Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO PROCESSO PENAL II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504290782)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VUNESP - 2014 - PC-SP - Delegado de Polícia) Quando o réu estiver fora do território da jurisdição processante,
		
	
	será citado por hora certa.
	
	será julgado à revelia.
	
	deverá solicitar que o processo seja remetido para a comarca de sua residência, a fim de que possa se defender melhor dos fatos que lhe são imputados na denúncia.
	
	deverá ser dispensado de comparecer nas audiências, devendo ser interrogado por videoconferência.
	 
	será citado mediante carta precatória.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504750500)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2015 ¿ CESPE - TJ-PB - Juiz Substituto) Assinale a opção correta a respeito de provas no CPP.
		
	
	Por ser uma peça técnica, o laudo pericial deve ser aceito pelo juiz, sendo-lhe vedado inclusive rejeitá-lo em parte.
	
	Em caso de divergência entre os peritos, a controvérsia será resolvida internamente pelo diretor da repartição de lotação dos peritos, que elaborará laudo a fim de apresentar uma versão consensual.
	
	O assistente técnico atuará no exame de corpo de delito juntamente com o perito oficial.
	
	Em respeito ao princípio acusatório, é vedado ao magistrado ordenar de ofício a produção antecipada de provas.
	 
	No processo penal, a prova do estado de casado deve obedecer às restrições referentes ao estado de pessoas previstas no ordenamento civil.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504307901)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VUNESP - 2011 - TJ-SP ¿ Juiz) Antônio foi denunciado por receptação simples (art. 180, caput, do Código Penal), e o juiz, verificando que seria caso, em tese, da apresentação de proposta de suspensão condicional do processo (art. 89, da Lei n.º 9.099/95), determina a abertura de vista dos autos ao Promotor de Justiça para tal finalidade. O Promotor, porém, recusa-se a oferecer a proposta de suspensão, alegando que o crime de receptação é incompatível com o benefício, pois incentiva a prática de furtos, roubos e até mesmo de latrocínios, e requer o prosseguimento do feito. Qual a medida que o juiz, caso discorde do posicionamento do Promotor, deve tomar, inclusive, se o caso, consoante jurisprudência sumulada dos Tribunais Superiores (STJ e STF).
		
	
	Designar data para apresentação, de ofício, da proposta de suspensão, pois se trata de matéria de ordem pública e direito subjetivo do acusado, que atende a todos os requisitos legais.
	
	Conceder habeas corpus de ofício, para trancar o processo, diante do evidente constrangimento ilegal imposto ao réu com o prosseguimento do feito sem a oferta da proposta de suspensão.
	 
	Remeter os autos à apreciação do Procurador Geral de Justiça, mediante aplicação analógica do art. 28, do Código de Processo Penal.
	
	Remeter os autos a outro Promotor de Justiça para que ele apresente a proposta de suspensão, com base no princípio da independência funcional dos membros do Ministério Público.
	
	Determinar o prosseguimento do processo, pois, segundo o art. 89, caput, da Lei n.º 9.099/95, a apresentação de proposta de suspensão é faculdade do Promotor de Justiça e não direito subjetivo do acusado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503747043)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Magistratura/RS/2009) Acerca de processo e julgamento dos crimes dolosos contra a vida, assinale a assertiva CORRETA:
		
	
	Em um processo onde o réu foi pronunciado por homicídio consumado e tráfico de entorpecentes, após terem os jurados afastado o dolo direto e o dolo eventual, na votação dos quesitos acerca do homicídio consumado, serão questionados sobre o delito conexo de tráfico de entorpecentes;
	 
	Poderá haver recusa ao serviço do Júri, fundada em convicção religiosa, filosófica ou política;
	
	Durante os debates, no plenário do Tribunal do Júri, aos jurados é vedado, mesmo por intermédio do juiz-presidente, pedir ao promotor de justiça que indique a folha do processo onde se encontra o depoimento da testemunha a que está fazendo referência em seu pedido de condenação.
	
	Os jurados poderão perguntar diretamente ao ofendido e às testemunhas, sem a intermediação do Juiz Presidente do Tribunal do Júri;
	
	Diante das respostas aos quesitos, os jurados condenaram o acusado por homicídio doloso qualificado. Ao proferir a sentença condenatória e fixar a pena, o magistrado não poderá reconhecer as agravantes que não foram objeto dos quesitos;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504329792)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No processo penal, recurso pode ser conceituado como o direito que possui a parte, de se insurgir contra as decisões judiciais, requerendo a sua revisão, total ou parcial, em instância superior. No tocante aos recursos, assinale a alternativa correta.
		
	
	Dentro de dez dias, contados da interposição do recurso, no sentido estrito, o recorrente oferecerá as razões e, em seguida, será aberta vista ao recorrido por igual prazo.
	
	O Ministério Público somente poderá desistir do recurso que haja interposto.
	 
	O recurso será interposto por petição ou por termo nos autos, assinado pelo recorrente ou por seu representante.
	
	Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão que receber a denúncia ou a queixa.
	
	Caberá apelação no prazo de 20 (vinte) dias das sentenças definitivas de condenação ou absolvição proferidas por juiz singular.

Continue navegando