, pensando nas práticas futuras e na manutenção da vida no planeta.
II. Com as pautas sobre o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 foi um acordo entre os países-membros, que se comprometeram em desenvolver políticas econômicas, sociais e ambientais, pensando no futuro do planeta.
III. Um dos principais resultados da Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 foi a Agenda 21, que consiste no plano de ação para o desenvolvimento sustentável para o início do século XXI. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
Questão 2/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“Uma vez que umdos principais motivos que levam as empresas a adotar práticas de gerenciamento na área ambiental é a melhoria na imagem e na reputação, a prática do marketing verde é determinante para que esse objetivo seja respondido”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, V.N.; PACAGNAN, M.N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração (São Paulo) [online]. v. 49, n. 1, p. 116-128, jan./mar. 2014. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100010. Acesso em 09 maio 2016. 
Sobre o desenvolvimento sustentável e o papel das empresas na conservação ambiental, baseado no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e nas aulas, assinale a alternativa verdadeira sobre os selos e rótulos ambientais:
	
	A
	Os rótulos ambientais representam uma iniciativa de identificação de qualidade ambiental. Nesse sentido, por força de lei, as empresas estão aderindo ao contexto da sustentabilidade e adotando o selo como marketing comercial.
	
	B
	Quando uma empresa deseja o selo de qualidade ambiental, esta será responsável pelas etapas de adequação mediante as normas e etapas de produção que constam na legislação brasileira.
	
	C
	O selo de qualidade ambiental ainda não é obrigatório no Brasil. Porém, quando a empresa deseja se enquadrar nas normas para obtenção deste, tem a supervisão de comitês que representam a ABNT – Qualidade Ambiental e uma comissão de certificação.
	
	D
	O selo de qualidade ambiental, por não ser obrigatório no Brasil, ainda é opção para empresas que queiram fazer marketing comercial e priorizar o meio ambiente. Com esse selo, a mercadoria poderá ser comercializada internacionalmente.
	
	E
	O selo ABNT – Qualidade ambiental foi introduzido no Brasil como forma de incentivar as empresas a produzir, ocasionando menos impactos aos recursos naturais. Mesmo sendo uma lei nova, muitas empresas já aderiram ao sistema.
eia a manchete a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/01/estudantes-criam-estacionamento-ecologico-para-bicicletas-em-lorena.html. Acesso em 06 jan. 2016. G1. Vale do Paraíba e Região. 12/01/2014 
A manchete acima descreve uma ação baseada no conceito de ecoeficiência. Sobre esse conceito, baseando-se nas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, analise as proposições a seguir:
I. O conceito de ecoeficiência, em linhas gerais, relaciona-se ao conceito de sustentabilidade, pois preconiza o uso consciente dos recursos naturais, possibilitando sua manutenção às gerações futuras.
II. O conceito de ecoeficência é atual, e foi utilizado primeiramente numa publicação do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável.
III. O conceito de ecoeficiência expressa a preocupação com os recursos naturais, pois se define como mecanismo de redução de impactos ambientais. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
Atente para a seguinte citação: 
“No caso dos seres humanos, o seu meio ambiente mais comum são as cidades que podem ser vistas como natureza modificada pelo homem, afastada portanto, da categoria natureza, assumindo a categoria de meio ambiente específico, denominado também de meio ambiente construído. A natureza tem, então, um sentido dinâmico, pois está constantemente sendo transformada em meio ambiente, como decorrência do constante aumento do conhecimento do homem sobre ela. Os sistemas sociais humanos afastam-se gradualmente do ‘natural, pois, por sua própria natureza, tem por objeto conhecê-la e modificá-la”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DULLEY, R.D. Noção de Natureza, Ambiente, Meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo. São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004, p. 21. http://www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/asp-2-04-2.pdf. Acesso em 16 abr. 2016. 
O autor do trecho de texto acima apresenta uma preocupação concernente à relação entre o homem e o meio ambiente e o determinismo baseado apenas nas necessidades do homem. Em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, consideramos mais amplamente o conceito de meio ambiente. Baseado nisso, analise as proposições a seguir:
I. É preciso compreender o meio ambiente como um conceito complexo, pois, ao serem relacionados a ele o aspecto social com o natural, incorporam-se outro conjunto de premissas e de conceitos básicos.
II. O conceito de meio ambiente vem sendo desenvolvido durante a evolução das preocupações ambientais e não se restringe a apenas uma área do saber.
III. O conceito de meio ambiente, que pode ser substituído por natureza, foi atualizado e delimitado antes das mudanças nas relações entre o homem e os recursos naturais. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I.
Questão 5/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Observe a imagem a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto relativo à imagem acima, ele está disponível em:  http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1413449-17816,00-POLICIA+DA+DINAMARCA+AFIRMA+QUE+SO+ATIVISTAS+AMBIENTAIS+CONTINUAM+PRESOS.html. Acesso em 20 dez. 2015. Manifestantes detidos são mantidos em linha em rua de Copenhague pela polícia na noite de sábado.            
A imagem acima é de um movimento realizado em favor do ambientalismo. Com relação a movimentos em prol do meio ambiente, baseado no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e nas aulas, analise as proposições a seguir:
I. Grandes fazendeiros de soja lutam pela proteção das florestas, sobretudo as tropicais, pensando também na preservação da biodiversidade.
II. Quando são divulgados projetos de construção de hidrelétricas, surgem muitas vezes os grupos ambientalistas que se mobilizam para contestar a construção e proteger os recursos ambientais.
III. Um exemplo de intervenção contra obras que impactam o meio ambiente ocorre quando moradores se organizam para evitar a reativação ou uso de áreas para aterros sanitários. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.

Continue navegando