Logo Passei Direto
Buscar

Resumo AV2 Lingua Portuguesa.pdf

User badge image
Victor Soares

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Imagine-se ouvindo um som sublime vindo de um concerto de piano, acompanhado de uma orquestra sinfônica. A música instrumental toma conta de todos os seus sentidos, transmitindo uma das mais belas sensações já sentidas. Essa situação apresentada seria um exemplo de:
Linguagem verbal e linguagem não verbal
Linguagem gestual
Linguagem verbal
Linguagem não verbal
Linguagem por meio de sinais.

Menos é um advérbio, ou seja, uma palavra que exprime uma circunstância - nesse caso, de intensidade ou quantidade. É valido acrescentar que os advérbios são invariáveis.
Dentre as frase abaixo assinale a que apresenta a palavra destacada escrita de forma correta:
Patrícia comeu MENAS verduras no almoço.
Ele comprou MENOS panelas para a cozinha.
A comissária tem MENAS folgas esse mês.
Esse livro tem MENAS páginas.
É um concurso com MENAS exigências.

Em um mensagem postada em uma rede social, uma pessoa produziu o seguinte texto: "Eu pretendo me aperfeiçoar na ária de Finanças." Nele, é possível perceber:
a escolha indevida do pronome "Eu", que não deveria ser usado para começar o enunciado.
a influência da fala na escrita, identificada na palavra "ária".
o uso coloquial da língua, a partir da seleção do verbo "aperfeiçoar".
a má utilização de letras maiúsculas, tendo em vista a grafia da palavra "Finanças".
o emprego inadequado do pronome "me", que não se refere a quem produziu o texto.

Adequação vocabular refere-se à seleção criteriosa de palavras na comunicação e essa seleção pode ser mais ou menos formal. Com base nessa afirmação e nos exemplos vistos em nossa aula, indique a única sentença adequada para um ambiente formal.
Quem já almoçou pode vazar! O resto pode entrar.
A menina não conseguia sair da piscina sem a ajuda de um adulto.
Depois da chuva, minha mãe deu uma tarefa pra mim fazer: secar a varanda.
Dá pra num fala isso! Que saco!
O ladrão carregou todos os meu documento! Agora tô perdido!

Leia o trecho para atender à pergunta: PROTESTO CONTRA O EMPREGUISMO NA CÂMARA DE VEREADORES DE S. PAULO. Bem organizado, diante do prédio da câmara, um grupo mostrou, no último dia 4 de agosto de 2015, que não está satisfeito com aprovação do aumento do número de assessores pois, além da despesa com remuneração, não há espaço nos gabinetes dos parlamentares, tampouco equipamentos para eles trabalharem. O detalhe ficou por conta de inusitada instalação de um cabide enorme e de boa estrutura que sustentava vários outros cabides menores. A calçada ficou ocupada com a tal instalação de cabides rodeada pelos manifestantes.
Nessa matéria, a manifestação contra o empreguismo --- alusão à expressão 'cabide de emprego' --- não usou palavras. Considerando essa provocação, aponte a opção que mostra a propriedade das variadas linguagens humanas de comunicar mesmo que não usem palavras:
- a linguagem não verbal é capaz de exprimir sentimentos, apelos, vontades, conhecimentos...
- a linguagem imagística (pelas imagens) é incompleta como via de comunicação entre pessoas inteligentes.
- a boa linguagem é aquela que só usa palavras.
- somente pela língua prestigiada, podemos traduzir nossa intenção de comunicarmos algo.
- a linguagem não verbal é a única que comunica, satisfatoriamente, nossas ideias.

Marque a ÚNICA opção que apresente a norma culta da Língua.
Ninguém disse pra mim convencer que Deus existe, ainda que eu acredite.
Muito importante para o homem é a presença de um ídolo que apresente um caráter ilibado e que seja do Bem.
Naquela manhã, as carroça ia abrindo o caminho pela estrada de poeira, eu ia abrindo o coração da Margarida, meu amor.
Todos íamos à missa, aos domingos. A gente, como sempre, falávamos uns dos outros, mas ficava tudo bem.
Me disseram, certa vez, que a vida é nota 10 e cheia de surpresas boas: acho que se enganaram.

A linguagem formal é utilizada em situações que requerem maior seriedade, nas quais a excessiva familiaridade seria inapropriada. Como exemplos destas situações, podemos citar trabalhos acadêmicos, discursos oficiais, documentos, reuniões de trabalho e entrevistas de emprego.
Identifique dentre opções abaixo, trechos extraídos de canções brasileiras, a única em que se emprega o registro formal:
Vem me fazer feliz porque eu te amo Você deságua em mim, e eu, oceano Me esqueço que amar é quase uma dor.
Me abrace e me dê um beijo Faça um filho comigo Mas não me deixe sentar na poltrona no dia de domingo.
Aqui na terra tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate o sol Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta.
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas Tijolo com tijolo num desenho mágico Seus olhos embotados de cimento e lágrima.
A gente não sabemos escolher presidente A gente não sabemos tomar conta da gente A gente não sabemos nem escovar os dente Tem gringo pensando que nóis é indigente.

Considerando que MAL é o antônimo de bem e que MAU é o antônimo de bom, assinale a opção que apresenta a grafia correta:
Um mal governante faz o povo sofrer.
Ele sempre foi um homem mal.
Mau ele chegou ao colégio, começou a chorar.
O grande mau do mundo é a fome.
Não faz mal que ele fale de nosso trabalho.

Podemos dizer que linguagem verbal é aquela que se utiliza das palavras, sejam faladas ou escritas. É aquela que se utiliza, portanto, de alguma língua: portuguesa, inglesa, francesa etc.
Qual das alternativas a seguir apresenta um exemplo de linguagem verbal?
O gesto do guarda de trânsito autorizando a travessia dos pedestres.
A seta da placa de trânsito indicando a direção obrigatória.
A imagem de uma enfermeira, com o dedo sobre os lábios cerrados, no corredor do hospital, recomendava silêncio.
O guarda de trânsito solicitou ao motorista que apresentasse a CNH e os documentos do veículo.
A figura de uma mulher, na porta de um dos sanitários, indicava o banheiro feminino.

É comum que, às vezes, falemos sem muito zelo, mesmo de brincadeira, como: Ela tá podeno, em vez de Ela está podendo; Tô pensano em ir na praia em vez de Estou pensando em ir à praia.; Você vai vim aqui amanhã? Em vez de Você virá aqui amanhã? Esse relaxamento pode atrapalhar nossa habilidade ao escrevermos ou ao falarmos. Pode até se tornar vicioso.
Desse modo, qual o registro que corre o risco de se tornar prejudicado na nossa competência com o idioma? Aponte-o dentre as opções.
Vulgar na hora de contar uma piada.
Formal em ocasiões de maior exigência de trabalho ou de algum evento mais cerimonioso.
Informal quando estivermos numa festa da turma da esquina.
Informal à tarde num passeio de motocicleta com a(o) acompanhante preferida(o).
Coloquial numa excursão quando tivermos de visitar lugares paradisíacos.

A linguagem verbal necessita de palavra; a linguagem não verbal trabalha com gestos, sinais etc. Indique a frase abaixo que explicita a linguagem verbal:
Desenho de uma bolsa na porta de um banheiro.
Sinal de trânsito.
Uma fotografia.
Desenho de uma cartola na porta de um banheiro.
O médico explicando o resultado de um exame.

A REGÊNCIA NOMINAL é a exigência que o nome faz da presença de um complemento antecedido de uma preposição, como se pode observar no exemplo extraído do ensaio "O segredo de Escobar", de André Dutra Boucinhas, publicado na revista Piauí, número 105, em que os nomes: compreensão e atenção exigem, respectivamente, os complementos: dos romances machadianos e a características nada fortuitas dos personagens.
Considerando a conceituação e os exemplos anteriores, indique a frase em que o complemento do nome NÃO está antecedido da preposição adequada.
Os nossos amigos ficarão muito contentes por sua recuperação.
Este produto de origem animal está impróprio para o consumo.
O governo dará continuidade aos programas de investimento.
Os jurados decidiram favoravelmente do acusado.
Este funcionário parece muito jovem para o cargo de supervisor.

Marque a alternativa em que a regência verbal NÃO foi empregada conforme a norma culta.
Procederam a uma pesquisa grandiosa.
Você assistiu o último capítulo da novela?
Quem obedece à sinalização evita acidentes.
Nós aspiramos a um aumento salarial.
Chegamos ao topo da montanha em pouco tempo.

Das opções a seguir, assinale a única frase não tem verbo de ligação:
Ele anda doente.
Ele continua doente.
Ele permanece doente.
Ele está doente.
Ele adoeceu ontem.

Na marchinha de carnaval "Aurora", composta por de Mário Lago e Roberto Roberti, nota-se a necessidade da rima sincera/era; no entanto, o verbo está inadequado do ponto de vista gramatical.
Assinale a forma verbal adequada.
é
seria
fora
foi
será

A regência está correta em:
Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.
I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Imagine-se ouvindo um som sublime vindo de um concerto de piano, acompanhado de uma orquestra sinfônica. A música instrumental toma conta de todos os seus sentidos, transmitindo uma das mais belas sensações já sentidas. Essa situação apresentada seria um exemplo de:
Linguagem verbal e linguagem não verbal
Linguagem gestual
Linguagem verbal
Linguagem não verbal
Linguagem por meio de sinais.

Menos é um advérbio, ou seja, uma palavra que exprime uma circunstância - nesse caso, de intensidade ou quantidade. É valido acrescentar que os advérbios são invariáveis.
Dentre as frase abaixo assinale a que apresenta a palavra destacada escrita de forma correta:
Patrícia comeu MENAS verduras no almoço.
Ele comprou MENOS panelas para a cozinha.
A comissária tem MENAS folgas esse mês.
Esse livro tem MENAS páginas.
É um concurso com MENAS exigências.

Em um mensagem postada em uma rede social, uma pessoa produziu o seguinte texto: "Eu pretendo me aperfeiçoar na ária de Finanças." Nele, é possível perceber:
a escolha indevida do pronome "Eu", que não deveria ser usado para começar o enunciado.
a influência da fala na escrita, identificada na palavra "ária".
o uso coloquial da língua, a partir da seleção do verbo "aperfeiçoar".
a má utilização de letras maiúsculas, tendo em vista a grafia da palavra "Finanças".
o emprego inadequado do pronome "me", que não se refere a quem produziu o texto.

Adequação vocabular refere-se à seleção criteriosa de palavras na comunicação e essa seleção pode ser mais ou menos formal. Com base nessa afirmação e nos exemplos vistos em nossa aula, indique a única sentença adequada para um ambiente formal.
Quem já almoçou pode vazar! O resto pode entrar.
A menina não conseguia sair da piscina sem a ajuda de um adulto.
Depois da chuva, minha mãe deu uma tarefa pra mim fazer: secar a varanda.
Dá pra num fala isso! Que saco!
O ladrão carregou todos os meu documento! Agora tô perdido!

Leia o trecho para atender à pergunta: PROTESTO CONTRA O EMPREGUISMO NA CÂMARA DE VEREADORES DE S. PAULO. Bem organizado, diante do prédio da câmara, um grupo mostrou, no último dia 4 de agosto de 2015, que não está satisfeito com aprovação do aumento do número de assessores pois, além da despesa com remuneração, não há espaço nos gabinetes dos parlamentares, tampouco equipamentos para eles trabalharem. O detalhe ficou por conta de inusitada instalação de um cabide enorme e de boa estrutura que sustentava vários outros cabides menores. A calçada ficou ocupada com a tal instalação de cabides rodeada pelos manifestantes.
Nessa matéria, a manifestação contra o empreguismo --- alusão à expressão 'cabide de emprego' --- não usou palavras. Considerando essa provocação, aponte a opção que mostra a propriedade das variadas linguagens humanas de comunicar mesmo que não usem palavras:
- a linguagem não verbal é capaz de exprimir sentimentos, apelos, vontades, conhecimentos...
- a linguagem imagística (pelas imagens) é incompleta como via de comunicação entre pessoas inteligentes.
- a boa linguagem é aquela que só usa palavras.
- somente pela língua prestigiada, podemos traduzir nossa intenção de comunicarmos algo.
- a linguagem não verbal é a única que comunica, satisfatoriamente, nossas ideias.

Marque a ÚNICA opção que apresente a norma culta da Língua.
Ninguém disse pra mim convencer que Deus existe, ainda que eu acredite.
Muito importante para o homem é a presença de um ídolo que apresente um caráter ilibado e que seja do Bem.
Naquela manhã, as carroça ia abrindo o caminho pela estrada de poeira, eu ia abrindo o coração da Margarida, meu amor.
Todos íamos à missa, aos domingos. A gente, como sempre, falávamos uns dos outros, mas ficava tudo bem.
Me disseram, certa vez, que a vida é nota 10 e cheia de surpresas boas: acho que se enganaram.

A linguagem formal é utilizada em situações que requerem maior seriedade, nas quais a excessiva familiaridade seria inapropriada. Como exemplos destas situações, podemos citar trabalhos acadêmicos, discursos oficiais, documentos, reuniões de trabalho e entrevistas de emprego.
Identifique dentre opções abaixo, trechos extraídos de canções brasileiras, a única em que se emprega o registro formal:
Vem me fazer feliz porque eu te amo Você deságua em mim, e eu, oceano Me esqueço que amar é quase uma dor.
Me abrace e me dê um beijo Faça um filho comigo Mas não me deixe sentar na poltrona no dia de domingo.
Aqui na terra tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate o sol Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta.
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas Tijolo com tijolo num desenho mágico Seus olhos embotados de cimento e lágrima.
A gente não sabemos escolher presidente A gente não sabemos tomar conta da gente A gente não sabemos nem escovar os dente Tem gringo pensando que nóis é indigente.

Considerando que MAL é o antônimo de bem e que MAU é o antônimo de bom, assinale a opção que apresenta a grafia correta:
Um mal governante faz o povo sofrer.
Ele sempre foi um homem mal.
Mau ele chegou ao colégio, começou a chorar.
O grande mau do mundo é a fome.
Não faz mal que ele fale de nosso trabalho.

Podemos dizer que linguagem verbal é aquela que se utiliza das palavras, sejam faladas ou escritas. É aquela que se utiliza, portanto, de alguma língua: portuguesa, inglesa, francesa etc.
Qual das alternativas a seguir apresenta um exemplo de linguagem verbal?
O gesto do guarda de trânsito autorizando a travessia dos pedestres.
A seta da placa de trânsito indicando a direção obrigatória.
A imagem de uma enfermeira, com o dedo sobre os lábios cerrados, no corredor do hospital, recomendava silêncio.
O guarda de trânsito solicitou ao motorista que apresentasse a CNH e os documentos do veículo.
A figura de uma mulher, na porta de um dos sanitários, indicava o banheiro feminino.

É comum que, às vezes, falemos sem muito zelo, mesmo de brincadeira, como: Ela tá podeno, em vez de Ela está podendo; Tô pensano em ir na praia em vez de Estou pensando em ir à praia.; Você vai vim aqui amanhã? Em vez de Você virá aqui amanhã? Esse relaxamento pode atrapalhar nossa habilidade ao escrevermos ou ao falarmos. Pode até se tornar vicioso.
Desse modo, qual o registro que corre o risco de se tornar prejudicado na nossa competência com o idioma? Aponte-o dentre as opções.
Vulgar na hora de contar uma piada.
Formal em ocasiões de maior exigência de trabalho ou de algum evento mais cerimonioso.
Informal quando estivermos numa festa da turma da esquina.
Informal à tarde num passeio de motocicleta com a(o) acompanhante preferida(o).
Coloquial numa excursão quando tivermos de visitar lugares paradisíacos.

A linguagem verbal necessita de palavra; a linguagem não verbal trabalha com gestos, sinais etc. Indique a frase abaixo que explicita a linguagem verbal:
Desenho de uma bolsa na porta de um banheiro.
Sinal de trânsito.
Uma fotografia.
Desenho de uma cartola na porta de um banheiro.
O médico explicando o resultado de um exame.

A REGÊNCIA NOMINAL é a exigência que o nome faz da presença de um complemento antecedido de uma preposição, como se pode observar no exemplo extraído do ensaio "O segredo de Escobar", de André Dutra Boucinhas, publicado na revista Piauí, número 105, em que os nomes: compreensão e atenção exigem, respectivamente, os complementos: dos romances machadianos e a características nada fortuitas dos personagens.
Considerando a conceituação e os exemplos anteriores, indique a frase em que o complemento do nome NÃO está antecedido da preposição adequada.
Os nossos amigos ficarão muito contentes por sua recuperação.
Este produto de origem animal está impróprio para o consumo.
O governo dará continuidade aos programas de investimento.
Os jurados decidiram favoravelmente do acusado.
Este funcionário parece muito jovem para o cargo de supervisor.

Marque a alternativa em que a regência verbal NÃO foi empregada conforme a norma culta.
Procederam a uma pesquisa grandiosa.
Você assistiu o último capítulo da novela?
Quem obedece à sinalização evita acidentes.
Nós aspiramos a um aumento salarial.
Chegamos ao topo da montanha em pouco tempo.

Das opções a seguir, assinale a única frase não tem verbo de ligação:
Ele anda doente.
Ele continua doente.
Ele permanece doente.
Ele está doente.
Ele adoeceu ontem.

Na marchinha de carnaval "Aurora", composta por de Mário Lago e Roberto Roberti, nota-se a necessidade da rima sincera/era; no entanto, o verbo está inadequado do ponto de vista gramatical.
Assinale a forma verbal adequada.
é
seria
fora
foi
será

A regência está correta em:
Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.
I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.

Prévia do material em texto

AV2 – RESUMO LÍNGUA PORTUGUESA
Ref.: 201802707117
 1a Questão
Imagine-se ouvindo um som sublime vindo de um concerto de piano, acompanhado de uma orquestra sinfônica. 
A música instrumental toma conta de todos os seus sentidos, transmitindo uma das mais belas sensações já 
sentidas. Essa situação apresentada seria um exemplo de:
 Linguagem não verbal
Linguagem verbal
Linguagem por meio de sinais.
Linguagem verbal e linguagem não verbal
Linguagem gestual
Ref.: 201802711716
 2a Questão
Menos é um advérbio, ou seja, uma palavra que exprime uma circunstância - nesse caso, de intensidade ou
quantidade. É valido acrescentar que os advérbios são invariáveis.
Dentre as frase abaixo assinale a que apresenta a palavra destacada escrita de forma correta:
A comissária tem MENAS folgas esse mês.
Patrícia comeu MENAS verduras no almoço.
Esse livro tem MENAS páginas.
É um concurso com MENAS exigências.
 Ele comprou MENOS panelas para a cozinha.
Ref.: 201802706985
 3a Questão
Em um mensagem postada em uma rede social, uma pessoa produziu o seguinte texto:
"Eu pretendo me aperfeiçoar na ária de Finanças."
Nele, é possível perceber:
a escolha indevida do pronome "Eu", que não deveria ser usado para começar o enunciado.
a má utilização de letras maiúsculas, tendo em vista a grafia da palavra "Finanças".
o uso coloquial da língua, a partir da seleção do verbo "aperfeiçoar".
 a influência da fala na escrita, identificada na palavra "ária".
o emprego inadequado do pronome "me", que não se refere a quem produziu o texto.
Ref.: 201802763228
 4a Questão
Adequação vocabular refere-se à seleção criteriosa de palavras na comunicação e essa seleção pode ser mais ou menos
formal. Com base nessa afirmação e nos exemplos vistos em nossa aula, indique a única sentença adequada para um ambiente
formal.
Dá pra num fala isso! Que saco!
 
Quem já almoçou pode vazar! O resto pode entrar.
 
Depois da chuva, minha mãe deu uma tarefa pra mim fazer: secar a varanda.
 A menina não conseguia sair da piscina sem a ajuda de um adulto.
 
O ladrão carregou todos os meu documento! Agora tô perdido! 
Ref.: 201802706157
 5a Questão
Leia o trecho para atender à pergunta:
PROTESTO CONTRA O EMPREGUISMO NA CÂMARA DE VEREADORES DE S. PAULO
Bem organizado, diante do prédio da câmara, um grupo mostrou, no último dia 4 de agosto de 2015, que não
está satisfeito com aprovação do aumento do número de assessores pois, além da despesa com remuneração, não
há espaço nos gabinetes dos parlamentares, tampouco equipamentos para eles trabalharem. O detalhe ficou por
conta de inusitada instalação de um cabide enorme e de boa estrutura que sustentava vários outros cabides
menores. A calçada ficou ocupada com a tal instalação de cabides rodeada pelos manifestantes. (texto redigido
exclusivamente para esta prova.)
Nessa matéria, a manifestação contra o empreguismo --- alusão à expressão 'cabide de emprego' --- não usou
palavras. Considerando essa provocação, aponte a opção que mostra a propriedade das variadas linguagens
humanas de comunicar mesmo que não usem palavras:
 - a linguagem não verbal é capaz de exprimir sentimentos, apelos, vontades, conhecimentos...
- a linguagem não verbal é a única que comunica, satisfatoriamente, nossas ideias.
- a linguagem imagística (pelas imagens) é incompleta como via de comunicação entre pessoas
inteligentes.
- somente pela língua prestigiada, podemos traduzir nossa intenção de comunicarmos algo. 
- a boa linguagem é aquela que só usa palavras.
Ref.: 201802706938
 6a Questão
Marque a ÚNICA opção que apresente a norma culta da Língua.
Todos íamos à missa, aos domingos. A gente, como sempre, falávamos uns dos outros, mas ficava tudo
bem.
Naquela manhã, as carroça ia abrindo o caminho pela estrada de poeira, eu ia abrindo o coração da
Margarida, meu amor.
Ninguém disse pra mim convencer que Deus existe, ainda que eu acredite.
Me disseram, certa vez, que a vida é nota 10 e cheia de surpresas boas: acho que se enganaram.
 Muito importante para o homem é a presença de um ídolo que apresente um caráter ilibado e que seja 
do Bem.
Ref.: 201802714232
 7a Questão
A linguagem formal é utilizada em situações que requerem maior seriedade, nas quais a excessiva familiaridade seria 
inapropriada. Como exemplos destas situações, podemos citar trabalhos acadêmicos, discursos oficiais, documentos, reuniões de
trabalho e entrevistas de emprego. Identifique dentre opções abaixo, trechos extraídos de canções brasileiras, a única em que 
se emprega o registro formal:
Aqui na terra tão jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate o 
sol Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta.
Vem me fazer feliz porque eu te amo Você deságua em mim, e eu, oceano Me esqueço que amar é quase uma dor.
 Ergueu no patamar quatro paredes sólidas Tijolo com tijolo num desenho mágico Seus olhos embotados de cimento 
e lágrima.
A gente não sabemos escolher presidente A gente não sabemos tomar conta da gente A gente não sabemos nem 
escovar os dente Tem gringo pensando que nóis é indigente.
Me abrace e me dê um beijo Faça um filho comigo Mas não me deixe sentar na poltrona no dia de domingo.
Ref.: 201802707509
 8a Questão
Considerando que MAL é o antônimo de bem e que MAU é o antônimo de bom, assinale a opção que apresenta a grafia
correta:
Um mal governante faz o povo sofrer.
 Não faz mal que ele fale de nosso trabalho.
O grande mau do mundo é a fome.
Ele sempre foi um homem mal.
Mau ele chegou ao colégio, começou a chorar.
Ref.: 201802707926
 1a Questão
Podemos dizer que linguagem verbal é aquela que
 se utiliza das palavras, sejam faladas ou escritas. É aquela que se utiliza, portanto, de alguma língua: portuguesa, 
inglesa, francesa etc.
se utiliza apenas de códigos sonoros. Pode se manifestar por meio da música e sons em geral.
se utiliza de outros códigos que não as palavras. Pode se manifestar por meio das cores, dos gestos, de um olhar, da 
música etc.
jamais se utiliza das palavras, sejam faladas ou escritas. É aquela que se utiliza, portanto, de alguma outras formas de 
comunicação.
se utiliza de desenhos. Normalmente é encontrada em galerias de arte e museus.
Ref.: 201802708121
 2a Questão
Os trechos abaixo foram retirados de jornais. Leia-os e verifique qual é a sequência correta do emprego de 'há'
(em relação ao sentido do verbo existir) e ao a (artigo definido).
I - "As inscrições esgotaram-se há seis meses..."
II - "Daqui a nove meses, a construção estará pronta."
III - "Há até estabelecimentos que se especializaram em receber turista-corredor."
IV - "A crise hídrica ou o temor dela, já fez com que 72% dos brasileiros diminuam o tempo no banho..."
 I - tempo decorrido; II- tempo futuro; III - sentido de existir; IV - artigo definido.
I - tempo decorrido; II- tempo decorrido; III - sentido de existir; IV- sentido de existir.
I - tempo decorrido; II - artigo definido; III - sentido de existir; IV - artigo definido.
I- tempo futuro; II- tempo decorrido; III - artigo definido; IV - artigo definido.
I - tempo futuro; II - tempo futuro; III - sentido de existir; IV - sentido de existir.
Ref.: 201802713225
 3a Questão
Leia o diálogo telefônico abaixo transcrito e depois faça o que se pede:
Gerente: - Boa tarde, senhor. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente: - Estou interessado em financiamento para compra de um veículo.
Gerente: - Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente: - Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: - Julinho!... É você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na 
agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
 
Na representaçãoescrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira
de falar da gerente foi alterada de repente devido
 ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.
 à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
 à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
Ref.: 201802715328
 4a Questão
"As possibilidades de variações e escolhas vocabulares são muitas. Dependendo da intenção e do desejo do
emissor e da situação dos comunicantes, o usuário poderá substituir ou eliminar palavras, para comunicar um
mesmo fato."
(SILVA, Deonísio & SOUZA, Jorge Máximo de. Língua Portuguesa - Leitura, Interpretação e Elaboração de
textos. Rio de Janeiro: Ed. Saraiva/Ed. Rio, 2006)
Leia as cinco frases seguintes e assinale a que está redigida de acordo com a formalidade da norma culta da
língua.
 Pô, cara, fiquei apavorado com a tempestade de ontem!
 Ontem, alta madrugada, violento temporal abalou a cidade.
Meu camarada, viu o dilúvio que caiu ontem?
Caramba, ontem a cidade virou mar!
Ontem caiu o maior temporal aqui, cara!
Ref.: 201802706067
 5a Questão
Os versos a seguir foram extraídos da música "Fico assim sem você", de Claudinho e Bochecha. Assinale a opção em que os 
versos indicam o uso da linguagem informal, caracterizando a maior proximidade entre os interlocutores:
 (...) "Eu não existo longe você, E a solidão é o meu pior castigo" (...), Por quê? Por quê?"
(...) "Retomar o pedaço, Que falta no meu coração" (...).
(...) "Avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim sem você" (...).
(...) "Circo sem palhaço, Namoro sem abraço" (...) .
 (...) "Sou eu assim sem você, Tô louco pra te ver chegar, Tô louco pra te ter nas mãos" (...).
Ref.: 201802755705
 7a Questão
Leia a tirinha a seguir: http://multirinhas.blogspot.com/2008/12/hgaro-horrivl-hagar-no-trono.html
Esse diálogo entre os personagens apresenta-nos uma diversidade na linguagem que caracteriza as mudanças na compreensão
sociocultural numa forma de falar e de entender entre um falante e um ouvinte, o que se chama:
 Linguagem Popular (ou vulgar)
 Variação Linguística
Linguagem Culta
Linguagem Coloquial
Preconceito Linguístico
Ref.: 201802706671
 8a Questão
Leia o texto a seguir.
 
 Bechara (1987) diz que o privilégio não deve ser dado nem à língua culta nem à
coloquial, mas sim à adequação da linguagem em suas diversas situações de uso. Os textos dos
gêneros publicitário e jornalístico podem ser até mesmo irreverentes e divertidos, pois usam, em
algumas situações, o registro informal . São escritos em linguagem coloquial, ou seja, parecem
uma conversa informal, são frequentemente marcados por ironia, humor e expressões populares
e duplo sentido. Isso se deve a necessidade de adequação da linguagem ao público alvo. O grau
de formalidade/ informalidade depende do estilo do receptor, do modo de veículo e do
objetivo a ser alcançado. 
Tendo em vista os conceitos acima, indique a opção em que o texto publicitário foi composto
em linguagem INFORMAL/ COLOQUIAL:
 Bebida e direção, uma combinação fatal. Lei Seca, eu apoio. 
Quem bebe e dirige pode matar ou morrer. ( UNIMED).
Investir é fundamental para crescer. No Itaú Uniclass, você recebe uma consultoria de investimentos
personalizada por telefone no horário que escolher.
 De duro no seu velório já basta você. ( SINAF).
Se beber não dirija, vá de táxi!
Ref.: 201802715322
 1a Questão
Qual das alternativas a seguir apresenta um exemplo de linguagem verbal?
 O gesto do guarda de trânsito autorizando a travessia dos pedestres.
A seta da placa de trânsito indicando a direção obrigatória.
A imagem de uma enfermeira, com o dedo sobre os lábios cerrados, no corredor do hospital, recomendava 
silêncio.
 O guarda de trânsito solicitou ao motorista que apresentasse a CNH e os documentos do veículo.
A figura de uma mulher, na porta de um dos sanitários, indicava o banheiro feminino.
Ref.: 201802706164
 2a Questão
É comum que, às vezes, falemos sem muito zelo, mesmo de brincadeira, como: Ela tá podeno, em vez de Ela está 
podendo; Tô pensano em ir na praia em vez de Estou pensando em ir à praia.; Você vai vim aqui amanhã? Em vez de Você 
virá aqui amanhã?
Esse relaxamento pode atrapalhar nossa habilidade ao escrevermos ou ao falarmos. Pode até se tornar vicioso. Desse modo, 
qual o registro que corre o risco de se tornar prejudicado na nossa competência com o idioma? Aponte-o dentre as opções.
 Formal em ocasiões de maior exigência de trabalho ou de algum evento mais cerimonioso.
Informal quando estivermos numa festa da turma da esquina.
Vulgar na hora de contar uma piada.
Coloquial numa excursão quando tivermos de visitar lugares paradisíacos.
Informal à tarde num passeio de motocicleta com a(o) acompanhante preferida(o).
Ref.: 201802711850
 3a Questão
A linguagem verbal necessita de palavra; a linguagem não verbal trabalha com gestos, sinais etc. Indique a frase abaixo que 
explicita a linguagem verbal:
 Uma fotografia.
Desenho de uma cartola na porta de um banheiro.
 O médico explicando o resultado de um exame.
Desenho de uma bolsa na porta de um banheiro.
Sinal de trânsito.
Ref.: 201802866327
 4a Questão
Assinale a alternativa CORRETA quanto a colocação do Onde/aonde:
 Aonde você está?
 O atleta sabia bem aonde queria chegar.
Orgulho-me muito do lugar aonde vivo.
Onde você vai?
Onde ele vai?
Ref.: 201803069461
 5a Questão
Dizer que uma língua pode variar, apresentando "variedades linguísticas", implica afirmar que:
 A língua escrita é sempre idêntica à língua falada.
 É possível que uma língua sofra variações em função das diferenças de idade, classe social e ocupação de seus falantes.
Todo falante de uma determinada língua usa, invariavelmente, esta língua de forma padronizada.
A língua sempre segue o que estabelece a norma gramatical, sem que se recorra às expressões pitorescas, à gíria, e a 
muitas de suas construções são tidas como ¿incorreções graves¿ nos níveis de maior formalidade.
Em um país que adota uma determinada língua oficial, como o Português no Brasil, verifica-se que há uniformidade no
uso da língua em todo território nacional.
Ref.: 201802843241
 6a Questão
 (CONESUL) Na frase ¿[...] faz-se necessário saber aonde vamos¿, o uso de aonde se encontra adequado à norma 
culta. O mesmo não ocorre em:
 Aonde você está?
Aonde querem chegar com essas atitudes?
Não sei aonde ir.
Aonde você vai?
Aonde devo dirigir-me para obter esclarecimentos?
Ref.: 201802706842
 7a Questão
Na linguagem culta moderna o advérbio ONDE indica o lugar em que se está ou em que se passa algum fato.
Geralmente, refere-se a verbos que exprimem estado ou permanência. Já o AONDE indica a ideia de movimento.
Então preencha as lacunas respectivamente:
Este é o lugar __________ todos querem chegar.
Esta é a casa __________ moro.
 
aonde / onde.
onde / aonde.
aonde / aonde.
onde / onde.
que / onde.
Ref.: 201804915967
 8a Questão
A norma culta da língua é estabelecida por regras gramaticais que devem ser observadas, especialmente na escrita. Os verbos 
"haver" e "fazer" são equivalentes quando se referem a "tempo decorrido", como em "Há dez anos trabalho aqui" e "Faz dez 
anos que trabalho aqui". Nesse caso, os verbos são impessoais, ou seja, devem ser utilizados apenas na 3a pessoa do singular. 
Dessa forma, assinale a alternativa correta em relação ao uso desses verbos. 
 Devem haver pelo menos cinquenta minutos que estou à sua espera
 Havia alguns anos que não encontrava meu amigo.
Fazem cinco anos que estão casados.
Haviam horas que nós esperávamos por você.
Estão fazendo cinco meses desde que partiu.Ref.: 201802715730
 1a Questão
Sabemos que verbos TRANSITIVOS são aqueles que precisam de complemento, sejam eles os TRANSITIVOS INDIRETOS, que 
exigem complemento preposicionado, ou TRANSITIVOS DIRETOS, que exigem complemento sem preposição. Logo, marque a 
alternativa que indica um exemplo de VERBO TRANSITIVO INDIRETO:
Eduardo não suporta ver injustiça.
Carlos morreu.
Ana me abraçou.
 Eu acredito em Deus.
Joana está dormindo.
Ref.: 201802715343
 2a Questão
"Muito se avançou na compreensão dos romances machadianos quando se prestou a devida atenção a
características nada fortuitas dos personagens, em especial seus perfis socioeconômicos."
A REGÊNCIA NOMINAL é a exigência que o nome faz da presença de um complemento antecedido de uma
preposição, como se pode observar no exemplo extraído do ensaio "O segredo de Escobar", de André Dutra
Boucinhas, publicado na revista Piauí, número 105, em que os nomes: compreensão e atenção exigem,
respectivamente, os complementos: dos romances machadianos e a características nada fortuitas dos
personagens.
Considerando a conceituação e os exemplos anteriores, indique a frase em que o complemento do nome NÃO
está antecedido da preposição adequada.
 
O governo dará continuidade aos programas de investimento.
Os nossos amigos ficarão muito contentes por sua recuperação.
Este funcionário parece muito jovem para o cargo de supervisor.
Este produto de origem animal está impróprio para o consumo.
 Os jurados decidiram favoravelmente do acusado.
Ref.: 201802818857
 3a Questão
Marque a alternativa em que a regência verbal NÃO foi empregada conforme a norma culta.
Procederam a uma pesquisa grandiosa.
Chegamos ao topo da montanha em pouco tempo.
 Você assistiu o último capítulo da novela?
Quem obedece à sinalização evita acidentes.
 Nós aspiramos a um aumento salarial.
Ref.: 201802763770
 4a Questão
Sabemos que o verbo assistir tem mais de um significado dependendo da regência verbal utilizada:
- se for transitivo direto (sem preposição) pode significar "socorrer", "ajudar"; 
- se for transitivo indireto (acompanhado de preposição) pode significar "ver", "caber". 
Assinale a alternativa em que há ERRO de regência do verbo assistir:
Assistimos ao show de tango.
O médico assistiu os pacientes.
 O enfermeiro assistia ao paciente.
Assistimos ao último capítulo da novela.
Assistimos ao filme com nossos tios.
Ref.: 201802885465
 5a Questão
Assinale a alternativa em que há ERRO de regência verbal:
 Fui no cinema ontem.
O lenço caiu no chão.
 Levei-o para o médico esta manhã.
Deu-lhe um belo presente de aniversário.
Gostamos deste novo filme.
Ref.: 201802996815
 6a Questão
Das opções a seguir, assinale a única frase não tem verbo de ligação:
Ele está doente.
Ele continua doente.
 Ele adoeceu ontem.
Ele permanece doente.
Ele anda doente.
Ref.: 201802715153
 7a Questão
Os verbos, em nossa língua, se flexionam quanto ao número, pessoa, tempo e modo. Entende-se por modo "as várias maneiras
como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele" ( www.infoescola.com ). Identifique o
modo verbal utilizado no texto abaixo:
Ferva dois copos e meio de água. Coloque o macarrão. Cozinhe durante três minutos. Adicione o tempero, e pronto.
Particípio
Indicativo.
 Imperativo
Gerúndio
Subjuntivo.
Ref.: 201802707067
 8a Questão
Sabemos que as frases podem ser nominais - e não apresentarem verbo - e verbais. - apresentam verbo em sua constituição.
 Assinale a alternativa que apresenta apenas frases nominais.
Silêncio! Fiquem quietos!
Querida, cheguei! Onde está você?
Basta! Saia agora, João!
 Socorro! Um rato!
Não aguento mais você! Suma!
Ref.: 201802818857
 1a Questão
Marque a alternativa em que a regência verbal NÃO foi empregada conforme a norma culta.
 Você assistiu o último capítulo da novela?
Chegamos ao topo da montanha em pouco tempo.
Nós aspiramos a um aumento salarial.
Quem obedece à sinalização evita acidentes.
Procederam a uma pesquisa grandiosa.
Ref.: 201802711759
 2a Questão
Leia os versos abaixo.
Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora
Na marchinha de carnaval "Aurora", composta por de Mário Lago e Roberto Roberti, nota-se a necessidade da
rima sincera/era; no entanto, o verbo está inadequado do ponto de vista gramatical. Assinale a forma verbal
adequada.
 foi
fora
é
 seria
será
Ref.: 201802715343
 3a Questão
"Muito se avançou na compreensão dos romances machadianos quando se prestou a devida atenção a
características nada fortuitas dos personagens, em especial seus perfis socioeconômicos."
A REGÊNCIA NOMINAL é a exigência que o nome faz da presença de um complemento antecedido de uma
preposição, como se pode observar no exemplo extraído do ensaio "O segredo de Escobar", de André Dutra
Boucinhas, publicado na revista Piauí, número 105, em que os nomes: compreensão e atenção exigem,
respectivamente, os complementos: dos romances machadianos e a características nada fortuitas dos
personagens.
Considerando a conceituação e os exemplos anteriores, indique a frase em que o complemento do nome NÃO
está antecedido da preposição adequada.
 
 Os nossos amigos ficarão muito contentes por sua recuperação.
Este funcionário parece muito jovem para o cargo de supervisor.
Este produto de origem animal está impróprio para o consumo.
O governo dará continuidade aos programas de investimento.
 Os jurados decidiram favoravelmente do acusado.
Ref.: 201802707067
 4a Questão
Sabemos que as frases podem ser nominais - e não apresentarem verbo - e verbais. - apresentam verbo em sua constituição.
 Assinale a alternativa que apresenta apenas frases nominais.
 Basta! Saia agora, João!
Não aguento mais você! Suma!
Querida, cheguei! Onde está você?
Silêncio! Fiquem quietos!
 Socorro! Um rato!
Ref.: 201802885465
 5a Questão
Assinale a alternativa em que há ERRO de regência verbal:
 O lenço caiu no chão.
Deu-lhe um belo presente de aniversário.
Gostamos deste novo filme.
Levei-o para o médico esta manhã.
 Fui no cinema ontem.
Ref.: 201802763770
 6a Questão
Sabemos que o verbo assistir tem mais de um significado dependendo da regência verbal utilizada:
- se for transitivo direto (sem preposição) pode significar "socorrer", "ajudar"; 
- se for transitivo indireto (acompanhado de preposição) pode significar "ver", "caber". 
Assinale a alternativa em que há ERRO de regência do verbo assistir:
 O enfermeiro assistia ao paciente.
Assistimos ao último capítulo da novela.
Assistimos ao show de tango.
O médico assistiu os pacientes.
Assistimos ao filme com nossos tios.
Ref.: 201802996815
 7a Questão
Das opções a seguir, assinale a única frase não tem verbo de ligação:
 Ele anda doente.
Ele continua doente.
Ele está doente.
 Ele adoeceu ontem.
Ele permanece doente.
Ref.: 201802706473
 8a Questão
Os verbos que não necessitam de complementos se chamam intransitivos porque não transitam para além deles. Há muitos na
nossa língua: DORMIR, MORRER, SAIR, ENTRAR etc.
Dos verbos que apresentamos nas opções a seguir, apenas um dispensa complementos chamados de objetos diretos ou indiretos.
Ele é intransitivo, pois já diz tudo, ou seja, não há necessidade de complementos verbais. Aponte-o corretamente.
 Gostamos dos estudos de português.
As crianças invadiram, alegremente, o parquinho da praça.
 O balão sumiu entre as nuvens.
Vi a lua azul! Linda!
A minha família me fez uma surpresa.
Ref.: 201803070374
 1a Questão
(UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.
I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falidaa firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.
 I, II, III
I, II
I, III, IV
 II, III, IV
I, III
Ref.: 201802715153
 2a Questão
Os verbos, em nossa língua, se flexionam quanto ao número, pessoa, tempo e modo. Entende-se por modo "as
várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele"
( www.infoescola.com ). Identifique o modo verbal utilizado no texto abaixo:
Ferva dois copos e meio de água. Coloque o macarrão. Cozinhe durante três minutos. Adicione o tempero, e
pronto.
 Gerúndio
Particípio
Subjuntivo.
Indicativo.
 Imperativo
Ref.: 201802706941
 3a Questão
Sabe-se que a frase nominal é aquela que não possui estrutura verbal, mas que tem seu sentido completo, isto é, comunica e 
transmite uma mensagem completa. Marque a opção que apresente uma frase nominal.
 Silêncio! Crianças dormindo!
Pssiiuu! Hospital, não fale alto!
Pare! Acidente na estrada leste!
 Socorro! Uma barata!
Chega! Rua! Basta! Não quero mais!
Ref.: 201802763245
 4a Questão
Os verbos ESQUECER e LEMBRAR, quando transitivos indiretos, requerem o uso pronominal. Observe a presença do pronome
ME no exemplo "Não me lembro de nada". Qual das alternativas a seguir apresenta uso de pronome acompanhado da
preposição? 
 Esqueci a data do evento.
 Não nos esqueçamos de nossa origem.
Esqueceram os convites em casa.
Lembrei aos melhores amigos que era meu aniversário.
Lembra que chegou tarde?
Ref.: 201802706473
 5a Questão
Os verbos que não necessitam de complementos se chamam intransitivos porque não transitam para além deles.
Há muitos na nossa língua: DORMIR, MORRER, SAIR, ENTRAR etc.
Dos verbos que apresentamos nas opções a seguir, apenas um dispensa complementos chamados de objetos
diretos ou indiretos. Ele é intransitivo, pois já diz tudo, ou seja, não há necessidade de complementos verbais.
Aponte-o corretamente.
 As crianças invadiram, alegremente, o parquinho da praça.
Gostamos dos estudos de português.
Vi a lua azul! Linda!
A minha família me fez uma surpresa.
 O balão sumiu entre as nuvens.
Ref.: 201802807684
 6a Questão
A regência está correta em:
 Prefiro mais a dança que o jogo.
 Prefiro a dança ao jogo.
Prefiro à dança ao jogo.
Prefiro a dança mais que o jogo.
Prefiro mais a dança do que o jogo.
Ref.: 201804948980
 7a Questão
(FUVEST) Indique a alternativa CORRETA sobre a regência verbal:
 Preferia brincar do que trabalhar.
Preferia mais brincar que trabalhar.
Preferia mais brincar a trabalhar.
 Preferia brincar a trabalhar.
Preferia brincar à trabalhar.
Ref.: 201802707013
 8a Questão
O emprego do EU e do MIM foi estudado e vamos identificar seu emprego de acordo com a norma culta da língua. Escolha as
opções entre parênteses e assinale a opção que atenda ao estudado.
I - Para ________ deixar de trabalhar, foi preciso rever minha aposentadoria. (eu - mim)
II - Para _________ , comprar meu primeiro carro foi uma vitória. (eu - mim)
III - Este exercício é para ________ fazer? ( mim - eu)
 eu - mim - eu
eu - mim - mim
eu - eu - eu
mim - mim - mim
mim - eu - mim
Ref.: 201802771130
 1a Questão
Leia com atenção o texto abaixo.
"Distorção negligenciada" As listas de moléstias ____________ de acordo com a agência que tenta capitanear sua causa.
______ em comum o fato de serem endêmicas em regiões pobres da África, da Ásia e das Américas. Nem sempre fatais, são
bastante debilitantes. Estão nesse grupo, por ordem de prevalência, helmintíases, esquistossomose, filariose, tracoma,
oncocercose, leishmaniose, doença de Chagas e hanseníase. As três últimas e a esquistossomose são as mais relevantes para o
Brasil. Esses distúrbios ______ ser prevenidos e contam com tratamentos efetivos pelo menos para a fase aguda, mas, por
razões econômicas e políticas, eles nem sempre chegam a quem precisa. (Adaptado de 
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/03/1425183-distorcao-negligenciada.shtml. Acesso em 25 jul. 2015.)
As lacunas do texto devem ser preenchidas com os verbos VARIAR, TER e PODER, respectivamente. A sequência em que esses
verbos são empregados com a concordância em conformidade com a norma culta é:
varia - hão - pode
varia - há - podem
varia - há - pode
 variam - há - podem
variam - hão - podem
Ref.: 201802706839
 2a Questão
O registro culto da língua se dá pela constante preocupação do falante em seguir a norma gramatical em seus
textos escritos. Então marque abaixo a opção em que foi respeitada a norma culta da língua portuguesa
 
Se houvéssemos procurado os processos conforme foi nos ordenado, teríamos encontrado logo.
O pessoal da Mangueira trouxeram o tamborim.
Isso é muito bom pra gente.
Me dá um abraço, tô carente.
Tu tá louco.
Ref.: 201804848723
 3a Questão
Leia com atenção o texto abaixo.
"Distorção negligenciada" As listas de moléstias ____________ de acordo com a agência que tenta capitanear sua causa.
______ em comum o fato de serem endêmicas em regiões pobres da África, da Ásia e das Américas. Nem sempre fatais, são
bastante debilitantes. Estão nesse grupo, por ordem de prevalência, helmintíases, esquistossomose, filariose, tracoma,
oncocercose, leishmaniose, doença de Chagas e hanseníase. As três últimas e a esquistossomose são as mais relevantes para o
Brasil. A maioria desses distúrbios ______ ser prevenida e conta com tratamentos efetivos pelo menos para a fase aguda, mas,
por razões econômicas e políticas, eles nem sempre chegam a quem precisa. (Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/03/1425183-distorcao-negligenciada.shtml. Acesso em 25 jul. 2015.)
As lacunas do texto devem ser preenchidas com os verbos VARIAR, TER e PODER, respectivamente. A sequência
em que esses verbos são empregados com a concordância em conformidade com a norma culta é:
varia - têm - pode
 variam - têm - podem
varia - tem - podem
varia - têm - podem
 variam - tem - podem
Ref.: 201802915280
 4a Questão
Complete a frase corretamente. É provável que ....... vagas na academia, mas não ....... pessoas interessadas: são muitas as 
formalidades a ....... cumpridas.
hajam - existe - ser.
hajam - existem - ser.
 haja - existem - serem.
haja - existe - ser.
hajam - existem - serem.
Ref.: 201802811202
 5a Questão
A concordância é um através do qual as palavras alteram suas terminações para se adequar umas às outras na frase. Dentre as
alternativas abaixo, qual se apresenta correta em relação à concordância nominal?
Ana está meia cansada depois de trabalhar dois dias seguidos.
Elas mesmos organizaram todo o evento.
Os arquivos solicitados seguem anexo.
 É proibida a entrada de adultos na piscina de bolinhas.
Depois da colocação das câmeras, as mães estão menas preocupadas com a segurança no play.
Ref.: 201802984157
 6a Questão
(IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta:
Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova.
 Faz muitos anos que a equipe do IBGE não vem aqui.
Fui eu que abriu a porta para o agente do censo.
Choveu pedaços de granizo na serra gaúcha.
Bateu três horas quando o entrevistador chegou.
Ref.: 201802986887
 8a Questão
Assinale a alternativa correta:
Ela e seu irmão estão bastantes preocupados com a saúde do pai.
Maria anda meia pensativa esses dias. Não sei o que se passa com ela.
 Tome meia xícara desse chá e se sentirá melhor.
Tenho cada vez menas esperança no atual governo.
Naquela sala você pode encontrar bastante livros desse assunto que você está procurando.
Ref.: 201802885718
 1a Questão
Identifique a frase em que a concordância é feita de forma INCORRETA.
Hámuito a ser resolvido.
 Há momentos em que o mundo nos sorri.
Mesmo no inverno, há dias em que o sol aparece.
Faz tempo que não vejo o mar.
 Houveram dias em que choveu em pleno verão.
Ref.: 201802999806
 2a Questão
O PREÇO DO MILAGRE
 A julgar pelas cifras, a maré é boa para a criação de peixes e crustáceos em cativeiro. Hoje, mais de um terço dos frutos
do mar vendidos em todo o mundo sai de represas, tanques de cimento ou gaiolas submersas. Batizada de aquicultura, a
criação artificial de animais marinhos cresceu cinco vezes nos últimos 15 anos. (...)
 Mas não é apenas de boas notícias que vive o setor. Pesquisas recentes comprovaram que a cultura em cativeiro causa
impacto no ambiente. Os exemplos são vários. Criadores de camarões, responsáveis por grande parte da produção mundial,
puxam água limpa diretamente do mar e devolvem o líquido sujo, com dejetos e restos de ração. (...)
 Muitos criadores também despejam restos de antibiótico dentro dos tanques. No ambiente marinho, essas substâncias
estimulam o desenvolvimento de bactérias nocivas aos humanos e resistentes a medicamentos. O primeiro caso de cólera imune
a remédios surgiu justamente entre criadores de camarão no Equador. (...)
 A solução é aprimorar as técnicas de aquicultura. O uso de antibióticos caiu 80% nos últimos dez anos. Alguns criadores
aproveitam a água dos tanques para cultivar algas para sushi. No Canadá, já se reduziu em 23% a quantidade de peixe usada
como ração. (...)
 (Alexandre Mansur. Revista Época, 2 de
setembro 2002)
 
(UEPA) A relação entre o verbo sair e o sujeito da oração em "Hoje, mais de um terço dos frutos do mar vendidos em todo o
mundo sai de represas, tanques de cimento ou gaiolas submersas".
é uma exigência da expressão temporal "hoje".
 justifica-se pela referência a "um terço", elemento partitivo que compõe o sujeito.
é inaceitável pela norma padrão da língua.
justifica-se pela referência a "frutos do mar", no sujeito da oração.
expressa a impessoalidade do sujeito.
Ref.: 201802706303
 3a Questão
No estudo da Concordância Verbal, há casos em que o emprego de sujeito simples merece destaque. Por exemplo, quando o
sujeito é formado pelas expressões partitivas "a maioria", "parte de", "a maior parte", "grande parte".
Marque a opção em que a concordância verbal está correta:
Grande parte não concordaram com a decisão da Banca.
 A maioria dos alunos participaram da reunião.
A maior parte resolveram ficar.
 Muitos estavam lá, mas a minoria realmente protestaram.
A maioria recusaram-se a segui-lo.
Ref.: 201802707191
 4a Questão
 Leia com atenção o período a seguir, redigido à semelhança das mensagens de apresentação do nosso fórum: "Sou do tipo
que conquista amigos com facilidade; muito conhecida, tenho o carisma da alegria, pois gosto de sorri."
Fora o bom retrato que o autor faz de sua própria personalidade, percebe-se que houve um descuido na redação do verbo no
infinitivo observado no fim do trecho. Sua tarefa, caro(a) estudante, é apontar a opção adequada que corrige a passagem
equivocada.
 ...porque gosto de sorri.
 ...pois gosto de sorri.
 ...pois gostar de sorri.
 ...pois gosto de sorrir.
 ... pois gostei de sorri.
Ref.: 201802771190
 5a Questão
Na concordância nominal, os determinantes e modificadores concordam com o substantivo a que se referem. Com base nessa 
explicação, indique a opção em que a concordância nominal está correta:
 Nós mesmos faremos a prova, disseram os rapazes.
É bom a paciência com os mais velhos.
Os bondes rolavam barulhento sobre os trilhos.
 O chefe deixou os funcionários os mais confortáveis possível.
As mães, contente, reveem seus filhos.
Ref.: 201802736584
 6a Questão
De acordo com a concordância nominal, assinale a alternativa que completa corretamente os espaços:
A entrada para o teatro foi ..... , mas o espetáculo e o enredo ..... compensaram, pois saímos todos ......
caro - apresentado - empolgados
cara - apresentado - empolgadas
caro - apresentados - empolgados
caras - apresentados - empolgados
 cara - apresentados - empolgados
Ref.: 201802715355
 7a Questão
Leia o que disse um repórter de televisão ao descrever o ataque americano ao Iraque:
"Chovem bombas sobre as edificações e as ruas de Bagdá, a capital iraquiana."
 
Os verbos que exprimem fenômenos da natureza, por não terem sujeito, são invariavelmente usados na 3ª pessoa
do singular, exceto quando empregados em sentido metafórico, como na frase mencionada.
Assinale o enunciado seguinte que apresenta o mesmo uso desse tipo de verbo.
Geava nas plantações de arroz, no Sul do país, durante o inverno rigoroso.
Relampejou em diversos momentos da tarde de quarta-feira.
Choveu muitas vezes durante a madrugada de ontem.
 Trovejaram palavrões na expressão verbal de fúria daquele homem.
Ventou tantas vezes que vários telhados foram arrancados de casas e galpões.
Ref.: 201802860403
 8a Questão
Leia as asserções sobre concordância verbal e observe a relação entre elas. 
 
A concordância verbal na frase: Alugam-se salas está de acordo com a norma culta.
PORQUE
Quando o se é partícula apassivadora, o verbo concorda com o sujeito.
 
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
 As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Ref.: 201802771196
 1a Questão
Sabemos que, quando produzimos uma sequência de elementos linguísticos, eles precisam ser combinados de modo harmônico.
Tendo como base a norma culta, indique a opção INCORRETA no que se refere à "concordância verbal".
Existiam fatos inquestionáveis no processo.
Houve muitas reclamações do produto novo.
Havia muitas dúvidas no preenchimento dos formulários.
Choviam lágrimas apaixonadas de seus olhos.
 Fazem muitos anos que não vejo o meu pai.
Ref.: 201802706356
 2a Questão
Haver e fazer são equivalentes em "Há dez anos trabalho aqui" e "Faz dez anos que trabalho aqui". Nesse sentido, de tempo
ocorrido, não podem ser usados no plural.
A alternativa correta em relação ao uso desses verbos é:
 Havia alguns anos que não encontrava meu amigo.
Fazem cinco anos que estão casados.
Haviam horas que nós esperávamos por você.
Estão fazendo cinco meses desde que partiu.
Devem haver pelo menos cinquenta minutos que estou à sua espera.
Ref.: 201802771163
 3a Questão
A concordância nominal é a relação feita em gênero e número entre adjetivos (pronomes adjetivos, artigos, etc)
e o substantivo ou pronome a que se referem. Sendo assim, quanto à concordância nominal, qual é a alternativa
que está de acordo com a norma culta?
Será proibido a entrada aos retardatários.
É bom a observação dos detalhes.
 
Aqueles casais estão separados há muito tempo.
Eu mesmo, disse ela, cuidarei disso.
 
Seguem anexo três certidões.
Ref.: 201802771157
 4a Questão
Levando em consideração a concordância nominal - relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as
palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios),
marque a oração, que apresenta este tipo de concordância INCORRETAMENTE.
 Seguem incluso os documentos pedidos.
Ela sempre diz 'muito obrigada' com um sorriso sincero.
As fotografias anexas vão testemunhar o que disse.
Ela mesma foi ao banco.
Proibida a entrada de pessoas estranhas.
Ref.: 201802706814
 5a Questão
Sabendo que a concordância nominal se baseia na relação entre um substantivoe as outras palavras que a ele se liga, assinale
a opção que completa corretamente a lacuna da frase abaixo:
Elas ______fizeram o vestido.
mesmo.
 mesmas.
próprios.
própria.
mesma.
Ref.: 201802825720
 6a Questão
Em nossa aula 3, aprendemos que o verbo fazer com ideia de tempo transcorrido ou indicando fenômenos da natureza é
impessoal e deve ser conjugado na 3a pessoa do singular. No entanto, esse verbo pode ser pessoal e ter que concordar com o
sujeito.
Assinale a opção em que o verbo FAZER é pessoal, ou seja, deve ser flexionado para concordar com o sujeito da
oração.
Não faz nem duas horas que saímos.
Faz muito sol aqui o ano todo.
Fez um tempo bom ontem.
Fez cinco anos que nos conhecemos.
 As crianças fazem muito barulho por aqui.
Ref.: 201802894175
 7a Questão
A exigência da comunicação eficiente em português tornou-se fundamental no mundo corporativo, pois o mau
uso da língua pode desqualificar o profissional, conforme destaca o presidente do Sindpd, em palestra sobre a
importância da Língua Portuguesa no ambiente profissional: É muito importante que nossos diretores tenham o
conhecimento sobre a Língua, porque os trabalhadores de TI têm um nível muito alto.
Diante disso, assinale a alternativa que contém a frase adequada, de acordo com o registro formal 
da língua:
Quanto pior a qualidade no atendimento ao cliente, menas chances haverão para resolver suas 
demandas.
 Vamos estar enviando um exemplar do novo jornal a todos os associados.
Houveram notícias alarmantes sobre o aumento do dólar.
Qualidade é ir de encontro às expectativas do cliente.
 Ficou clara, depois da reunião, a necessidade de corte de gastos.
Ref.: 201802866514
 8a Questão
Em relação à concordância verbal, assinale a alternativa INCORRETA:
Mais de uma cidade foi afetada pela chuva.
As autoridades afirmaram que mais de um quarteirão está interditado.
 Mais de um aluno faltaram à aula.
 Mais de um aluno faltou à aula.
Mais de um policial, mais de um bandido, foram mortos.
Ref.: 201803073745
 1a Questão
Sinais de Pontuação são sinais gráficos que contribuem para a coerência e a coesão de textos, bem como têm a função de 
desempenhar questões de estilo. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação incorreta nas orações abaixo 
retiradas de jornal.
Houve corte de vagas na agricultura, pecuária, produção florestal e pesca.
 Eu lhes promete que como presidente jamais vou interferir no direito das pessoas.
Quando alguém proíbe as armas, apenas os criminosos estarão armados.
Os consumidores vão continuar pagando tarifa extra alta nas contas de luz.
 Ouça no transporte ou em qualquer lugar, quando e onde quiser (FM O Dia).
Ref.: 201802707773
 2a Questão
Sabemos que o uso dos sinais de pontuação está relacionado ao padrão frasal. É inadequado, por exemplo,
separar sujeito e predicado com vírgula. Com isso em mente, analise os enunciados abaixo e assinale aquele que
apresenta o correto uso da vírgula.
 Márcia, e Pedro estão noivos.
O professor de Matemática, corrigiu as provas dos alunos com rapidez.
 João, Maria e Paulo saíram cedo da festa.
O carro de Manoel, está sempre com problemas.
Na verdade, o aluno, precisava apenas de um incentivo para estudar.
Ref.: 201802713135
 3a Questão
Como vimos, a vírgula é uma pequena pausa entre as frases ou entre termos de uma frase e não uma pausa para respiração.
Ela tem a ver com o tamanho da frase e com a posição dos elementos na frase. Assinale a opção em que a alteração ou a
eliminação da vírgula mudou o sentido da oração:
Pedro, João e Antônio não aceitaram a proposta. Não aceitaram a proposta Pedro, João e Antônio.
Você não me conhece, sou amiga de José. Você não me conhece sou amiga de José.
 Se você não sabe ainda, sou médico. Se você não sabe, ainda sou médico.
O gerente compareceu à reunião com duas secretárias. O gerente, com duas secretárias, compareceu à reunião.
Quando a crise chegou, estavam desprevenidos. Estavam desprevenidos quando a crise chegou.
Ref.: 201802706974
 4a Questão
Segundo Evanildo Bechara, empregamos a vírgula para separar termos coordenados, ainda que ligados por conjunção. Para
marcar pausas entre orações, quando se intercala alguma conjunção entre as mesmas, usamos o ponto e vírgula. Assim,
marque a opção que apresenta o uso correto desta pontuação.
Peguei o macaco ergui o carro o Marcelo; tirou a roda.
 Minha mãe; que era italiana cozinhava muito bem.
Paulo; trouxe a cerveja e eu o refrigerante.
 Ele chegou adiantado, como de costume; por isso, presenciou a cena desde o começo.
A bola o carrinho a pipa todos são; brinquedos infantis.
Ref.: 201802707762
 5a Questão
Sabemos que o uso da vírgula é importante no processo de construção do sentido do texto. Compare os enunciados abaixo:
I- Cuide do problema pessoal!
II- Cuide do problema, pessoal!
 
Ao compararmos os dois enunciados, o uso da vírgula, em II,
 promoveu um outro sentido ao enunciado.
apresentou uma estrutura incomum na língua.
gerou ambiguidade na mensagem apresentada.
 tornou-se inadequada à norma culta.
causou uma má interpretação da mensagem.
Ref.: 201802730981
 6a Questão
Uma das regras principais da utilização da vírgula ressalta que ela sempre ocorre quando há alteração da ordem direta da 
frase. Considera-se exemplo de ordem direta a opção:
objeto direto ou indireto + verbo + complemento.
verbo + objeto + sujeito.
sujeito + complemento + verbo.
 sujeito + verbo + complemento.
predicativo + sujeito + complemento.
Ref.: 201804945562
 7a Questão
A frase abaixo, de Millôr Fernandes, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo 
é:
 "O difícil, quando forem comuns as viagens interplanetárias, será a gente descobrir o planeta em que foram parar as 
bagagens";
"Quando um quer, dois brigam";
 "Para compreender a situação do Brasil, já ninguém discorda, é necessário um certo distanciamento. Que começa 
abrindo uma conta numerada na Suíça";
"Mal comparando, Platão era o Pelé da Filosofia".
"Pouco a pouco o carnaval se transfere para Brasília. Brasília já tem, pelo menos, o maior bloco de sujos";
Ref.: 201802707076
 8a Questão
O diretor da escola manda um e-mail aos pais relatando como foi a festa. Leia um trecho desse e-mail e
assinale a opção que corresponde ao período de pontuação correta:
Mais tarde quando chegaram as outras crianças a festa ficou, mais divertida.
 Mais tarde, quando chegaram as outras crianças, a festa ficou mais divertida.
 Mais tarde quando chegaram as outras crianças a festa ficou mais divertida.
Mais tarde, quando chegaram, as outras crianças a festa ficou mais divertida.
Mais tarde, quando chegaram as outras crianças a festa, ficou mais divertida.
Ref.: 201804918421
 1a Questão
Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido. Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções
criminosas que lá encontram mão de obra disponível. Apesar de o chamado "tráfico privilegiado", em que não existem relações
com organizações criminosas, não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam sendo colocados nas mesmas celas
de autores de estupros e homicídios.
A respeito do uso da vírgula, segundo as normas da escrita padrão, analise as afirmativas a seguir.
I - Em Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido., a vírgula separa a expressão adverbial que, se estivesse no final da
frase, não haveria necessidade do uso desse sinal de pontuação.
II - No trecho Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções, a vírgula se deve à presença da locução
adverbial no início da frase como modificador da direção do discurso.
III - Em Apesar de o chamado "tráfico privilegiado" [...] não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam, a
vírgula foi usada para separar a oração subordinada da principal.
IV - No trechoApesar de o chamado "tráfico privilegiado", em que não existem relações, a vírgula deve-se à presença do
pronome relativo.
Estão corretas as afirmativas
I e III, apenas.
 II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
 I, II e III, apenas.
Ref.: 201802893994
 2a Questão
Assinale a opção que apresenta erro(s) quanto à pontuação:
 Este semestre, os alunos do primeiro período de Pedagogia fazem a disciplina de Língua Portuguesa.
Os alunos do primeiro período de Pedagogia fazem a disciplina Língua Portuguesa.
Os alunos do primeiro período de Pedagogia fazem, este semestre, a disciplina de Língua Portuguesa.
Os alunos do primeiro período de Pedagogia, este semestre, fazem a disciplina Língua Portuguesa.
 Os alunos do primeiro período de Pedagogia, fazem a disciplina Língua Portuguesa.
Ref.: 201802993523
 3a Questão
No enunciado, "Depois das dezenove horas, o comércio estará de portas fechadas.", o uso da vírgula se justifica para isolar
o vocativo
a oração reduzida
 o aposto
 o adjunto adverbial
a conjunção
Ref.: 201802709164
 4a Questão
Assinale a alternativa em que o emprego da vírgula está INCORRETO:
 
Sem dúvida, o recurso mais importante para o enriquecimento do vocabulário é a leitura.
Ideias, como dizia Silveira Martins, não são metais que se fundem.
 
O ministro , disse aos empresários, que a inflação vai cair.
Os Lusíadas, que é um poema épico, narra as grandes navegações portuguesas.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, que representa os trabalhadores, promete mobilizações para que a
Petrobras garanta novas obras para o porto gaúcho.
Ref.: 201802716660
 5a Questão
Um dos usos da vírgula é em casos em que temos a enumeração. Identifique a alternativa na qual se observou a mesma
regra que orientou o uso da vírgula na frase:
"Cada comunidade, cada época, cada geração precisa de suas utopias."
 Embora não quisesse dar aulas, acabou se tornando um professor criativo.
Mas, é claro, o livro é dirigido aos especialistas em ciências sociais.
 É possível, mas eu pretendia mostrar às pessoas como usar estas fontes.
 A experiência cotidiana, os meios de comunicação, a literatura e o cinema muitas vezes são considerados fontes 
valiosas sobre a vida social.
 Está um pouco cansado e, por isso, evita viagens longas de avião
Ref.: 201804945552
 6a Questão
A frase abaixo, de Millôr Fernandes, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo 
é:
 "Quando um quer, dois brigam";
"Mal comparando, Platão era o Pelé da Filosofia".
 "O difícil, quando forem comuns as viagens interplanetárias, será a gente descobrir o planeta em que foram parar as 
bagagens";
"Pouco a pouco o carnaval se transfere para Brasília. Brasília já tem, pelo menos, o maior bloco de sujos";
"Para compreender a situação do Brasil, já ninguém discorda, é necessário um certo distanciamento. Que começa 
abrindo uma conta numerada na Suíça";
Ref.: 201804935505
 7a Questão
Assinale a alternativa que indica o emprego das vírgulas para marcar o aposto:
Doutor, o senhor pode me atender hoje?
Futebol, vôlei, tênis e judô são esportes muito populares no Brasil.
 O rapaz, aluno do curso de Direito, enviou a documentação para o estágio.
São Paulo, 10 de novembro de 2018.
No sábado à noite, comemoraremos no meu aniversário.
Ref.: 201802707499
 8a Questão
Considerando que existem algumas regras para o uso da vírgula, e que elas são baseadas na gramática, assinale a frase que 
apresenta o uso da vírgula de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa:
 A paixão pelo futebol, sem dúvida, é um fenômeno que ocorre em todas as partes do mundo, independentemente da
origem social e geográfica dos torcedores.
O futebol, com certeza é o esporte, que mais emociona o povo brasileiro, devido ao tão celebrado "futebol-arte", que
empolga os estádios e deslumbra os jornalistas.
 Os clubes europeus e americanos, vêm adquirindo nossos melhores jogadores, além de retirar do país jovens atletas 
que despontam nos clubes do interior.
A Copa do Mundo campeonato mundial que, ocorreu no Brasil em junho de 2014, foi marcada pelos erros dos juízes,
que deixaram de marcar várias faltas
A equipe inteira envolveu-se nos preparativos para o jogo decisivo do campeonato: técnico jogadores fisioterapeutas
 médicos e preparadores físicos.
Ref.: 201802708870
 1a Questão
O ponto e vírgula denota sempre uma separação mais ampla do que a vírgula, mas não a ponto de encerrar o período. É
empregado entre orações coordenadas que poderiam figurar em períodos separados, mas que convém deixar no mesmo período
por manterem unidade de sentido, ou por terem diversos aspectos em comum (o mesmo verbo, o mesmo sujeito, o mesmo
esquema estrutural etc.).
Assinale a opção em que o ponto e vírgula está adequado na frase.
Era uma criança fina, pálida, cara doente; raramente estava alegre.
 Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis são cidades do Brasil; Lisboa, Porto e Coimbra, de Portugal.
 Uns trabalham, estudam, esforçam-se, outros vadiam; divertem-se.
O homem que foi atropelado; não se recuperou rapidamente.
Antigamente; eram problemas políticos, hoje, são financeiros, sociais, econômicos.
Ref.: 201802708867
 2a Questão
A vírgula também é usada para separar os elementos e locuções explicativas ou corretivas. Então assinale a opção em que a 
vírgula está colocada de forma adequada.
Aquela é a fazenda, onde passei as férias.
Os inteligentes alunos da quarta série, compareceram à aula, fizeram a prova e conseguiram aprovação.
 Só aceitamos o formulário original, ou seja, ele não pode ser xerocopiado.
 Chegou entrou pelos fundos, e fechou-se no quarto.
Meu querido irmão que dizes, tu?
Ref.: 201804918594
 3a Questão
Assinale a alternativa em que a vírgula separa vocativo.
Ele prefere natureza e eu, a comodidade da cidade
 Prezamos acima de tudo duas coisas: a vida e a liberdade.
O Planeta, disse o técnico em análise ambiental, exige a preservação das matas nativas.
Comprei cadernos, lápis, agenda e canetas, tudo em promoção.
Ref.: 201802773264
 4a Questão
Os sinais de pontuação marcam o ritmo de um texto, através de pausas e entonações e conferem à linguagem escrita uma
maior clareza, coesão e coerência. Marque a alternativa com a pontuação correta:
Os meninos, esperavam inquietos, o resultado da prova.
Os meninos esperavam, inquietos, o resultado, da prova.
Inquietos, os meninos, esperavam o resultado da prova.
 Os meninos, inquietos, esperavam o, resultado da prova.
 Inquietos, os meninos esperavam o resultado da prova.
Ref.: 201802825737
 5a Questão
O emprego das vírgulas requer muita atenção. Afinal, o emprego inadequado deste sinal de pontuação altera o sentido do
texto. Leia com atenção as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA CORRETA quanto ao emprego da vírgula.
 Minha irmã prefere frango; eu, no entanto, prefiro peixe.
 Meus amigos disciplina, é tudo na vida.
Quem, estuda, aprende.
Os atletas se empenharam muito, mas não obtiveram, o resultado desejado.
Meu filho dormia, quando, o pai chegou.
Ref.: 201802706389
 6a Questão
É necessário empregar a VÍRGULA a fim de separar orações ligadas por e quando as orações têm sujeitos diferentes.
Pela mesma razão, verificamos a necessidade do uso de VÍRGULA em:
Mandaram buscar as testemunhas e iniciaram o interrogatório.
Eles entraram na sala e começaram o interrogatório em seguida.
Transmitiu os cumprimentos de seus colegas e iniciou o discurso.
 Amanhã virei ajudá-lo a limpar o depósito e apresentarei minhas sugestões.
 Pedro redigiu o relatório e o gerente o encaminhou à diretoria.
Ref.: 201802710269
 7a Questão
"Preta Gil e Rodrigo Godoy se casaram na terça-feira, 12 de maio de 2015 , na Igreja Nossa Senhora do Carmo da
antiga Sé, no Centro do Rio de Janeiro. " 
http://www.purepeople.com.br/noticia/preta-gil-se-casa-com-rodrigo-godoy-muito-feliz-veja-videos-do-casamento_a55323/1.Acess
o em 12/08/2015.
Assinale a alternativa que explica o uso da vírgula na parte em destaque, acima.
A vírgula é usada para assinalar a omissão de palavras, sendo majoritariamente utilizada na omissão do verbo.
 
Separar apostos e vocativos em uma oração.
 
Separar um adjunto adverbial, antecipado ou intercalado entre o discurso.
 A vírgula deve ser usada para separar o nome da localidade nas datas.
 
A vírgula deve estar presente na separação de orações subordinadas adverbiais, especialmente quando elas iniciam a
oração.
Ref.: 201802708871
 8a Questão
De acordo com as regras de virgulação, a vírgula deve ser usada para separar nomes próprios nas datas. Assinale a opção
INCORRETA quanto a esse uso da vírgula.
São Paulo, 1 de maio de 2010.
 Rio de Janeiro, 20 de março, de 2000.
Rio, 2 de agosto de 2005.
 Curitiba, 15 de setembro de 2001.
Florianópolis, 3 de junho de 2005.
Ref.: 201802716152
 1a Questão
O diálogo abaixo ocorre na recepção do Hotel Pirinópolis
Recepcionista: _____________
Hóspede: Como vai? Você tem um apartamento com cama de casal?
Recepcionista _____________! Por favor, queira preencher esta ficha
Hóspede: Obrigado!
Recepcionista: Aqui está a sua chave. Seja ______________
Escolha a opção abaixo que melhor completa do diálogo:
 
Bom-dia / concerteza / bem-vindo
 
Bom dia / concerteza / bem-vindo
 Bom dia / com certeza / bem-vindo
 Bom-dia / com certeza / bem vindo
Bom dia / com certeza / bem vindo
Ref.: 201803018438
 2a Questão
Assinale a alternativa que tenha palavras com a mesma regra de acentuação:
Ibero, êxodo, álcool, álbum, cateter
 Caracteres , gratuito, tulipa, pegada, álbum, rubrica.
 Repórter, louvável, álbum, fotógrafo, farmácia.
Sabiá, jiló, café, sótão, órfão, órgão.
Pá, compôs, herói, vácuo, sótão, estética.
Ref.: 201802731048
 3a Questão
Algumas palavras têm a grafia bastante similar, apesar de significados diversos. Assim, dentre as opções apresentadas, observe 
a utilização e escolha quais as orações nas quais as palavras estão adequadamente empregadas.
I. O iminente diretor da escola local foi alvejado de raspão ontem à noite, quando saía da escola.
II. O eminente diretor da escola local foi alvejado de raspão ontem à noite, quando saía da escola.
III. Você acenderá ao posto mais alto do gabinete de justiça.
Marque a única opção correta:
adequado - inadequado - inadequado.
 inadequado - adequado - adequado.
 inadequado - adequado - inadequado.
inadequado - inadequado - inadequado.
adequado - inadequado - adequado.
Ref.: 201802710348
 4a Questão
Assinale a frase em que há o uso errado da crase:
Chegou tarde à prova.
 Pagou o valor correto à vendedora.
Fui à cidade ontem.
 Assim que o navio chegou, ele desceu logo à terra.
 Irei à reunião sozinho.
Ref.: 201802731476
 5a Questão
Num anúncio de joias, na página 5 da revista "O Globo" de domingo, dia 13/09/2015, a legenda apresenta: 'Festival de
Diamantes', com destaque para 'Descontos de até 25%', e uma finalização do período dessa promoção: '14/09 à 14/10'. Para
aproveitar esta contextualização em relação a um dos conteúdos das nossas aulas, queremos saber onde está o equívoco do
redator publicitário. Aponte a opção correta:
No plural desnecessário do termo 'descontos'.
No uso inadequado das letras maiúsculas do título do 
Na falha de acentuação da palavra 'até'.
 No equivocado termo 'diamantes' porque um diamante é para sempre.
 No mau uso do acento grave, pois não há fenômeno da crase nesse caso.
Ref.: 201802712091
 6a Questão
De acordo com a norma culta TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas. Considerando essa regra, assinale a opção em
que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
 demográfico histórico depósito.
 arabe devêssemos louvaríamos.
binóculo licito sonambulo.
colocassemos fotografico pseudônimo.
 altruistico cônjuge anônimo.
Ref.: 201802712086
 7a Questão
Leia o texto:
 
"No entanto, devemos tomar alguns cuidados. Um 'churrasco à Oswaldo Aranha' merece o acento de crase, pois significa um
churrasco 'à moda ou ao estilo de Oswaldo Aranha'. Isso não ocorre no 'frango a passarinho'[...]. Outro caso semelhante é o
'bife a cavalo'. [..]
SILVA, Sergio Nogueira Duarte da. Língua Viva II: uma análise simples e bem-humorada da língua do brasileiro. Rio de 
Janeiro: Rocco,1999. p. 49-50. (Fragmento).
Diante da afirmação do prof. Sergio Nogueira neste texto, entendemos que não ocorre crase nas expressões 'frango a
passarinho' e 'bife a cavalo' porque nestes casos
antes dos adjuntos masculinos ocorreu apenas a preposição.
 antes dos substantivos femininos ocorreu apenas a preposição.
 antes dos substantivos masculinos ocorreu apenas a preposição.
antes dos adjetivos masculinos ocorreu apenas a preposição.
antes dos advérbios masculinos ocorreu apenas a preposição.
Ref.: 201802996763
 8a Questão
Indique a única sequência em que todas as palavras são paroxítonas:
Abacaxi, Caju, Caqui, Maracujá
Ponto, Reticências, Trema, Vírgula
 Arquitetura, Engenharia, Direito, Medicina
 Física, Música, Mímica, Química
Polêmica, Rubrica, Semáforo, Trânsito
Ref.: 201802707807
 1a Questão
Tendo em mente os diferentes PORQUÊS (como pronome interrogativo, substantivo, conjunção causal ou explicativa etc.),
assinale a alternativa que completa, adequadamente, as lacunas do diálogo abaixo.
- ___________ Paulo não veio trabalhar hoje?
- Ele estava muito cansado __________ saiu ontem com os amigos.
- Ele também não enviou o relatório. Você sabe ___________?
- Ih! Não sei. Acho melhor você telefonar para ele.
Porque/porque/por quê
Porque/por que/por quê
Porquê/porque/porque
 Por que/porque/por quê
 Por que/por que/por que
Ref.: 201802716692
 2a Questão
Existem vários formas de usar por que na Língua Portuguesa (por que, por quê, porque, porquê).
Em qual das alternativas que se seguem, a forma NÃO corresponde ao uso adequado?
Ficamos sem saber porque a ciclovia foi interditada.
Interditaram a ciclovia por que nos dirigimos ao trabalho todos os dias.
Continuamos sem saber o porquê da interdição da ciclovia.
 Porque não houve o entendimento necessário à elaboração do contrato?
O contrato não foi assinado. O seu advogado sabe por quê?
Ref.: 201802996762
 3a Questão
Indique a única sequência em que todas as palavras são proparoxítonas:
Polêmica, Rubrica, Semáforo, Trânsito
Abacaxi, Caju, Caqui, Maracujá
Ponto, Reticências, Trema, Vírgula
 Arquitetura, Engenharia, Direito, Medicina
 Física, Música, Mímica, Química
Ref.: 201802713158
 4a Questão
A língua escrita requer muita atenção por parte do redator, principalmente nos ambientes em que a formalidade, ou a correção
são fundamentais para a comunicação. Uma das manchetes a seguir teve a acentuação de uma de suas palavras 
propositalmente alterada. Assim, assinale a opção em que há um erro de acentuação.
 Polícia na cracôlandia é aprovada por 82 por cento da população. (Folha de São Paulo)
Governo pede a brasileiros economia de água e luz. (O Globo)
BR 101: concessionária cobra pedágio, mas deixa pista ceder. (Folha da Manhã)
Aluno é expulso por causa do chulé. (Notícias Populares)
 O país unido contra a violência aos animais. (Diário de Pernambuco)
Ref.: 201802706421
 5a Questão
As palavras antídoto ,ângulo, abóbora são acentuadas, pois apresentam a antipenúltima silaba como tônica. Sendo assim, 
assinale a alternativa que complementa essa definição:
Todas as são terminadas em vogais e, portanto, acentuadas.
 Todas são oxítonas e são acentuadas.
Todas as palavras são paroxítonas e são acentuadas.
 Todas são proparoxítonas e, portanto, são acentuadas.
Todas se iniciam com vogais e são acentuadas
Ref.: 201802810670
 6a Questão
Definida como a fusão entre duas vogais, a crase é representada pelo acento grave: ela é a junçãode dois tipos de a, um
deles a preposição A, e o outro os artigos femininos A. Observe as lacunas nas sentenças a seguir e depois a alternativas que
as preenche corretamente.
Referiu-se ____ pessoas que não tive o prazer de conhecer.
Fomos visitá-lo _______ quinze horas, mas não o encontramos.
Refiro-me ______ pessoa que está ao lado da sua irmã.
a; à; as
as; às; às
 às; às; à
 as; as; as
às; as; a
Ref.: 201804953065
 7a Questão
Você aprendeu que existem vários porquês na Língua Portuguesa, e que são diferentes os motivos para o emprego de cada um 
deles. 
►Observe o parágrafo abaixo e corrija as orações em que houve emprego incorreto dos "porquês" e, depois, marque a 
alternativa correspondente às correções necessárias:
 
 (1)"Por quê" estamos nesta cidade? Uma explicação para isso é (2)"porque" gostamos de agitação. Podemos também falar 
que é (3)"por que" esta cidade tem muitos recursos, mas isso não seria totalmente verdade: o (4)"porquê" de estarmos aqui é 
o nosso trabalho. Se pudéssemos, voltaríamos à nossa antiga cidade, (5)"por que" é tão agitada quanto esta e (6)"por quê" 
possui muito mais recursos e facilidades do que esta."
 (1) Por que - (2) porque - (3) porque - (4) porquê - (5) porque - (6) porque
 (1) Por que - (2) por que - (3) porque - (4) porquê - (5) porque - (6) porquê.
(1) Por que - (2) porque - (3) porque - (4) porque - (5) porque - (6) porquê.
(1) Por que - (2) porquê - (3) porquê - (4) por que - (5) porque - (6) por quê.
(1) Porque - (2) porquê - (3) por que - (4) porque - (5) porquê - (6) por quê.
Ref.: 201802707185
 8a Questão
 
No editorial Opinião de O Globo, p. 12, do dia 11 de agosto de 2015: "Os maus conselhos dados à presidente", observa-se 
acento grave nesse título.
Dentre as oferecidas abaixo, aponte a opção que justifica, corretamente, o fenômeno da crase:
 
O fenômeno da crase deve ser marcado por acento 
agudo; 
 
O uso não está correto, pois presidente é 
homem; 
 
Não se usa crase diante de palavra 
masculina; 
 
Não há necessidade de usar acento algum hoje em dia.
 
Trata-se de união da preposição A com o artigo A, pois se refere à presidente Dilma; 
Ref.: 201802731021
 1a Questão
Com a aprovação do Novo Acordo Ortográfico, algumas regras de acentuação foram modificadas. Marque, dentre as opções a 
seguir, a única correta.
herói, heroico, bocaiuva.
pára, pólo, pêra.
bocaiúva, feiúra, dói.
 vôo, enjôo, perdôo.
 creem, veem, leem.
Ref.: 201803073729
 2a Questão
Leia as orações abaixo e assinale a alternativa que contém erro de acentuação gráfica:
 Essa mudança ilustra bem como a língua é dinamica.
Em princípio, tal colocação concebe-se de forma errônea.
Aonde ele quer chegar com essa história?
 A justiça gratuita é um direito garantido por lei.
Quero sair mais com você; pois um casal precisa ter boas amizades.
Ref.: 201802773328
 3a Questão
Sabemos que por que, por quê, porque e porquê devem ser utilizados de maneiras específicas para cada caso: cada uma
dessas grafias possui um uso. Das alternativas a seguir, qual apresenta o uso INCORRETO?
Por que você saiu de casa?
 Após ler o livro, ainda não conseguira entender, por que?
 Conversei com ele sobre o porquê de tanta reclamação.
Esse era o grande porquê da questão.
Queria dormir porque já estava no limite do cansaço.
Ref.: 201802712107
 4a Questão
Você aprendeu que existem vários porquês na Língua Portuguesa, e que são diferentes os motivos para o emprego de cada um
deles. Complete as lacunas do texto abaixo empregando adequadamente porque, por que, por quê ou porquê.
 
 ______________ estamos nesta cidade? Uma explicação para isso é _______________ gostamos de agitação, mas o
____________ de estarmos aqui é o nosso trabalho. Se pudéssemos, voltaríamos à nossa antiga cidade.
Por quê - por que - porquê
 Por que - porque - porquê 
Porque - por que - porquê 
 Por que - porquê - por quê.
Por que - porquê - por que 
Ref.: 201802711288
 5a Questão
Leia a notícia abaixo, extraída do jornal 'O Globo', e indique a opção correta das palavras acentuadas pelo mesmo motivo, ou
seja, se as três são paroxítonas, se são paroxítonas terminadas em ditongo, se são oxítonas etc.
 "Uma briga de condomínio vai parar na Justiça. A juíza federal Edna Carvalho, da 12a. Vara Federal, é acusada de ter
chamado de 'bolo de banha' o porteiro de seu prédio, em Copacabana, depois de tê-lo flagrado dormindo em serviço. A ofensa
teria sido feita em um e-mail enviado à síndica, no início deste ano. Agora, o funcionário, Jaílson Andrade, entrou com uma
ação por danos morais contra a magistrada."
 funcionário, condomínio, prédio.
síndica, prédio, juíza.
 funcionário, prédio, síndica.
condomínio, juíza, é.
síndica, tê-lo, já.
Ref.: 201802716700
 6a Questão
Algumas palavras e expressões do nosso idioma têm formas assemelhadas que são, muitas vezes, empregadas de modo
equivocado. Analise as alternativas seguintes e aponte aquela em que as formas NÃO estão adequadamente utilizadas.
A turma esperou mais do que devia pelo resultado. / A turma esperou, mas não conseguiu saber o resultado.
Não há mais esperança de ascender ao pódio. / Não há mais esperança de acender a tocha olímpica.
Ele não estava mais a fim de ouvir os desaforos. / Ele desenvolveu uma teoria afim.
 Escapamos de um assalto iminente. / Conhecemos aquela eminente personalidade.
 Não passava de um mau estar. / Não passava de um mal caráter.
Ref.: 201803069462
 7a Questão
Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada tenha sido usada de forma incorreta:
 Daqui há pouco eles chegarão.
Na batida, o carro foi de encontro ao muro.
 Não sei onde você estuda.
Compramos mais livros.
Não saia, porque volto já.
Ref.: 201802773472
 8a Questão
Observe as afirmativas a seguir e os itens destacados.
I) Eu quero sair, MAS se chover ficarei em casa.
II) Eles estão A FIM de sair hoje à noite.
III) Fomos ao cinema e, PORISSO chegamos tarde em casa.
Considerando os usos da norma culta da língua, temos que
somente o item destacado em III está correto.
somente o item destacado em I está correto.
 todos os itens destacados estão corretos.
somente o item destacado em II está correto.
 os itens destacados em I e II estão corretos.
1a Questão (Ref.:201802707939) Acerto: 1,0 / 1,0
Há diferentes usos para a linguagem. Ela pode ser mais formal ou mais coloquial, dependendo do ambiente em que estamos. 
Em qual opção NÂO se verifica o uso da linguagem coloquial?
¿Eu preciso te falar / Te encontrar de qualquer jeito/ Pra sentar e conversar/ Depois andar de encontro ao 
vento¿(Tim Maia)
 "Dê-me um cigarro / Diz a gramática / Do professor e do aluno." (Oswald de Andrade)
"Qué apanhá sordado? / O quê? / Qué apanhá? / Pernas e braços na calçada." (Oswald de Andrade)
"Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera." (Verissimo)
"Quando oiei a terra ardendo / Quá foguera de São João." (Luiz Gonzaga)
2a Questão (Ref.:201802706938) Acerto: 1,0 / 1,0
Marque a ÚNICA opção que apresente a norma culta da Língua.
 Muito importante para o homem é a presença de um ídolo que apresente um caráter ilibado e que seja do Bem.
Ninguém disse pra mim convencer que Deus existe, ainda que eu acredite.
Naquela manhã, as carroça ia abrindo o caminho pela estrada de poeira, eu ia abrindo o coração da Margarida, meu
amor.
Todos íamos à missa, aos domingos. A gente, como sempre, falávamos uns dos outros, mas ficava tudo bem.
Me disseram, certa vez, que a vida é nota 10 e cheia de surpresas boas: acho que se enganaram.
3a Questão (Ref.:201802861478) Acerto: 1,0 / 1,0
Assinalea alternativa cujo sentido entre parênteses não possa ser atribuído ao verbo da oração:
Assiste ao trabalhador o direito de férias. (caber)
 O doente que o médico assistiu não passava bem. (ver, presenciar)
Procederemos à distribuição das provas. (dar início)
Chamei- o de covarde. (nomear)
Quero o lápis que você pego. (desejar)
4a Questão (Ref.:201802706358) Acerto: 1,0 / 1,0
A frase nominal se caracteriza pela ausência de verbo e a frase verbal pela presença de verbo. Assinale a alternativa que 
apresenta uma frase nominal.
Claro! Sente-se.
Perigo, homens trabalhando na pista.
 Fogo! Prédio em chamas!
Não! Sei dessas desculpas.
Sim! Disse em tom alto para o público.
5a Questão (Ref.:201802811197) Acerto: 1,0 / 1,0
Segundo a nossa gramática, os verbos impessoais são aqueles que ficam sempre na terceira pessoa do singular, pois não
possuem sujeito. Um dos verbos impessoais é FAZER indicando tempo. Assinale, então, nas alternativas a seguir a que
apresenta a flexão correta desse verbo.
Fazem frio e calor todos os dias.
 
Deve fazer muitos anos que ninguém atravessa estas regiões.
Quantos anos fazem que Maria partiu?
Fazem vinte anos que me batizei.
Fazem trinta dias que venceu sua fatura.
6a Questão (Ref.:201802736584) Acerto: 1,0 / 1,0
De acordo com a concordância nominal, assinale a alternativa que completa corretamente os espaços:
A entrada para o teatro foi ..... , mas o espetáculo e o enredo ..... compensaram, pois saímos todos ......
caro - apresentado - empolgados
caras - apresentados - empolgados
cara - apresentado - empolgadas
 cara - apresentados - empolgados
caro - apresentados - empolgados
7a Questão (Ref.:201803134645) Acerto: 1,0 / 1,0
Assinale a alternativa que indica o emprego das vírgulas para marcar o aposto:
No sábado à noite, comemoraremos no meu aniversário.
São Paulo, 10 de novembro de 2018.
Futebol, vôlei, tênis e judô são esportes muito populares no Brasil.
Doutor, o senhor pode me atender hoje?
O rapaz, aluno do curso de Direito, enviou a documentação para o estágio.
8a Questão (Ref.:201802996761) Acerto: 1,0 / 1,0
Qual a única frase não está na ordem direta (SVC = Sujeito + Verbo + Complemento)?
Pedro e Júlio participaram do jogo.
Viajaremos amanhã.
 À noite, choveu na cidade.
Ela está doente.
Maura é estudante de Química.
9a Questão (Ref.:201802707812) Acerto: 1,0 / 1,0
Um funcionário do departamento de finanças produziu o seguinte texto ao seu chefe:
"O débito da empresa __________ nos últimos anos. __________, precisaremos demitir alguns funcionários, _________ de
reduzir custos na folha de pagamento."
Assinale a alternativa cujos elementos completam as lacunas devidamente de acordo com o sentido da mensagem.
 ascendeu/Por isso/a fim
acendeu/Por isso/a fim
acendeu/Porisso/afim
ascendeu/Por isso/afim
ascendeu/Porisso/a fim
10a Questão (Ref.:201802716692) Acerto: 1,0 / 1,0
Existem vários formas de usar por que na Língua Portuguesa (por que, por quê, porque, porquê).
Em qual das alternativas que se seguem, a forma NÃO corresponde ao uso adequado?
Interditaram a ciclovia por que nos dirigimos ao trabalho todos os dias.
 Porque não houve o entendimento necessário à elaboração do contrato?
O contrato não foi assinado. O seu advogado sabe por quê?
Continuamos sem saber o porquê da interdição da ciclovia.
Ficamos sem saber porque a ciclovia foi interditada.
Ref.: 201802740424
 1a Questão
Como vimos, a coesão referencial é utilizada quando retomamos aquilo de que falamos - o referente - através de mecanismos
gramaticais importantes. Um deles é a omissão de palavras ou elipse.
Marque a opção em que encontramos a elipse do verbo na frase:
José estudou muito para a prova.
Nossa prova de AV1 está chegando.
Todos os alunos estão participando muito bem de nossos fóruns.
 Maria saiu cedo de casa e foi para o trabalho.
 As notas dos fóruns serão divulgadas antes das provas.
Ref.: 201802731740
 2a Questão
Dentre as alternativas a seguir, uma apresenta relação de CONDIÇÃO. Assinale-a.
QUANDO cheguei, as crianças já estavam dormindo.
Sua sorte era tanta, QUE ganhou duas vezes na loteria.
 COMO todos já sabem, amanhã haverá prova.
ASSIM QUE voltar da viagem, eu telefonarei para você.
 Você pode ir à festa, DESDE QUE primeiro faça seus trabalhos da faculdade.
Ref.: 201802735380
 3a Questão
Em pronunciamento na televisão, presidente diz que não teme injusto. "Faço um especial apelo e um alerta 'aqueles homens' 
que, a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres. Se é por falta de amor e compaixão que 'os senhores' agem 
assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães..." (Jornal, O Globo).
Acerca do texto acima e da expressão 'os senhores', que substitui 'aqueles homens', foi utilizada a coesão referencial por:
 expressão equivalente.
artigo.
 hipônimo.
hiperônimo.
numeral.
Ref.: 201802867568
 4a Questão
Observe o período a seguir e indique o sentido que a conjunção "embora" estabelece entre as orações: "Embora tenha chegado
atrasado, o aluno assistiu à aula".
 concessão
adição
 conclusão
oposição
alternância
Ref.: 201802773541
 5a Questão
Quais os operadores argumentativos capazes de estabelecer relações adequadas entre as unidades do período abaixo, a
fim de que seja estruturada uma argumentação por causa?
"Ser criativo deixou de ser um atributo individual, ____________ passou a ser insumo de mercado, uma vez que a
criatividade, afinal é uma qualidade valorizada em empresas, governos e escolas convencidas de atuarem num
cotidiano que passou a exigir mais do que meras soluções esquemáticas para problemas cada vez mais imprevisíveis
em realidades que se transformam."
 mas
 embora
 portanto
contanto
 porque
Ref.: 201803000126
 6a Questão
Escolha a alternativa que completa adequadamente os espaços abaixo:
Você não vai conosco ______ ?
____ ele não veio?
Não descubro o _______ da atitude do meu pai.
Não compreendo _______ motivo não vieram ainda.
Não saia, _________ preciso falar-lhe.
por que, porquê, por que, por que, por quê;
 por quê, por que, porquê, por que, porque;
por quê, por quê, porque, por quê, por quê;
por que, por quê, porque, por quê, porquê;
porque, porque, por quê, por que, porque.
Ref.: 201802733218
 7a Questão
Um dos mecanismos de Coesão Referencial é a substituição de palavras. Assinale a opção em que a substituição foi feita 
através do uso de um pronome:
As maçãs estão sobre a bancada. As frutas podem ser lavadas lá mesmo.
A dengue é muito perigosa, pois a doença pode matar em poucos dias.
 Os alunos ficaram com dúvidas sobre o conceito. Então, eles pediram uma nova explicação ao professor.
 Dois novos alunos foram apresentados ontem: o primeiro é canadense e o segundo é americano.
Pelé ainda é muito famoso. O jogador é conhecido mundialmente.
Ref.: 201802740368
 8a Questão
Leia a notícia abaixo:
Quatro jovens foram assassinados na madrugada de sábado (19) em Carapicuíba, município da região metropolitana de São
Paulo. Segundo o boletim de ocorrência, eles foram encontrados deitados de bruços e com tiros na cabeça. Os corpos estavam
ao lado de duas motos. Três dos mortos eram menores de idade -- dois tinham 16 anos e um 17. O outro, Carlos Eduardo
Motilia de Souza, tinha 18 anos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, nenhum dos jovens tinha
antecedentes criminais. As cápsulas deflagradas e os projéteis encontrados no local foram levados para perícia.
(veja.abril.com.br)
A coesão referencial ocorre quando determinado elemento textual se remete a outro, substituindo-o. Assinale a alternativa em
que o termo QUATRO JOVENS é retomado no texto acima:
cápsulas
 corpos
levados
Boletim
Carlos
Ref.: 201802733215
 1a QuestãoPara proporcionar a Coesão Sequencial, devemos usar mecanismos que possibilitam o desenvolvimento da sequência do texto.
Observe que uma falha no uso de um recurso coesivo prejudica o fluxo textual em um termo de garantia de um
eletrodoméstico:
"A empresa garante este produto por 12 meses contra todos os defeitos, exceto os decorrentes de uso indevido."
A versão adequada para substituir esse texto é:
 "A empresa garante este produto por 12 meses contra todos os defeitos, menos os provocados por uso indevido."
"A empresa garante este produto por 12 meses contra todos os defeitos. No entanto, não garante os defeitos
provocados por uso indevido."
"A empresa garante este produto por 12 meses apenas contra defeitos de fabricação, inclusive aqueles provocados por
uso indevido."
 "A empresa garante este produto por 12 meses contra defeitos de fabricação, mas não contra os provocados por uso 
indevido."
"A empresa garante este produto por 12 meses contra todos os defeitos, porém não os provocados por uso indevido."
Ref.: 201802732312
 2a Questão
A coesão referencial é utilizada quando retomamos aquilo de que falamos - o referente - através de mecanismos gramaticais
importantes.
Dentre as frases abaixo, assinale a que foi elaborada por meio da coesão referencial com uso de numerais:
A veneza brasileira tem altos índices de criminalidade. Recife é uma das cidades mais violentas do nordeste.
Ele usou o verde na pintura da sala de estar. Essa cor representa a esperança.
 O professor estabeleceu duas regras para a elaboração do trabalho: a primeira se referia à pesquisa na internet; a 
segunda tratava da necessidade de digitalizar a tarefa.
 A secretária faltou uma semana ao emprego. Ela estava com muitas dores em todo o corpo.
Os discentes estão sem aula há três dias. Esses alunos serão prejudicados.
Ref.: 201802736697
 3a Questão
Os mecanismos de coesão permitem substituições e retomadas de termos por meio de sinônimos, hipônimos, hiperônimos, etc.
Na frase abaixo, quais as opções que poderiam substituir os termos destacados sem alterar o sentido?
"O dólar está acima de 4 reais nas casas de câmbio. É o sinal mais evidente da crise de credibilidade em que o governo
jogou o Brasil por ter sido irresponsável com as contas públicas" (Revista Veja, edição 2442, ano 48, nº 36).
Sedes / fé.
 Agências / confiança.
Estabelecimentos / honestidade.
Lojas / consciência.
 Residências / garantia. 
Ref.: 201802731404
 4a Questão
 Leia o trecho a seguir.
"Em vários momentos de nossa vida pessoal, profissional e acadêmica, nos deparamos com a necessidade de adequar a forma
como falamos e escrevemos, visto que nos comunicamos de formas diferentes, de acordo com o meio em que estamos."
No parágrafo, o elemento coesivo VISTO QUE traduz a explicação ou causa da nossa necessidade de escrevermos
adequadamente. Por qual outro elemento coesivo você poderia substituir esse para manter, coerentemente, o mesmo sentido do
texto original? Marque a única opção correta.
 
com vistas a
 uma vez que
para
a fim de
 porém
Ref.: 201802773548
 5a Questão
Leia o parágrafo:
 
"(...) Agora as crianças já começam a se comportar como adolescentes muito tempo antes de a puberdade se manifestar e
continuam se comportando e vivendo assim por muito mais tempo. Mas essa fase tem de terminar perto dos 20 anos."
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/gramatica-favor-leitura-escrita-lingua-portugues-697700.shtml?
page=3 Acesso: 30 jul 2015.
 
Neste parágrafo, o operador argumentativo destacado introduz:
Uma confirmação do que foi dito antes.
Uma finalidade.
 Um argumento que leva a uma conclusão contrária.
 Uma condição.
Juntar argumentos em favor de uma mesma conclusão.
Ref.: 201802737913
 6a Questão
No texto a seguir, foram suprimidos os conectivos que trariam maior coerência ao texto. Vamos escolher, dentre as opções, a 
mais adequada ao bom entendimento do texto.
"Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, ___ eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um 
inquérito. '- Onde estão os documentos dos seus concursos?' E as podres aves se olharam perplexas, ___ nunca haviam 
imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, ____ o canto nascera com elas. E nunca 
apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, ____cantavam simplesmente..." 
(ALVES, Rubens. Estórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez Editora, 1984. p. 61-62.)
assim - no entanto - talvez - contudo.
 mas - logo - segundo - todavia.
tal qual - desde que - ora - contudo.
além disso - além disso - desde que - porém.
 e - porque - porque - mas.
Ref.: 201803000119
 7a Questão
Assinale a opção em que a mudança na ordem dos termos altera sensivelmente o sentido do enunciado:
Não deixaria de fazer o que fazia agora por preço nenhum. / Não deixaria de fazer o que fazia agora por nenhum 
preço.
No outro dia não voltou mais para trabalhar. / No noutro dia não mais voltou para trabalhar.
A luz da lua ainda não clareava o escuro da cajazeira. /A luz da lua não clareava ainda o escuro da cajazeira.
 Não queria que o vissem assim como estava. / Não queria assim que o vissem como estava.
 Mas estou aqui a mando do Capitão Antônio Silvino. / Mas aqui estou a mando do Capitão Antônio Silvino.
Ref.: 201802731421
 8a Questão
" A coesão sequencial diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio dos quais se estabelecem, entre segmentos do texto
(enunciados, partes de enunciados, parágrafos e mesmo sequências textuais), diversos tipos de relações semânticas e/ou
pragmáticas, à medida que se faz o texto progredir." Koch (2000, p. 49).
Qual a ideia trazida pela palavra QUE na frase abaixo:
"Não deixe o fogo apagar-se, que as noites estão frias" ( Graciliano Ramos) ?
 Oposição. 
Consequência.
 
 Explicação.
Condição. 
Concessão. 
Ref.: 201802736516
 1a Questão
Sabe-se que a coesão referencial pode se valer da omissão de palavras já expostas no texto, ou da substituição delas por
sinônimos, pronomes, numerais ou equivalentes. Assim sendo, assinale a opção que apresenta a coesão referencial.
A chave do carro não entrou no local de partida, foi chamado um chaveiro para que o chaveiro tentasse colocar a 
chave do carro no local de partida e resolvesse o problema.
 Os jogadores chegaram atrasados ao estádio e foram vaiados pela torcida de maneira implacável. Os atletas entraram
arrasados em campo.
 A esposa do Presidente declarou não estar de acordo com a determinação do Presidente, enfaticamente, a esposa do 
Presidente disse não pertencer ao país que o Presidente governa.
Os pacientes não poderão fazer os exames sem que a mensalidade esteja em dia. Esses pacientes reclamaram, mas a
ordem do médico é a de que os pacientes em débito não tenham acesso à sala.
Antonio comprou uma geladeira pequena para levar no carro os seus lanches preferidos. Só que a geladeira pequena,
de tão pequena,não gelava nada.
Ref.: 201802731420
 2a Questão
"As expressões com as quais ligamos ideias estabelecem significados, conduzem o sentido da mensagem."
O operador argumentativo POIS pode ter diferentes significados. No enunciado "conseguiu ser aprovado naquele concurso
público, pois estudou como nunca havia estudado antes", a palavra pois introduz uma explicação.
Já, na frase "estudou como nunca havia estudado antes; conseguiu, pois, ser aprovado naquele concurso público", o
conectivo POIS estabelece, no período, uma relação de...
Oposição. 
 Conclusão.
Tempo.
 Concessão. 
 Condição. 
Ref.: 201802754677
 3a Questão
Leia as frases:
Ele entrou à direita ao invés de entrar à esquerda.
Subiu ao invés de descer.
Apertou o botão azul em vez do vermelho.
Ronaldinho preferiu correr com a bola em vez de chutar.SILVA, Sérgio Nogueira Duarte da. O português do dia-a-dia:como falar e escrever melhor. 1ª. Ed. ¿ Rio de Janeiro: Rocco, 
2004.
Percebemos que os termos em destaque possuem diferentes significados nas frases então respectivamente
 
ao invés de significa - em nenhum lugar - e em vez de - ao contrário de.
ao invés de significa - exatamente igual - e em vez de - ao contrário de.
ao invés de significa - o mesmo que - e em vez de - em lugar de.
 
ao invés de significa - ao contrário de - e em vez de - em lugar de.
ao invés de significa - em lugar de - e em vez de - ao contrário de.
Ref.: 201802745995
 4a Questão
Analise a manchete abaixo.
Dilma oferece a Saúde ao PMDB, mas condiciona convite a aval da bancada
(Disponível em http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2015/09/22/dilma-oferece-a-saude-ao-pmdb-mas-condiciona-convite-a-
aval-da-bancada/. Acesso em 22 set. 2015.)
Nela, temos o uso de um importante elemento coesivo. O articulador "mas" atribui ao enunciado a ideia de
causa.
 oposição.
explicação.
 consequência.
adição.
Ref.: 201802773539
 5a Questão
Utilize o operador argumentativo de conclusão para completar a sentença:
O filme foi bom, _________os atores desempenharam muito bem seus papéis.
mas
no entanto
 logo
todavia
 porém
Ref.: 201802728974
 6a Questão
Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que contém o vocábulo que retoma o termo SEVERINO:
O seu nome é SEVERINO, ele não tem outro de pia. "Mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia." Então, ele passou a
ser o Severino que falou mais que devia. Como, porém, "o passado não abre sua porta e não pode entender nossa pena", o
deputado federal Severino Cavalcanti, ´primeiro-secretário da Câmara, fez o signatário lembrar versos de João Cabral de Melo
Neto e de Cecília Meireles, os dois em obras antológicas, inesquecíveis pela beleza, mestres na arte de não evitar as ligações
perigosas que os escritores mantêm com a sociedade onde vivem e em cujos temas e problemas se inspiram.
(Extraído de As gafes da posse. In. SILVA, Deonísio da. A língua nossa de cada dia. Osasco, SP: Novo Século Editora, 2007).
 
na.
 
 ele.
 
Câmara.
pouco.
 
os dois.
Ref.: 201802726254
 7a Questão
Leia com atenção o período abaixo:
"O técnico da seleção comandou um treino com os jogadores na Granja Comary e os mesmos seguiram para o aeroporto logo
após a atividade."
O emprego de "mesmo", um vício de linguagem, pode ser evitado por mecanismos que a língua oferece.
Assinale a frase em que essa substituição foi bem feita.
 O técnico da seleção comandou um treino com os jogadores na Granja Comary e aqueles seguiram para o 
aeroporto logo após a atividade
O técnico da seleção comandou um treino com os jogadores na Granja Comary e seguiram-se para o aeroporto logo 
após a atividade
O técnico da seleção comandou um treino com os jogadores na Granja Comary que seguiram para o aeroporto logo 
após a atividade.
 O técnico da seleção comandou um treino com os jogadores na Granja Comary , e eles seguiram para o aeroporto 
logo após a atividade.
O técnico da seleção comandou um treino com os jogadores na Granja Comary e seguiu para o aeroporto logo após 
a atividade
Ref.: 201802813404
 8a Questão
Marque a alternativa com o elemento coesivo que completa a lacuna a fim de atribuir, na articulação entre as orações, a ideia
de contrariedade: Moro nesta cidade a anos ________ não fui ainda fazer compras no Mercado Público.
onde
pois
 mas
 e
portanto
Ref.: 201802993535
 1a Questão
Leia o parágrafo a seguir e identifique o tipo de tópico frasal que apresenta.
"Em que consistiria o domínio do português padrão? Do ponto de vista da escola, trata-se em especial (embora não só) da
aquisição de determinado grau de domínio da escrita e da leitura. É evidentemente difícil fixar os limites mínimos
satisfatórios que os alunos deveriam poder atingir [...]".
(POSSENTI, 2012, p. 19)
Exemplificação
Enumeração
Declaração inicial
 Interrogação
 Divisão
Ref.: 201804921480
 2a Questão
"Democracia é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo. É um regime de
governo que pode existir no sistema presidencialista, no qual o presidente é o maior representante do povo".
Em relação ao tipo de tópico frasal acima, podemos classificá-lo como um exemplo de
divisão.
 definição.
interrogação.
alusão.
 negação.
Ref.: 201804923775
 3a Questão
Os verbos RETIFICAR (corrigir) e RATIFICAR (confirmar), apesar de terem uma grafia muito parecida, possuem significados 
diferentes. 
Assinale a alternativa em que o verbo foi utilizado de maneira INCORRETA:
 RATIFICO que o evento está mesmo programado para daqui a dois meses. 
É necessário RETIFICAR o prazo do contrato. Assim, solicito que 
escolha uma nova data.
Posso RETIFICAR o horário escolhido para a consulta, pois não conseguirei chegar a tempo?
 Poderia RATIFICAR o número de minha identidade no contrato de compra e venda da casa, uma vez que foi digitado 
incorretamente?
Não concordo que você RETIFIQUE o texto, pois o conteúdo de uma Ata não pode ser alterado.
Ref.: 201802736354
 4a Questão
No parágrafo abaixo:
O trabalho na escola vem se resumindo ao interesse por resultados no vestibular. Não há como negar a importância
desses resultados, mas o importante é unir a eles a transmissão dos valores que os geram: amor, respeito, justiça, paz,
solidariedade. A escola deve se comprometer sobretudo com esses valores.
Disponível em: http://revistalingua.com.br/textos/blog-ponta/refazendo-paragrafos-338861-1.asp Acesso: 30 ago 2015.
Entendemos que a frase destacada introduz o texto e assim podemos classificá-la como:
conclusão frasal.
estratégia frasal.
desenvolvimento frasal.
 tópico frasal.
parágrafo frasal.
Ref.: 201802740001
 5a Questão
Leia o parágrafo atentamente.
Em sua autobiografia, Groucho Marx conta a história de um homem que vai ao médico porque sofre de uma
depressão incurável. "Sou o homem mais triste do mundo", ele diz. O médico lhe receita um bom show de humor. "É
infalível". O homem diz que não adianta, nada lhe faz rir. O médico então sugere uma visita ao circo da cidade, onde está se
apresentando o melhor palhaço do mundo. "Não há depressão que resista a um show do palhaço Grock." Ao que o homem
responde, inconsolável: "Eu sou o palhaço Grock."
(http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2014/08/1501872-o-palhaco-grock.shtml)
Com relação ao tópico frasal, qual foi o tipo usado no texto acima?
 Interrogação.
Definição.
Declaração inicial.
Divisão.
 Citação.
Ref.: 201802761010
 6a Questão
Leia o parágrafo atentamente.
No mito, Prometeu trouxe a tecnologia para a humanidade e foi castigado junto com ela a quem ajudou. Estaríamos
ou estaremos um dia nós sendo castigados também? Quem castigaria? Deus? Não, Deus não castiga, Deus ama. A humanidade
se castigaria? Quer dizer... haveria consequências?
http://yveehartt.blogspot.com.br/2009/04/tecnologia-parte-iii-ela-e-boa-ou-ruim.html
Ao ler ou escrever, estamos em contato com ideias principais ou acessórias que vão se entrelaçando para formar o texto.
Chamamos de tópico frasal a ideia central de um parágrafo. Com base no estudo feito, qual foi o tipo de tópico frasal usado
no parágrafo acima?
Definição.
Interrogação.
Divisão.
 Alusão.
Declaração inicial.
Ref.: 201802746013
 7a Questão
Leia o texto abaixo.
Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Foi averiguar e constatou
haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar
pular o muro com seus patos, disse-lhe:
- Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateirode
profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade,
transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala
fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo
denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz:
Dotô, resumino... eu levo ou dêxo os pato?
(Disponível em http://www.pensador.info/autor/Ruy_Barbosa
Ao analisá-lo, podemos refletir sobre a dificuldade do ladrão em entender a mensagem. Isso se deve ao uso de
I- palavras cujo significado era desconhecido pelo ladrão, como, por exemplo, "sorrelfa", "socapa" etc.;
II- estruturas sintáticas simples como "Dar-te-ei com a minha bengala fosfórica.";
III- reduções como "dotô", "dêxo" e "resumino";
IV- gírias de difícil compreensão como "prosopopeia" e "sinagoga".
Está(ão) correto(s) apenas o(s) comentário(s).
 
 I.
I e III.
 III e IV.
II e III.
II e IV.
Ref.: 201804921447
 8a Questão
O tópico frasal por ¿alusão¿ faz referência a algum assunto ¿de fora¿ (geralmente um fato histórico) para que o autor do texto
possa desenvolver suas ideias. Marque a alternativa que contém exemplo de tópico frasal por alusão.
A divisão das plantas em dois grupos primários foi feita por Lineu. As plantas estavam divididas em fanerogâmicas e
as criptogâmicas.
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, atrás de Júpiter. Pertencente ao grupo
dos gigantes gasosos.
 Durante o Renascimento Carolíngio, século VIII, Carlos Magno (747 ¿ 814) estabeleceu leis, nas quais tudo que
lembrasse a cultura romana deveria ser guardado. Da mesma forma, o Brasil deveria proceder.
O objetivo do futebol é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se
denomina gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
 O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados
ao mercado imobiliário. Cabe ao administrador constituir o fundo.
Ref.: 201802725338
 1a Questão
O parágrafo é um dos mais importantes componentes do texto. Podemos dizer que tem ele tem a função de organizar o olhar
do leitor quanto à disposição das informações. De acordo com Garcia (1997), o parágrafo-padrão é composto por: Tópico
Frasal, Desenvolvimento e Conclusão.
Leia as opções abaixo e marque a única que apresenta a definição correta de Tópico Frasal:
Três ou mais períodos iniciais em que expressamos, de maneira sucinta, a ideia secundária do texto.
Dois ou três períodos iniciais em que expressamos as ideias finais compatíveis com o texto.
Dois ou três períodos iniciais em que expressamos, de maneira detalhada, a ideia completa do texto.
 Um ou dois períodos curtos finais em que expressamos, de maneira abrangente, a ideia principal do texto.
 Um ou dois períodos curtos iniciais em que expressamos, de maneira sucinta, a ideia principal do texto.
Ref.: 201802741496
 2a Questão
Autoaprendizagem é a busca do aluno por conhecimento, sendo ele o aluno um autodidata, que busca sozinho através das
ferramentas disponíveis as informações para transformá-las em conhecimento. O desenvolvimento da aprendizagem autônoma
exige que se considere não somente as características a predicados dos alunos, mas também as características do ambiente
relacionado com a autonomia. (Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/53784/educacao-vantagens-
da-tecnologia#ixzz3mKnaXXrV. Acesso em: 20 set. 2015.)
No que concerne aos tipos de tópico frasal, assinale a opção correta que identifica o tipo utilizado na matéria acima:
 Interrogação.
 Definição.
Alusão histórica.
Divisão.
Declaração inicial.
Ref.: 201802733346
 3a Questão
O parágrafo pode se iniciar dividindo o assunto, indicando como será tratado em seu desenvolvimento. Analise o parágrafo a
seguir.
Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz
respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de
divertimento por parte do público. A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto. A quarta é
realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu
acervo de conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado) t
No parágrafo acima, temos um tópico frasal por divisão. Podemos constatar esta classificação no seguinte fragmento
"A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto."
"A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público."
 "A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade."
"A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do 
indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos."
 "quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar."
Ref.: 201802767093
 4a Questão
Os textos são produzidos em forma de parágrafos e esses possuem uma ideia principal, central ou nuclear chamada de tópico
frasal. Leia o texto abaixo, publicado em jornal, e diga qual é o tipo de tópico frasal.
"A pessoa mais jovem laureada com o Prêmio Nobel da Paz da História, em 2014, a adolescente paquistanesa Malala
Yousafzai, de 18 anos, também é uma aluna exemplar."
interrogação.
 divisão.
definição.
sequência de frases nominais.
 alusão histórica.
Ref.: 201802707708
 5a Questão
Leia o parágrafo a seguir.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente uma pesquisa feita em dez países sobre violência doméstica. Um
dos lugares investigados foi o Brasil - e os dados são impressionantes. O levantamento foi feito por universidades e ONGs em
São Paulo e Pernambuco. Nada menos do que 27% das paulistas e 34% das pernambucanas afirmaram que sofrem violência
física praticada por quem deveria lhes dar carinho: marido ou companheiro. Além disso, 10% em São Paulo e 14% em
Pernambuco relatam violência sexual." (BOUER, Jairo. Por que elas sofrem em silêncio? Revista Criativa. Edição 201, jan/
2006. p. 83.)
A ideia-chave do parágrafo foi desenvolvida por:
 exemplificação do espaço universitário.
 dados estatísticos de grande relevância.
contraste entre países.
explanação da última declaração.
tempo e espaço sobre a OMS.
Ref.: 201802723482
 6a Questão
Denominamos de tópico frasal ou Introdução um ou dois períodos curtos iniciais, em que expressamos, de maneira sucinta, a
ideia principal do texto.
Os tipos mais comuns de tópico frasal são: declaração inicial, definição, divisão, interrogação, alusão/citação.
Reconheça, nos parágrafos abaixo, o tópico frasal por definição:
"Conta a tradição que comer manga e, em seguida, tomar leite tem como resultado morte certa. Entretanto,
não há estudos científicos suficientes para comprovar tal tese do crivo popular. "
"O crescente uso da internet provocará o fim do jornal impresso? Eis a questão que nos faz refletir a respeito
da leitura dos jornais. Em países como os Estados Unidos, vários impressos já deixaram de circular ou se tornaram
100% on-line. "
 "O jornal é um meio de comunicação periódico constituído por notícias, reportagens, crônicas, entrevistas,
anúncios e outro tipo de informação de interesse público. Os jornais brasileiros são famosos no mundo todo
por sua estrutura e qualidade. Nossos cronistas são respeitados, bem como nossos anunciantes. "
"As informações tomam dois caminhos para atingir o receptor: o jornal impresso e a televisão. Entretanto,
sabemos que a TV, atualmente, é mais popular, haja vista seu grande alcance e apelo às classes populares."
"A violência foi banalizada pelos meios de comunicação. O discurso da mídia tornou comuns as ações de
bandidos, uma vez que investiu no tema para ganhar audiência. Nunca se viram tantos programas de TV cujo
conteúdo é a violência. "
Ref.: 201802735515
 7a Questão
"Tópico frasal é a oração que introduz a ideia central a ser desenvolvida em um parágrafo" (Othon M. Garcia).
Leia a frase a seguir publicada em jornal e diga qual é o tipo de tópico frasal:
"A crise brasileira precisa ser vista de duas maneiras: econômica e política."
declaração inicial.
interrogação.
alusão histórica.
 divisão.
definição.
Ref.: 201802738138
 8a Questão
Leia o trecho para, depois, responder ao que se pede.
"A língua é um condomínio supostamente democrático, gigantesco, riquíssimo, composto de código verbal de um país e, às
vezes, de mais de uma nação. Ela é regida por meio de formas consagradas e comuns para uso generalizante numa
comunidade linguística a fim de proporcionar condições favoráveis de uso por longo tempo e por todo o território nacional.
Para haver ordem, disciplina, preservação, zelo com esse enorme acervo cultural que é um idioma, a sociedade se organiza
para manter o estudo da língua nas escolas de todos os níveis." 
Para reafirmar este pensamento, podemos apontar como a única opção adequada:
Os letrados pegam as manias e desvios dos negligentes do idioma. As transgressões aos princípios da gramática são
inúmeras e constantes por causa disso.
A língua do grupo dos escolarizados não prevalece sobre a dos iletrados quando há disputa para posições
socialmente prestigiadas.
 No estudo deste código que as escolas produzem, a norma culta ou prestigiada da língua é estimulada aos
estudantes para dominá-la e preservá-la.
Todas as pessoas têm esse privilégio. Mesmo as crianças que ficam de fora da educação formal e seus pais usam o
idioma segundo a norma porque são inteligentes.
Não há necessidade de zelo com esse enorme acervo cultural que é um idioma, porque a língua segue seu caminho.
Ref.: 201802754705
 1a Questão
Leia as frases:
Ficamos felizes, porque as suas ideias vêm ao encontro das nossas necessidades.
Qualidade é ir ao encontro das expectativas do cliente.
SILVA, Sérgio Nogueira Duarte da. O português do dia-a-dia:como falar e escrever melhor. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Rocco,
2004.
Percebemos que as expressões destacadas significam
ideias opostas.
 
ausência do senso moral.
à disposição.
ao contrário de.
 
a favor de.
Ref.: 201804921483
 2a Questão
"Democracia é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo. É um regime de
governo que pode existir no sistema presidencialista, no qual o presidente é o maior representante do povo. Uma das
principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de
religião, a proteção legal e as oportunidades de participação na vida política, econômica e cultural da sociedade. Os cidadãos
têm os seus direitos expressos".
Assinale a alternativa em que está adequadamente identificado o trecho que corresponde ao tópico frasal do trecho.
 Democracia é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo.
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais.
No qual o presidente é o maior representante do povo.
É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista.
Como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal e as oportunidades de participação.
Ref.: 201802738217
 3a Questão
Conforme lido, disponível na aula 7, "O parágrafo é uma unidade de composição do texto constituída por um ou mais de um
período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, à qual se agregam outras - secundárias - intimamente
relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela."
NÃO se aplica à definição esta afirmativa:
Considera-se um parágrafo uma unidade de sentido, composto por um texto, em que haja uma ideia principal,
desenvolvida por outras ideias.
 
Não se considera um parágrafo um texto de onde não se possa extrair uma unidade de sentido.
 Obrigatoriamente, um parágrafo é constituído por mais de um período, em que haja uma ideia nuclear e outras
secundárias que a complementam.
É possível haver parágrafos constituídos, apenas, de um período.
Todo parágrafo deve obedecer a um princípio: haver relação lógica entre suas partes.
Ref.: 201802725249
 4a Questão
O tópico frasal é a oração que introduz a ideia central que será desenvolvida no parágrafo. É uma enunciação que supõe uma
explicação posterior.
Observe o parágrafo a seguir e identifique o tipo de tópico frasal que ele apresenta:
O Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Em nossas cidades é alto o índice de mortes de jovens, mulheres e
crianças; mortes causadas por balas perdidas, assaltos e conflitos oriundos da guerra do tráfico. É urgente em nosso país uma
nova política de segurança pública.
 
exemplificação.
 
divisão.
 
alusão.
 declaração inicial.
 
enumeração.
Ref.: 201802725213
 5a Questão
Assinale a alternativa em que está corretamente identificado o trecho que corresponde ao tópico frasal do período a seguir.
'Sabe-se que as pessoas nunca mudam. Na verdade o que muda é o mundo, já que estamos todos conectados a ele de modo
irresoluto.'
Sabe-se que (...) o que muda é o mundo...
Sabe-se...
 Sabe-se que as pessoas nunca mudam (...) o que muda é o mundo...
 Sabe-se que as pessoas nunca mudam.
Sabe-se que as pessoas nunca mudam. Na verdade, o que muda é o mundo...
Ref.: 201802761007
 6a Questão
Leia o parágrafo atentamente.
Uma jovem de 19 anos faleceu em um acidente de carro na cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, após tirar
uma foto dirigindo a 170 km/h. De acordo com familiares da jovem Giovana Dias de Souza Alves, ela usava muito o celular e
mandou uma mensagem para um primo cerca de dez minutos antes do acidente.
Como vimos nas aulas, quando lemos ou escrevemos, estamos em contato com ideias principais (tópico frasal) ou acessórias
que vão se entrelaçando para formar o texto. Com base nisso, qual foi o tipo de tópico frasal usado no parágrafo acima?
Interrogação.
 Declaração inicial.
Divisão.
 Citação.
Definição.
Ref.: 201804923761
 7a Questão
Um parágrafo padrão é constituído de tópico frasal, desenvolvimento e, em alguns deles, de conclusão. O tópico frasal detém 
a ideia principal. O desenvolvimento apresenta ideias secundárias, que esclarecem, ampliam, especificam a ideia principal. A 
conclusão, geralmente, reforça a ideia principal ou apresenta uma proposta. Há tipos distintos de tópico frasal.
Leia o parágrafo a seguir e determine o tipo de tópico frasal utilizado:
"É inegável o dano experimentado por um filho abandonado afetivamente pelo pai. A criança que cresce em ambiente de 
cuidado e carinho tem maiores chances de se transformar num cidadão mais preparado para lidar com a vida. É desejável que
os pais tenham dimensão da importância dos seus papéis."
Andréa Pachá (juíza de Direito em Petrópolis (RJ) e ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça. Revista Consultor 
Jurídico, 18 de julho de 2012)
 divisão
 contraste
 declaração 
inicial
 alusão histórica
 interrogação
Ref.: 201802773574
 8a Questão
Introdução ou tópico frasal é um ou dois períodos curtos iniciais, em que expressamos, de maneira sucinta, a ideia principal
de um parágrafo.Leia:
"Há uma necessidade de a criança vivenciar a construção do fantástico e do maravilhoso, nem que seja através de jogos no
computador".
Um parágrafo poderia ser desenvolvido a partir desse tópico frasal, cuja ideia é apresentada através de um/uma:
adjetivação
interrogação
enumeração
 divisão
 declaração inicial
Ref.:201804949625
 1a Questão
Complete as lacunas com OBRIGADA ou OBRIGADO, conforme a necessidade de concordância.
I. ______! Foi tudo o que Maria conseguira dizer.
II. Muito _______! - Joana ouviu de Pedro, depois do café. 
III. Carolina, _____, finalmente você trouxe o livro, disse Gustavo.
obrigado - obrigado - obrigada.
obrigada - obrigada - obrigada.
 obrigado - obrigada - obrigada.
obrigado - obrigado - obrigado.
 obrigada - obrigado - obrigado.
Ref.: 201804906981
 2a Questão
Quando o emissor não usa a ordem direta das palavras conforme a gramática propõe, o discurso não resulta em um enunciado
lógico, por isso, às vezes, não é bem compreendido pelo interlocutor. Dentre as opções abaixo assinale a alternativa cujo
enunciado está na ordem direta.
Semana passada, estudaram na biblioteca da faculdade as alunas.
Em poucas horas, a tranquilidade desapareceu, ficou agitado o mar.
 Os candidatos estudaram o emprego da crase para concorrer a uma vaga naquele concurso.
Descontraídos, felizes e arteiros no parque os adolescentes estão.
Soluções necessitamos possíveis dificuldade buscar esta para.
Ref.: 201804921802
 3a Questão
A ambiguidade lexical ocorre quando uma palavra apresentar mais de um significado que não pode ser esclarecido pelo 
contexto. Identifique nas opções a seguir a que apresenta a ambiguidade lexical.
O banco abre para atendimento ao público as 10 horas da manhã.
 Comprei flores para Maria.
O cachorro comeu toda a ração que seu dono colocou no prato.
 O cachorro dormia perto do banco.
As rosas vermelhas são flores lindas.
Ref.: 201804949628
 4a Questão
Conforme diz o Manual da Presidência da República, "a revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são
elaboradas certas comunicações quase sempre comprometem a sua clareza" . Entre os fatores que criam dificuldades de
compreensão de um texto estão os problemas de colocação dos termos sintáticos.
Nos enunciados a seguir, percebe-se que a colocação dos elementos nas frases provocou uma espécie de "infração textual", ou
seja, o texto ficou irregular e , por isso a sua compreensão foi comprometida, EXCETO em....
Assinale a única alternativa em que a frase expressa a ideia com clareza, sem ambiguidades:
 Os Lusíadas, que é um poema épico, narra as grandes navegações portuguesas.
Corto cabelo e pinto.
 Refiro-me a um contrato de aluguel da minha empresa que se encerrou há anos.
Encontrou o diretor o secretário na sala de reuniões.
Alugam-se apartamentos para senhoras de fundos amplos e ventilados.
Ref.: 201802739532
 5a Questão
Os enunciados que, muitas vezes, apresentam problemas no entendimento, são ambíguos. Sendo assim, marque alternativa em 
que se observa a ambiguidade na sentença:
Senti a brisa do mar passando em meus cabelos.
Comprou utensílios novos para toda a casa.
As pessoas assistiam ao show e ficaram maravilhadas.
 As crianças devem aprender desde cedo os valores corretos.
 A mãe olhava o menino correndo na sala.
Ref.: 201802738405
 6a Questão
A ambiguidade lexical é aquela que ocorre devido ao fato de a palavra apresentar mais de um significado que não pode ser 
esclarecido pelo contexto. Assinale a alternativa que apresenta ambiguidade lexical.
 Arthur deixou sua bala cair perto do banco.
 Fui até o banco, mas estava fechado.
Jorge foi ao banco depositar seu salário.
O banco, mesmo de madeira, era bem confortável.
Aline sentou no banco da praça porque estava muito cansada.
Ref.: 201802732387
 7a Questão
A ambiguidade lexical ocorre devido ao fato de a palavra apresentar mais de um significado que não pode ser esclarecido pelo
contexto. Nas frases abaixo indique a que apresenta problema de ambiguidade lexical:
 Prefeito e Governador se desentenderam por causa de sua má administração.
Crianças que comem doces frequentemente têm cáries.
Pedro foi ao cinema com sua mãe.
Estou escrevendo um livro para uma editora, que está me matando.
 Ele esperou por você no banco.
Ref.: 201802711223
 8a Questão
Sabemos que a ordem indireta é um recurso de estilo usado para quebrar o padrão frasal (sujeito, verbo e complemento); é 
explorado para que o autor expresse exatamente o que deseja. Assim, marque a oração que apresenta corretamente o uso da 
ordem indireta.
Vou chegar mais tarde hoje.
 Antes do amanhecer, o barco se aproximou da pequena ilha.
 Você prefere açúcar ou adoçante?
Preciso destes documentos com urgência.
A água do mar está límpida e calma.
Ref.: 201804909466
 1a Questão
Leia as frases:
As crianças independentes são mais felizes.
O projeto será votado hoje, independentemente da vontade do presidente da Cámara.
Classificamos os termos destacados nas frases respectivamente como:
advérbio e advérbio.
 adjetivo e advérbio.
adjetivo e adjetivo.
substantivo e advérbio.
 adjetivo e pronome.
Ref.: 201804949588
 2a Questão
Analise os enunciados abaixo e assinale aquele que está na ordem direta.
 João comprou um carro novo pela Internet.
 Os livros João entregou ao bibliotecário.
Ontem, Maria João beijou inesperadamente.
De forma tranquila, a mulher recebeu a notícia da morte do marido.
Chegaram as encomendas solicitadas!
Ref.: 201802736277
 3a Questão
A ambiguidade faz com que um enunciado tenha diversos significados, resultante da má construção da frase. Marque a opção
cujo enunciado produz uma compreensão ambígua.
Segundo Aristóteles, a leitura tem a função cognitiva.
Na Bienal, muitas pessoas compraram livros de ficção.
 O aluno foi à Bienal com o professor para comprar o seu livro.
 A leitura possui a função de entretenimento.
Segundo Jean Paul Sartre, a leitura tem a função político-social.
Ref.: 201804909448
 4a Questão
(Enem/2003) No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato,
um jornal publicou a seguinte manchete:
CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE. 
A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia
ter sido evitado com a seguinte redação:
Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência.
 Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase.
Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase.
 A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase.
A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha.
Ref.: 201802736294
 5a Questão
Antônio é um fumante inveterado. A última vez que foi comprar o cigarro preferido, leu avisos como: 'cigarro provoca
impotência'; 'cigarro provoca câncer'. Em seguida, um amigo que estava ao seu lado enviou a todos do grupo uma mensagem
no Whatsapp que dizia: "Antônio parou de fumar correndo". O fenômeno interpretativo na última frase é:
polissemia.
 metafonia.
polifonia.
denotação.
 ambiguidade.
Ref.: 201804921776
 6a Questão
Uma frase na ordem direta é a que tem SUJEITO (S) + VERBO (V) + COMPLEMENTO (C). Identifique a frase que NÃO está na
ordem direta.
Foi ao cinema assistir ao filme cômico, riu muito.
Os pássaros acordam cedo e cantam.
 Não será aprovado o novo imposto.
 Ele acorda cedo para trabalhar e reclama da vida.
Mulheres fazem jornada dupla; cuidam da casa e trabalham.
Ref.: 201804921767
 7a Questão
A inversão pode ser um recurso para destacar um aspecto da frase. A quebra do padrão frasal com ideias suplementares pode
ser muito importante para que o autor expresse EXATAMENTE o que deseja. Nas opções abaixo, em qual frase a intenção foi
destacar o motivo?
Ontem, João matou José com uma barra de metal por causa de uma dívida.
 Por causa de uma dívida, João matou José ontem com uma barra de metal.
João matou José ontem com uma barra de metal por causa de uma dívida.
João, matou, por causa de uma dívida, José ontem com uma barra de metal.Com uma barra de metal, ontem, por causa de uma dívida, João matou José.
Ref.: 201802725474
 8a Questão
Aprendemos que a ambiguidade se caracteriza por apresentar problemas na compreensão de um enunciado. Sendo assim, 
marque alternativa em que se evidencia a ambiguidade:
A violência tem aumentado nas cidades grandes.
A turma conseguiu média para a aprovação.
Todos assistiram ao show na noite passada.
Os jovens visitaram alguns museus durante a viagem.
 O menino olhava o amigo sentado na varanda
Ref.: 201804921768
 1a Questão
Na frase:
O Ministro comunicou a seu secretariado que ele seria exonerado. 
Há confusão no estabelecimento da referência do pronome ELE. Em outras palavras, não sabemos se o ministro ou o
secretariado será exonerado. Trata-se de uma frase ambígua.
Desse modo, assinale a alternativa que melhor reescreve a frase, afirmando que o MINISTRO será exonerado:
 
O Ministro comunicou a exoneração do secretariado.
 O Ministro comunicou a exoneração dele a seu secretariado.
O Ministro comunicou a exoneração ao secretariado.
 O Ministro comunicou a seu secretariado a exoneração deste.
O Ministro comunicou ao secretariado que seria exonerado.
Ref.: 201802739535
 2a Questão
A ordem direta se caracteriza por apresentar a ordem: sujeito +verbo+ complemento. Assinale a alternativa em que a frase está
na ordem direta:
Pedestres, suas vidas resguardem.
 Os jovens precisam decidir cedo que profissões irão seguir.
Tranquilos e silenciosos, o cortejo, todos seguiram.
 Tarde da noite o concerto iniciou.
Cedo, seguiram cedo as crianças para a escola.
Ref.: 201804928710
 3a Questão
A ordem direta das palavras garante a exatidão do discurso, pois quando as expressões estão organizadas, o emissor
 transmite com objetividade, clareza e coerência a mensagem. A partir da explicação, assinale a alternativa cujo enunciado
está proposto na ordem direta.
Afastado, ao longe, se ouvia o canto das aves.
 Incerto era o andar daquele ancião.
É causada pelo uso excessivo da tecnologia, a síndrome de demência digital.
 A jovem chegou à festa e estava feliz, pois desfrutaria de algumas horas de lazer após uma longa jornada de 
trabalho.
Vaidoso e arrogante era o marido daquela mulher.
Ref.: 201802736208
 4a Questão
Sabe-se que a ordem direta é a que mais se aproxima da objetividade e da clareza do discurso. Sujeito+verbo+complementos,
quando em sequência, evidenciam os valores citados. Assinale, abaixo, a única opção que apresenta a ordem direta na sua
construção.
 Joaquim falou para os alunos, assim: - não troquem informações de qualquer espécie, na hora da prova!
De nada adiantava o técnico gritar com os jogadores, de berros e de sinais feios os jogadores estavam fartos!
 O cano da arma ainda fumegava, o sangue espalhado pelo chão, o corredor abrigando o criminoso fugindo das mãos
da justiça e ela gritava perdidamente por socorro.
Bateu a porta e saiu, nem olhou para os lados, o coração machucado, Angela largou a casa, o marido, os filhos e o 
cachorro que tanto adorava.
O amor eterno era a promessa do amante, fuzilado pelo marido, recém chegado da guerra, ao encontrar a esposa 
em sua cama.
Ref.: 201804949617
 5a Questão
Em "Chegou os livros.", temos um problema na concordância verbal, já que, segundo a prescrição, deveríamos ter "Chegaram
os livros.". Isso foi motivado, pois, no enunciado, há
I- uma inversão na posição do sujeito, caracterizando a ordem indireta;
II- uma sequência de elementos que não pertencem à Língua Portuguesa;
III- um modo de combinar os elementos comum na língua, evidenciando a ordem direta.
Está(ao) correto(s) apenas o que se diz em:
 I.
 I e II.
II.
II e III.
III.
Ref.: 201802739530
 6a Questão
Quando a frase se apresenta com sujeito +verbo+ complemento, dizemos que está na ordem direta. Assinale a alternativa em 
que a frase está na ordem direta:
 Eu sei que gostaria de sair mais cedo
Felizes, alegres, descontraídos todos os meninos estavam.
Chegou o inverno mais cedo esse ano!
Arrependimento, sensação de vazio no peito sentiram as senhoras.
 Projetos, planos futuros, os jovens sempre terão.
Ref.: 201804928644
 7a Questão
De acordo com as aulas, verificamos que a ordem direta facilita o entendimento, pois privilegia a clareza. Ainda assim, há a
possibilidade de inversões, de acordo com a pretensão de quem enuncia. Nas frases dadas, apenas uma traz prejuízo ao
entendimento pela má distribuição dos termos. Qual?
 Na segunda-feira, o governo anunciou um pacote de medidas fiscais no valor de R$ 64,9 bilhões.
 O governo um pacote, na segunda-feira, de medidas fiscais no valor de R$ 64,9 bilhões anunciou.
O governo, na segunda-feira, anunciou um pacote de medidas fiscais no valor de R$ 64,9 bilhões.
O governo anunciou, na segunda-feira, um pacote de medidas fiscais no valor de R$ 64,9 bilhões.
O governo anunciou um pacote de medidas fiscais no valor de R$ 64,9 bilhões na segunda-feira.
Ref.: 201804949059
 8a Questão
Ambiguidade é a "circunstância de uma comunicação linguística se prestar a mais de uma interpretação" (CAMARA JR., 
Joaquim Mattoso. Dicionário de linguística e gramática. Petrópolis: Vozes, 1986).
Há dois tipos de ambiguidade: a estrutural e a lexical. A ambiguidade estrutural ocorre quando os elementos estão mal 
posicionados na frase.
Marque a alternativa em que não ocorre esse tipo ambiguidade.
A sobrinha disse a sua tia que seu carro fora roubado.
Lúcia disse a sua vizinha que sua casa estava alagada após o estouro do encanamento. 
 O diretor disse ao funcionário que o relatório estava correto.
O homem disse a mulher que tinha lavado seu carro.
 O rapaz disse à namorada que sua irmã estava fazendo compras.
Ref.: 201802738398
 1a Questão
Você estudou três expressões: cerca de, acerca de e há cerca de. A primeira pode ser substituída por aproximadamente; a
segunda, por a respeito ou sobre e a terceira, por existem ou faz mais ou menos. Assinale a alternativa correta em relação ao
emprego dessas expressões: 
Os americanos lucraram há cerca de 14.000 dólares, por semana, na venda de celulares.
 Há cerca de dois anos me casei.
O rapaz comprou acerca de duas mil latinhas de refrigerante para vender na praia.
Falamos há cerca de política.
 Acerca de dois meses me casarei.
Ref.: 201802729126
 2a Questão
É muito comum as pessoas afirmarem, quando se referem a um texto, que o TEXTO FALA ... Mas, sabemos que um texto não 
pode falar. Assim, assinale a alternativa que contém a forma correta de se referir a um dado texto:
 O texto comenta...
O texto advoga...
O texto diz...
 O texto aborda...
O texto fala...
Ref.: 201802732311
 3a Questão
É muito comum registrarmos redação equivocada nas nossas discussões de fóruns:
No jornal falou das ocorrências policiais...
Ora, o sujeito jornal não poderia vir com a preposição em, tampouco jornal fala. Ele publica, revela, alerta, anuncia... não é
verdade? Para corrigir essa passagem, oferecemos algumas opções. Aponte a única satisfatória:
 
 No jornal anunciou as ocorrências policiais.
 Em jornal disse as ocorrências policiais.
 O jornal falou das ocorrências policiais.
 No jornal falou das ocorrências policiais.
 O jornal publicou ocorrências policiais.
Ref.: 201802732419
 4a Questão
O chavão é uma ideia, frase ou pensamento que já está desgastado.
Dentre as expressões abaixo indique a que não apresenta chavão:
deixar o barco correr solto
 comprar no varejo
estar em petição de miséria
estar com a bola toda
 dizer cobras e lagartos
Ref.: 201802738195
 5a Questão
Chavões são expressões que indicam lugar-comum. Assinale a alternativa que não apresenta chavão.
Vamos abrir com chave de ouro a nossa reunião!
Estamos a todo vapor.
 Você é uma caixinha de surpresas.
 Vamos dar início a nossa reunião da melhor forma possível.
Fiz meus deveresa toque de caixa.
Ref.: 201802731116
 6a Questão
Neologismo pode ser definido como criação de palavras para atender às necessidades culturais, científicas e da comunicação de
um modo geral.
Neologismo
Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo
Teadoro, Teodora.
 Manuel Bandeira
O poema chama-se Neologismo, porque
contesta as regras gramaticais.
 apresenta características de versos soltos.
encerra uma mensagem otimista.
dá ideia de coisa ultrapassada.
 introduz palavras novas na língua.
Ref.: 201802732355
 7a Questão
Os jargões podem ser pensados como uma linguagem técnica, própria de uma determinada área de atuação ou de uso de um
grupo específico. Assinale a alternativa em que foi utilizado um jargão.
Jorge está preso a suas convicções.
Estamos em sintonia hoje.
Aline e Arthur estão com a mesma energia.
 Não estamos na mesma vibe.
 Alex já estudou um milhão de vezes este tema.
Ref.: 201802729106
 8a Questão
O uso inadequado do gerúndio é algo, infelizmente, muito comum no Português Brasileiro. Este uso exagerado ficou conhecido
como gerundismo e ganhou fama nos atendimentos de telemarketing, por conta de traduções ruins de manuais de atendimento
importados dos EUA.
Assinale a alternativa que contém um uso CORRETO do gerúndio:
Vou estar falando com o meu chefe.
Todos os professores vão estar verificando as notas.
Nós vamos estar resolvendo o seu problema em breve.
 Nós estamos estudando com afinco.
Vou estar anotando a reclamação.
Ref.: 201802738105
 1a Questão
Para marcar a única opção correta, leia o trecho recolhido de uma narração de futebol. O locutor no ímpeto de analisar a
jogada, disse: "Não houve outra alternativa senão a de o atacante chutar em gol." Sobre esse uso das palavras "outra
alternativa", podemos afirmar que:
Não há qualquer problema na sentença. Está tudo bem escrito nesse caso. Podemos dizer assim sem qualquer receio 
de errar
Podemos falar assim porque a norma culta e prestigiada da língua não liga para esses detalhes 
 Não há redundância alguma. O que há é falta de ponto de exclamação
 Há redundância porque "alternativa" já significa que existe "outra" ação, ou opção, ou atividade, ou situação etc.
A sentença deve ser pontuada com vírgulas para proteger as duas palavras que se destacam
Ref.: 201802725476
 2a Questão
Você aprendeu que o uso de truísmo (verdades evidentes) empobrece o texto, pois são afirmações que todos já conhecem, 
fazem parte do senso comum. Marque a opção que apresenta truísmo:
 As crianças de hoje serão os adultos do amanhã;
Os jovens têm muito a contribuir com a sociedade.
O uso de abreviação tem sido um constante nas redes sociais.
Os pais devem se dedicar aos filhos.
 Não devemos nos esquecer dos nossos pais.
Ref.: 201802742155
 3a Questão
Analise as informações, a seguir, completando suas lacunas com tão pouco e tampouco
I. Não poderia avaliar, __________ João; aquele, queria fugir. 
(tão pouco - tampouco) 
II. Sabemos _______ do mundo que nos cerca, quanto da natureza que nos alimenta. (tão pouco - tampouco) 
III. Amar, disse o poeta, é verbo intransitivo. Como pode com __________ o poeta fazer tanto. (tão pouco - tampouco) 
A única resposta que descreve a relação correta dos termos é:
 tampouco - tampouco - tampouco
 tampouco - tão pouco - tão pouco
 
tão pouco - tampouco - tão pouco
tão pouco - tão pouco - tão pouco.
tampouco - tão pouco - tampouco
Ref.: 201802773708
 4a Questão
Podemos definir o neologismo como um processo de criação de uma nova palavra herdada de outro idioma ou criada pelos
falantes. Identifique nas frases a seguir, aquela em que palavra destacada é exemplo de neologismo.
Comprei uma casa de praia para passar as nossas férias.
O carro de Paulo está muito velho.
Aquela menina tem um andar feio.
 Toda quarta feira tem futebol na televisão.
 Fui a feira hoje comprar maçã.
Ref.: 201802737896
 5a Questão
A expressão 'a cerca de' significa 'aproximadamente, marca distância no espaço e no tempo'; 'acerca de' significa 'sobre, a 
respeito de'; 'há cerca de' é compreendido como 'há', do verbo haver, utilizado para indicar existência de algo ou tempo 
decorrido. Pode ser substituído por 'existe(m)' ou 'faz', indicando tempo decorrido. Assim, assinale a frase errada quanto ao 
emprego de acerca de/a cerca de/há cerca de.
 Estamos aguardando o resultado da perícia a cerca de duas horas.
O restaurante ofereceu brinde a cerca de duzentos clientes.
Viajaram há cerca de dois anos.
Naquele momento, estávamos a cerca de dois meses do lançamento do livro.
 Ele falou acerca da migração na Europa.
Ref.: 201802740612
 6a Questão
Termos como neologismo, jargão e chavão são utilizados de maneira descompromissada e cotidiana. Contudo, podem ser
prejudiciais à fala e à escrita mais bem elaboradas. Em relação a esses termos, analise as afirmativas a seguir:
I. São considerados neologismos os termos adaptados de outros idiomas e nos quais se percebem marcas das línguas
originárias, como deletar, do inglês delete.
II. Quando um médico fala para a população acerca de uma doença, deve evitar a utilização de jargões técnicos, sua
linguagem deve ser simples.
III. Chover no molhado, mais fácil que andar pra frente, e se quiser mole, senta no pudim são chavões que usados
excessivamente empobrecem o texto.
É correto o que se afirma em:
 I, II e III
I e III
II
III
 I
Ref.: 201802738907
 7a Questão
Ao escrever um texto devemos atentar ao sentido que algumas expressões possuem como a palavra TAMPOUCO, de valor
negativo (possui sentido de também não) e a expressão TÃO POUCO (sentido de muito pouco); o emprego de CERCA DE
(possui sentido de aproximadamente) e ACERCA DE (possui sentido a respeito de).
Vejamos o emprego dessas palavras. Marque a opção em que houve modificação na grafia da expressão destacada resultando 
em equívoco.
A manifestação contra o governo federal, que aconteceu neste domingo (16) na Avenida Paulista, região central de 
São Paulo, fechou a via durante a tarde. A Polícia Militar diz que CERCA DE 350 mil pessoas estiveram no protesto 
e o horário de maior concentração foi por volta das 16h. (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/08/manifestacao-
fecha-trecho-da-av-paulista.html)
 Por que crescemos TÃO POUCO? O brasileiro está cansado de remar num barco travado por uma âncora pesada. É 
hora de o país fazer as reformas que permitam crescimento mais elevado e sem sobressaltos. 
(http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2012/03/por-que-crescemos-tao-pouco-trecho.html)
A terra ensina-nos mais ACERCA DE nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste. (Antoine de Saint-
Exupéry)
 Santos registra ACERCA DE 30 trechos intransitáveis. A forte chuva que atingiu a cidade de Santos, no litoral sul de 
São Paulo, no fim da tarde deste sábado, dia 1º, provocou a formação de pelo menos 30 pontos de alagamentos, 
todos intransitáveis, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). 
(http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/01/santos-registra-cerca-de-30-trechos-intransitaveis.html)
Quem não compreende um olhar, TAMPOUCO compreenderá uma longa explicação. (Mario Quintana)
Ref.: 201802773724
 8a Questão
É muito comum cometer erros na hora de escrever. Por isso, é importante conhecer muito bem a Língua Portuguesa para
tornar a escrita clara, concisa e coerente. Devemos estar atentos a expressões confusas que comprometem nosso vocabulário e,
por consequência, nosso texto.
Dentre as opções a seguir, somente UMA está correta. Assinale-a, por favor:
 Nada sei há cerca das manifestações.
Eles estão à espera de uma resposta acerca de três horas.
Questionamentos há cercade uso vocabular são bem-vindos.
 Haverá uma palestra acerca das consequências das queimadas.
Os primeiros colonizadores surgiram acerca de quinhentos anos.
Ref.: 201804923740
 1a Questão
1. Observe a palavra "tampouco" no texto:
"Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Paulo Freire
 
Marque a opção que contém o valor negativo da palavra "tampouco":
Sempre
Muitas vezes
 Também não
Bastante
 Muito pouco
Ref.: 201802738560
 2a Questão
As escolhas das palavras e expressões, na construção de um texto, revelam se o autor possui um vocabulário amplo ou restrito.
Muito comum é o uso de chavões, mas sabemos que isso deve ser evitado, já que se tornaram expressões desgastadas pelo uso.
Assinale a opção em que não tenha sido empregado um chavão:
A fúria da natureza deixou um rastro de destruição, no Chile.
 Os e-mails foram todos apagados.
A festa pegou fogo: os convidados se divertiram muitíssimo.
 
O jogo está literalmente tenso: as torcidas estão eufóricas.
As crianças são o futuro do Brasil.
Ref.: 201802755370
 3a Questão
Aprendemos que um texto não fala, não comenta, não diz. A partir do trecho apresentado, assinale a alternativa correta:
 A pesquisa científica, de maneira geral, busca destacar os resultados que serão usados por acadêmicos.
O site do "Terra" conta que equipe de brasileiros de rúgbi perderam na estreia em Toronto.
O texto da revista "Isto é" diz que o novo livro dele trata bem da importância da educação.
O artigo que li na semana passada comenta que é preciso haver mais transparência com o dinheiro público.
 Minha pesquisa fala das diferentes formas de uso da língua portuguesa no Brasil.
Ref.: 201802851447
 4a Questão
Marque a opção correta que completa a frase que se segue: Maria quer saber tudo _______________ do assunto em questão.
 na cerca de
há cerca
a cerca
 acerca
à cerca
Ref.: 201802755672
 5a Questão
Leia o poema de Manuel Bandeira:
Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana Inventei, por
exemplo, o verbo teadorar Intransitivo: Teadoro, Teodora.
O poema exemplifica o conceito de:
Estrangeirismo
 Neologismo
Palavra primitiva
Derivação
 Sigla
Ref.: 201802748413
 6a Questão
Sabemos que o jargão técnico é uma linguagem técnica, própria de determinada área de atuação e temos de evitar o uso de
jargões em situações que não sejam exclusivas daquele campo de atividade profissional. Sendo assim, marque a opção que
NÃO há jargão técnico:
O réu confesso foi para o ergástulo público.
Todos estão na vibe da coca-cola.
 Os jornalistas apresentaram a matéria sobre corrupção.
 O prognóstico é favorável para a pronta-suspensão do remédio.
A minha network é bem ampla.
Ref.: 201802736757
 7a Questão
As frases abaixo apresentam termos e expressões que devem ser evitados na linguagem escrita. Indique a única opção correta.
Com essa crise, não poderei trocar meu carro. Os preços estão muito caros.
 
Não pudemos participar do evento tão pouco almoçar com os convidados.
 
A modelo fazia dieta rigorosa, mas custava a emagrecer mesmo assim.
 
Custei a entender que a festa já tinha acabado.
 Custava-me acreditar que todos tinham desaparecido no terremoto.
Ref.: 201802739508
 8a Questão
Veja a frase a seguir.
Por não ser uma pessoa amável vou deletar você de minha vida.
Na frase, o verbo deletar significa esquecer, apagar. Neste caso estamos diante de um verbo adaptado de outra língua e
chamamos este processo de construção de uma palavra de :
 Gírias
Chavões
Jargão
 Neologismo
Gerundismo
Ref.: 201802739481
 1a Questão
Assinale a alternativa que corresponde à definição de linguagem não verbal:
 Assim como a dança, a música, as imagens, os gráficos e os gestos, a linguagem apresenta diferentes formas de 
expressão e comunicação.
Os dialetos regionais ou geográficos são variações da língua oficial de uma nação determinadas pelas respectivas 
regiões em que são falados.
 A necessidade de adquirirmos uma linguagem mais elaborada, utilizando a norma culta, se dá porque às vezes 
precisamos usar uma linguagem mais informal.
A língua é um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, caracterizado por um código, e a linguagem
é o veículo de expressão.
A língua varia de acordo com o contexto de comunicação, já que não falamos sempre do mesmo modo. Sendo 
necessário, portanto, distinguir informalidade da linguagem vulgar ou popular.
Ref.: 201802750052
 2a Questão
Sabemos que o pleonasmo é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido. Agora, assinale a sentença que não seja
redundante: 
 
Tivemos que entrar para dentro.
Tive uma surpresa inesperada ontem.
 Comprei um vestido maravilhoso para minha mãe. 
É expressamente proibida a entrada de pessoas estranhas no setor.
 Nós temos um forte elo de ligação.
Ref.: 201802739178
 3a Questão
Leia a seguinte estrofe, do poema "Minha alma é um veleiro", de Robert Stenveson, traduzido por José Paulo Paes:
" Minha alma é um veleiro, Nela me sinto seguro; Com minha roupa de marinheiro, Vou navegando no escuro" [...]
Na estrofe transcrita acima, no primeiro verso, há uma figura de linguagem recorrente na linguagem poética-literária. Qual
seria?
 Comparação
Ironia
 Metáfora
Metonímia
Eufemismo
Ref.: 201802739050
 4a Questão
A metáfora é uma figura de linguagem que se baseia na alteração do sentido de uma palavra ou expressão pelo acréscimo de
um segundo significado. Constitui-se a partir de uma comparação implícita, isto é, não há o emprego da conjunção
comparativa. Assinale a alternativa cuja sentença apresenta metáfora.
Aqueles olhos parecem de coruja.
Adoro chocolate Cacau Brasil.
 Aquele homem é uma raposa velha.
Leio Machado de Assis porque é reconhecido mundialmente.
 Andava como tartaruga.
Ref.: 201802739543
 5a Questão
Dizemos que um texto não literário é aquele que informa sobre um fato específico, tem função utilitária. Assinale a alternativa
que representa um texto não literário:
 Crônica.
Fábula.
Romance.
Conto.
 Jornal.
Ref.: 201802735673
 6a Questão
A expressão "Embarcar com os pés juntos" significa morrer e pertence à linguagem figurada. Nesse caso, a Figura de
Linguagem é empregada a fim de abrandar a expressão de uma ideia desagradável e é denominada:
 Eufemismo.
Metonímia.
Metáfora.
Hipérbole.
Zeugma.
Ref.: 201802774444
 7a Questão
...Paixão cruel, desenfreada Te trago mil rosas roubadas Pra desculpar minhas mentiras Minhas mancadas... O trecho Te trago 
mil rosas roubadas na música Exagerado de Cazuza, apresenta a seguinte figura de linguagem:
 Elipse
Comparação
Catacrese
Metáfora
 Hipérbole
 8a Questão
 É certo que uma palavra pode ser empregada no sentido denotativo, literal; ou conotativo, isto é, um sentido novo, figurado.
Em que frase, há uma palavra empregada em sentido conotativo?
Deixaram uma caixa na minha porta.
A caixa-d' água da minha casa está vazia.
 Gostaria de desvendar a caixa misteriosa dos seus pensamentos.
A caixa-forte do banco foi arrombada.
A caixa-preta do avião foi encontrada.
Ref.: 201802729162
 1a Questão
O CARNAVAL DA BAHIA É COMO O ITAÚ: É BRASILEIRO, E FAZ SUCESSO 
Itaú -Feito para você
 (Disponível em http://www.portaldapropaganda.com/comunicacao/2009/02/0013)
 Analisando-se as informações implícitas e o contexto de produção, pode-se afirmar que a comparação ocorrida na mensagem 
publicitária do Banco Itaú ocorre devido:
 
à objetividade da mensagem.
aos objetivos do autor.
à individualidade da mensagem.
 à reflexão do autor.
 à persuasão e ao tom artístico.
Ref.: 201802717301
 2a Questão
"Um Gol anulado pelo valor do passe. Volks volta às séries especiais da Copa, agora com uma homenagem à
CBF.O preço é o impedimento."
(Publicidade do carro Gol, da Volkswagen, publicada no caderno Carro etc, do jornal O Globo, em 5/3/2014)
Analise o uso das palavras passe e impedimento. Identifique o processo de construção de sentido utilizado pelo 
redator, na peça publicitária.
Elipse.
 Metáfora.
Silepse.
 Pleonasmo.
Metonímia.
Ref.: 201803020190
 3a Questão
A polissemia ¿ possibilidade de uma palavra ter mais de um sentido ¿ está presente em todas as frases abaixo, EXCETO em:
Os dentes do pente mordem o couro cabeludo;
 Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje;
CBN: a rádio que toca a notícia;
Os surdos da bateria não escutam o próprio barulho.
 Na vida tudo é passageiro, menos o motorista;
Ref.: 201802739478
 4a Questão
A linguagem está relacionada à interpretação do mundo, à nossa capacidade de atribuir significado às coisas, à natureza, aos
anseios, objetivando, portanto, qualquer forma de comunicação. Logo, existem dois tipos de linguagem, a linguagem verbal e
não verbal.
Assim, marque a opção abaixo que NÃO se aplica à linguagem não verbal.
 Bocejo.
Placa de trânsito.
Semáforo.
 Fábula.
Cartão amarelo do juiz em uma partida de futebol.
Ref.: 201802755773
 5a Questão
Considerando que a hipérbole é uma figura de pensamento que exagera uma ideia com a intenção de realçá-la. Assinale a 
opção que apresenta este tipo de figura.
O cheiro doce e perfumado das flores do meu jardim conquistaram a minha namorada.
O amor é sempre bom para os corações solitários: quem ama vive melhor.
 João tomou as Itaipavas, as Bavarias, os Drehers, e os Balantines. Enfim, dizem que, depois, morreu feliz.
A mulher mais rica do mundo doou 05 dólares para a os "Médicos sem fronteira". Triste ironia que ao senso humano
irrita.
 Ana chegou atrasada, afirmando que tinha mil e quinhentos e noventa e nove coisas para fazer, antes de sair de casa.
Ref.: 201802730332
 6a Questão
Assinale o segmento em que NÃO foram usadas palavras em sentido conotativo:
Eram 75 linhas que jorravam na máquina de escrever com regularidade mecânica.
 Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.
Lendo o futuro no passado dos políticos (...)
As fontes é que iam beber em seus ouvidos.
 (...) capaz de cortar com a elegância de um golpe de florete.
Ref.: 201802742787
 7a Questão
Marque a alternativa em que em que NÃO há o uso da conotação:
 A rua era suburbana, calada, sem movimento. Mas no alto da colina dominando a cidade que se estendia lá embaixo
cheia de árvores no dia e de luzes na noite. (ALPHONSUS, João. Galinha cega. In: MORICONI, Italo. Os cem melhores
contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 86. )
 A caxumba é uma doença provocada por um vírus da família paramyxovirus, caracterizada, principalmente ,pelo
inchaço das glândulas que produzem saliva que ficam nas laterais do pescoço, abaixo da mandíbula. (Disponível em: 
E quando o silêncio piscava nos vaga-lumes as crianças penduradas no sono, a avó ruminando um sonho difícil, os
pais cansados, a mocinha adormecida no meio de sua meditação [...]. LISPECTOR, Clarice. Laços de família. 6. ed. Rio
de Janeiro: Olympio, 1974. p. 132.
Árvores pelaram-se, bichos morreram, o sol cresceu, bebeu as águas, e ventos mornos espalharam na terra queimada
uma poeira cinzenta. Olhando-me por dentro, percebo com desgosto a segunda paisagem. (RAMOS, Graciliano.
Infância. Rio de Janeiro: Record, 1995. Mestres da Literatura Contemporânea, p.17. )
O bonde vacilava nos trilhos, entrava em ruas largas. Logo um vento mais úmido soprava anunciando, mais que o fim
da tarde, o fim da hora instável. Ana respirou profundamente e uma grande aceitação deu a seu rosto um ar de
mulher. (LISPECTOR, Clarice. Laços de família. 6. ed. Rio de Janeiro: Olympio, 1974. p. 19. )
Ref.: 201802730431
 8a Questão
Temos um sentido conotativo quando um significado novo (diferente do literal) é atribuído a uma palavra por associações
linguísticas de diversos tipos - estilísticas, fonéticas, semânticas etc. -, com base no contexto em que foi usada. Sendo assim,
assinale a opção em que a palavra destacada encontra-se em sentido conotativo:
A manga da minha blusa rasgou. Alguém pode costurar?
 João matou a cobra que estava no quintal.
 Mariana é uma ladra de corações.
Todos sabem que não pode usar cerol na linha de pipa.
Sofia comeu todo doce que fiz. 
Ref.: 201802739009
 1a Questão
Você aprendeu que denotação é o sentido habitual das palavras descrito nos dicionários. Já a conotação é o sentido figurado
que a palavra pode adquirir no contexto em que for usada. Assinale a alternativa em a palavra página foi empregada com
sentido conotativo.
A fotografia do acidente estava na página do jornal.
 O livro é de fácil leitura e com poucas páginas.
O livro estava com página rasgada.
 
"És página virada, descartada do meu folhetim." ( Chico Buarque)
Leu cuidadosamente página por página.
Ref.: 201802725370
 2a Questão
Você estudou que a conotação atribui um significado novo à palavra, diferente do literal. Assinale a alternativa em que há 
conotação.
Comprei um vestido rosa.
A rosa que me deu é cheirosa.
João estuda numa escola de tempo integral.
 A vida é uma escola.
 Meu braço direito está quebrado.
Ref.: 201802739142
 3a Questão
A metáfora é uma figura de linguagem na qual podemos ter uma comparação implícita. Em qual dos exemplos abaixo há
metáfora?
Já falei milhões de vezes sobre isso.
 Essa bibliotecária é um anjo.
 Eu quero ler esse livro hoje.
Mariana comprou Danone ontem.
Você poderia tirar uma xerox para mim agora?
Ref.: 201802742176
 4a Questão
Verifique cada frase, buscando perceber se é de um texto com função conotativa ou denotativa.
I. João é podre! Não quero conversar com ele nunca mais!
II. João, Pedro e Antoninho foram convocados para prestar serviço militar.
III. Acredita na vida, mas medita na morte, a grande dama um dia irá nos encontrar.
As frases I, II e III podem ser classificadas como:
 conotativa - conotativa - conotativa
denotativa - conotativa - denotativa
conotativa - conotativa - denotativa
denotativa - denotativa - denotativa
 conotativa - denotativa - conotativa
Ref.: 201802742171
 5a Questão
Qual das opções abaixo apresenta uso denotativo da língua? 
A boca do rio parecia sorrir com o reflexo das estrelas reluzentes.
 O lobo é fiel, tem apenas uma companheira durante a vida toda.
Calou-se para sempre, agora ele e todos os segredos seriam enterrados juntos.
 Maria é quem é pau pra toda obra, que Amélia, que nada!
Acorda pra vida, porque a sorte não vai lhe sorrir em cada esquina.
Ref.: 201802951114
 6a Questão
A literatura está presente nos romances, contos, poemas. Ela imortalizou autores que conseguiram não só captar o estilo de sua
época mas criar obras cujo sentido e relevância ultrapassam o se tempo. Sabendo disso, identifique qual a única alternativa 
não pode ser atribuída à linguagem literária.
Tem o objetivo de encantar, apresentar ao leitor um mundo fantástico
 A forma tem mais relevância neste tipo de texto que o conteúdo
Pode apresentar rimas e outros recursos que ampliem o significado do texto
 Tem como objetivo esclarecer ou informar sobre fatos desconhecidos ao leitor
Predomina a linguagem conotativa
Ref.: 201802739027
 7a Questão
A conotação consiste no uso de palavras no sentido figurado e depende sempre do contexto. A denotação apresenta a
palavra com significado objetivo associado ao primeiro significado encontrado nos dicionários. Assinale a alternativa que
empregou o sentido denotativo em relação à palavra onda.
Surgiu uma onda de boatos.
 As ondas do mar encantaram a criança.
"A vida vem em ondas." ( Lulu Santos)
 Após ser aprovado no concurso, o candidato tirou onda com os amigos.
Ele está habituado a tirar onda de malandro.
Ref.: 201802711197
 8a QuestãoSabemos que a denotação é caracterizada pelo uso de palavras ou expressões em seu sentido habitual, comum; assim, dizemos 
que estas palavras possuem um sentido denotativo. Marque a oração abaixo que apresenta a linguagem denotativa.
Ele entrou na pilha e derrubou a lixeira de propósito.
 Marcelo ficou pilhado com os comentários feitos pelos colegas.
 Troquei as pilhas do rádio ontem à noite.
Acho que José vai tirar o pai da forca, está sempre correndo.
Maria soltou os cachorros em mim.

Mais conteúdos dessa disciplina