Buscar

Resumo anatomia

Prévia do material em texto

Resumo anatomia 
1-O que é o sistema linfático? 
 O sistema linfático está intimamente relacionado com o sistema cardiovascular,
estrutural e funcionalmente. Uma rede De vasos linfáticos drena o excesso de líquido intersticial (aproximadamente 15% que não retorna diretamente pelos capilares) e o devolve á corrente sanguínea pelo fluxo unidirecional, que se movimente lentamente em direção ás veias subclávias.
2-Quais são as principais funções do sistema linfático?
Transportar o excesso de líquido intersticial que se formou inicialmente como filtrado do sangue;
Serve como rota através da qual gorduras absorvidas e algumas vitaminas são transportadas do intestino delgado para o sangue;
Suas células (chamadas de linfócitos), localizadas nos tecidos linfáticos, ajudam a proporcionar as defesas imunológicas contra doenças causadas por micro-organismos e outras substâncias estranhas.
3-O que é a linfa?
É um líquido viscoso e transparente que se encontra dentro dos capilares linfáticos.
4-Como a linfa é formada?
Formada principalmente por glóbulos brancos (leucócitos, principalmente linfócitos).
5-Quais são os fatores que determinam o movimento da linfa?
Contrações musculares;
Pulsação dos vasos sanguíneos vizinhos;
Os movimentos respiratórios;
Força da gravidade.
6-Explique os capilares, vasos e ductos linfáticos.
As macromoléculas do líquido intersticial que não passam para os capilares sanguíneos entram em capilares especiais (os capilares linfáticos) que contêm linfa. Dos capilares linfáticos, seguem através da linfa para os vasos linfáticos até chegarem aos ductos linfáticos que desembocam em veias de médio ou grande calibre.
7-Descreva os capilares linfáticos.
Os capilares linfáticos são mais calibrosos e mais irregulares que os sanguíneos e terminam em fundo cego.
8-Descreva os vasos linfáticos.
Os vasos linfáticos apresentam válvulas em forma de bolso, como a das veias, assegurando, assim, o fluxo da linfa em uma só direção, ou seja, para o coração.
9-Descreva o ducto torácico.
O maior tronco linfático recebe o nome de ducto torácico, começa no abdome como uma bolsa (a cisterna do quilo), sobe através do tórax e desemboca na junção entre a veia jugular interna esquerda com a veia subclávia esquerda.
10-O ducto torácico é responsável pelo o que?
O ducto torácico é responsável pela drenagem linfática de quase todo o corpo, enquanto outro ducto importante, o ducto linfático direito, drena a linfa da metade direita da cabeça, do pescoço e do tórax, do pulmão direito, do lado direito do coração, da face diafragmática do fígado e do membro superior direito. O ducto linfático direito desemboca na veia subclávia direita, no seu ângulo de junção com a veia jugular interna direita.
11-Cite os órgãos linfáticos primários e explique-os.
Medula óssea: a medula óssea vermelha é encontrada no interior das cavidades porosas da substância esponjosa.
Timo: situado em parte no tórax e em parte na porção inferior do pescoço. A porção torácica fica atrás do esterno e a porção cervical, anteriormente e dos lados da traqueia. É um importante local imunológico na criança; promove o desenvolvimento e a maturação dos linfócitos indiferenciados em linfócitos T.
12-Cite os órgãos linfáticos secundários e explique-os.
Baço: está localizado na cavidade abdominal, á esquerda do estômago o qual está suspenso. Na face visceral há uma fenda, o hilo do baço, por onde passam vasos e nervos. O baço é drenado pela veia esplênica e irrigado pela artéria esplênica.
Anel linfático da faringe: o anel linfático da faringe é composto por uma série de tonsilas que formam um anel protetor de tecido linfático contra a invasão de substâncias estranhas que são ingeridas ou inaladas. Estão localizadas em torno das aberturas entre as cavidades nasal e oral e a faringe. Este anel é formado pela tonsila lingual, palatina, faríngea e tubária.
Linfonodos: estão interpostos no trajeto dos vasos linfáticos e agem como uma barreira ou filtro contra a penetração na corrente circulatória de micro-organismos, toxinas ou substâncias estranhas ao organismo. Os linfonodos são, portanto, elementos de defesa para o organismo e, para tanto, produzem glóbulos brancos, principalmente linfócitos.
13- O que é o sistema respiratório? 
O sistema respiratório inclui aqueles órgãos e estruturas que funcionam conjuntamente para colocar os gases em contato com o sangue do sistema cardiovascular.
14- Quais as funções do sistema respiratório?
•Fornecer oxigênio para a circulação sanguínea e remover o gás carbônico;
•Possibilitar a produção de som ou vocalização quando o ar expirado passa através das pregas vocais;
•Auxiliar na compreensão abdominal durante a micção, a defecação e o parto;
•Torna possível movimentos aéreos protetores e reflexos, como na tosse e no espirro, para manter limpa a passagem do ar.
15- Explique o que é respiração. E explique seus tipos.
Respiração é definida como a absorção do oxigênio pelo organismo, com liberação subsequente de energia para o trabalho, calor e a liberação de gás carbônico e água. Pode ser de dois tipos:
Externa: absorção de O2 e remoção de CO2 dos pulmões;
Interna: troca gasosa entre as células e seu meio líquido.
16- Explique a divisão estrutural do sistema respiratório.
Estruturalmente, o sistema respiratório pode ser dividido em vias aéreas superiores e vias aéreas inferiores. As vias aéreas superiores incluem o nariz, a faringe e as estrutuas associadas. As vias aéreas inferiores incluem a laringe, a traqueia, os brônquios e os pulmões.
17- Explique a função funcional do sistema respiratório.
Funcionalmente, o sistema respiratório é frequentemente dividido em uma porção de condução e uma porção de respiração. A porção de condução inclui todas as cavidades e estruturas que transportam gases para e dos alvéolos pulmonares. A porção de respiração consiste nos alvéolos pulmonares (no pulmão) que são as unidades funcionais do sistema respiratório onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue.
18- Carcterize o nariz.
O nariz constitui uma passagem para o ar, funciona como uma estrutura condicionada do ar (filtra, aquece e umdifica), recebe as lágrimas, as secreções da mucosa nasal e paranasal e é o órgão periférico do sentido da olfação. Seu estudo inclui o nariz externo, a cavidade nasal e os seios paranasais.
19- Como é composta a cavidade nasal?
Composta por duas cavidades em forma de cunha,  separadas por um septo formado pela lâmina perpendicular do etmóide, vômer e a cartilagem septal, além das cristas dos ossos nasais e maxilar e palatino. Seu teto ósseo é formado pelos ossos nasal e frontal (porção anterior), etmóide (porção média) e esfenóide (parte), vômer, maxilar e palatino (porção posterior).
20- O que são seios paranasais? 
São espaços dos ossos do crânio que contém ar, e se comunicam com a cavidade nasal e contém muco. São pares e assimétricos. Sua função é manter os ossos do crânio mais leves, fornecer muco para a cavidade nasal e atuar como câmara de ressonância para a produção do som.
21-  Como é dividida a faringe? 
Nasofaringe- situada atrás do nariz.
Orofaringe- situada atrás da boca.
Laringo-faringe- situada por baixo do osso hióide, e por trás da laringe.
22- Diga onde as tonsilas são localizadas.
Faríngeas: situadas na nasofaringea, próximo ás coanas.
Linguais: situadas na base (raiz) da língua.
Palatinas: situadas na borda lateral da garganta, são comumente referidas como amígdalas.
23- Quais são as cartilagens ímpares da laringe?
Tireóide- a maior, chamada de pomo de adão, e dá à laringe sua forma triangular. Quando oscila superiormente, a nota é mais alta; inferiormente, mais baixa.
Cricóide- mais inferior, tem a forma de anel de sinete.
Epiglótica- em sua borda superior, a epiglote, que tem a forma de uma folha. Durante a deglutição, tampa a traquéia para impedir que esta aspire o alimento.
24- Quais são as cartilagens pares da laringe?
Aritenóides- pequenas, ligadas à porção superior da lâmina cricóidea, sendopiramidal na sua forma.
Cuneiformes- pequena cartilagem elástica em frente à cartilagem corniculada. Sua movimentação para trás tensiona as cordas vocais.
Corniculadas- estendem-se das cartilagens aritenóides posterior e medianamente. Forma um pequeno cone de tecido elástico.
25- Quais as musculaturas da laringe?
Extrínseca- se originam em estruturas ao redor da laringe, e funcionam para movimenta-la.
Intrínseca- localizadas dentro da laringe, se abrindo e fechando durante a inspiração e expiração. Fecham a abertura da laringe e glote durante a deglutição, e regulam a tensão das pregas vocais durante a produção de som.
26- O que é a traquéia?
É um orgão tubular, semirrígido, com aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro, ligando a laringe à traquéia. É constituída por uma série de anéis cartilagíneos incompletos em forma de C, sobrepostos e unidos entre si pelos ligamentos anulares.
27- O que são pleuras?
As pleuras são membranas serosas que envolvem os pulmões e revestem a cavidade torácica. A pleura visceral adere à superfície externa do pulmão e se estende em cada uma das fissuras interlobares.
A pleura parietal reveste as paredes internas do tórax e a superfície torácica do diafragma.
28- Caracterize anatomicamente a cavidade nasal, indicando seus limites, sua divisão e as estruturas constituintes da mesma.
Comunica-se com o meio externo anteriormente através das narinas e posteriormente com a porção nasal da faringe através das coanas. A cavidade nasal pode ser dividida em um vestíbulo, uma região respiratória e uma região olfatória. O vestíbulo fica logo após as narinas sendo uma dilatação com pêlos, a região respiratória possui uma mucosa respiratória e a região olfatória está restrita a concha nasal superior revestida pela mucosa olfativa. A região mucosa da cavidade nasal é altamente vascularizada sendo a sede de hemorragias (epistaxe). Possuímos duas narinas separadas pelo septo nasal e duas coanas que limitam a cavidade nasal e a porção nasal da faringe. Observamos na cavidade nasal as conchas nasais inferiores, médias e superiores, além dos meatos, onde desembocam os seios da face.
Limites:
▫ Anterior–abertura piriforme
▫ Posterior–coanas
▫ Superior –o teto da cavidade nasal é curvo e estreito, sendo dividido em três partes, frontonasal, etmoidal e esfenoidal.
▫ Inferior -é formado pelo processo palatino da maxila e a lâmina horizontal do palatino.
▫ Parede lateral–é irregular devido as três elevações enroladas, as conchas nasais, que se projetam inferiormente como rolos.É formada pelas maxilase pelo osso etmóide.
▫ Parede medial–septo nasal.
29-Quais são as funções do sistema Digestório ? 
Fornecimento de água, íons e nutrientes para o organismo, quebrando partículas de alimentos em partículas menores para poderem ser absorvidas pelo organismo. Preensão , mastigação, deglutição, absorção e expulsão dos resíduos. 
30- Quais são as características da cavidade bucal : boca ?
Comunica-se anteriormente com o exterior através de uma fenda limitada pelos lábio: rima bucal, limita-se posteriormente com a parte bucal da faringe através do istmo das fauces , limita-se lateralmente pelas bochecha, limita-se superiormente pelo palato, limita-se inferiormente por músculos que formam o assoalho da boca, gengivas, dentes e língua e vestíbulo bucal e cavidade bucal propriamente dita.
31-O que é , qual a função da língua e como é formada ? 
É um órgão muscular revestido por mucosa. Função : fala, gustação, mastigação e deglutição. É formada por : raiz, ápice, face inferior e dorso. 
32-Quais são as funções das glândulas salivares e quais os seus tipos ? 
São responsáveis pela secreção de saliva. Seus tipos são :Parótida , Submandibular e Sublingual.
33-O que é a Faringe ? 
Situada posteriormente às cavidades: nasal, bucal e laringe; É um tubo musculomembranoso; Limites: face inferior do crânio até a cartilagem cricóide e a 6° vértebra cervical.
34-O que é o Esôfago ? 
Tubo muscular com cerca de 23 a 25 cm de comprimento; Se estende da faringe ao estômago; Porções: cervical, torácica e abdominal. Perfura o diafragma e termina no óstio cárdico do estômago.
35-O que é o Estômago ? 
É uma dilatação do canal alimentar. Esta localizado no quadrante superior esquerdo do abdome; abaixo do diafragma; encoberto parcialmente pelas costelas.
36-Quais são os orifícios do Estômago ? 
Apresenta dois orifícios: Óstio cárdico e o Óstio pilórico.
37-Quais são as características do Jejuno e Íleo ? 
Continuação do intestino delgado; Não possuem limites definidos; Jejuno mede aproximadamente 2,5m; Íleo mede aproximadamente 3,5m; Absorção de nutrientes.
38- Cite algumas características do fígado .
 Localizado abaixo do diafragma à direita; Glândula; Importante papel nas atividades vitais: Metabolismo: Carboidratos, Gordura, Proteínas, Secreta a bile, Mecanismo de defesa.
39- Qual é a estrutura e as funções do fígado ? 
Estrutura – localiza-se abaixo e à direita do diafragma, e desempenha importante papel nas atividades vitais do organismo. Funções – produção de bile (principal), metabolismo (de glicídios, lipídios e proteínas, armazenamento de glicogênios de vitaminas), e mecanismos de defesa (hematopoiese, coagulação, fagocitose e detoxificação).
40- Quais são as Duas faces e os Quatro Lobos do fígado ? 
Duas Faces: 
Diafragmática – relaciona-se com o diafragma. 
Visceral – relaciona-se com as vísceras abdominais.
 Quatro Lobos: Direito (A) – o maior, situado à direita. Está separado do lobo esquerdo pelo ligamento falciforme (B); entre ele e o lobo quadrado, encontramos a vesícula biliar (C); entre ele e o lobo caudado, encontramos a veia cava inferior (D).
Esquerdo (E) – o 2º maior, à esquerda. 
Quadrado (F) – de aparência quadrangular, é inferior, e está limitado superiormente pela porta do fígado, onde encontramos o pedículo hepático: artéria hepática (G), veia porta (H), ducto hepático comum (I), nervos e vasos linfáticos. 
Caudado (J) – situado superiormente, entre os lobos direito e esquerdo, e acima do lobo quadrado.
41- O que é Vesícula Biliar ? 
Vesícula Biliar é uma estrutura sacular ligada inferiormente ao fígado, e sua função é o armazenamento da bile, produzida pelo fígado. 
Bile é um líquido composto principalmente por água, sais biliares, pigmentos, sais inorgânicos, colesterol e fosfolipídeos. Sua função é atuar principalmente na digestão das gorduras.
42- O que é o Pâncreas ? 
Glândula retroperitoneal, posterior ao estômago ;Cabeça, corpo e cauda ;Ducto pancreático e acessório.
43- Quais são as funções do Pâncreas ? 
Endócrina - insulina: para o sangue. 
Exócrina - suco pancreático: para o intestino delgado.
44-O sistema urinário é formado pelos órgãos responsáveis pelo o que?
Formação da urina (os rins).
Responsáveis pela eliminação da urina: (ureteres, bexiga urinária e uretra).
45- Onde o rim esta localizado? 
Localização: O rim é um órgão par, abdominal, localizado posteriormente ao peritônio parietal ou seja, é retroperitoneal. Está envolvido por uma cápsula fibrosa, e quase sempre por uma cápsula adiposa.
46- Qual a forma do rim? 
Tem a forma de um grão de feijão, e apresenta duas faces (anterior e posterior) e dois pólos (superior e inferior). Junto ao pólo superior, encontramos a glândula supra-renal Sua borda medial apresenta o hilo , por onde passam o ureter , artéria e veia renais, vasos linfáticos e nervos, constituindo o pedículo renal. 
47- Quais sãos as funções dos rins?
•Regulação da composição iônica do sangue;
•Manutenção da osmolaridadedo sangue;
•Regulação do volume sangüíneo; 
•Regulação da pressão arterial; 
•Regulação do pH do sangue; 
•Liberação de hormônios; 
•Regulação do nível de glicose no sangue; 
•Excreção de resíduos e substâncias estranhas. 
48- O que são glândulas supra renais?
As glândulas supra-renais (adrenais) estão localizadas entreas faces supero-mediais dos rins e o diafragma. Cada glândula supra-renal, envolvida por uma cápsula fibrosa e um coxim de gordura, possui duas partes: o córtex e a medula supra-renal, ambas produzindo diferentes hormônios. 
49- Quais são os hormônios secretados pelas supra-renais?
A medula supra-renal secreta dois hormônios: epinefrina (adrenalina) e norepinefrina. Já o córtex supra-renal secreta os esteroides.
50- O que é ureter?
Tubo muscular que une o rim à bexiga urinária. Parte da pelve renal e, com trajeto póstero-descendente (parte abdominal), penetra na pelve (parte pélvica), para terminar na bexiga urinária (via óstio ureteral). Possui de 22 a 30 cm de comprimento e responsável pela condução da urina. 
51- Qual a função da bexiga urinária?
Reservatório da urina, transformando o fluxo contínuo dos ureteres em fluxo periódico (micção).
52- Como é constituída a bexiga urinária?
É formada por duas partes:
•Trígono vesical- área triangular, onde desembocam os ureteres óstio ureteral 
aberto e fechado e a uretra (orifício uretral interno);
•O músculo liso da parede da bexiga, que forma a porção principal do corpo.
53- O que é uretra?
Tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. No homem, é via comum para a micção e a ejaculação, e possui cerca de 20 cm. Na mulher, serve apenas para micção, e possui cerca de 4 cm.
54- Pelo o que o sistema respiratório é responsável?
É o sistema responsável pela capitação do ar atmosférico e sua condução em direção aos alvéolos pulmonares.
55- O que são as vias aéreas superiores?
É a porção inicial do sistema respiratório que permite a entrada do ar no sistema respiratório.
56-O que são as vias aéreas inferiores? 
Corresponde a área responsável por levar o ar em direção ao tecido pulmonar.
57-Pelo o que o sistema digestório é responsável?
É o sistema responsável pela digestão dos alimentos.
58-Pelo o que as glândulas anexas são responsáveis?
São responsáveis pela produção de líquidos que agem no alimento realizando a digestão quebrando as moléculas em partículas pequenas para que o organismo possa absorver os nutrientes.
59- O que é tubo digestório?
É o canal por onde o alimento passa durante a digestão.
60-O que é o sistema urinário?
É o sistema responsável por retirar o excesso de água e impurezas da corrente sanguínea, este processo acontece graças ao órgão chamado rins que funciona com um filtro que fica ligado á vasos sanguíneos.
61- Como funciona a bexiga urinária?
Recebe a urina através do canal do ureter e a armazena até o momento que o indivíduo sente vontade de urina.
62- Como funciona a uretra?
Canal responsável por levar a urina da bexiga ao meio externo, na mulher tem em torno de 5 cm, no homem 25 cm em média e é via comum de urina e ejaculação.
63-O que é o ovário?
É responsável pela produção do óvulo que é o gameta sexual feminino.
64-O que é a tuba uterina?
Canal responsável por levar o óvulo até o útero, neste local (tuba uterina) ocorre a fecundação do óvulo.
65-O que é o endomedrio do útero?
É a camada mais interna do órgão útero, neste local que acontece o desenvolvimento do embrião humano caso o óvulo esteja fecundado, se o óvulo não for fecundado a camada do endomedrio se descama se transformando em menstruação.
66-O que é o colo do útero?
É a região final do canal vaginal que o conecta ao útero.
67-O que é o canal vaginal?
É o órgão de cópula feminino, durante o ato sexual e o nascimento do bebê se torna maior por sua constituição elástica.
68-O que é a vagina externa?
É a região externa da vagina e apresenta as seguintes estruturas: Clitóris, lábio maior e lábio menor.
69-O que é o testículo?
É o órgão responsável pela produção do gameta sexual masculino, o espermatozoide.
70-O que é o epidídimo?
Fica localizado junto ao testículo dentro da bolsa escrotal, serve para armazenar o espermatozoide durante a excitação.
71-O que é a bolsa escrotal?
É uma bolsa que protege os testículos e serve para manutenção da temperatura dos testículos.
72-O que é o canal deferente? 
É o canal responsável por levar o espermatozoide até a região da próstata.
73-O que é a vesícula seminal?
É uma glândula responsável pela produção de líquidos prostáticos que se misturam com o sêmen e os espermatozoides durante a ejaculação, se liga a uretra por um canal que se chama ductor ejaculatório.
74-O que é o pênis?
É o órgão de cópula masculino, apresenta as seguintes marcas anatômicas:
Prepúcio: É a camada de pele que recobre o glande.
Glande: É a região da extremidade do pênis.
Corpo esponjoso: É a região que se enche de sangue durante a ereção, por dentro dessa região passa o canal da uretra.
Corpo cavernoso: Região que também se enche de sangue durante a ereção.
75-

Continue navegando