Buscar

Tratamento Endodôntico em dentes com Rizogênese Incompleta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tratamento Endodôntico em dentes com Rizogênese Incompleta
São canais classe IV pois não tem a formação completa do terço apical. Não se pode obturar dentes nessa condição pq se tirar o aporte sanguíneo de um dente que esta em formação apical não terá sangue para fazer a metaplasia celular, logo o dente ira reabsorver entrando em anquilose. Tempos atrás promovia a metaplasia fazendo trocas sucessivas de hidróxido de cálcio ate o crescimento e amadurecimento da raiz. Vantagens: essa troca sucessiva de hidróxido de cálcio induzia a formação de uma barreira de tecido duro no ápice do dente. Em contrapartida tinha muitas Desvantagens: era preciso fazer varias sessões e longo tempo de tratamento; possibilidade de recontaminação pq tem colocar curativos intracanais provisório que pode cair e recontaminar; e, as paredes do canais permanecem frágeis pq o canal cresce e fica muito amplo e a parede frágil. 
Questão: Tecnica de odontometria de Januário Costa. 
Tem que saber exatamente onde vai parar dentro do canal radicular, se deixar um pouco a menos vc pode deixar o dente contaminado, se vc passar a mais tira o aporte sanguineo. O localizador foraminal não funciona nesses casos pq tem pouca dentina. Tecnica: faz a radiografia de diagnostico e sobre ela mede o CTP, achando o CTP com uma lima Hedstroem 2ª serie (pq cada passo da lima possui 1mm p/ fazer a contagem) coloca nos dois terços (cervical e médio) e faz a radiografia para fazer a contagem com o instrumento no canal. Com um compasso de ponta ativa e coloca uma ponta do compasso na ponta final do instrumento que aparece na radiografia e a outra ponta no lugar exato que vc quer chegar no tratamento endodontico e gira o compasso em 180° e marca na radiografia. Faz a contagem de quantos passos tem no instrumento na radiografia e encontrará X mm. O comprimento encontrado nos terços em que a lima entrou e que ficou dentro da marcação do compasso, sera igual ao comprimento que falta para chegar no local desejado para obturar o canal, encontrando assim o comprimento de trabalho correto. 
Desvantagens da metaplasia celular: defeitos na formação do terço apical e fragilidade da raiz. 
Qual a atual tecnologia para se fazer tratamento endodontico em dentes com rizogenese incompleta? Trabalhar com a célula tronco do dente, que pode ser feita em casos de reabsorções externas de raiz. O numero de células tronco em uma pessoa jovem é maior do que em pessoas idosas. 
Se o dente tiver vitalidade pulpar, faremos uma PULPOTOMIA; remover a polpa coronária e deixar a polpa radicular, neste caso não usa hidróxido de cálcio (cai o Ph) usa-se MTA (mantém o pH alcalino por anos, impedindo a contaminação). 
1- Abertura técnica;
2- Isolamento Absoluto e anti-sepsia do campo;
3- Irrigação e Remoção da polpa coronária COM brocas de baixa rotação nova nº 6 ou 8; 
4- O dente começará a sangrar e faz irrigação constante. Tem que deixar o dente sangrar ate parar, não se deve promover logo a hemostasia, para poder aliviar a polpa 
5- Seca com bolinhas de algodão estéril e coloca na entrada dos canais MTA branco para promover a metaplasia;
6- Preenche o dente com ionômero de vidro e encanminha o paciente p/ restauração;
7- Faz a proservação a cada 6 meses ate a raiz maturar. 
Células tronco são células indiferenciadas que se encontram em mesenquimas que pode se diferenciar em qualquer outro tecido.
O sangue do tecido periodontal apical contem 500 vezes mais células tronco que o sangue de outro tecido, no corpo humano. O score de 500 é encontrado no cordão umbilical, osso ilíaco e periodonto apical. Durante toda nossa vida, o dente continua crescendo no terço apical. O cemento é mais mineralizado quanto mais cervical ele for, e é mais celular quanto mais apical ele for; e durante toda vida ele cresce no terço apical. 
Apicificação é o tratamento que visa o fechamento apical induzido do forame, pela formação de tecido mineralizado, determinando ou não o aumento do comprimento radicular.
1. Anestesia.
2. Isolamento absoluto.
3. Abertura técnica coronária.
4. Aferimento do Comprimento de Trabalho.
5. Limpeza e Modelagem.
6. Curativo Expectante.
7. Renovação do Curativo expectante.
8. Verificação do “fechamento” apical.
9. Obturação.
10. Proservação.
Revascularização: utiliza a capacidade inerente de proliferação de células do tecido conjuntivo para preencher os espaços vazios do corpo. Ñ necessita anestesia, faz a abertura, isolamento, anti-sepsia do campo, não faz modelagem/instrumentação pq com a parede do canal lisa o tecido novo não vai conseguir se aderir a parede; faz-se uma boa limpeza, o canal tem que estar bem limpo para tirar os mmo, limpar sem modelar (usando easy clean, inserto ultrassonico, XP-endo, por ex). Feito isso tem duas opções: coloca-se uma pasta de antibiótico (pode manchar o dente(minociclina), e ter reações alérgicas) ou preenche o dente com hidróxido de cálcio (pq deixa o pH alcalino, onde o pH é alcalino ñ cresce mmo), deixe a opção escolhida por 30 dias. Passado os 30 dias realiza a ANESTESIA e remove o hidróxido de cálcio com EDTA. Com um instrumento calibroso ou com agulha de anestésico introduz o instrumento passando 4 a 6 mm do periodonto apical, faz movimento de rotação e puxa o instrumento causando o sangramento. Faz a hemostasia com algodão estéril acima do colo anatômico, aguarda uns 10 a 15 minutos e coloca MTA sobre o coagulo para causar a metaplasia e nascer um novo tecido. Esse tecido não é pulpar pq não tem odontoblastos, é um tecido conjuntivo. O dente volta a ser um dente normal. Faz a proservação de 6 em 6 meses. 
Tecidos formados no espaço do canal radicular de dentes humanos imaturos com necrose e lesão apical são tecidos semelhantes aos do ligamento periodontal;
O crescimento deste novo tecido está relacionado com o diâmetro do forame e com o comprimento do espaço radicular;

Outros materiais