Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201608652888)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Platão foi o primeiro a formular explicitamente a pergunta: O que é o Belo? O belo é identificado com o bem, com a verdade e a perfeição. A beleza existe em si, separada do mundo sensível. Uma coisa é mais ou menos bela conforme a sua participação na ideia suprema de beleza. A arte Helenística e Romana, embora influenciadas pelas concepções de beleza platônicas, acentuaram a individualidade física dos corpos e as emoções de beleza. Neste sentido criticou a arte que se limitava a "copiar" a natureza, o mundo sensível, afastando assim o homem da beleza que reside no mundo das ideias. Assinalar o única opção que não está correta:
		
	
	As obras de arte deviam seguir a razão, procurando atingir tipos ideais, desprezando os traços individuais das pessoas e a manifestação das suas emoções. Platão ligou a arte à beleza.
	
	A arte Helenística e Romana, embora influenciadas pelas concepções de beleza platônicas, acentuaram a individualidade física dos corpos e as emoções.
	
	Aristóteles distingue dois tipos de artes: as que possuem uma utilidade prática, isto é, completam o que falta na natureza e as que imitam a natureza, mas também podem abordar o que é impossível, irracional.
	 
	As ideias de Platão e Aristóteles não tiveram uma larga influência nas ideias estéticas da arte ocidental devido ao total isolamento da Grécia durante a Antiguidade Clássica.
	
	O que confere a beleza a uma obra é a sua proporção, simetria, ordem, isto é, uma justa medida. Aristóteles associou a arte à imitação da natureza.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609000699)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na Idade Média não era suportada a contradição de ver o "belo" fora de lugar, ausente do plano divino. Assim, conclui-se que :
		
	 
	nos tempos medievais o belo pertencia a Deus e a arte preocupava-se apenas com a doutrina cristã, sem relação com a estética.
	
	o belo na Idade Média é identificado e destacado da natureza pelo artista, a arte preocupou-se apenas com a representação do belo da criação divina.
	
	nos tempos medievais o belo pertencia a Deus, sem qualquer relação com a doutrina cristã e apoiado na estética da Grécia Clássica.
	
	nenhuma das opções está correta.
	
	com a queda do Império Romano e a consequente queda do poder da Igreja Católica, a arte afastou-se da doutrina cristã na Idade Média.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609053620)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Região onde foram produzidos os conceitos de História, Filosofia, Arte e se tentou explicar a vida por meio de mitos e destinos. No campo da arte surgiu o teatro. A questão apresenta características da área considerada como o berço da cultura ocidental:
		
	
	China.
	 
	Grécia;
	
	Mesopotâmia;
	
	Bizâncio;
	
	Egito;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609006858)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Durante a Idade Média, em Bizâncio, os artesãos da corte, preservaram os livros e as técnicas, mas rejeitaram a criação de imagens e representações artísticas, que ficaram proibidas, para não serem confundidas com as representações dos deuses pagãos. Portanto, assinale a alternativa correta em relação à atitude que a arte bizantina assumiu, naquele determinado momento.
		
	
	A arte bizantina, ou do Império Romano do Oriente, assumira uma atitude iconólatra.
	
	A arte bizantina, ou do Império Romano do Ocidente, assumira uma atitude iconólatra.
	 
	A arte bizantina, ou do Império Romano do Oriente, assumira uma atitude iconoclasta.
	 
	A arte bizantina, ou do Império Romano do Ocidente, assumira uma atitude iconoclasta.
	
	A arte bizantina, ou do Império Romano do Ociente, assumira uma atitude icônica.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201611333660)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A invenção da fotografia, em I839, exerceu uma profunda influência no direcionamento da pintura e no desenvolvimento de correntes artísticas ligadas a um determinado movimento artístico. Assinale, abaixo, qual foi esse determinado movimento artístico.
		
	
	Dadaísmo
	
	Neoclássico.
	 
	Impressionismo.
	 
	Renascimento.
	
	Cubismo
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201609006876)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com o surgimento da fotografia no século XIX, a tecnologia e a ciência ofereciam novas possibilidades de apreensão e representação da realidade, enquanto mudavam os rumos da arte e da pintura. Estabeleceu-se a necessidade de redefinir a essência pictórica da arte diante da fotografia, principalmente porque a fotografia era, até então, a forma privilegiada para se reproduzir (captar) a realidade. Assinale a alternativa correta, em relação às seguintes considerações sobre o enunciado da questão.
 
I - Os simbolistas recusaram qualquer relação com a fotografia, reconhecendo que esta superava a pintura quanto à apreensão e representação das aparências da realidade.
 
II - O Impressionismo, mesmo estando estreitamente vinculado à divulgação social da fotografia, tendeu a competir com ela em três aspectos: vantagem da cor, compreensão da tomada da imagem e instantaneidade da imagem.
 
III - Os impressionistas recusaram qualquer relação com a fotografia, reconhecendo que esta superava a pintura quanto à apreensão e representação das aparências da realidade.
		
	 
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	Nenhuma afirmação está correta.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201609006912)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que apresenta uma característica estética expressionista:
		
	
	Aproximação com a pintura acadêmica e com o Impressionismo através do emprego de uma estética naturalista ou realista com referência a temas "clássicos", como a natureza morta, a paisagem e o modelo vivo.
	 
	Expressão de emoções intensas através de um dinamismo improvisado, abrupto, inesperado, com preferência pelo patético, grotesco, trágico, angustiado e sombrio.
	
	Afirmação da ilusão de tridimensionalidade, "perspectiva renascentista", e resgate da organização piramidal.
	
	Utilização de pouca tinta nas telas, e preferencialmente do preto e do branco.
	
	Valorização do desenho e da forma, priorizando a representação figurativa.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201608412683)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A invenção da fotografia delimitou o campo de conhecimento artístico da modernidade. Essa história vai ser vista como marco conceitual estético. Na história da arte esses primeiros momentos são estudados como mudanças que, ocorridas no final do século XIX e na virada do século XX. receberam os nomes de:
		
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Barroco.
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Surrealismo
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Pop-Art
	 
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Expressionismo.
	
	Impressionismo, Pós-Impressionismo e Dadaísmo
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201609050966)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Co-criador do Cubismo, ao lado de Georges Braque, no qual o visível era geometricamente desconstruído, o pintor deu um passo decisivo na instituição de uma nova crença, a de que o produtor artístico deve sempre adicionar algo novo ao real, e não meramente reproduzi-lo. A partir de então o artista é livre inclusive para escolher outros materiais que não os convencionais, complementando meios como a pintura e a escultura com colagens e outros artefatos. Este conteúdo apresentado na questão está relacionado a:
		
	 
	Pablo Picasso
	
	Juan Gris
	
	Salvador Dalí
	
	Marcel Duchamp
	
	ClaudeMonet
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201609006923)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual foi o movimento moderno de vanguarda que rejeitou todas as tradições, instituições e os valores consagrados pelo tempo; propagou suas ideias muito rapidamente pela Europa e, embora tenha durado pouco, teve longa influência; escolheu seu próprio nome, e iniciou a tradição artística de manifestos artísticos; além de representar o movimento, a aceleração e a velocidade da sociedade industrial?
		
	
	Impressionismo
	 
	Futurismo
	
	Fauvismo
	
	Cubismo
	
	Expressionismo
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando