Buscar

resumo A INTERIORIZAÇÃO DA REALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A INTERIORIZAÇÃO DA REALIDADE
A Socialização Primária
A sociedade deve ser entendida como um processo dialético em curso, composto por três momentos, sendo eles: exteriorização, objetivação e interiorização. No entanto estes momentos não devem ser pensados como sequencias, mas sim simultâneos. 
Podemos dizer então que estar em sociedade é participar da dialética da sociedade. Entretanto, o indivíduo não nasce parte da sociedade, apenas com uma predisposição para a sociabilidade, e consequentemente predisposição para se tornar membro da sociedade.
O ponto inicial para o processo de socialidade é a interiorização, que se caracteriza pela apreensão ou interpretação imediata de um acontecimento como possuindo um sentido. 
A socialização consiste na interiorização que cada indivíduo faz, desde que nasce e ao longo de toda a sua vida, das normas e valores da sociedade em que está inserido e dos seus modelos de comportamento. Assim sendo, socializar é inculcar no indivíduo os modos de pensar, de agir individual e de agir do grupo em que ele é integrado.
A socialização acontece durante toda a vida, porém apresenta intensidades e em contextos diferentes. Existem dois tipos de socialização: primária e secundária. 
Durante a infância ocorre a socialização primária, onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo ao qual pertence. 
“A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade”
Já a socialização secundaria diz respeito aos processos que introduzem o indivíduo já socializado em novos setores da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas atividades dos países que visitamos ou para onde emigramos, etc.)
“A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade”

Continue navegando