Buscar

ERP Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial
	O sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), representam uma ferramenta de tecnologia de informação que visam aprimorar o desempenho organizacional como um todo. A expressiva utilização dos sistemas de gestão empresarial ERP tem acompanhado as necessidades e exigências do mercado competitivo e globalização imposta às empresas nos últimos anos. À medida que uma organização cresce a sua complexidade e, consequentemente, a necessidade de novas tecnologias.
De acordo com Stamford (2000), o ERP possibilita um fluxo de informação único e constante por toda a empresas.
Alguns benefícios e barreiras do ERP para a empresa, basicamente são conhecidos por passaram a ser largamente e utilizados pelas empresas, por intermédio de uma base de dados única e em tempo real.
	Verifica-se à implantação dos sistemas ERP, compreende a integração, padronização, redesenho de processos, teses etc. A vantagem é absorver todas as transações operacionais e que forneça as informações necessárias. Outros aspectos importantes relacionados é a redução com controles manuais e impressos, a serem embutidas sorteia.
Além disso, ressalta-se que o processo é atender a demanda informacional e integra – lá em um banco de dados únicos, essas informações auxiliam para a tomada de decisões mais eficazes.
ERP na atualidade tem o ambiente atual de negócios para as empresas auferirem ganhos cada vez maiores, seu principal ativo intangível: a disponibilidade de informações. Através da implantação de sistemas ERP, pode – se certificar de muitos ganhos na organização, tais como: agilidade, integração de processos, redução de custos, maior volume de informações, confiabilidade dentre outros. Devidos aos altos custos envolvidos no desenvolvimento à determinada empresa (customização do software), é necessário que a gerência analise profundamente a real necessidade de relatórios específicos. Desta forma, a empresa deve incentivar a fornecedora do sistema ERP a desenvolver um módulo de gerenciamento das atividades de comércio exterior.
Com esse costume a implantação de um sistema integrado de gestão está a grande dificuldade das empresas encarar uma implantação de ERP devido a custos muitos altos.
O sistema de gestão e seus módulos são:
Módulo de compras: Que são gerenciamento de pedidos a fornecedores, controle da careira dos pedidos de compra, recebimento de pedido com entrada automática de estoque, geração de contas a pagar, atualização de custos, análise e seleção do desempenho dos fornecedores.
Módulo de faturamento: Realiza faturamento do pedido com geração de saída do estoque gerando contas a receber, lançamentos contábeis e saída para a expedição, controle de pendências, relaciona-se com o vendedor para posterior cálculo da comissão, cálculo dos tributos, emissão de mota fiscal e geração dos controles estatísticos de vendas
Módulo de estoque: Cadastro de itens de estoque (Almoxarifado, oficina, etc...) de grupos, subgrupos, fabricantes/marcas, geração de códigos de barras, cadastros de preço do produto por condição de pagamento, apuração do custo médio, relatórios gerenciais de estoque.
Módulo financeiro: Gerenciamento dos recursos financeiros da empresa, movimentação das carteiras de títulos do contas a pagar e a receber, acompanhamento e emissão das carteiras de títulos, simulação e emissão do fluxo de caixa.
Módulo contábil: Controle e geração do plano de contas, demonstrativos de perdas e lucros
Módulo do planejamento e controle da produção (PCP): Executa a produção através dos pedidos de vendas, acompanhamento da produção, movimentação dos recursos de mão de obra e ferramental.
Conclui-se que a implantação de um sistema integrado de gestão empresarial poderá trazer inúmeros benefícios econômicos de redução de custo de produtos e processos, o excesso de burocracia. O sucesso da empresa além da competitividade, tem que se atualizar e se comprometer com vários departamentos o melhor que se possa oferecer, mostrando assim que um sistema de festão deverá incrementar e auxiliar na festão de seus processos, mas jamais se tornara a razão do seu próprio negocio.
STMAFORD, P. P 2000 ERPs: prepare-se para esta mudança. Disponível em:
http://www.kmpress.com.br.

Outros materiais