Buscar

atividade discursiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As diversas ações afirmativas criadas no Brasil ao longo dos últimos
Quinze anos tem sido motivo de crítica de uma pequena parcela da população brasileira, uma pequena elite que no mesmo período acumulou muita riqueza e usufruiu de muitas oportunidades, mas que não quer ver o crescimento de outros seguimentos da sociedade, tão pouco dividir espaços que antes eram frequentados por essa abastada porção da sociedade elitizada. Os outros segmentos da sociedade, os excluídos, querem apenas uma participação, usufruir dos bens, riquezas e oportunidades oferecidas pela economia, em resumo, ter mais oportunidades.
Também querem o direito à cidadania, a cultura, educação, direitos garantidos pela constituição, mas relegados a essa parcela menos favorecida da nação. Esses programas sociais são na realidade uma correção das desigualdades sociais que ocorreram ao longo dos anos e a confirmação dos direitos constitucionais, alguns destes presentes também na declaração universal dos direitos humanos. Para que isso dê certo, precisamos agir na causa do problema para acabar com a exclusão
social, por isso que programas de cotas para negros e classes menos favorecidas são ações radicais que mexem com privilégios que antes eram dados apenas a determinada parcela da sociedade brasileira. Precisamos incluir mais e excluir menos, acabar com exclusividades. Só assim seremos uma nação melhor, mais igualitária.

Outros materiais