Buscar

Avaliação I Redação Individual (409564) Ergonomia Industrial (SEG29)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (409564) - Ergonomia Industrial (SEG29)
 Prova: 6514847
QUESTÃO:
1. A ergonomia vem com o intuito de adaptar o trabalho ao homem, a fim de melhorar o posto de trabalho para uma execução confortável da atividade. A empresa que investe na ergonomia se mostra preocupada com a saúde e o bem-estar do trabalhador. Escreva uma redação com o tema: A VISÃO GERAL SOBRE A ERGONOMIA.
RESPOSTA ESPERADA:
É importante que o espaço em que se desenvolve o trabalho esteja em boas condições de segurança, seja confortável e funcional.
As pessoas são diferentes. Nem todas têm a mesma altura, a mesma força, nem a mesma capacidade para suportar as cargas físicas e as tensões psíquicas. Estas características devem ser tidas em conta na hora de planificar e desenhar os postos de trabalho para que as máquinas, dispositivos e utensílios sejam adaptáveis e utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia.
De fato, a ergonomia já há muitos anos faz parte da vida moderna, desde o mais simples objeto de uso quotidiano, ao mais sofisticado equipamento ou máquina foram objeto de estudos e obedeceram a princípios ergonômicos.
Quando não são observados esses princípios, podem surgir riscos para a segurança e a saúde das pessoas que utilizam essas máquinas e equipamentos. Os principais princípios são: dimensões corporais (altura de trabalho, o assento, o espaço previsto para os movimentos e as ferramentas adaptadas à anatomia da mão); posturas (possibilidade de alterar a posição sentada e em pé, redução de esforços e de tensão muscular estática prolongada); esforços musculares (devem ser adaptados às capacidades físicas do trabalhador, previsão de fontes auxiliares de energia no sistema de trabalho); movimentos corporais (ajustadas as amplitudes, velocidades e ritmos na execução de movimentos).
Os critérios ergonômicos aplicados desde a fase do projeto, na estruturação do trabalho e nas condições de realização das tarefas, constituem importante medida preventiva para evitar doenças contraídas pela permanência prolongada no posto de trabalho.
FONTE: Disponível em <http://www.prof2000.pt/users/eta/capitulo14.htm>. Acesso em: 10 fev. 2017.

Continue navegando