Buscar

Inclusão Digital

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profs. Adja Andrade
 Bruno Santana
Apuena Gomes
Inclusão Digital 
Sumário
Apresentação
Objetivos
Conceitos
Atividade
Bibliografia
Apresentação
Nesta aula, vamos discutir o importante papel para as TICs como instrumentos de inclusão social e justiça social levando a uma democratização dos processos sociais.
Objetivos
descrever o processo de inclusão digital, destacando algumas políticas e programas do governo na área de inclusão digital;
Inclusão Digital
A Inclusão Digital- a democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação.
A exclusão do acesso coloca a pessoa fora do espaço econômico e social que a Internet oferece. 
Os excluídos são aqueles privados de infra-estrutura tecnológica básica, o que os impede de se comunicar, de criar, de interagir, de produzir e de consumir informações. 
Inclusão Digital
A universalização do acesso aos meios, ferramentas e conteúdos da sociedade da informação e o uso adequado da TICS podem contribuir para diminuir as desigualdades sociais.
Inclusão Digital
O Brasil tem um largo caminho a percorrer em diversas dimensões da inclusão digital. É extremamente desejável uma efetiva inserção da Internet em todo o território brasileiro e a custos aceitáveis para nossa realidade econômica e social, como previsto no Plano Nacional de Banda Larga. 
Inclusão Digital
Dentre os nossos objetivos necessitamos: aumentar a penetração da rede em todo o território nacional;
 reduzir os preços do acesso; barateamento de equipamentos para garantir o acesso dos computadores nos lares; 
aumentar as habilidades da sociedade no uso das TICS por meio da educação formal. 
A inclusão digital
A inclusão digital e a efetiva penetração da Internet em todas as regiões e camadas sociais do país, visando ao desenvolvimento da plena cidadania, é um desses desafios. 
Inclusão digital
o caminho de enfrentamento dos muitos desafios relacionados à inclusão digital tem relação indissociável com o crescimento econômico e a redução das desigualdades sociais e exige muitas políticas e ações que são de competência de diferentes ministérios e agências do governo
Projetos de Inclusão Digital
O projeto de Inclusão Digital de Pescadoras e Pescadores Artesanais, conhecido como Projeto Maré/Telecentro da Pesca, foi elaborado pela SEAP/PR (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República – Seap/Pr). 
Pretende também propor, gerir e implementar políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento da produção da pesca e da aqüicultura nacional, de forma sustentável.
Projetos de Inclusão Digital
CRID- centros Rurais de Inclusão digital (INCRA/MCT/Ministério Agrário). 
Iniciativas pioneira em comunidades rurais do Brasil. Em julho de 2004, iniciou­se no interior do Ceará, o funcionamento do primeiro Centro Rural de Inclusão Digital (CRID) instalado em um assentamento, com parcerias do INCRA e Banco do Nordeste. Em 2008 este projeto virou projeto nacional Territórios de Cidadania. 
Projetos de Inclusão Digital
Projeto casa Brasil (centro de alfabetização tecnológica, cidadania, cultura e lazer), 
 Computadores para Inclusão, PC popular Conectado e Telecentros.
Projeto UCA – Um Computador por Aluno
Bibliografia
BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette. Comunicação Digital: educação, tecnologia e novos comportamentos. Ed. Paulinas, 2008.
KENSKI, V. M. As Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2003.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais