Buscar

D. TRABALHO I PROVA 01

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704150129)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as proposições a seguir acerca das FONTES E PRINCIPIOS DO DIREITO DO TRABALHO e, então, responda o que se pede. I. As fontes do Direito expressam a origem das normas jurídicas, podendo-se classificá-las em dois grandes grupos: fontes formais e fontes materiais. Estas referem-se ao momento pré-jurídico, constituindo-se no fatores que conduzem a emergência e construção da regra de direito. Já aquelas, enfocam o momento tipicamente jurídico, considerando a regra já plenamente construída; II. As fontes formais justrabalhistas classificam-se heterônomas e autônomas. São fontes autônomas do Direito do Trabalho: costumes, acordos coletivos de trabalho e convenções coletivas de trabalho; III. No Direito do Trabalho, em que um dos princípios é o ¿da norma mais favorável¿, o critério orientador da hierarquia das normas jurídicas é distinto do rígido e inflexível operante direito comum, implicando que, no Direito do Trabalho, a pirâmide normativa se constrói de modo plástico e variável, elegendo-se para o seu vértice dominante a norma que mais se aproxime do caráter teleológico do ramo trabalhista. IV. Pela hierarquia das fontes normativas, um decreto regulamentador não poderia ampliar direitos, falecendo ao Chefe do Poder Executivo poderes para alargar o comando legal regulamentado. Todavia, considerando a especificidade do Direito do Trabalho, no caso de conflito de regras jurídicas, a solução jurisprudencial tem aplicado a regra da norma mais favorável, mesmo nos casos em que o decreto regulamentador amplie direito assegurado em lei. V. Acerca da aderência contratual dos direitos decorrentes de convenção ou acordo coletivo de trabalho se apresentam três posições interpretativas: a primeira, da aderência irrestrita, sustenta que as cláusulas convencionais ingressam para sempre nos contratos individuais de trabalho, não mais podendo ser suprimidas; a segunda, da aderência limitada pelo prazo, considera que os dispositivos negociados mediante acordo coletivo de trabalho ou de convenção coletiva de trabalho vigoram no prazo de 2 anos de validade destes diplomas, não aderindo indefinidamente ao contrato de trabalho e, a terceira defende a aderência limitada por revogação, ou seja, os dispositivos negociados vigorariam até que novo instrumento negocial os revogasse, atualmente aceita pelo TST. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as proposições estão corretas
	
	Apenas duas proposições estão corretas
	
	Apenas três proposições estão corretas
	
	Apenas uma proposição está correta
	
	Apenas quatro proposições estão corretas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704273519)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as fontes formais do Direito do Trabalho NÃO se incluem:
		
	
	os decretos e as medidas provisórias.
	
	os acordos e as convenções coletivas de trabalho.
	
	as leis ordinárias e as leis complementares.
	 
	a sentença que decide a ação civil pública e os fenômenos sociais, econômicos e políticos.
	
	as sentenças normativas e os tratados internacionais ratificados pelo Brasil.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704355491)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere: I. Lei ordinária. II. Medida provisória. III. sentenças normativas. IV. Convenção Coletiva de Trabalho. V. Acordo Coletivo de Trabalho. São Fontes de origem estatal as indicadas APENAS em
		
	
	I e II.
	 
	I, II e III.
	
	I, II e V.
	
	IV e V
	
	I, II, IV e V.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703615659)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um pianista trabalhou, ininterruptamente, num restaurante, recebendo a retribuição ajustada e sem se fazer substituir, durante 10 anos, executando músicas, apenas nos sábados e domingos, de 20 horas de um dia às 5 horas do dia seguinte. Neste caso:
		
	
	É sócio de fato do restaurante
	
	É sócio de fato do restaurante
	
	Não é empregado, mas trabalhador autônomo.
	 
	É empregado.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703658230)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/PB VUNESP 2003.1) Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Assim sendo, não são empregados:
		
	 
	os autônomos, os eventuais, os avulsos e o pequeno empreiteiro
	
	os avulsos, os estagiários, os profissionais liberais, os domésticos, o pequeno empreiteiro.
	
	os autônomos, os eventuais, os avulsos, os estagiários, os profissionais liberais, os domésticos, o pequeno empreiteiro.
	
	os eventuais, os avulsos, os estagiários, os profissionais liberais, os domésticos e o pequeno empreiteiro.

Continue navegando