Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Responda nesta questão, qual é o tipo societário mais encontrado na nossa economia e porquê. R: Sociedade Limitada, devido a limitação da responsabilidade dos sócios e à
contratualidade ao invés da institucionalidade.
2- O NCC em seus arts. 1.039 /1.044, apresenta as regulações da Sociedade Personificada que é praticamente idêntica à Sociedade Simples. A qual tipo de Sociedade a característica se refere. R: Sociedade em Nome Coletivo.
3- Estudamos na etapa de Planejamento Financeiro, um dos métodos da Análise de Investimentos que é a TIR. A partir desta informação, descreve o que revela o cálculo da TIR (Taxa Interna de Retorno). Utilize até 2 linhas para a sua resposta. R: Revela quanto o rendimento irá render em cada período e faz a comparação entre dois ou mais projetos de investimentos, o projeto que apresentar o maior valor da TIR será economicamente mais atraente.
4-¿ Receita Bruta de Vendas de Produtos e Serviços ¿ _¿ Receita Líquida de Vendas ¿ Custos dos Produtos Vendidos e dos Serviços Prestados ¿ Resultado Bruto ¿ Despesas Operacionais ¿ _ ¿ Despesas ou Receitas não Operacionais ¿ Lucro ou Prejuízo Líquido antes dos Impostos ¿ Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social ¿ Lucro Líquido Antes das Participações (BC = LAP ¿ Prej. Exerc. Anteriores) ¿ Participações de Debenturistas, Empregados, Administradores, Partes Beneficiárias e Fundos de Assistência e Previdência para Empregados ¿ R: Deduções da Receita Bruta /Resultado operacional /Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício.
5- Após se efetuar o registro da empresa, é chegada a hora de registrá-la como contribuinte, escolhendo a atividade que a empresa irá exercer para que assim ela possa ser tributada e fiscalizada pelas atividades que irá exercer. Qual é o documento que concretiza esta etapa? R: O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
6- Dentre as etapas do Plano de Negócios temos o Planejamento Financeiro, cuja estrutura é subdividida em tópicos, onde encontramos dentre estes a Projeção do Balanço Patrimonial. Apresente em sua resposta a função deste tópico, utilizando até 2 linhas. R: apresentar um escopo do Balanço Patrimonial, que possibilita a visualização das disponibilidades e obrigações de curto e longo prazo da empresa e, assim, uma avaliação da solidez da empresa.
7- O art. 187 da Lei 6.404/76 determina a estrutura da DRE. Apresente em sua resposta três beneficiários em Participações que serão distribuídas a partir do lucro. R: Debenturistas, empregados e administradores.
8- Dentre as etapas do Plano de Negócios temos o Planejamento Financeiro, cuja estrutura é subdividida em tópicos, onde encontramos dentre estes o Ponto de Equilibrio. Apresente em sua resposta a função deste tópico, utilizando até 3 linhas. R: Ajudar o empreendedor a encontrar qual o nível de vendas em que a receita será igual a todas as saídas de caixa da empresa. Isto é importante porque indica qual o nível mínimo de vendas que a empresa deverá manter para que não opere com prejuízo.
9- ¿ Receita Bruta de Vendas de Produtos e Serviços ¿ Deduções da Receita Bruta ¿ _¿ Custos dos Produtos Vendidos e dos Serviços Prestados ¿ Resultado Bruto ¿ _ ¿ Resultado Operacional ¿ Despesas ou Receitas não Operacionais ¿ Lucro ou Prejuízo Líquido antes dos Impostos. R: Receita Líquida de Vendas / Despesas Operacionais.
10- Frente ao conteúdo estudado, apresente em sua resposta três das principais características de um Plano de Negócios. R: Estudar a viabilidade de uma ideia de negócio; Indicar o caminho que as atividades e as estratégias devem seguir para atingir seus objetivos; Propagar credibilidade aos investidores; Implementar a estrutura de pessoal; Suscitar investimentos financeiros.
11- Dentre as etapas do Plano de Negócios temos o Planejamento Financeiro, cuja estrutura é subdividida em tópicos, onde encontramos dentre estes a Projeção do Balanço Patrimonial. Apresente em sua resposta a função deste tópico, utilizando até 2 linhas. R: apresentar um escopo do Balanço Patrimonial, que possibilita a visualização das disponibilidades e obrigações de curto e longo prazo da empresa e, assim, uma avaliação da solidez da empresa. Neste caso, o Balanço Patrimonial é especulativo e baseado em suposições .
12- Quando o assunto é Constituição e Legalização de Empresas, responda abaixo onde é Obtido (tirado) o registro legal de uma empresa? R: Na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.
13- O NCC em seus arts. 1090 a 1092, apresenta as regulações da Sociedade Personificada onde aplicam-se todas as normas relativas à sociedade anônima. A qual tipo de Sociedade a característica se refere. R:Sociedade em Comandita por Ações.
14- Descreva quais informações são necessárias antes daelaboração do Contrato Social.
R: Definição do tipo de empresa, Tipos de Participação (Sócio Administrador / Sócio Cotista,
Situação do Titular ou Sócio, Nomes (nome fantasia / nome empresarial), Capital Social, Atividade (CNAE) e Documentos (RG / CPF / Comprov. de Res. Sócios / IPTU empresa).
15- Estudamos os tipos de sociedades reguladas pelo NCC, a partir deste conteúdo, cite em sua resposta como está subdividida a Sociedade Não Personificada. R: Comum e em conta de participação.
16- No cenário atual, dependemos cada vez mais de informação de qualidade para alcançarmos o sucesso. Nas organizações, já é praticamente impossível não incorporar a tecnologia no Planejamento Estratégico. Cite na sua resposta 3 das TI´s mais utilizadas hoje:
R: Internet, Intranet, Software.
17-A personificação de uma sociedade é encarada sob três aspectos, revele em sua resposta o princípio da titularidade jurídica negocial. R: É a capacidade da sociedade (pessoa jurídica) em negociar os seus contratos comerciais com o mercado, distinguindo da pessoa do seu representante (sócio). 
18- No Plano de Negócios temos uma etapa chamada de Resumo da Empresa. Pede-se para apresentar em sua resposta o que esta etapa aborda, e ainda, três tópicos que não podem deixar de constar nesta etapa. R: Esta etapa deve apresentar um conteúdo acerca da estrutura da empresa, mais abrangente e detalhado do que o exposto no Sumário Executivo. Tópicos principais: OPORTUNIDADE VISLUMBRADA , APRESENTAÇÃO DA EMPRESA PRODUTO E/OU SERVIÇO QUE SERÁ COMERCIALIZADO, TIPOS DE PROPRIETÁRIOS DA EMPRESA.
19- Já sabemos que para se montar uma empresa é preciso definir o tipo de sociedade. Apresente em sua resposta os dois tipos de sociedades existentes em nosso Código Civil.
R: Sociedade Não Personificada e Sociedade Personificada.
20- A partir do conhecimento da fase de Análise de Investimentos que compõe o Planejamento Financeiro de uma empresa, descreva abaixo os três métodos mais utilizados na sua investigação. R: Payback (tempo de retorno), TIR (Taxa Interna de Retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).
21- Apresente em sua resposta o nome da demonstração contábil que "visa evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira de uma entidade." R: Balanço Patrimonial.
22- Dentre as metodologias utilizada pela Análise das Demonstrações financeiras, temos àquela que também é conhecida tendência ou análise de evolução, sendo responsável por apontar a variação de itens das Demonstrações C ontábeis através de períodos. Revele a qual metodologia o trecho se refere. R: Análise Horizontal.
23- Estudamos em nosso conteúdo que as contas que formam o Patrimônio Líquido podem sofrer variações por inúmeros motivos. Cite dois motivos que afetam e dois motivos que não afetam o PL. R: Afetam: a) acréscimo por subscrição e integralização de capital; b) acréscimo ou redução por ajuste de exercícios anteriores. Não afetam: a) aumento de capital com utilização de lucros e reservas; b) compensação de Prejuízos com Reservas.
24- Ao estudarmos sobre a etapa de Descrição dos Produtos e/ou Serviços do Plano de Negócios, conhecemos ociclo de vida dos produtos. Revele em sua resposta quais sãoos momentos deste ciclo de vida, explicando brevemente o que representacada momento. 
R: introdução - quando o produto é introduzido no mercado. crescimento - quando começa a tornar-se conhecido e vai ganhando a confiança do consumidor.maturidade - quando já está estabelecido e o consumidor vai em busca dele. declínio - quando torna-se obsoleto;começa a ser ultrapassado pelos novos produtos comrecursos melhores.

Outros materiais