Buscar

Estudo de Caso asplenia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso 1 – Asplenia Congênita
Descreva detalhadamente o papel desempenhado pelo baço na resposta imunológica.
Os órgãos linfóides secundários são responsáveis pelas respostas imunológicas específicas e são compostos por dois tecidos: os linfonodos e o baço. O baço desempenha função de tecido linfóide e atua como filtro na remoção de células anormais ou envelhecidas e outras partículas estranhas do sangue, como microrganismos. Esse órgão é dividido em duas porções: a polpa vermelha que é constituída de células fagocitárias que identificam os antígenos rapidamente e os fagocitam e a polpa branca que é responsável pela função linfóide. Alguns microrganismos não são fagocitados na polpa vermelha em um curto prazo, diante disso, os linfócitos B que estão presentes no baço irão secretar anticorpos para que os antígenos que caiem na corrente sanguínea não consigam se ligar nas células saudáveis, até que as células fagocíticas consigam fagocitar os antígenos.
Cite uma situação real onde se pode observar atuação do baço.
Há várias situações que podem por em ação a função do baço, uma dessas pode ser vista quando um indivíduo tem um ferimento com um objeto empalhado no corpo
possibilitando uma série de microrganismos entrar na corrente sanguínea. O sangue adentrará o baço e os antígenos serão filtrados e armazenados no órgão. Posteriormente a filtração os antígenos são expostos aos monócitos e acontece a fagocitose. Enquanto alguns antígenos não são fagocitados, as células B presentes irão secretar anticorpos impossibilitando a união dos sítios de ligação das células do indivíduo com os Ag.
Qual a diferença entre asplenia e esplenectomia?
Asplenia está associada ao não funcionamento do baço, podendo ser uma condição congénita ou pode ser desenvolvida durante a vida, indivíduos que apresentam hemácias defeituosas como na anemia falciforme podem desenvolver um tipo de asplenia funcional. É visto que as pessoas que apresentam a asplenia são mais suscetíveis a infecções. 
Esplectomia é um tipo de procedimento cirúrgico em que ocorre a retirada parcial ou total do baço em decorrência do estabelecimento de doenças como câncer, doenças no sangue como anemia falciforme, púrpura trombocitopênica idiopática, e também na ocorrência de traumas abdominais.
Uma pessoa pode sobreviver após a retirada cirúrgica do baço? Justifique.
Sim, com a remoção do baço a maioria das suas funções são absorvidas pelo fígado e outros órgãos, no entanto o risco de desenvolvimento de infecções é aumentado, das quais são: Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis, causadoras de peneumonoa e meningite. Neste caso alguns cuidados devem ser tomados mesmo antes da esplenectomia, como algumas vacinas 2 semanas antes da retirada do órgão e caso seja uma retirada não programada, as mesmas podem ser administradas depois de duas semanas realizada a esplenectomia, outros cuidados como antibióticos são prescritos para crianças até a fase adulta.

Continue navegando