Buscar

CCJ0135 Direito Constitucional Avançado PA 04

Prévia do material em texto

Semana Aula: 4
Remédios constitucionais: Habeas Corpus e Mandado de Segurança
Tema
Remédios constitucionais: Habeas Corpus e Mandado de Segurança
Objetivos
- Conhecer a garantia constitucional do Habeas Corpus;
- Conhecer a garantia constitucional do Mandado de Segurança. 
- Analisar os Pressupostos constitucionais para a impetração do Habeas corpus. 
- Analisar os Pressupostos constitucionais para a impetração do Mandado de Segurança.
Estrutura de Conteúdo
1. Habeas Corpus (conceito) 
1.1. Pressupostos constitucionais de impetração do Habeas Corpus. 
1.2. Legitimidade ativa. 
1.3. Legitimidade passiva. 
1.4. Habeas Corpus na prisão administrativa 
2.Mandado de Segurança (conceito) 
2.1. Pressupostos constitucionais 
2.2. Prazo 
2.3. Legitimidade Ativa 
2.3.1. Mandado de Segurança Individual 
2.3.2. Mandado de Segurança Coletivo 
2.4. Legitimidade Passiva
Procedimentos de Ensino
Sugere-se que seja seguido o embasamento teórico encontrado em LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 15. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2011. Este Plano de Aula ao conter um planejamento se submete ao princípio da flexibilidade. Portanto, precisa ser ajustado e adaptado a imprevistos, caso ocorram. O Aluno deve ser incentivado no início de cada Aula a ler a Constituição Federal, bem como a Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Para este desiderato pode ser indicado o acesso pela internet à "Constituição e o Supremo" disponível em http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/constituicao.asp.
Recursos
Quadro e pincel;
Retroprojetor;
Data show;
Leitura de textos;
Constituição Federal;
Jurisprudência.
Aplicação: articulação teoria e prática
Questão discursiva:
Paulo, delegado de polícia, preside o inquérito X, no qual é apurada a prática de crime de estupro, por João, que se encontra preso, contra a menor M, de 13 anos de idade. No curso do inquérito, a menor se retratou da acusação de estupro, mas Paulo não comunicou tal fato ao juiz de direito competente para proceder ao arquivamento do inquérito, razão pela qual foi aberta, a pedido do Ministério Público, ação penal para apurar eventual crime de prevaricação. Tendo o juiz de direito do juizado especial criminal da comarca Y do estado Z determinado a intimação de Paulo para audiência de transação penal, este impetrou habeas corpus com vistas a impedir seu comparecimento à audiência bem como a se livrar do referido inquérito, mas a turma recursal estadual denegou o pedido. Em face dessa situação hipotética, indique, com a devida fundamentação legal, a medida judicial mais adequada para que Paulo atinja o objetivo pretendido, bem como o órgão do poder judiciário competente para julgá-la.
Questão objetiva:
(FUNCAB - PC-PA 2016 – DELEGADO DE POLICIA CIVIL - Adaptado) 
Maria, gestante de feto anencéfalo, pretende a obtenção de autorização judicial para realização de aborto. O Juízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido. Pretende, agora, manejar um remédio constitucional para evitar o cometimento de crime. Para tanto, deverá demandar por meio do seguinte instrumento: 
a) Recurso Ordinário 
b) Habeas Corpus 
c) Revisão Criminal 
d) Mandado de Segurança 
e) Mandado de injunção
Avaliação
 RESPOSTA
Questão discursiva: João deverá impetrar habeas corpus contra a decisão da Turma Recursal, cuja competência para julgamento, nos termos da jurisprudência mais recente do STF, será do Tribunal de Justiça local, conforme ementa abaixo reproduzida (HC 86.834-SP): COMPETÊNCIA - HABEAS CORPUS - DEFINIÇÃO. A competência para o julgamento do habeas corpus é definida pelos envolvidos - paciente e impetrante. COMPETÊNCIA - HABEAS CORPUS - ATO DE TURMA RECURSAL. Estando os integrantes das turmas recursais dos juizados especiais submetidos, nos crimes comuns e nos de responsabilidade, à jurisdição do tribunal de justiça ou do tribunal regional federal, incumbe a cada qual, conforme o caso, julgar os habeas impetrados contra ato que tenham praticado. COMPETÊNCIA - HABEAS CORPUS - LIMINAR. Uma vez ocorrida a declinação da competência, cumpre preservar o quadro decisório decorrente do deferimento de medida acauteladora, ficando a manutenção, ou não, a critério do órgão competente.
Questão objetiva: B

Continue navegando