Buscar

BDQ Tópicos Interdisciplinares


Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
		Assinale, conforme as opções abaixo, a assertiva que, corretamente, corresponde ao seguinte conceito: ¿o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade¿.
	
	
	
	
	Dignidade
	
	 
	Cultura
	
	
	Valor
	
	
	Instrução
	
	
	Educação
	
	
	
		
	
		2.
		ENADE 2005 - FORMAÇÃO GERAL QUESTÃO 5 Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos ¿(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.¿ A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
	
	
	
	
	ideologia e filosofia / educação superior
	
	
	sabedoria e política / educação difusa.
	
	 
	identidade e história / educação formal.
	
	 
	educação e cultura / educação assistemática.
	
	
	ciência e escolaridade / educação técnica.
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre John Locke, filósofo que se opôs à teoria do Direito Divino dos reis, é correto afirmar:
	
	
	
	
	O pacto social exige que a vontade expressa da maioria, mesmo que seja representada pelos operários, deve ser respeitada pela minoria.
	
	
	A liberdade religiosa põe em risco os sistemas políticos, mas a religião anglicana cristã, fundada em princípios pacíficos, deve ser permitida.
	
	
	Os conflitos de interesses, naturais em todas as sociedades, devem ser mediados pelos monarcas, responsáveis pela justiça social.
	
	 
	O direito natural precede o direito positivo e todos os homens são iguais e possuem os mesmos direitos à vida, à liberdade e à propriedade.
	
	
	A paz social exige a eliminação do direito à revolução, pois as manifestações de revoltas e as trocas de governo são prejudiciais à sociedade.
	
	
	
		
	
		4.
		ENADE 2011 - FILOSOFIA QUESTÃO 4 Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	 
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	
		
	
	
	
		
	
		6.
		Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que as seguintes hipóteses, são manifestações de cultura:
	
	
	
	
	Direito ao consumo, teatro e dança
	
	
	Boi bumbá, samba e transporte aéreo
	
	 
	Folclore, música e moeda.
	
	
	Finanças, teatro e consciência financeira
	
	 
	Espetáculos artísticos e rua, folclore e arte.
	
	
	
		
	
		7.
		A Cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como esses valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro é um grande desafio. Nesse sentido, cultura é o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião etc.), estando em permanente processo de mudança. Logo, cultura de um povo sempre expressa seus valores:
	
	
	
	 
	Éticos e racionais
	
	
	Econômicos e financeiros
	
	 
	Espirituais e materiais
	
	
	Religiosos e dogmáticos
	
	
	Justos e probos.
	
	
	
		
	
		8.
		As diferenças culturais entre as pessoas e os diferentes povos, as diferentes línguas, usos, costumes, tradições, bem como as formas de organização das sociedades, seus valores morais e religiosos etc., é um fenômeno denominado de:
	
	
	
	 
	Diversidade Cultura
	
	
	Complexo Cultural
	
	
	Educação Social
	
	
	Socialização de Condutas
	
	
	Padrões de Conduta
		1.
		A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue:
	
	
	
	 
	Da religião.
	
	
	Do cientificismo.
	
	
	Da matemática.
	
	
	Da arte.
	
	 
	Do Senso comum.
	
	
	
	
	
		
	
		3.
		Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo deestimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. (Disponível em: http://www.significados.com.br.) Da afirmativa anterior subentende‐se que a arte possui, EXCETO:
	
	
	
	 
	ESTÉTICA
	
	
	HUMANIDADE
	
	
	IDENTIDADE
	
	
	INTENCIONALIDADE
	
	 
	GLOBALIZAÇÃO
	
	
	
		
	
		4.
		Leia os seguintes tópicos: I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX. II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural. III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares. As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:
	
	
	
	 
	Impressionismo ¿ Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir
	
	
	Cubismo - Miró e Picasso
	
	
	Divisionismo ¿ Edgar Degas e Édouard Manet
	
	
	Pontilhismo ¿ Paul Signat e Georges Seurat
	
	
	Expressionismo ¿ Vicent Van Gogh e Edvard Munch
	
	
	
		
	
		5.
		A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação:
	
	
	
	 
	Do pensamento sistemático, matemático e coerente.
	
	
	Do pensamento coerente, matemático e científico.
	
	
	Do pensamento crítico, místico e científico.
	
	 
	Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
	
	
	Do pensamento rigoroso, organizado e sistemático.
	
	
	
		
	
		6.
		É uma maneira inventiva de como a humanidade manifesta suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como encanto, conformidade, sensatez, equilíbrio, beleza. Esse tipo de leitura da realidade se revela por meio de um sem número de possibilidades formais, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras existentes e que podem vir a ser criadas. Nesse caso, o texto refere-se à:
	
	
	
	 
	Arte
	
	
	Filosofia
	
	
	Teologia
	
	
	Ciência
	
	
	Religião
	
	
	
		
	
		7.
		ENADE 2011 - FILOSOFIA QUESTÃO 4 Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	 
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	
		
	
		8.
		"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificação entre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de:
	
	
	
	
	Identidade
	
	 
	Cultura
	
	
	Religião
	
	
	Ser humano
	
	
	Sociedade
	
	
		
	
		1.
		É uma maneira inventiva de como a humanidade manifesta suas emoções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como encanto, conformidade, sensatez, equilíbrio, beleza. Esse tipo de leitura da realidade se revela por meio de um sem número de possibilidades formais, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras existentes e que podem vir a ser criadas. Nesse caso, o texto refere-se à:
	
	
	
	
	Ciência
	
	
	Religião
	
	
	Teologia
	
	
	Filosofia
	
	 
	Arte
	
	
	
		
	
		2.
		A Filosofia surgiu pela necessidade de explicação racional da realidade em oposição à interpretação mítica, isto é, uma explicação coerente, justificada por argumentos lógicos e não contraditórios, formando pensamentos, ideias e conceitos. Assim, a Filosofia é a formação:
	
	
	
	
	Do pensamento crítico, místico e científico.
	
	
	Do pensamento coerente, matemático e científico.
	
	 
	Do pensamento crítico, justificado e sistemático.
	
	
	Do pensamento sistemático, matemático e coerente.
	
	
	Do pensamento rigoroso, organizado e sistemático.
	
	
	
		
	
		3.
		A identidade humana só é reconhecida e estabelecida ante um grupo. Ou seja, o ser humano só se faz como tal diante de outro, seu semelhante, com o qual estabelece mecanismos diversos de interação constantes. (FERREIRA, 2009, p. 28). A partir da leitura do excerto acima, podemos afirmar que:
	
	
	
	 
	Os seres humanos são seres socioculturais.
	
	
	Os grupos sociais só são importantes para manter a ordem social.
	
	
	Nas sociedades complexas, as inter-relações perderam sua função.
	
	
	Ao ser humano não faz a menor falta a vida em sociedade.
	
	 
	A criação da identidade nada tem a ver com o convívio com o grupo.
	
	
	
		
	
		4.
		Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. (Disponível em: http://www.significados.com.br.) Da afirmativa anterior subentende‐se que a arte possui, EXCETO:
	
	
	
	
	IDENTIDADE
	
	
	INTENCIONALIDADE
	
	
	HUMANIDADE
	
	 
	GLOBALIZAÇÃO
	
	
	ESTÉTICA
	
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre John Locke, filósofo que se opôs à teoria do Direito Divino dos reis, é correto afirmar:
	
	
	
	
	A paz social exige a eliminação do direito à revolução, pois as manifestações de revoltas e as trocas de governo são prejudiciais à sociedade.
	
	 
	O direito natural precede o direito positivo e todosos homens são iguais e possuem os mesmos direitos à vida, à liberdade e à propriedade.
	
	
	A liberdade religiosa põe em risco os sistemas políticos, mas a religião anglicana cristã, fundada em princípios pacíficos, deve ser permitida.
	
	 
	O pacto social exige que a vontade expressa da maioria, mesmo que seja representada pelos operários, deve ser respeitada pela minoria.
	
	
	Os conflitos de interesses, naturais em todas as sociedades, devem ser mediados pelos monarcas, responsáveis pela justiça social.
	
	
	
		
	
		8.
		Cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que as seguintes hipóteses, são manifestações de cultura:
	
	
	
	
	Folclore, música e moeda.
	
	 
	Espetáculos artísticos e rua, folclore e arte.
	
	
	Direito ao consumo, teatro e dança
	
	
	Finanças, teatro e consciência financeira
	
	
	Boi bumbá, samba e transporte aéreo
	
	
		
	
		2.
		Sobre as origem da Filosofia Ocidental, é correto afirmar:
	
	
	
	 
	Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona.
	
	 
	Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
	
	
	Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
	
	
	Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores.
	
	
	Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
		1.
		A ética investiga aqueles valores que a sociedade elegeu para serem seguidos e serve para que haja uma harmonia e bom funcionamento social, possibilitando uma ordem social. Nesse sentido, tais valores são:
	
	
	
	 
	Morais
	
	
	Civis
	
	
	Sociais
	
	
	Econômicos
 
	
	
	Políticos
	
	
	
		
	
		2.
		"A ética aborda, centralmente, nossa vida concreta, nossa prática cotidiana. Mesmo teorias éticas muito abstratas, como as de Platão e Kant, tiveram como ponto de partida o momento histórico em que esses filósofos viveram e buscaram dar respostas a questões e desafios que enfrentaram." Nesse sentido, o esforço teórico faz parte da:
	
	
	
	
	Reflexão metafísica.
	
	
	Reflexão ontológica.
	
	
	Investigação teológica.
	
	 
	Reflexão filosófica.
	
	
	Investigação científica.
	
	
	
		
	
		3.
		Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
	
	
	
	
	não será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	 
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	
		
	
		4.
		Faz parte das políticas públicas determinadas ações que contribuem para superar as desigualdades e encurtar a distância entre as classes sociais e os excluídos historicamente. Portanto, essas ações são denominadas de:
	
	
	
	 
	Ações Afirmativas
	
	
	Ações Políticas
	
	
	Ações efetivas
	
	 
	Ações Filantrópicas
 
	
	
	Ações Sociais
	
	
	
		
	
		5.
		Como podemos diferenciar "moral" e "ética"?
	
	
	
	
	Moral é sinônimo de "ética aplicada".
	
	
	Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
	
	
	Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
	
	 
	Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
	
	
	Ética é sinônimo de ¿moral aplicada¿.
	
	
	
		
	
		6.
		Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
	
	
	
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	
	não é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre o aspecto internacional dos direitos humanos e seus tratados, está correto afirmar que:
	
	
	
	
	é um direito de proteção que visa proteger os estados.
	
	
	não contém aspecto ideológico e político acentuado.
	
	
	as sanções aplicadas pela Organização das Nações Unidas podem violar os direitos humanos em caso de rompimento da paz.
	
	 
	o direito internacional dos direitos humanos não está sujeito ao princípio da reciprocidade que domina o direito internacional público.
	
	
	os direitos humanos pertencem a jurisdição doméstica e ao domínio reservado dos estados.
	
	
	
		
	
		8.
		(TJ-AL)Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação,
	
	
	
	
	a pesquisa científica básica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
	
	
	fica vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas atividades de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação desenvolvidas no país, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
	
	
	fica vedada a concessão de meios e condições especiais de trabalho àqueles que desenvolvam atividades de extensão tecnológica, assegurando-se condições e parâmetros similares de trabalho aos que se dediquem com exclusividade à ciência, tecnologia e inovação.
	
	
	o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação − SNCTI será estruturado em lei federal, bem como organizado em regime de colaboração entre instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
	
	 
	a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado,desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
		1.
		(TJ-AL)Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação,
	
	
	
	
	a pesquisa científica básica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
	
	
	fica vedada a concessão de meios e condições especiais de trabalho àqueles que desenvolvam atividades de extensão tecnológica, assegurando-se condições e parâmetros similares de trabalho aos que se dediquem com exclusividade à ciência, tecnologia e inovação.
	
	
	fica vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas atividades de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação desenvolvidas no país, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
	
	 
	a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
	
	
	o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação − SNCTI será estruturado em lei federal, bem como organizado em regime de colaboração entre instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
	
	
	
		
	
		2.
		Sobre o aspecto internacional dos direitos humanos e seus tratados, está correto afirmar que:
	
	
	
	
	não contém aspecto ideológico e político acentuado.
	
	
	as sanções aplicadas pela Organização das Nações Unidas podem violar os direitos humanos em caso de rompimento da paz.
	
	
	é um direito de proteção que visa proteger os estados.
	
	 
	o direito internacional dos direitos humanos não está sujeito ao princípio da reciprocidade que domina o direito internacional público.
	
	
	os direitos humanos pertencem a jurisdição doméstica e ao domínio reservado dos estados.
	
	
	
		
	
		3.
		O sociólogo inglês  Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna.
	
	
	
	
	Econômica, trabalhista e política
	
	
	Civil, econômica e moral
	
	
	Social, trabalhista e mora
 
	
	 
	Civil, política e social
	
	
	Política, social e econômica
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre o conceito de Ética, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	 
	Nem toda sociedade ou grupo possuem códigos de ética.
	
	
	Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
	
	
	A ética serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
	
	
	Embora Ética não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social que aquela determinada sociedade elege como verdadeiro.
	
	
	Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
	
	
	
		
	
		5.
		Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
	
	
	
	
	não será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	
		
	
		6.
		Do ponto de vista da Filosofia, destaca-se como um dos seus ramos uma ciência que tem por objeto o estudo dos valores e princípios morais de uma sociedade e de seus grupos sociais próprios. Essa ciência filosófica que investiga os valores e princípios morais é a:
	
	
	
	
	Moral
	
	 
	Ética
	
	
	Religião
 
	
	
	Pedagogia
	
	
	Educação
	
	
	
		
	
		7.
		A ética investiga aqueles valores que a sociedade elegeu para serem seguidos e serve para que haja uma harmonia e bom funcionamento social, possibilitando uma ordem social. Nesse sentido, tais valores são:
	
	
	
	
	Econômicos
 
	
	
	Civis
	
	
	Sociais
	
	 
	Morais
	
	
	Políticos
	
	
	
		
	
		8.
		"A ética aborda, centralmente, nossa vida concreta, nossa prática cotidiana. Mesmo teorias éticas muito abstratas, como as de Platão e Kant, tiveram como ponto de partida o momento histórico em que esses filósofos viveram e buscaram dar respostas a questões e desafios que enfrentaram." Nesse sentido, o esforço teórico faz parte da:
	
	
	
	
	Investigação teológica.
	
	
	Reflexão ontológica.
	
	 
	Reflexão filosófica.
	
	
	Investigação científica.
	
	
	Reflexão metafísica.
		3.
		Determinadas ações dos poderes públicos são forjadas especialmente por iniciativa de um dos poderes do Estado como executivo, ou legislativo, isolada ou conjuntamente, a partir das reivindicações e propostas derivadas da sociedade civil organizada. Essas ações pensadas, planejadas e executadas pelos poderes públicos são chamadas de:
	
	
	
	
	Direitos humanos
	
	
	Medidas judiciais
	
	 
	Ações afirmativas
	
	
	Ações instrumentavas
 
	
	 
	Políticas públicas
		.
		O mundo de hoje ficou bem mais estreito que o de alguns anos atrás, as distâncias foram encurtadas por meios de transporte mais rápidos e eficientes, tudo ficou bem mais perto em relação a época de Tiradentes, por exemplo. Contudo, a ideia de mundo como aldeia global deve-se ao fato da interação ser concretizada pela:
	
	
	
	
	Divulgação
	
	
	Escola
	
	
	Radiodifusão
	
	
	Televisão
 
	
	 
	Comunicação
	
	
	
		
	
		2.
		É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países, usando como parâmetros principais as informações geográficas. Esse ramo da Geografia chama-se;
	
	
	
	 
	Geopolítica
	
	
	Politicologia
 
	
	
	Gegrafia Econômica
	
	
	Ciência Políticao
	
	
	Geocentrismo
	
	
	
		
	
		3.
		O que é ética?
	
	
	
	
	Ética significa o trabalho e a posição que o indivíduo ocupa na sociedade.
	
	
	Ética compreende o ramo da história dedicado aos assuntos dos nossos ancestrais.
	
	 
	Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter.
	
	
	Ética é o esforço em conseguir vencer a qualquer custo.
	
	
	Ética é o nome dado a pessoa que entra para a política.
	
	
	
		
	
		4.
		O povo não exerce seu poder de modo imediato, mas pelos seus representantes, eleitos periodicamente,a quem são delegadas as funções de governo. A definição acima refere-se à:
	
	
	
	
	DITADURA DIRETA
	
	 
	DEMOCRACIA INDIRETA
	
	
	MONARQUIA DIRETA
	
	 
	DEMOCRACIA DIREITA
	
	
	DITADURA INDIRETA
	
	
	
		
	
		5.
		Em 2014, o Brasil completou 50 anos do golpe militar de 1964, que causou drásticas mudanças no cenário político e econômico, deixando grandes sequelas sociais, devido aos atos de tortura e violência praticados por este regime de exceção, que marcaram milhares de famílias brasileiras. Para apuração de graves violações aos direitos humanos, ocorridas inclusive durante o período da ditadura militar, foi criada especificamente a Comissão
	
	
	
	
	de Ética
	
	
	da Constituição e Justiça e da Cidadania.
	
	
	Parlamentar de Inquérito.
	
	
	dos Direitos Humanos e Minorias.
	
	 
	Nacional da Verdade.
	
	
	
		
	
		6.
		(UFMA) São características da Globalização:
	
	
	
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	
	 
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
	
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
	
	
	
		
	
		7.
		Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Esse processo é comumente denominado de:
 
	
	
	
	
	Multiculturalismo
	
	
	Diversidade Cultural
 
	
	
	Integração
	
	 
	Globalização
	
	
	Cooperação
	
	
	
		
	
		8.
		Um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do Estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Tal doutrinada é conhecida pelo termo:
	
	
	
	
	Escola Austríaca
	
	 
	Neoliberalismo
	
	
	Liberalismo Clássico
	
	
	Individualismo
 
	
	
	Liberalismo
		1.
		Entende-se por políticas públicas todas aquelas obrigações que delegamos à Administração Pública, para ela que realize ações, em nome do interesse público, com a grana que recolhe através dos tributos (impostos e demais taxas) que pagamos, para que possamos ter uma vida melhor em nossas cidades, nossos estados, nosso país. Diante desse contexto, podemos afirmar que constituem políticas públicas:
	
	
	
	 
	A saúde, o saneamento e a educação.
	
	
	O Saneamento, o acesso á educação e o direito ao entretenimento privado.
	
	
	A saúde, o direito ao ócio e o direito de acesso ás empresas privadas.
	
	
	A cultura, a gameficação da vida e a saúde.
	
	
	Os transportes, a cultura e o direito de acesso aos jogos eletrônicos.
	
	
	
		
	
		2.
		Considerando a distinção conceitual entre grupos vulneráveis e minorias, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, no Estado Brasileiro, um componente de grupo vulnerável e outro de uma minoria.
	
	
	
	
	Homossexuais e idosos.
	
	
	Adolescentes e mulheres.
	
	 
	População de rua e índios.
	
	
	Crianças e pessoas com deficiência física ou sofrimento mental.
	
	
	Ciganos e praticantes do candomblé.
	
	
	
		
	
		3.
		Para os estudiosos, o crescimento econômico não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. Por outro lado, quando se efetiva a geração de riquezas e sua justa distribuição com o intento de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta etc., avistamos o fenômeno sócio-econômico denominado:
 
	
	
	
	
	Capitalismo Renano
	
	 
	Desenvolvimento Econômico
	
	 
	Crescimento sustentável
	
	
	Responsabilidade Social
	
	
	Socialismo Democrático
 
 
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	 
	A pobreza atinge todos os países, sendo este um problema social.
	
	
	A desigualdade social não está associada ao capitalismo e ao sistema político.
	
	
	Só existe desigualdade social abaixo da linha do Equador.
	
	
	A desigualdade social atinge somente países não desenvolvidos.
	
	
	
		
	
		5.
		Conforme entendimento de Elenaldo Celso Teixeira, as ações dos poderes públicos são aquelas pautadas em diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. Portanto, tais ações do Estado traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais. Nesse sentido, tais ações por parte dos poderes públicos são denominadas de:
 
	
	
	
	
	Políticas SociaisA
	
	
	Ações Públicas
	
	
	Políticas de Segurança
	
	 
	Políticas Públicas
	
	
	Direitos Sociais
 
 
	
	
	
		
	
		6.
		A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída por lei federal,
	
	
	
	
	estabelece a obrigatoriedade da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para todos os municípios obrigados ou não à elaboração do Plano Diretor Municipal.
	
	
	prevê a possibilidade de superávit entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário.
	
	
	estabelece que o preço público cobrado do usuário pelo uso do transporte público coletivo deve cobrir os reais custos do serviço prestado pelo operador público ou privado, além da remuneração do prestador.
	
	
	não inclui em suas disposições regramentos sobre o transporte privado coletivo e o transporte motorizado privado
	
	 
	objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas áreas urbanas.
	
	
	
		
	
		7.
		A Lei 11.340/2006, cria mecanismos para conter-se a violência doméstica contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. Dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Esta lei é socialmente reconhecida como
 
	
	
	
	
	Lei Mariele de Oliveira
 
	
	
	Lei Ângela Dinis.
	
	
	Lei Marta Rocha
	
	
	Lei Ruth Cardoso
	
	 
	Lei Maria daPenha
		
	
		1.
		A pessoa física que presta serviços esporádicos a uma ou mais empresas, sem, contudo, manter relação de emprego com qualquer delas, é considerada trabalhador
	
	
	
	 
	eventual.
	
	
	temporário.
	
	
	avulso.
	
	
	comissionado.
	
	 
	autônomo.
	
	
	
		
	
		2.
		A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica. O direito do trabalho foi pensado e criado exatamente para proteger a figura desse trabalhador. Portanto, é imprescindível que o operador do direito do trabalho (advogado, professor, procurador, juiz do trabalho, candidatos a cargos públicos etc.) saiba diferenciar o trabalhador em sentido amplo e o trabalhador com vínculo empregatício. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	O empregado é pessoa física ou jurídica (empresa, associação, cooperativa etc.). A lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.
	
	
	A subordinação do empregado decorre de lei, alcança a vida pessoal do trabalhador. O empregado fica sujeito às orientações dadas pelo empregador, como horário de trabalho, utilização de maquinário etc.
	
	 
	Presentes os quatro requisitos (pessoalidade, onerosidade, eventualidade e subordinação) será declarado o vínculo, independentemente da nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, colaborador, ajudante etc.).
	
	 
	O empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer substituir por um terceiro.
	
	
	Presentes os sete requisitos .
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre as teorias que tentam explicar a natureza jurídica da relação de emprego, assinale a alternativa incorreta:
 
	
	
	
	
	A Teoria Institucionalista Pura prega que o interesse exclusivo da instituição empregadora deve prevalecer sobre os interesses individuais que nela ingressa.
	
	
	A Teoria do Institucionalismo impuro admite que exista ato volitivo do empregado, limitando-se contudo ao ingresso ou adesão à empresa que lhe impõe um estatuto legal previamente elaborado.
	
	
	A Teoria do Contrato-Realidade afirma que a relação jurídica de trabalho é representado pela vontade das partes, através de um contrato expresso ou pelo fato, representado pelo trabalho efetivo, mesmo que não tenho sido convencionado.
	
	 
	É possível dizer que a Consolidação das Leis do Trabalho adotou a Teoria Contratualista, que é aquela que despreza a vontade das partes uma vez que as normas contratuais devem respeitar os limites legais mínimos estabelecidos pelo Estado e irrenunciáveis pelas partes.
	
	 
	A Teoria da Relação de Trabalho despreza o ato volitivo como condição para a existência da relação de trabalho, bastando que haja inserção objetiva do empregado na empresa com a correspondente prestação de serviços.
	
	
	
		
	
		4.
		É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
	
	
	
	 
	Biodiversidade.
	
	
	Não é um conceito usual para as ciências naturais.
	
	
	Ecologia humana.
	
	
	Megassistema social.
	
	
	É o que define os múltiplos usos no ecossistema.
	
	
	
		
	
		5.
		Ciência de grande importância no mundo contemporâneo, porque estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem:
	
	
	
	
	ECONOMIA
	
	
	AGRONOMIA
	
	 
	ECOLOGIA
	
	
	GEOPOLÍTICA
	
	
	METEREOLOGIA
		6.
	É importante demarcar que o termo ¿globalização¿ vai começar a ser utilizado no final da década de 1980, designando não somente esse processo de internacionalização da economia, mas também um outro processo que vai se dar em paralelo e que diz respeito ao intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial. Razão pela qual se chega à conclusão de que a globalização é um verdadeiro processo:
 
	
		
	
	Econômico de mundialização dos mercados
 
	
	Internacional dos trabalhadores
	
	Geopolítico de integração dos países
	
	Político-cultural dos Estados
	
	Sócio-político das nações
		6.
	Qual o significado de Cidadania?
	
		
	
	cidadania significa a atitude e o comportamento do indivíduo na sociedade.
	
	cidadania é o mesmo que pertencer a um grupo moral.
	
	cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo se relaciona com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, ¿civitas" que quer dizer ¿cidade".
	
	cidadania significa somente que o indivíduo tem direito a um trabalho garantido.
	
	falar que uma pessoa é cidadã é o mesmo que dizer que ela pode ter lazer nos finais de semana.