Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL_ Anotações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
Aula 01_Ok
-Processo de Exclusão: Idade Antiga
O homem era preparado para a guerra/ à criança quando nascia era considerado um soldado em potencial, desde que, não tivesse nenhum tipo de deficiência/ Caso tivesse alguma deficiência a criança era assassinada.
-Processo de Segregação: Idade Média
A Igreja Católica que orientava e permeava todas as ações da sociedade/ Não havia preocupação com a formação educacional e sim a formação assistencialista/ As deficiências eram compreendidas como "castigo de Deus” / Exclusão mascarada/ Havia direito a vida, mas seu convívio social era excludente.
-Processo de Integração: Do século de XVI até meados do século XX
A deficiência era compreendida principalmente pelo misticismo e ocultismo/ Poderes sobrenaturais/ Nesse período surgiram vários estudos sobre deficiência, no entanto ainda não podiam esclarecer quais eram as causas da deficiência e com ela podia ser prevenida.
A deficiência ocorria por causas orgânicas, ocorridas no inicio do desenvolvimento e que dificilmente seriam modificadas. (associada ao Inatismo)/ Surgem as primeiras escolas de educação especial.
-Processo de Inclusão: Meados do século XX até o presente momento (está tentando se consolidar na nossa sociedade)
Educação Especial no Brasil: Surgiram com as Instituições Religiosas/ Santas Casas de misericórdias.
-A pessoa com deficiência no século XIX ainda não podia votar.
Aula 06_Ok
- O termo deficiência mental está em desuso: Deficiência intelectual
- Os sistemas de apoio ao aluno com Deficiência intelectual devem ser ofertados pela escola/ Inserção imediata do aluno na escola regular/ Transformação do espaço escolar, para serem atendidas as deficiências dos alunos/ Atendimento educacional especializado no contra turno.
- Pensar a escola como um espaço aberto para oferecer as adaptações e suportes para esse educando, respeitando as características que o mesmo apresenta, garantindo que todos os alunos participem da mesma forma. 
- O atendimento especializado não deve ser realizado dentro do horário da aula regular, o aluno irá ser atendido no contra turno por um professor específico. (Dentro do ambiente escolar)
- O aluno com deficiência intelectual:
Apresenta alterações e defasagens nas estruturas mentais para o conhecimento, o que acarreta dificuldades na construção de conhecimentos e na demonstração de sua capacidade cognitiva. (Quais os focos de trabalhos devem ser pensados como desafios para serem trabalhados com aquilo que se apresenta como dificuldade?)
Necessita de um espaço de ensino-aprendizado que seja facilitador e estimulador de suas potencialidades. (Perceber e colocar em evidências as potencialidades apresentadas pelos alunos)
Necessita do respeito a sua forma particular de se apropriar dos conteúdos e de participar das atividades escolares.
Aula 07_Ok
Hemiplegia: Significa que as dificuldades de movimentos que afetam o corpo, o braço e a perna estão todas do mesmo lado.
Diplegia: Perda total das funções de dois braços ou duas pernas.
Paraplegia: Perda total das funções motoras dos membros inferiores (pernas).
Tetraplegia: Paralisia total dos quatro membros.
- Libras é a primeira língua do aluno surdo. (Língua Brasileira de Sinais) / Não é uma língua universal/ Estrutura gramatical própria.
- Surdo mudo caiu em desuso: Nomenclatura adequada: Aluno com surdez
- Surdez: Redução ou ausência da capacidade de ouvir
- Atendimento Educacional Especializado não retira o direto de a criança freqüentar a classe regular comum, porém esse atendimento complementa e oferece o suporte para o ensino de libras e de língua portuguesa/ assim ele poderá escrever e se comunicar com os ouvintes.
TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS:
-Proposta Oralista: marca a perspectiva do trabalho pedagógico/ acesso a técnica e exercícios com um professor que irá ajudá-lo a emitir sons/ nega a possibilidade da comunicação através dos sinais/ repetição de sons-imitações/ clinico reabilitador/ treinamento do uso da voz e nos exercícios de leitura labial.
-Comunicação Total: a pessoa surda deve usar todos os recursos disponíveis para a comunicação/ exploração de todos os recursos de comunicação/ essa abordagem não valoriza a língua de sinais.
-Bilingüismo: Inclusão do aluno surdo na escola regular que tenha garantido o trabalho de escolarização junto a todos os alunos ouvintes/ a escola precisa oferecer condições para que esse aluno tenha acesso às duas línguas distintas (língua de sinais e língua da comunidade ouvintes) / Reconhece libras como primeira língua.
-Língua de sinais: os gestos se completam com as riquezas de expressão/ conjunto de formas de comunicação.
Aula 08_Ok
TGD: alunos com características diversas/ Os alunos da área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor,
Comprometimento nas relações sociais, na comunicação, repertório de interesses e atividades restrito, movimento estereotipado e repetitivo.
Autismo: atraso ou ausência no desenvolvimento da linguagem/ repetição de falas/ interesse por rotinas não intencionais/ a manifestação ocorre antes dos três anos de idade/ Dificuldade de comunicação e relacionamento.

Outros materiais