Buscar

AULA 02 DIREITO PROCESUAL DO TRABALHO FORMAS DA SOLUÇÃO DOS CONFLITOS E PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
 Aula 2 -FORMAS DE Da Solução dos Conflitos Trabalhistas e 
 Poder Judiciário Trabalhista
.
Plano de Ensino – EMENTA
Plano de aula:
I- Solução dos Conflitos Trabalhistas: 
Autodefesa, Auto composição e Heterocomposição; 
II- Das Comissões de Conciliação Prévia; 
III-Do Judiciário Trabalhista: Poder Judiciário; Organização, composição e funcionamento da Justiça do Trabalho.
Objetivos da aula:
O aluno deve conhecer as formas judiciais e extrajudiciais de solução dos conflitos. Identificar a interpretação do Supremo Tribunal Federal quanto a facultatividade da passagem pelas Comissões de Conciliação Prévia e quais os efeitos de um eventual acordo firmado perante as referidas Comissões. 
Deve, ainda, saber quais os órgãos que compõem a estrutura da Justiça do Trabalho e compreender que o processo poderá tramitar até o órgão máximo da Justiça do Trabalho, com a interposição de recursos, podendo, inclusive, sair da esfera trabalhista e chegar ao STF, na hipótese de violação à Constituição Federal.
TIPOS DE CONFLITOS 
Conflito individual 
É aquele que ocorre entre o empregado e empregador, individualmente, considerados.
Conflitos coletivos
É aquele que abrange a coletividade, envolvendo a categoria, ou uma comunidade específica de trabalhadores ou empregadores
NATUREZA DOS CONFLITOS:
CONFLITO DE NATUREZA ECONÔMICA :conflito de interesses, tem por fim a criação de novas normas de trabalho para a categoria
CONFLITO DE NATUREZA JURÍDICA: Conflito de direito, ou seja, tem o objeto a aplicação ou interpretação de normas jurídicas
 TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO DE CONFLITOS
AUTOCOMPOSIÇÃO 
 Trata-se de uma técnica não adversarial, onde as próprias partes, entre elas ou com a mera colaboração de terceiro(s), encontram a solução, com probabilidade qualitativa de resolução do conflito Ocorre, via de regra:
 Transação: Concessões recíprocas.
Conciliação - Difere das figuras da transação e da mediação, tem presente a autoridade judicial e concordam com solução transacionada sobre matéria objeto de processo judicial.
Mediação. Lei º 13.140 de 26 de junho de 2015, artigo 42, par. Único, será regulada por lei própria.
AUTOCOMPOSIÇÃO 
É a forma de solução dos conflitos trabalhistas coletivos, em regra, é realizada pelos próprios interessados, através da negociação coletiva, celebrando um documento de pacificação que consiste no diploma coletivo. 
EX: Acordo e Convenção (CF, 7º, XXVI).
Reforma trabalhista: Artigo 444,parágrafo e 611-A CLT.
HETEROCOMPOSIÇÃO:
Técnica ADVERSARIAL, onde as partes terceirizam a solução do conflito e o terceiro imparcial, julga aplicando o direito ou a equidade, no caso concreto.
JURISDIÇÃO ESTATAL.
ARBITRAGEM. 
DD MEDIAÇÃO.
AUTOTUTELA /AUTODEFESA - DEFINIÇÃO
Método de composição de litígios determinado pela ausência de um juiz independente e imparcial e pela imposição da vontade de uma parte sobre a outra.
Modernamente, é vedada a autotutela, que revela-se pela punição legal no seu exercício. Considera-se ilícito criminal o exercício arbitrário das próprias razões.         
CARACTERÍSTICAS DA AUTOTUTELA:
  Defesa própria,  por si mesmo.
 Forma mais primitiva de resolução dos conflitos.
 Ausência de autoridade estatal acima dos indivíduos Emprego da força.
Lei do mais forte.
Imposição da decisão de uma das partes à outra.
AUTOTUTELA NO DIREITO DO TRABALHO
GREVES, Lei Nº 7.783/89.
 LOCKOUT, locaute - Expressamente Proibido No Brasil Art. 17. Da Lei Nº 7.783/89.
“ Art. 17. Fica Vedada A Paralisação Das Atividades, Por Iniciativa Do Empregador, Com O Objetivo De Frustrar Negociação Ou Dificultar O Atendimento De Reivindicações Dos Respectivos Empregados.
Exceções, que admite a autotutela:
Art. 188, I CC (Legítima Defesa E Exercício Regular De Um Direito)
Art. 188, II CC (Estado De Necessidade)
Art. 1.210 CC (Manutenção De Posse)
Art. 1.283 CC (corte de raízes e ramos de árvores)
Legítima defesa: repelir injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem, usando moderadamente dos meios necessários.
Estado de necessidade: quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.
ARBITRAGEM
A solução do conflito é entregue a terceira pessoa desinteressada do objeto da disputa, regida pela lei no 9.307/96.
ARBITRAGEM NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
ART. 114, §2º, CF (EC nº 45/04) - § 2º Recusando-se qualquer das partes à negociação coletiva ou à arbitragem, é facultado às mesmas, de comum acordo, ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. EC/45/2004.
Arbitragem pelo MPT – 83, XI, LC 75/93 
  Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça do Trabalho:
........................
        XI - atuar como árbitro, se assim for solicitado pelas partes, nos dissídios de competência da Justiça do Trabalho;
 arbitragem no conflito individual
CONFLITO INDIVIDUAL -Artigo 507-A, CLT - REFORMA TRABALHISTA
EFEITOS DA ARBITRAGEM
Suspende a prescrição.(art. 19, par. 2º.)
Decisão com natureza de Título Judicial (Art. 31).
Ação Anulatória – Constitutiva (Art. 33)
HETEROCOMPOSIÇÃO:
Técnica ADVERSARIAL, onde as partes terceirizam a solução do conflito e o terceiro imparcial, julga aplicando o direito ou a equidade, no caso concreto.
JURISDIÇÃO ESTATAL.
ARBITRAGEM. 
DD MEDIAÇÃO.
JURISDIÇÃO
É o instrumento de que se serve o Estado para, no exercício da sua função jurisdicional, com a participação das partes e obedecendo ao procedimento estabelecido na legislação processual, resolver os conflitos de interesses.
VANTAGENS E DESVANTAGENS JURIDIÇÃO 
É morosa e gratuita.
VANTAGENS E DESVANTAGENS ARBITRAGEM –
É onerosa e célere. 
COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA
Criadas pela Lei 9958/2000, incluiu o artigo 625-A e seguintes na CLT, objetivando desafogar o judiciário trabalhista.
OBRIGATORIEDADE - ADIN n.º: 2139-7 e 2160-5, em medida cautelar, o STF conferiu interpretação conforme o art. 5º, XXXV, da CRFB/88, entendendo ser facultativa a submissão da demanda à Comissão de Conciliação Prévia.
.
TRÂMITE DA CCP EXTRAJUDICIAL
COMISSÕES DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA, CLT, ART. 625
Faculdade – 625-A
Organização no ambito da Empresa ou Sindical – 625-A
Submissão – 625-D
Prevenção – 625-D, § 4º
Concil. – 10 Dias – 625-F
Prescrição Suspensa – 625-G
(Inquérito Não Se Submete)
Quitação Geral – 625-E
TRAMITES FINAIS EXTRAJUDICIAL
Partes firmaram acordo:
 Será Lavrado um termo de conciliação 
 – art. 625-E da CLT.
Art. 625-E, parágrafo único da CLT - o termo de conciliação é título executivo extrajudicial e terá eficácia liberatória geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas. 
 
ACORDO NÃO CUMPRIDO
Acordo firmado na CCP, importará em imediata AÇÃO DE EXECUÇÃO – art. 876 da CLT.
JURISPRUDENCIA :
Comissão de Conciliação Prévia tem natureza de ato jurídico perfeito e, na forma daquele dispositivo primeiro mencionado, o termo dessa conciliação constitui-se em título executivo extrajudicial e terá eficácia liberatória geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas. Assim, diante da premissa consignada pela egrégia Corte Regional, de que a quitação é expressa somente em relação aos valores e às parcelas constantes do instrumento, tem-se que assiste razão às rés quanto à eficácia liberatória geral do termo firmado na Comissão de Conciliação Prévia, uma vez que não foi constatado que havia ressalvas no termo de conciliação. Precedentes. Recurso de revista conhecido por violação do artigo 625-E , parágrafo único, da CLT e provido.
JUDICIÁRIO TRABALHISTA
JUDICIÁRIO TRABALHISTA
A Justiça do Trabalho integra o Poder Judiciário – art. 92 da CRFB/88. Os juízes do trabalho gozam das garantias inerentes à magistratura: vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídios (art. 95, da CRFB/88).
Conselho Nacional de Justiça (art. 103-B) – compõe-se de 15 membros, sendo 9 do Judiciário, 2 do Ministério Público, 2 advogados e 2 cidadãos de notável saber jurídico - Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, além de outras atribuições conferidas pelo Estatuto da Magistratura (art. 103-B, §4º da CRFB/88).
ORGANIZAÇÃO 
DA JUSTIÇA 
DO TRABALHO
ARTIGOS 111 e 112 CRFB/88
ORGAOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO
COMPETENCIA DOS JUIZES DE DIREITO EM MATÉRIA TRABALHISTA
A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito (art. 112 da CRFB/88 e art. 668 e 669 da CLT).
Das decisões proferidas pelos Juízes de Direito em matéria trabalhista cabe recurso ordinário, no prazo de 8 dias, para o respectivo TRT daquela localidade.
INSTALAÇÃO DA VARA DO TRABALHO
Súmula 10, STJ
 Instalada a Vara do Trabalho naquela localidade, cessa a competência do Juiz de Direito em matéria trabalhista, inclusive para a execução das sentenças por ele proferidas. Logo, todos os processos serão encaminhados para a Vara do instalada. 
JURISDIÇÃO NA VARA DO TRABALHO
Nas Varas do Trabalho a jurisdição é exercida por um juiz singular (art. 116 da CRFB/88), que ingressa na magistratura do trabalho para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto, mediante concurso público de provas e títulos com a participação da OAB em todas as fases. Exige-se do bacharel de direito, o mínimo de três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, a ordem de classificação.
TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO
A Composição será de no mínimo, sete Juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo:
1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo serviço
Os demais, mediante promoção de juízes do Tribunal por antiguidade e merecimento, alternadamente.
TRT, artigo 115, CRFB/88 -JUSTIÇA ITINERANTE
§ 1º Os Tribunais Regionais do Trabalho instalarão a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, ART. 111-CRFB/88.
Compõe-se de 27 Ministros, escolhido dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.
1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo serviço
Os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura de carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior
.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
ÓRGÃO ESPECIAL
SDC
SDI
Subseção II
1ª T.
2ª T.
3ª T.
4ª T.
5ª T.
6ª T.
7ª T.
8ª T.
TRIBUNAL PLENO
 27 Ministros
Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT
Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT.
Subseção I
ORGÃOS AUXILIARES DA JUSTIÇA DO TRABALHO
SECRETARIAS
DISTRIBUIDORES
OFICIAIS DE JUSTIÇA E
 OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES
Art. 710 a 721, CLT
.
Cada Vara do Trabalho terá 1 (uma) secretaria, sob a direção de funcionário que o Juiz designar, para exercer a função de Diretor de Secretaria, e que receberá, além dos vencimentos correspondentes ao seu padrão, a gratificação de função fixada em lei (art.710, CLT).
SECRETARIAS
ART. 93, XIV, CRFB/88
Os Servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente
.
Atribuições
 da
 Secretaria das Varas 
(Art. 711, CLT)
SECRETARIAS
Atribuições
dos 
Chefes 
de Secretarias das Varas
 (Art. 712, CLT)
Aplica-se ao Cartório 
dos 
Juízes de 
Direito
arts. 716, 717, CLT
A SECRETARIA DOS TRIBUNAIS POSSUEM AS MESMAS ATRIBUIÇÕES ACIMA (arts. 711 e 712, CLT), ALÉM DE OUTRAS DO ART. 719, CLT E AQUELAS PREVISTAS NO REGIMENTO INTERNO (art. 720, CLT)
.
 Nas localidades em que existir mais de uma Vara do Trabalho haverá um distribuidor
(Art. 713, CLT)
Atribuições do Distribuidor 
(art. 714, CLT)
Os distribuidores são designados pelo Presidente do Tribunal Regional
(art. 715, CLT)
DISTRIBUIDORES
.						
Incumbe a realização dos atos decorrentes da execução dos julgados das Varas do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho, que lhes forem cometidos pelos respectivos Presidentes (art. 721, CLT).
No caso de avaliação, o Oficial de Justiça Avaliador terá o prazo de 10 dias (art. 721, §3º, da CLT)
OFICIAIS DE JUSTIÇA 
E 
OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADRES
.
DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
 DO MINISTÉRIO PÚBLICO
O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, abrange o Ministério Público da União e dos Estados
 incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis
(Art. 127, CRFB/88) 
São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.
.
Integra o Ministério Público da União 
É regido pela Lei Complementar nº 75/1993 
(Lei Orgânica do Ministério Público da União)
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
O Ministério Público do Trabalho está regido pelos artigos 127 a 130-A, CRFB/88 e LC 75/1993
ATRIBUIÇÕES DO MPT
Artigos 83 e 84, da LC 75/1993

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais