Buscar

Questionário sobre o Filme 12 Homens e Uma Sentença[399] (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“Antonio Eufrásio de Toledo”
______________________________________________________________________________
Questionário sobre o filme “Doze Homens e uma Sentença”
Em qual cidade ocorreram os fatos submetidos a julgamento?
Na cidade de Nova York.
Qual o tema central do filme?
Retrata uma reunião onde doze jurados, ficam em uma sala, tendo o prazo de três dias, para decidir, de forma unanime se um garoto de 18 anos é culpado ou não pelo assassinato de seu pai. Caso o garoto seja culpado, deverá ter como pena a morte
Por qual crime o réu estava sendo julgado? Qual a idade e a nacionalidade do réu?
Estava sendo julgado pelo crime de assassinato. O garoto tinha 18 anos porto-riquenho.
A que tipo de decisão coletiva o juiz esperava que o júri chegasse? Bastava que se atingisse algum tipo de maioria?
A decisão deveria ser unanime, ou seja, todos deveriam declarar ou inocentar o garoto que estava sendo julgado.
Você é capaz de identificar os nomes e as profissões dos jurados, descrevendo-os pelos números que lhes foram atribuídos? Algum jurado era de outro País?
Jurado n. 01 - treinador de futebol;
Jurado n. 02 – bancário;
Jurado n. 03 – tem um serviço de mensagens;
Jurado n. 04 – corretor da bolsa de valores;
Jurado n. 05 – enfermeiro de um hospital;
Jurado n. 06 – Pintor;
Jurado n. 07 – vendedor;
Jurado n. 08 – “Davis” – arquiteto;
Jurado n. 09 – O senhor mais idoso;
Jurado n. 10 – Proprietário de uma garagem;
Jurado n. 11 – Relojoeiro;
Jurado n. 12 – Publicitário.
Qual foi a primeira votação dos jurados?
A primeira votação foi 11 a 1.
Qual o argumento utilizado pelo jurado que divergiu da maioria para votar contra? Ele acreditava piamente na inocência do réu?
O jurado número 08 “Davis”, levantou dúvidas sobre a real culpa do suspeito. Em nenhum momento ele demonstrou ter certeza da sua inocência, mas queria discutir com os demais acerca dos fatos.
Você pode esclarecer por qual motivo o jurado que divergiu, propôs que fosse realizada uma nova votação (secreta), aceitando mudar seu voto se ninguém mais votasse “inocente”? Para você, isso foi uma aposta?
Foi uma jogada assertiva, pois os jurados, votando secretamente, poderiam manifestar sua verdadeira opinião.
Nessa votação secreta, qual jurado também votou “inocente”? Você entende que ele já estava convencido da inocência do réu?
O jurado 09, o Senhor mais idoso. Não estava convencido da inocência do réu, mas gostaria de reavaliar as circunstancias exposta no tribunal.
Por qual razão os jurados queriam decidir logo a questão?
Queriam decidir logo a questão para pode sair daquela sala e quente e viverem suas vidas, muitos não estavam preocupado com o júri e sim em ser ver daquela situação o mais rápido possível.
Como se sabe, fatos irrelevantes à decisão racional acabam sendo levados em consideração pelas pessoas sem seu processo decisório. No caso do filme, você é capaz de citar algum fator que estava pesando na decisão de algum(s) dos componentes do júri, mas que deveria ser desprezado em uma decisão isenta e racional?
Sim, do jurado número 03 (três), devido uma briga com o seu filho, onde estava há dois anos sem falar com o mesmo, desejava a condenação do rapaz, porque estava ligando aos fatos a sua vida pessoal.
Havia algum jurado que queria manipular e liderar o Conselho de Sentença? Qual sua visão sobre os jurados nºs 03 e 08?
Sim. O número 03, por ter tido uma briga com seu filho, não queria discutir os fatos, já considerava o rapaz culpado. Jurado n 08, defendia a presunção de inocência, já que duvidava das provas apresentadas.
Qual análise o Júri fez sobre as provas produzidas, notadamente a testemunhal?
De que as testemunhas poderiam não ter relatado a verdade dos fatos.
A princípio a maioria dos jurados acreditaram na prova testemunhal.
No entanto, após indagações, notaram que as testemunhas declararam fatos controversos, bem como, o senhor já idoso, ter ouvido o acusado ter dito que mataria o pai, no mesmo momento em que o trem passava, não sendo possível ouvir nada quando um trem passa.
Quanto a senhora, que era testemunha dizer que havia visto pela janela cenas do crime cometido, sendo que esta usava óculos e já estava deitada, indagaram de que como ela teria visto, se possivelmente estava sem os óculos, já que iria dormir, afinal ninguém dorme com óculos.
Na visão dos jurados, qual o desempenho do Advogado de Defesa e do Promotor?
O advogado não exerceu uma boa defesa, visto que não solicitou provas essenciais, para apuração dos fatos, deixando desapercebidos relatos importantes das provas que foram apresentadas, tais como as que os jurados discutiram posteriormente. 
O promotor também deveria ter se atentado quanto aos fatos, afinal era evidente as dúvidas à cerca do acontecido, presumindo assim a inocência do acusado.
Qual o argumento utilizado por aqueles que eram favoráveis ao réu para atenuar a importância das informações fornecidas pelo psiquiatra no tribunal?
Que o acusado era delinquente, devido a sua formação, devido ao meio e situações vividas e que deveria ser considerado o laudo fornecido pelo psiquiatra.
Em uma decisão coletiva, é possível utilizar os conhecimentos de cada um dos participantes para se buscar uma decisão melhor. Que informação fornecida por um integrante do júri, que tinha morado a maior parte da sua vida em uma região de cortiços parecida com a vizinhança do réu, foi decisiva para que vários outros integrantes do júri mudassem de opinião?
A informação é a de que no cortiço ele vivia no meio de lixos e isso não modificou o que ele é hoje, até mesmo um participante do júri
Um dos integrantes do júri em dado momento diz: “O tipo de rapaz não importa, estamos aqui para julgar com base nas evidências!”. De que forma esta afirmação se alinha com a teoria de decisões?
Que seria desnecessário recorrer ao tipo subjetivo para inocentar o acusado, teria que avaliar à cerca dos fatos de forma objetiva. 
Um jurado que muda de opinião várias vezes durante o processo decisório (aconteceu com um dos componentes do júri) é útil ao processo decisório?
Sim. Pois no final ele concordou em aceitar a dúvida razoável e votar pela absolvição do acusado, aumentando assim o número de jurados que optaram a favor do réu.
Você percebeu indícios de que o consenso absoluto não seria alcançado e que determinado(s)componente(s) estava(m) sendo vencido(s) pelo cansaço e mudando seu voto para acompanhar a maioria?
Sim, em alguns momentos, como por exemplo um senhor que estava cansado e com calor, que mudava seu voto, tendo como objetivo que encerra-se logo o jui e assim ir embora, não importando se a decisão era certa ou errada. 
Quais as vantagens e desvantagens da decisão coletiva sobre a individual?
A vantagem da decisão coletiva é que nela se obtém mais informações, decisões são tomadas com melhor qualidade, torna as decisões mais fáceis de serem implementadas; já a desvantagem da decisão coletiva e um processo mais lento para se obter um resultado útil, pois todos expõem suas opiniões e os fatos da maneira com que cada um pensa.
Qual foi o veredicto?
O garoto foi declarado inocente com votação unanime de 12 X 0.
Aluno(a): JANDIRA RAIMUNDO DA SILVA
R.A.: 001.1.14.469
Termo: 8º B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando