A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
PROC CIVIL 3 AVALIANDO COMPLETO

Pré-visualização | Página 1 de 18

Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
		
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	 
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
	
	Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301860843)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em determinado processo indenizatório movido por José em face de João o juiz julgou procedente em parte para condenar o réu a indenizar no valor de R$30.000,00. O autor se satisfez com a decisão e não recorreu para aumentar a indenização. O réu apresentou recurso de apelação no último dia do prazo. Neste caso o autor poderá:
		
	
	embargos de declaração
	 
	recurso adesivo.
	
	agravo interno.
	
	apelação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301877758)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	 
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301877753)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
	 
	O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.
	 
	No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
	 
	O prazo para interpor todos os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.
	 
	O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301884997)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(...) É sabido que o processo civil brasileiro foi concebido a partir de uma visão individualista, onde a filosofia era pautada pelo liberalismo, preocupando-se, apenas, com a eliminação de conflitos no campo individual, garantindo-se a propriedade privada, a liberdade individual e a autonomia da vontade (...) e mesmo com mecanismos voltados às tutelas coletivas, como ação civil pública, ação popular, lei de improbidade administrativa, lei n. 6938/81 sobre o meio ambiente, código de defesa do consumidor e mandado de segurança coletivo, (...) continuam subsistindo as demandas repetitivas ou demandas de massa, voltadas à mesma tese jurídica, as quais necessitam de uma dogmática diferenciada, onde as soluções para casos de mesma fundamentação jurídica tenham uniformidade e garantam uma maior racionalização nos julgamentos. (NETO, Ney Castelo Branco. Primeiras impressões sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas no projeto do novo CPC. Disponível em . Acesso em: 16 de maio de 2015, p.267). Em mesmo sentido, o IRDR pode ser conceituado como incidente pelo qual "são apreciadas somente questões comuns a todos os casos similares, deixando a decisão de cada caso concreto para o juízo do processo originário, que aplicará o padrão decisório em consonância com as peculiaridades fático-probatórias de cada caso. (NUNES, Dierle, O incidente de resolução de demandas repetitivas do novo CPC: este ¿estranho¿ que merece ser compreendido. 2015. Disponível em . Acesso em: 13 de julho de 2015). Sendo certo que a sistemática proposta pelo NCPC valoriza a adoção dos precedentes, é possível visualizar a existência de outros mecanismos na nova norma para que se possa alcançar a formação do procedente. São eles:
		
	
	Recursos Ordinários com expansão subjetiva dos seus efeitos.
	
	Assunção de Competência, com efeito diferido.
	
	Assunção de Competência, RESP e REXT.
	 
	Assunção de Competência, Repercussão Geral, Julgamento de Recursos Repetitivos.
	Segundo disciplina o NCPC no art. 997, cada parte interporá o recurso independentemente do prazo e com observância das exigências legais. Havendo sucumbência recíproca, ao recurso interposto por qualquer deles, poderá aderir o outro. Refere-se a presente modalidade:
		
	 
	Recurso adesivo ou subordinado, cujo cabimento é possível somente na apelação.
	 
	Refere-se a uma forma de interposição do recurso, no caso em tela, subordinada ou adesiva, sendo que é cabível na Apelação, Recurso Extraordinário e Recurso Especial.
	 
	Recurso adesivo ou subordinado, cujo cabimento é possível na apelação, agravo e embargos de declaração.
	 
	É um tipo de recurso, sendo que é cabível na Apelação, Recurso Extraordinário e Recurso Especial bem como em todos os tipos de Agravo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301852813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(NCPC)Em audiência realizada no dia 30/04/15(5ª) foi proferida sentença de procedência da ação. Anastolfo, réu, indignado com a decisão proferida, decide interpor recurso arguindo não ser viável o pagamento de alimentos no valor estabelecido. Após manter contato com seu advogado o mesmo informou que poderia ser interposto o recurso de___, e, para tanto teria até o dia __ sob pena de preclusão ___ e cuja finalidade seria de ____da sentença e o efeito do recurso seria_____.
		
	
	B) apelação,15/05/15, consumativa, reforma, devolutivo e suspensivo;
	
	nda
	 
	D) apelação, 22/05/15, temporal, reforma, apenas devolutivo
	
	C) embargos declaratórios,05/05/15, temporal, esclarecimento.
	
	A) embargos declaratórios, 08/05/15, temporal, esclarecimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301860656)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(XIII EXAME DE ORDEM ¿ TIPO 1 ¿ BRANCA) A atividade recursal do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça encontra-se tradicionalmente associada aos recursos extraordinário e especial, respectivamente. Contudo, tal múnus também é desempenhado por meio do julgamento do denominado recurso ordinário constitucional. Acerca dessa espécie recursal, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Serão julgadas em recurso ordinário pelo Superior Tribunal de Justiça as causas em que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro ou organismo internacional e, do outro, município ou pessoa residente ou domiciliada no país.
	
	Apenas será acolhido o recurso ordinário que versar sobre questões exclusivamente de direito, não se admitindo a rediscussão de matéria fática por meio desta via recursal.
	
	Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar o