Buscar

Manisfestações do Tecido Pulpar e do Periodonto Apical frente ao Tratamento Ortodôntico

Prévia do material em texto

Manisfestações do Tecido Pulpar e do Periodonto Apical frente ao Tratamento Ortodôntico
No periodonto apical um mês após o tratamento ortodôntico já existe tecido de cicatrização. Um dente pontiagudo após a movimentação ortodôntica fica arredondado, pq o cemento é celular então essa parte celular é reabsorvida. 
Questão: Voce tem uma reabsorção externa lateral e a primeira opção é fazer o tratamento ortodôntico e complementar com cirurgia periodontal, mas tem alguns casos que não pode fazer a complementação cirúrgica, por exemplo, quando a reabsorção está no terço médio ou cervical. O que fazer? Faz o tratamento endodôntico modelando e potencializando bem a irrigação, irrigar com EDTA e Hipoclorito por 3 minutos (1min hipoclorito, 1min EDTA, 1min hipoclorito) sempre potencializando. No ciclo de irrigação com EDTA deve-se fazer a troca da substancia a cada 20’’, pois o mesmo é auto stop e quando se enche de dentina perde a sua função. Após isto, repete a operação usando hipoclorito de sódio. Usou-se o EDTA com intuito de remover toda smear lay e deixar a parede do canal bem porosa, depois entrou com o hipoclorito de sódio para poder penetrar onde ficou poroso. A raiz do dente é cercada por cemento que é fibroso e mineralizado no terço médio e cervical, no terço apical ele é celular, então o hipoclorito vai penetrar conseguindo limpar a lesão. Seguindo, vai irrigar o canal com álcool isopropílico a 95% com a finalidade de esfriar e ressecar o canal. O hidróxido de cálcio tem uma função higroscópica, ele tende a crescer procurando umidade; se sabe que dentro do canal estará bem seco (após o uso do álcool isopropílico),fora dele (onde esta a lesão) estará úmido por causa do exsudato, preenche então o canal com hidróxido de cálcio que vai penetrar nas paredes porosas e alcalinizar a região da lesão parando a reabsorção. Faz a troca do hidróxido de cálcio 2 a 3 vezes a cada mês, quando sentir que a lesão esta diminuindo obtura-se o canal. 
Por que a polpa não dói durante o momento da tração ortodôntica? Pq a força aplicada ao dente no tratamento ortodôntico ela deve estar no Maximo a 1,8 newton/mm², a partir de 4mm² excita os osteoclastos no sentindo negativo. O sentindo positivo é ativar os osteoblastos. Quando ultrapassa a força recomendada existe uma grande possibilidade dos osteoblastos não acompanharem os osteoclastos, então vai haver reabsorção óssea muito grande. Chegando a 4 newton/mm² vai haver não só a reabsorção de osso como de dente. 
Duas regras:
1- Sensibilidade nem sempre traduz vitalidade pulpar;
2- Radiolucidez apical nem sempre traduz mortificação pulpar.
Reabsorção Radicular: assim como todo trauma em tecido mole causa edema, todo trauma em tecido duro o reabsorve. Como saber se a reabsorção é interna ou externa? Interna, a imagem radiográfica mostra o aumento da luz do canal, dessa forma desaparecem as linhas que marcam as paredes do canal. Por outro lado, na externa essas linhas não desaparecem e parecem atravessar a imagem da lesão. 
A dor causada pela movimentação ortodôntica se dissipa após algumas horas da saída do consultório pq começa a ocorrer regeneração tecidual. 
Após o tratamento ortodôntico sempre vai haver reabsorção radicular no terço apical para arredondar os forames.
Em casos de atresiamento do canal faz-se o uso do ultrassom para o tratamento endodontico. 
Algumas reabsorções por movimentação ortodôntica ocorrem por:
1. Fatores locais: 
- a forma da raiz: se a raiz for mais curva tende a perder a curvatura, se for fina tende a perder essa parte fina;
- tipo de movimentação e recursos mecânicos: o CD tem que trabalhar de acordo com a anatomia do dente;
- traumatismo ou reabsorção pré-existente: se ñ houver cuidado com um dente que foi traumatizado pode reabsorver a raiz;
- estagio de desenvolvimento da raiz: dente imaturo é mais fácil de fazer a movimentação pq possui mais fibras;
- saúde periodontal: dente que tem problema periodontal não se movimenta;
- qualidade do tratamento endodôntico: 
2. Fatores gerais: 
- hereditariedade;
- gênero; 
- idade: é um fator preponderante;
- estado de saúde;
- hábitos bucais;
- alergia. 
O movimento ortodôntico interfere na vitalidade pulpar? O movimento em si não, mas vai depender do caso.
Durante o tratamento ortodôntico, dentes com polpa viva apresentam o mesmo índice de reabsorção apical que dentes tratados endodonticamente? Sim. Quando se faz o tratamento endodontico o dente perde cerca de 20% da sua irrigação, isso pode levar o dente a uma reabsorção radicular, anquilose. Cerca de um mês após o canal há o aumento da circulação periodontal. O que é relevante no tratamento ortodôntico é o periodonto e não a polpa. 
O Calcanhar de Aquiles do dente: o dente é dentina. A dentina é coberta na coroa pelo esmalte e coberta na raiz pelo cemento, existe a junção amelo-cementária que pode se dar: com o esmalte por cima do cemento, o cemento por cima do esmalte, os dois se juntando ou o espaço que deixa dentina exposta. Quem tem dentina exposta terá reabsorção externa de raiz no local. O profissional deve tomar cuidado ao fazer tratamentos em pacientes que apresentem essa condição pois pode acelerar o processo de reabsorção. O calcanhar de Aquiles do dente fica na região amelo-cementária, onde há dentina exposta.
O que é mancha rósea? É a visualização da reabsorção interna do dente situada na região amelo-cementária. Normalmente se da nos incisivos centrais superiores.
Lacunas de Howship: sempre que existe lesão no periodonto apical também existe lesão apical mesmo que não apareça radiograficamente, e quando não aparece se chama lacunas de howship. Nessas lacunas se escondem microorganismos e quando esses mmo são anaeróbios gram+ formam um biofilme dificultando sua destruição, dificilmente conseguindo limpar este local. 
Classificação de Malmgren: Utilizada em casos de associados à movimentação dentária induzidas.
1. Contorno irregular da superfície apical.
2. redução do comprimento radicular em até 2mm.
3. Redução do comprimento radicular de 2 mm até 1/3 da raiz.
4. Perda maior que 1/3 da raiz.;
O tempo de espera para induzir o movimento ortodôntico depois do tratamento endodôntico, inclusive de perfuração
 Desde que atingidos os objetivos essenciais do tratamento endodôntico:
1. Controlar e eliminar os agentes infectantes.
2. Não deixar corpos estranhos.
3. Não irritar quimicamente o periodonto apical.
Independente do dente ter tido vitalidade pulpar, necrose, lesão periapical, perfuração radicular...
Depois de 30 dias já existe reparação no periodonto apical, ainda que não apareça radiograficamente.
As forças ortodônticas são muito leves e dissipantes e incomparavelmente menores e diferentes das observadas no traumatismo dentário e no trauma oclusal. Essas forças ortodônticas não interferem na biologia dos tecidos em reparo e nem mesmo na patogenicidade e virulência de eventuais microbiotas envolvidas na necrose pulpar, lesões periapicais crônicas e região periodontal com perfurações radiculares. 
No movimento ortodôntico as forças aplicadas são extremamente mais leves e aplicadas de uma única vez, incidindo lenta e progressivamente. Em 3 a 6 dias se dissipam gradativamente, desaparecendo no período de 7 a 10 dias.

Continue navegando